L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Delinear a import?ncia da reda??o no processo de aprendizagem, conforme a compet?ncia de ?rea 7 da matriz de refer?ncia de Linguagens, C?digos e suas Tecnologias do ENEM.
Compreender os processos efetivos de integra??o das tecnologias na sala de aula, conforme a compet?ncia de ?rea 9 da matriz de refer?ncia de Linguagens, C?digos e suas Tecnologias do ENEM.
Explorar a r?dio da escola para a divulga??o de informa??es sobre doen?as do cora??o, conforme habilidade H28 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias e suas Tecnologias do ENEM.
No??es b?sicas sobre o Sistema Cardiovascular (Ensino Fundamental).
No??es b?sicas de Inform?tica.
Comunica??o Oral.
Essa aula, como seu pr?prio t?tulo indica, representa a continuidade da aula Cora??o: uma batida perfeita ? Parte 1, dispon?vel no Portal do Professor.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a proje??o dos Textos 1 e 2. O professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? os Textos 1 e 2 em um documento de um editor de texto, como por exemplo do software Microsoft Word, e imprimi-los em transpar?ncias para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula.
Texto 1 ? Pacientes do ES relatam ang?stia de esperar por transplante de cora??o
Dispon?vel: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/05/pacientes-do-es-relatam-angustia-de-esperar-por-transplante-de-coracao.html(Acesso feito em 02/08/2013)
Texto 2 ? A demora no processo de doa??o desperdi?a ?rg?os e prolonga o sofrimento das fam?lias dos doadores
Dispon?vel:http://www.viavida.org.br/artigos_detail.asp?id=23(Acesso feito em 02/08/2013)
O professor dever? solicitar que um aluno leia em voz alta o Texto 1 e outro aluno fa?a o mesmo com o Texto 2.
Com base no conte?do j? trabalho no momento anterior da aula e a partir das informa??es veiculadas por meio dos Textos 1 e 2, o professor dever? orientar os alunos para, individualmente, elaborar uma reda??o com o seguinte tema:
Coment?rio: Essa atividade poder? ser feita em conjunto com o professor de L?ngua Portuguesa, que poder?, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discuss?o sobre como elaborar uma reda??o dissertativa, por exemplo. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conte?do trabalhado na aula em ambos os conte?dos.
Cabe ao professor promover a socializa??o convidando os alunos a exporem suas reda??es no mural da sala. Se o espa?o do mural for insuficiente para expor todas as reda??es concomitantemente, o professor pode realizar um rod?zio di?rio das reda??es, adotando como crit?rio, por exemplo, a ordem alfab?tica da lista de presen?a.
Esse momento da aula tamb?m poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula.
Os alunos dever?o trabalhar individualmente ou em duplas, e ser?o convidados pelo professor a acessar sites por meio dos quais poder?o, de forma l?dica, aprender um pouco mais sobre o cora??o humano.
Para tanto, cabe ao professor orientar os alunos a acessar e explorar os sites abaixo. Vale destacar que tais sites s?o auto explicativos: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.
Cabe a professor salientar aos alunos que a atividade possibilitar? uma melhor compreens?o sobre a anatomia do cora??o humano e que tal conte?do ser? utilizado no momento subsequente desta aula.
Dispon?vel: http://www.3bscientific.com.br/animations.html(Acesso feito em 02/07/2013)
Como atividade de fechamento desse momento da aula, cabe ao professor solicitar aos alunos a elabora??o de um desenho, no qual dever? diferenciar o caminho percorrido no cora??o pelo sangue arterial e pelo sangue venoso.
Esse momento poder? ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do question?rio abaixo, o qual ? constitu?do por quest?es inspiradas em quest?es de processos seletivos de universidades.
1 ? Ao se observar a posi??o do CORA??O no organismo, N?O podemos afirmar que:
a) Est? repousado sobre o diafragma
b) Ocupa uma regi?o denominada mediastino m?dio
c) ? coberto ventralmente pelo esterno e cartilagens costais
d) Cerca de dois ter?os do ?rg?o se encontra a esquerda do plano mediano
e) O ?pice deste ?rg?o aponta para cima, ligeiramente para direita, entre os pulm?es
2 ? Dentre as seguintes estruturas, aquela, que N?O tr?s sangue, durante qualquer per?odo, para o ?TRIO DIREITO, ?:
a) Valva AV direita
b) Veia cava inferior
c) Veia cava superior
d) ?stio do seio coron?rio
e) Nenhuma das anteriores
3 ? A estrutura que comunica o ?TRIO ESQUERDO com o VENTR?CULO ESQUERDO ?:
a) Valva mitral
b) Valva bic?spide
c) Valva AV esquerda
d) Tr?s respostas est?o certas
e) Duas respostas est?o certas
4 ? O sangue proveniente da GRANDE CIRCULA??O (circula??o sist?mica) chega ao cora??o por meio da(das):
a) Aorta
b) Veias cavas
c) Art?ria pulmonar
d) Veias pulmonares
e) Veias br?nquicas
5 ? Quando nos deparamos com um quadro de INFARTO DO MIOC?RDIO, estamos frente a uma situa??o em que:
a) N?o h? retorno venoso sist?mico
b) Ocorreu uma intensa fibrose ventricular
c) O cora??o est? parado, obrigatoriamente
d) Houve um problema com as art?rias coron?rias, oclusivo ou hemorr?gico
e) Todas as respostas est?o corretas
6 ? Estudando superficialmente a fisiologia do cora??o, descobrimos que este m?sculo possui dois movimentos b?sicos, s?stole, quando ejeta sangue, e di?stole, quando o m?sculo se relaxa. Dentre os seguintes vasos, aquele que apresenta fluxo sangu?neo MAIOR na di?stole ?:
a) Aorta
b) Veias cavas
c) Art?ria pulmonar
d) Veias pulmonares
e) At?ria coron?ria esquerda
7 ? Qual a diferen?a entre o VENTR?CULO DIREITO E O VENTR?CULO ESQUERDO?
