Portal do Professor

Início do Conteúdo

De onde vem o livro?

Autor e Co-autor(es)

Liliany Nascimento Cust?dio imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Entender de onde vem o livro.
  • Produzir pequenos textos.
  • Ler e interpretar diferentes g?neros textuais.
  • Elaborar ilustra??es de uma hist?ria.
  • Confeccionar materiais alternativos.
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.
  •  Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupo.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necess?rio que o aluno tenha dom?nio da leitura e da escrita ou esteja cursando pelo menos o 3? ano do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa ?TV Escola. De onde vem o livro. S?rie: DE ONDE VEM??. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2414. Dura??o: 4min13seg. Acesso em 12 de agosto de 2013.

A S?rie de 20 programas de anima??o ? apresentada por uma crian?a muito curiosa, a Kika, que procura entender a origem das coisas e nos ajuda a entender de onde vem uma por??o de coisas, como por exemplo, o Livro, de forma acess?vel e bem humorada.

Professor inicie com a rodinha para falar sobre o assunto de sua aula. Questione os alunos se eles sabem de onde vem o livro.  Deixe os alunos darem suas opini?es e registre suas hip?teses sobre esta quest?o. Elas ser?o usadas em outro momento da aula.

Como ? poss?vel que algu?m consiga n?o gostar de livros!

? preciso estar atento a esta quest?o, pois dizem os estudiosos que a aus?ncia da leitura em nossa vida bloqueia a possibilidade e acaba nos excluindo dos acontecimentos, da interpreta??o, da imagina??o e da fic??o arquitetada pelo escritor.

Portanto, ? de suma import?ncia desenvolver em n?s uma ?cultura de leitura?, pois s? assim seremos aprendizes e formadores de opini?o em todo ambiente social que estivermos.

Por isso leia bastante, seja um gibi, um conto ou uma hist?ria... Mas leia!

Ser? que existe alguma crian?a que detesta livros, que n?o gosta de ler? Voc?s conhecem? Isso ? outra hist?ria!

Aula 1. Hist?ria ?A menina que detestava livros?

Atividade 1. Apresente a hist?ria online ?A menina que detestava livros?. Autora: Manjusha Pawagi. Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/bibabeamial/a-menina-que-detestava-livros-manjusha-pawagi. Acesso em 12 de agosto de 2013. Utilize o Data Show ou leve os alunos para o Laborat?rio de Inform?tica.

hh

Fonte: http://bibliotecaventura.blogspot.com.br/2011/10/menina-que-detestava-livros-e-voces.html. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Atividade 2.Disponibilize a hist?ria aos alunos e fa?a a leitura junto com eles. Em seguida proponha uma roda de discuss?o sobre a hist?ria.

Sugest?es de perguntas para a roda de discuss?o:

1) O que Mina achava sobre aquela imensa quantidade de livros pela casa?

2) Porque Max, o gatinho de Mina, tamb?m detestava livros?

3) Onde Max estava quando Mina estava a sua procura? Qual foi a primeira rea??o da menina?

4) O que aconteceu quando Mina escorregou da pilha de livros e estes come?aram a cair?

5) Que tipos de personagens come?aram a sair dos livros?

6) O que Mina fez para que os personagens voltassem para os livros?

7) Quando os pais da menina chegaram, qual foi a surpresa deles?

8) Porque Mina come?ou a ler livros?

9) E voc?, gosta de ler? Tem costume de ler livros?

10) Qual livro que voc? mais gostou de ler?

11) Em casa, sua fam?lia tem o h?bito de ler?

12) Voc? acha importante a leitura para as crian?as? Como ela pode te ajudar no processo de aprendizagem?

Professor explique aos alunos que por meio da leitura, a crian?a desenvolve a criatividade, a imagina??o, cria uma rela??o pr?xima com a escrita, al?m de ajudar a fixar a grafia correta das palavras, portanto auxilia na alfabetiza??o aluno.

