L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Conhecer as fun??es do cora??o no corpo humano, conforme compet?ncia 4 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Reconhecer a import?ncia do cora??o para a sa?de humana, conforme a habilidade H14 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Relacionar as doen?as que acometem o cora??o humano, conforme a habilidade H19 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpreta??o, conforme compet?ncia 5 da matriz de refer?ncia de Linguagens, C?digos e suas Tecnologias do ENEM.
No??es b?sicas sobre o Sistema Cardiovascular (Ensino Fundamental).
No??es b?sicas de Inform?tica.
Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a apresenta??o do v?deo e dos ?udios. Caso o Laborat?rio de Inform?tica n?o disponha de um projetor multim?dia, os alunos podem assistir ao v?deo e ouvir os ?udios nos computadores acessando os links abaixo.
Caso seja necess?rio, o professor pode tamb?m fazer previamente o download do v?deo e dos ?udios e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos dever?o utilizar caderno para anota??es, caneta e l?pis.
Vale destacar que os ?udios s?o referentes ao acervo radiof?nico da R?dio UFMG Educativa - Programa Na Onda da Vida Especial, sendo que ambos abordam variados aspectos a respeito do ritmo card?aco e das tecnologias que podem ser usadas para melhor funcionamento do cora??o. Para evitar que os alunos se distraiam durante a exibi??o dos ?udios, cabe ao professor lhes apresentar antecipadamente o Question?rio de Contextualiza??o, que dever? ser respondido com base nas informa??es veiculadas por meio do v?deo e dos ?udios. E ? v?lido mencionar que, se considerar pertinente, o professor pode ainda explorar outras parte do Programa Na Onda da Vida Especial dedicadas ao assunto.
Fica a crit?rio do professor a interrup??o parcial do v?deo para a discuss?o de algumas cenas e entrevistas. Essa estrat?gia possivelmente ser? mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante coment?rios espont?neos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade ? a exibi??o completa do v?deo e dos ?udios seguida da discuss?o.
Dispon?vel:http://www.youtube.com/watch?v=Hf23USnHDjc(Acesso feito em 02/07/2013)
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O professor deve incentivar a express?o de impress?es e opini?es por parte dos alunos em rela??o ao conte?do do v?deo e dos ?udios.
Finalizada a discuss?o, os alunos dever?o se organizar em duplas para responderem o Question?rio de Contextualiza??o.
O computador e o projetor multim?dia poder?o ser empregados tamb?m para a veicula??o do Question?rio de Contextualiza??o. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno.
Se n?o for poss?vel utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? o Question?rio de Contextualiza??o em um documento de um editor de texto, como por exemplo do software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transpar?ncia para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula. Tamb?m nesse caso cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno. Outra op??o ? entregar a cada aluno uma via impressa do Question?rio de Contextualiza??o.
1 ? Defina o ciclo card?aco.
2 ? Qual a fun??o dos ?trios e ventr?culos?
3 ? Qual ? o caminho percorrido pelo sangue quando o mesmo passa pela art?ria aorta?
4 ? Quais rela??es existem entre quest?es emocionais e doen?as que acometem o cora??o?
5 ? Qual a rela??o entre a press?o alta e o cora??o? Explique
6 ? Como funciona o marca passo biol?gico?
7 ? O que a rea??o de fuga ou luta tem a ver com a evolu??o do cora??o?
Os alunos dever?o responder o Question?rio de Contextualiza??o por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Question?rio de Contextualiza??o, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necess?rio, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Esse momento da aula dever? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica. Agora ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis.
O professor dever? organizar a turma em dez grupos, preferencialmente com, pelo menos, tr?s integrantes cada, para a utiliza??o dos computadores, sendo necess?rio, no m?nimo, um computador por grupo.
Observa??o:
Caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organiza??o em grupos.
Como se v? abaixo, cada um dos dez grupos ficar? respons?vel por coletar dados sobre uma doen?a que acomete o cora??o, consultando, para tanto, sites espec?ficos.
Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos dez grupos a coletar dados referentes:
- aos sintomas da doen?a designada para o grupo;
- ao diagn?stico da doen?a designada para o grupo;
- ? preven??o da doen?a designada para o grupo;
- ao tratamento da doen?a designada para o grupo;
Cada um dos grupos dever? selecionar e arquivar, em um documento do Microsoft Word, as informa??es e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos par?metros estabelecidos, as quais ser?o utilizadas no momento seguinte da aula.