a) N?mero de valvas maior no ventr?culo direito
b) No ventr?culo direito temos m?sculos papilares
c) No ventr?culo esquerdo temos trab?culas c?rneas
d) No ventr?culo direito temos uma parede muscular mais delgada
e) No ventr?culo direito corre sangue arterial e no esquerdo venoso
8 ? Na(s) seguinte(s) veia(s) corre sangue ARTERIAL:
a) Veias jugulares
b) Veias coron?rias
c) Veias pulmonares
d) Veia cava inferior
e) Veia cava superior
9 ? N?o ? caracter?stica da AORTA:
a) ? um vaso aferente
b) Possui tr?s por??es
c) ? um dos vasos da base
d) Por ela corre sangue arterial
e) Possui espessa parede muscular
10 ? Podemos diferenciar ART?RIAS da VEIAS pelo seguinte crit?rio:
a) As veias s?o mais el?sticas
b) As art?rias carregam sangue
c) As art?rias s?o vasos de capacit?ncia
d) As art?rias emitem tribut?rias durante o seu trajeto
e) As art?rias n?o possuem v?lvulas, ao contr?rio das veias
11 ? As VEIAS PULMONARES:
a) S?o vasos aferentes
b) V?o para o ?trio direito
c) Carregam sangue venoso
d) Irrigam o par?nquima pulmonar
e) Nenhuma das anteriores
12 ? O cora??o humano apresenta uma s?rie de peculiaridades para que a circula??o sangu?nea se d? de forma eficiente.
Assinale a op??o que apresenta a afirmativa correta em rela??o a estas caracter?sticas.
a) A separa??o das cavidades do cora??o impede o maior controle do volume sangu?neo.
b) A musculatura mais espessa do ventr?culo esquerdo ? necess?ria para aumentar a press?o do sangue venoso.
c) As v?lvulas do cora??o t?m por fun??o permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de di?stole.
d) O sangue oxigenado nos pulm?es entra no cora??o pela veia pulmonar, e o sangue rico em g?s carb?nico entra nos pulm?es pela art?ria pulmonar.
e) As paredes internas do cora??o permitem uma certa taxa de difus?o de gases, o que faz com que esse ?rg?o seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele.
13 ? Analisando a figura do sistema circulat?rio do homem, podemos afirmar que Sistema Circulat?rio
a) Ao final da s?stole, ap?s o fechamento de V, a press?o em VI cai lentamente durante toda a di?stole.
b) Cada ciclo card?aco ? iniciado em I pela gera??o espont?nea de um potencial de a??o, que se propaga diretamente para II, promovendo sua contra??o.
c) A estimula??o parassimp?tica ? respons?vel pelo aumento das contra??es em III, aumentando tamb?m o volume e a press?o de bombeamento do sangue.
d) O fato de a s?stole em II ocorrer primeiro ? importante, pois possibilita a IV maior enchimento de sangue antes de bombe?-lo para a circula??o sist?mica.
e) Quando II e IV se encontram em di?stole, as art?rias relaxam, mantendo assim uma press?o adequada para que o sangue continue circulando at? a pr?xima s?stole.
14 ? A figura a seguir mostra o cora??o de um mam?fero:
Assinale a alternativa correta:
a) 3 e 4 transportam o sangue arterial.
b) 5 s?o veias que levam o sangue do cora??o para os pulm?es.
c) 1, 2 e 5 s?o veias que trazem o sangue venoso do corpo para o cora??o.
d) 4 ? uma art?ria que leva o sangue do cora??o para as demais partes do corpo.
e) 3, 4 e 5 s?o art?rias que levam o sangue do cora??o para outras partes do corpo.
?
1 ? E |
8 ?C |
2 ? A |
9 ? A |
3 ? D |
10 ? E |
4 ? B |
11 ? A |
5 ? D |
12 ? D |
6 ? E |
13 ? A |
7 ? D |
14 ? D |
Dispon?vel: http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/sistema-circulatorio.asp (Acesso feito em 02/08/2013)
Sugest?es de links para professores:
Artigo ?A r?dio na escola: uma pr?tica educativa eficaz?, site Bem Tv
Dispon?vel: http://www.bemtv.org.br/portal/educomunicar/pdf/radionaescola.pdf(Acesso feito em 02/08/2013)
Artigo ?A Comunica??o Oral na Sala de Aula?, site Faculdades Integradas Cora??o de Jesus
Dispon?vel: http://run.unl.pt/bitstream/10362/7279/1/A%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20Oral%20na%20Sala%20de%20Aula.pdf(Acesso feito em 02/08/2013)
Artigo ?A conex?o que faz a diferen?a. Mesmo?, siteEducar para Crescer
Dispon?vel:http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/importancia-tecnologia-405472.shtml(Acesso feito em 02/08/2013)
Sugest?es de links para alunos:
Dispon?vel:http://www.tuasaude.com/transplante-de-coracao/(Acesso feito em 02/08/2013)
Artigo ?H? 45 anos era realizado o primeiro transplante de cora??o do Brasil?, site Globo Cidadania
Dispon?vel:http://redeglobo.globo.com/globocidadania/noticia/2013/05/ha-45-anos-era-realizado-o-primeiro-transplante-de-coracao-do-brasil.html(Acesso feito em 02/08/2013)
Artigo ?R?dio Escola?, site Info Escola
Dispon?vel: http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/(Acesso feito em 02/08/2013)
A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na reda??o ou no question?rio.