Atividade 3. Para registrar a conversa da roda de discuss?o, solicite aos alunos que escrevam sobre a hist?ria.

jg

Fonte: Imagem da pr?pria autora

Atividade 4. Fa?a uma roda com os alunos e explique que existem v?rios tipos de livros que chamamos de fam?lia ou g?nero liter?rio e agrupa textos dotados de caracter?sticas comuns: romance, novela, poesia, teatro, hist?ria em quadrinhos, dicion?rio, bibliografia, policial, contos, hist?ricos, religiosos etc. D? uma dica para os alunos, se necess?rio, sobre o significado de cada um dos g?neros liter?rios citados.

Professor para auxiliar na atividade e conhecer um pouco mais sobre o assunto acesse o site ?Revista Liter?ria?. Dispon?vel em: http://www.revistaliteraria.com.br/generos.htm. Acesso em 12 de agosto de 2013.  Ressalte tamb?m que o incentivo a leitura ? fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetiza??o.

Atividade 5. Entregue para cada aluno um ficha para que ele coloque o tipo de livro que ele mais gosta ou tem o h?bito de ler. Depois de preenchida a ficha, proponha a confec??o de um gr?fico em um cartaz.

ee

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Solicite aos alunos que colem sua ficha no cartaz de acordo com o tipo de livro que mais gosta. Professor tenha nesse cartaz o nome de todos os tipos de livros que explicou para a turma.

56y

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Aula 2. Visitando uma biblioteca.

Atividade 1. Professor proponha aos alunos que entrevistem seus pais ou respons?veis sobre o seus h?bitos de leitura. Entregue duas folhas contendo perguntas para levarem para casa e entrevistarem duas pessoas da sua fam?lia.

ii

Fonte da imagem: http://blogeditoraleitura.com/2010/03/12/a-importancia-da-leitura-no-mundo-contemporaneo/. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Sugest?o de Roteiro de Pesquisa:

kjojo

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Atividade 2. Depois de entregar os Roteiros de Pesquisa, proponha aos alunos uma visita ? biblioteca da escola. Se for necess?rio, agende um hor?rio na biblioteca para a visita dos alunos. A presen?a da bibliotec?ria ? de suma import?ncia. Antes da visita, entregue uma folha em branco, na qual cada aluno escrever? uma d?vida ou pergunta sobre a biblioteca que ser? dirigida para o/a respons?vel.

fdf

Fonte da imagem: http://seceducacaoata.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Na biblioteca, juntamente com a bibliotec?ria, procure explicar para os alunos:

1) Em que hor?rio a biblioteca est? dispon?vel para os alunos.

2) Como os livros s?o organizados.

3) Quais os tipos de livros que existem neste acervo.

4) Quais tipos de livros s?o mais requisitados pelos alunos.

Atividade 3. Proponha aos alunos uma ?Viagem ao mundo dos livros? com a leitura de alguns livros que eles escolherem. Professor, leia com os alunos algumas hist?rias e solicite que eles leiam tamb?m alguns trechos do livro.

Finalizada a din?mica, informe aos alunos que na pr?xima aula eles entregar?o e socializar?o as entrevistas com os colegas.

?

Aula 3. O h?bito da leitura da minha fam?lia ? Socializando a entrevista

Atividade 1. Proponha um momento para socializa??o das entrevistas realizadas em casa, com a participa??o dos familiares. Pe?a que os alunos formem um c?rculo e apresentem os coment?rios da entrevista com os familiares sobre o h?bito da leitura no cotidiano. Em rela??o ? quarta pergunta da entrevista, organize uma lista com o nome dos tipos de livros que os familiares da turma mais se identificam. Solicite para cada aluno escrever em uma ficha o nome do g?nero liter?rio e proponha a confec??o de um gr?fico semelhante aos que fizeram na aula anterior.

hh

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Atividade 2. Depois de constru?do o gr?fico, cole-o junto com o quadro do gr?fico da aula passada e pe?a para os alunos compararem.

Redija, em conjunto com os alunos, um par?grafo no quadro sobre os tipos de filmes dos alunos e de seus familiares, descrevendo as principais observa??es feitas por eles durante a compara??o dos gr?ficos.