Grupo 1: Angina
Dispon?vel: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_03/cap_027.html#top(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel: http://drauziovarella.com.br/letras/a/angina/(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel: http://www.infoescola.com/saude/angina/(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 2: Infarto do mioc?rdio
Dispon?vel: http://www.abc.med.br/p/22385/infarto+do+miocardio.htm(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_03/cap_027.html#top(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel: http://www.coracaoalerta.com.br/o-que-e-infarto-do-miocardio/(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 3: Arritmia card?aca
Dispon?vel: http://www.infoescola.com/doencas/arritmia-cardiaca/(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel:http://www.arritmiacardiaca.com.br/p_entendendo04.php (Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/arritmia-cardiaca (Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 4: Parada cardiorrespirat?ria
Dispon?vel: http://www.infoescola.com/saude/parada-cardiorrespiratoria/(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel:http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/3998/parada_cardiorrespiratoria_pcr.htm(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel:http://www.unesc.net/portal/capa/index/243/5030(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 5: Valvulopatias
Dispon?vel: http://www.infoescola.com/cardiologia/valvulopatias/ (Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel:http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=120(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel:http://www.clinicasaadi.com.br/sistema-cardiovascular/doencas/valvulopatias/(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 6: Doen?a card?aca cong?nita
Dispon?vel:http://www.infoescola.com/cardiologia/doenca-cardiaca-congenita/ (Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel: http://www.incorcrianca.com.br/fami_doencas_congenitas.asp(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel:http://medicos-especialistas.blogspot.com.br/2013/01/doenca-cardiaca-congenita.html (Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 7: Prolapso da v?lvula mitral
Dispon?vel:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/prolapso-da-valvula-mitral(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel:http://www.mdsaude.com/2009/07/prolapso-da-valvula-mitral.html(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel: http://portaldocoracao.uol.com.br/doencas-de-a-a-z/prolapso-da-valvula-mitral(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 8: Pericardite
Dispon?vel:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/pericardite(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel: http://www.infoescola.com/doencas/pericardite/(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?324(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 9: Disfun??es da aorta (s?ndrome de Marfan)
Dispon?vel:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-marfan(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel:http://www.unifesp.br/dmed/cardio/marfan/alt_cardio.htm (Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel: http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-marfan/(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 10: Doen?a de Chagas
Dispon?vel: http://www.terra.com.br/saude/especiais/coracao/chagas.htm(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel:http://www.brasilescola.com/doencas/doenca-chagas.htm(Acesso feito em 02/08/2013)
Dispon?vel:http://drauziovarella.com.br/letras/c/doenca-de-chagas/(Acesso feito em 02/08/2013)
Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a crit?rio do professor, e consiste na apresenta??o de semin?rios de pesquisa.
Ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.
O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo e a apresenta??o em grupo sobre um determinado assunto - informa??o dispon?vel em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario(Acesso em 02/08/2013).
A apresenta??o dos grupos poder? ser feita por meio de exposi??o oral, utiliza??o do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.
Cabe ao professor, ap?s a apresenta??o de todos os semin?rios, abrir espa?o para uma discuss?o, estimulando os alunos a identificarem as informa??es que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Al?m disso, cabe ao professor acompanhar a apresenta??o dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informa??es relevantes, bem como para promover uma s?ntese das conclus?es.
Nome | Tipo |
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Cora??o: fisiologia e tecnologia - Parte 2 | ?udio |
Cora??o: fisiologia e tecnologia - Parte 1 | ?udio |
Sugest?es de links para professores:
Aula ?Conhecendo o sistema cardiovascular - UCA?, site Portal do Professor
Dispon?vel:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37846(Acesso feito em 02/08/2013)
Artigo ?Vida e Sa?de?, site Terra
Dispon?vel: http://www.terra.com.br/saude/especiais/coracao/doencas.htm(Acesso feito em 02/08/2013)
V?deo ?Anatomia do Cora??o?, site Youtube
Dispon?vel:http://www.youtube.com/watch?v=6iVPrUostC0(Acesso feito em 02/08/2013)
Sugest?es de links para alunos:
Artigo ?Doen?as do Cora??o?, site Info Escola
Dispon?vel:http://www.infoescola.com/cardiologia/doencas-do-coracao/(Acesso feito em 02/08/2013)
Artigo ?Funcionamento do cora??o humano?, site Youtube
Dispon?vel:http://www.youtube.com/watch?v=XmUJmu5u3Xw(Acesso feito em 02/08/2013)
A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no debate, na atividade de contextualiza??o ou no semin?rio de pesquisa.