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Cora??o: uma batida perfeita ? Parte 1

Autor e Co-autor(es)

CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as fun??es do cora??o no corpo humano, conforme compet?ncia 4 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer a import?ncia do cora??o para a sa?de humana, conforme a habilidade H14 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Relacionar as doen?as que acometem o cora??o humano, conforme a habilidade H19 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpreta??o, conforme compet?ncia 5 da matriz de refer?ncia de Linguagens, C?digos e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades

04 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es b?sicas sobre o Sistema Cardiovascular (Ensino Fundamental).

No??es b?sicas de Inform?tica.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a apresenta??o do v?deo e dos ?udios. Caso o Laborat?rio de Inform?tica n?o disponha de um projetor multim?dia, os alunos podem assistir ao v?deo e ouvir os ?udios nos computadores acessando os links abaixo.

Caso seja necess?rio, o professor pode tamb?m fazer previamente o download do v?deo e dos ?udios e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos dever?o utilizar caderno para anota??es, caneta e l?pis.

Vale destacar que os ?udios s?o referentes ao acervo radiof?nico da R?dio UFMG Educativa - Programa Na Onda da Vida Especial, sendo que ambos abordam variados aspectos a respeito do ritmo card?aco e das tecnologias que podem ser usadas para melhor funcionamento do cora??o. Para evitar que os alunos se distraiam durante a exibi??o dos ?udios, cabe ao professor lhes apresentar antecipadamente o Question?rio de Contextualiza??o, que dever? ser respondido com base nas informa??es veiculadas por meio do v?deo e dos ?udios. E ? v?lido mencionar que, se considerar pertinente, o professor pode ainda explorar outras parte do Programa Na Onda da Vida Especial dedicadas ao assunto.

Observa??o:

Fica a crit?rio do professor a interrup??o parcial do v?deo para a discuss?o de algumas cenas e entrevistas. Essa estrat?gia possivelmente ser? mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante coment?rios espont?neos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade ? a exibi??o completa do v?deo e dos ?udios seguida da discuss?o.

V?deo ?Biologia (Fisiologia): O cora??o (2:38)

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Dispon?vel:http://www.youtube.com/watch?v=Hf23USnHDjc(Acesso feito em 02/07/2013)

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O professor deve incentivar a express?o de impress?es e opini?es por parte dos alunos em rela??o ao conte?do do v?deo e dos ?udios.

Finalizada a discuss?o, os alunos dever?o se organizar em duplas para responderem o Question?rio de Contextualiza??o.

O computador e o projetor multim?dia poder?o ser empregados tamb?m para a veicula??o do Question?rio de Contextualiza??o. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno.

Se n?o for poss?vel utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? o Question?rio de Contextualiza??o em um documento de um editor de texto, como por exemplo do software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transpar?ncia para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula. Tamb?m nesse caso cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno. Outra op??o ? entregar a cada aluno uma via impressa do Question?rio de Contextualiza??o.


Question?rio de Contextualiza??o

1 ? Defina o ciclo card?aco.

2 ? Qual a fun??o dos ?trios e ventr?culos?

3 ? Qual ? o caminho percorrido pelo sangue quando o mesmo passa pela art?ria aorta?

4 ? Quais rela??es existem entre quest?es emocionais e doen?as que acometem o cora??o?

5 ? Qual a rela??o entre a press?o alta e o cora??o? Explique

6 ? Como funciona o marca passo biol?gico?

7 ? O que a rea??o de fuga ou luta tem a ver com a evolu??o do cora??o?


Os alunos dever?o responder o Question?rio de Contextualiza??o por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Question?rio de Contextualiza??o, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necess?rio, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.

Segundo momento: Pesquisa on-line

Prepara??o do ambiente:


Esse momento da aula dever? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica. Agora ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis.

O professor dever? organizar a turma em dez grupos, preferencialmente com, pelo menos, tr?s integrantes cada, para a utiliza??o dos computadores, sendo necess?rio, no m?nimo, um computador por grupo.


Observa??o:

Caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organiza??o em grupos.