Professor solicite que os alunos colem a pesquisa no caderno e escreva o par?grafo de conclus?o.

Exemplo de par?grafo: ?Ap?s analisar os gr?ficos observamos que nossa turma gosta muito de livros de g?nero policial que tem por caracter?stica uma hist?ria com a presen?a de crime, de investiga??o e de mist?rio e, o g?nero menos lido por n?s ? o romance. J? na nossa fam?lia, eles adoram livros que relatem a hist?ria de um povo, um lugar ou de uma ?poca?.

Atividade 3. Convide os alunos para conhecer melhor de onde vem o livro:

?Agora que conhecemos v?rios tipos de livros, lemos outros t?o legais e at? conhecemos uma biblioteca, de onde ser? que vem o livro? Como ser? que ele ? feito? Vamos investigar??

?Vou apresentar para voc?s a Kika, uma menina bem curiosa e esperta para explicar de onde vem o livro?.

Hist?ria: De onde vem o livro? Dura??o: 04min13seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2414. Acesso em 12 de agosto de 2013.

yy

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2414. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Professor na sequ?ncia apresente aos alunos a hist?ria ?De onde vem o livro?. Para apresentar a hist?ria ? necess?rio que os alunos utilizem seus notebooks do Projeto Um computador por Aluno/UCA. Caso a escola n?o conte com tal projeto, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize o Data Show.

Antes de ler a hist?ria, oriente aos alunos que prestem aten??o na resposta dada a Kika sobre a origem do livro, para depois compararem com a resposta dada por eles no in?cio da aula.

Atividade 4. Ap?s a apresenta??o da hist?ria, fa?a uma roda de conversa e proponha algumas perguntas problematizadoras sobre o v?deo:

1) Voc?s sabiam de onde vinham os livros?

2) Analisem a  resposta dada pelo autor do livro e comparem com a resposta dada por voc?s no in?cio da aula sobre de onde vieram os livros. Identifiquem o que h? de comum e de diferente entre a resposta de voc?s e a da Kika.

3) Qual informa??o que Kika nos apresentou que foi mais interessante?

4) Voc?s observaram como era diferente o modo de escrita no livros pelos chineses?

5) Voc?s tinham ideia de que para construir um livro precisava de passar por tantas etapas?

6) Quais s?o as etapas da confec??o de um livro?

Professor informe aos alunos que estudar?o o v?deo em duas partes:

  • 1? parte: Retomando a origem da escrita dos livros e;
  • 2? parte: A constru??o de um livro.

?

Aula 4. Retomando a origem da escrita dos livros.

Professor retome com os alunos o que Kika apresentou no v?deo sobre como, antigamente, os chineses escreviam os livros de magias, como eles utilizavam uma esp?cie de ?carimbo? para formar as palavras e as frases. Proponha a turma que eles escrevam como os chineses escreviam, utilizando carimbos.

Atividade 1. Primeiramente, mostre para os alunos um carimbo e explique que ele tem tr?s partes: 1? forma: desenho ou palavra desejada para fixar em algum papel; 2? cabo: cabo utilizado para segurar o carimbo; 3? tinta: utilizada para dar cor a impress?o.

dd

Fonte da imagem: http://www.carimbosreal.com.br/madeira.html. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Atividade 2. Depois de compreendido como ? um carimbo, proponha a confec??o de um carimbo com as letras do alfabeto. Para a confec??o do carimbo ser? necess?rio: tesoura, cola, tinta acr?lica, E.V.A. e peda?os de isopor.

1) Entregue aleatoriamente uma letra de papel e um peda?o de E.V.A., pe?a para que cada aluno contorne a letra no E.V.A. e recorte.

Modelo de letra.                            

hghf  

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Material E.V.A.

gg

Fonte da imagem: http://pt.made-in-china.com/co_pidegree/product_Fire-Resistant-EVA-Foam_hrrnngrog.html. Acesso em 19 de agosto de 2013.

Modelo de letras recortadas

a

Fonte da imagem: http://conexaotraezel.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html. Acesso em 19 de agosto de 2013.

2) Entregue um pequeno peda?o de madeira ou isopor para cada aluno e pe?a que eles colem a letra no peda?o de madeira ou isopor.

t

Fonte da imagem: http://www.thecheesethief.com/2012/03/diy-extra-large-letter-stamps.html. Acesso em 12 de agosto de 2013.

3) Coloque a tinta acr?lica em um pote.

Atividade 3. Coloque os carimbos em uma caixa em cima de uma mesa no centro da sala. Divida a turma em duplas e entregue uma folha em branco e um pote com tinta acr?lica. A turma dever? estar em roda em volta da mesa com os carimbos. Proponha as duplas que escrevam nessa folha, uma frase sobre a import?ncia da leitura na inf?ncia.

Atividade 4. A medida que a dupla elabora a frase, solicite que cada aluno da dupla por vez, pegue os carimbos das letras correspondentes as palavras escrita, passe no pote de tinta e carimbe sua folha. Solicite que cada aluno assine o nome no final da atividade.

Professor solicite aos alunos que mostrem a frase feita para que voc? possa corrigir algum erro ortogr?fico, antes que comecem a carimbar.

b

Fonte da imagem: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/interacoes/parceiros-acao-431402.shtml. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Professor, depois de terminada a atividade solicite que cada dupla apresente seu trabalho, lendo sua frase e explicando-a. Pe?a para os alunos colarem a atividade na parede da sala de aula.

?

Aula 5. Construindo um livro

Atividade 1. Juntamente com os alunos, relembre o caminho percorrido pelo livro enquanto era ainda uma simples ?ideia? na cabe?a do escritor, o trabalho do ilustrador e do diagramador, a confec??o do fotolito que gerou a matriz, o trabalho da gr?fica costurando e colando todas as folhas fotografadas at? formar um livro de verdade.

O processo de confec??o de um livro n?o termina a?, pois ainda tem que andar um bocado at? chegar ?s livrarias, nas escolas, ?s bibliotecas e finalmente ?s nossas m?os.

Proponha aos alunos a confec??o de um livro da pr?pria turma baseado na hist?ria: ?A revolta dos livrinhos?. Autora: Lielba Ramos e Aldo Domingos dos Santos. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=5_jENpVBvMo. Dura??o: 4min14seg. Acesso em 12 de agosto de 2013.

vd

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=5_jENpVBvMo. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Atividade 2. Professor ap?s a leitura da hist?ria para os alunos divida a turma em quatro grupos, sendo que cada grupo ficar? respons?vel por uma parte da hist?ria.

Atividade 3. Entregue para cada grupo uma cartolina, a parte da hist?ria respons?vel e pe?a para que o grupo fa?a a ilustra??o da hist?ria. Solicite que os alunos assinem a ilustra??o que fizeram da hist?ria.

Sugest?es de divis?o da hist?ria:

1) Alunos na escola: na sala de jogos, p?tio e sala de TV.

2) Biblioteca com os livros tristes.          

3) Livros revoltados: Portugu?s, Matem?tica, Hist?ria, Ci?ncias e Geografia.

4) Alunos de volta com os livros para a biblioteca e felizes.

Atividade 4. Professor confeccione um cartaz com dados do livro:

f

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Atividade 5. Cole os cartazes dos grupos no corredor da escola e proponha a apresenta??o da hist?ria para outras turmas do mesmo ano de ensino. Professor utilize filmadora e m?quina fotogr?fica para registrar a apresenta??o.

Recursos Complementares

Como ensinar seu filho que ler ? um prazer. Dispon?vel em: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml. Acesso em 12 de agosto de 2013.

G?nero Liter?rio. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/genero-literario/genero-literario.php. Acesso em 12 de agosto de 2013.

PESSOA, Maria N?bia. A hist?ria do livro. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23316. Acesso em 16 de agosto de 2013.

Avaliação

Observar a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram identificar as fases do processo da constru??o do livro; se conseguiram distinguir os g?neros liter?rios; se contribu?ram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.