Como se v? abaixo, cada um dos dez grupos ficar? respons?vel por coletar dados sobre uma doen?a que acomete o cora??o, consultando, para tanto, sites espec?ficos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos dez grupos a coletar dados referentes:


- aos sintomas da doen?a designada para o grupo;

- ao diagn?stico da doen?a designada para o grupo;

- ? preven??o da doen?a designada para o grupo;

- ao tratamento da doen?a designada para o grupo;


Cada um dos grupos dever? selecionar e arquivar, em um documento do Microsoft Word, as informa??es e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos par?metros estabelecidos, as quais ser?o utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:


Grupo 1: Angina

Dispon?vel: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_03/cap_027.html#top(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel: http://drauziovarella.com.br/letras/a/angina/(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/saude/angina/(Acesso feito  em 02/08/2013)


Grupo 2: Infarto do mioc?rdio

Dispon?vel: http://www.abc.med.br/p/22385/infarto+do+miocardio.htm(Acesso feito  em 02/08/2013)

Dispon?vel: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_03/cap_027.html#top(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel: http://www.coracaoalerta.com.br/o-que-e-infarto-do-miocardio/(Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 3: Arritmia card?aca

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/doencas/arritmia-cardiaca/(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel:http://www.arritmiacardiaca.com.br/p_entendendo04.php (Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/arritmia-cardiaca (Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 4: Parada cardiorrespirat?ria

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/saude/parada-cardiorrespiratoria/(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel:http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/3998/parada_cardiorrespiratoria_pcr.htm(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel:http://www.unesc.net/portal/capa/index/243/5030(Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 5: Valvulopatias

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/cardiologia/valvulopatias/ (Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel:http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=120(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel:http://www.clinicasaadi.com.br/sistema-cardiovascular/doencas/valvulopatias/(Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 6: Doen?a card?aca cong?nita

Dispon?vel:http://www.infoescola.com/cardiologia/doenca-cardiaca-congenita/ (Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel: http://www.incorcrianca.com.br/fami_doencas_congenitas.asp(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel:http://medicos-especialistas.blogspot.com.br/2013/01/doenca-cardiaca-congenita.html (Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 7:  Prolapso da v?lvula mitral

Dispon?vel:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/prolapso-da-valvula-mitral(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel:http://www.mdsaude.com/2009/07/prolapso-da-valvula-mitral.html(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel: http://portaldocoracao.uol.com.br/doencas-de-a-a-z/prolapso-da-valvula-mitral(Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 8: Pericardite

Dispon?vel:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/pericardite(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/doencas/pericardite/(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?324(Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 9: Disfun??es da aorta (s?ndrome de Marfan)

Dispon?vel:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-marfan(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel:http://www.unifesp.br/dmed/cardio/marfan/alt_cardio.htm (Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-marfan/(Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 10: Doen?a de Chagas

Dispon?vel: http://www.terra.com.br/saude/especiais/coracao/chagas.htm(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel:http://www.brasilescola.com/doencas/doenca-chagas.htm(Acesso feito em 02/08/2013)

Dispon?vel:http://drauziovarella.com.br/letras/c/doenca-de-chagas/(Acesso feito em 02/08/2013)


Terceiro momento: Organizando um semin?rio de pesquisa

Prepara??o do ambiente:
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Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a crit?rio do professor, e consiste na apresenta??o de semin?rios de pesquisa.

Ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo e a apresenta??o em grupo sobre um determinado assunto - informa??o dispon?vel em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario(Acesso em 02/08/2013).

A apresenta??o dos grupos poder? ser feita por meio de exposi??o oral, utiliza??o do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, ap?s a apresenta??o de todos os semin?rios, abrir espa?o para uma discuss?o, estimulando os alunos a identificarem as informa??es que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Al?m disso, cabe ao professor acompanhar a apresenta??o dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informa??es relevantes, bem como para promover uma s?ntese das conclus?es.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Cora??o: fisiologia e tecnologia - Parte 2 ?udio
Cora??o: fisiologia e tecnologia - Parte 1 ?udio

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

Aula ?Conhecendo o sistema cardiovascular - UCA?, site Portal do Professor
Dispon?vel:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37846(Acesso feito em 02/08/2013)

Artigo ?Vida e Sa?de?, site Terra
Dispon?vel: http://www.terra.com.br/saude/especiais/coracao/doencas.htm(Acesso feito em 02/08/2013)

V?deo ?Anatomia do Cora??o?, site Youtube
Dispon?vel:http://www.youtube.com/watch?v=6iVPrUostC0(Acesso feito em 02/08/2013)

Sugest?es de links para alunos:

Artigo ?Doen?as do Cora??o?, site Info Escola
Dispon?vel:http://www.infoescola.com/cardiologia/doencas-do-coracao/(Acesso feito em 02/08/2013)

Artigo ?Funcionamento do cora??o humano?, site Youtube
Dispon?vel:http://www.youtube.com/watch?v=XmUJmu5u3Xw(Acesso feito em 02/08/2013)

Avaliação

A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no debate, na atividade de contextualiza??o ou no semin?rio de pesquisa.