Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio.
Professor, como subs?dio para a constru??o desta aula, assista ao v?deo: Letra viva - PGM. 6: Leitura tamb?m ? coisa de crian?a. Dura??o: 29min. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275. Acesso em 10 de julho de 2013.
Sinopse
A s?rie prop?e diferentes formas de introduzir a crian?a no mundo da leitura e da escrita. Os v?deos tratam de alfabetiza??o e letramento na Educa??o Infantil e no Ensino Fundamental e apresentam projetos e atividades para professores que trabalham a linguagem com crian?as de at? 10 anos de idade.
No sexto programa da s?rie, professores debatem sobre o cuidado na recomenda??o de livros aos alunos. Al?m disso, o programa apresenta ferramentas para estimular a crian?a a ler e fala da contribui??o da leitura como forma de ampliar o uso da linguagem em diversas situa??es sociais.
Aula 1: Conhecendo o sobre o lobo
Atividade 1. Inicie a aula no Laborat?rio de Inform?tica com os alunos divididos em duplas. Oriente os alunos para que acessem a imagem abaixo no seguinte endere?o: http://galeria.colorir.com/animais/bosque/lobo-pintado-por-mariaamo-cavalos-66657.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Fonte da imagem: http://galeria.colorir.com/animais/bosque/lobo-pintado-por-mariaamo-cavalos-66657.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Proponha alguns questionamentos para os alunos.
1) Que animal ? esse?
2) Voc?s j? viram esse animal de perto?
3) Quais s?o suas caracter?sticas?
4) Como ele vive?
Atividade 2. Professor anote as respostas e proponha aos alunos que, para conhecer melhor o lobo, ? necess?rio que fa?am uma pesquisa sobre esse animal. Pergunte aos alunos o que mais gostariam de saber sobre este animal? A pesquisa ser? por meio do site: http://www.webciencia.com/14_lobo.htm. Acesso em 13 de agosto de 2013. Professor ? necess?rio adequar as perguntas para pesquisa de acordo com o ano de ensino do aluno.
Sugest?o de instrumento para a pesquisa.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Atividade 3. Solicite aos alunos que apresentem suas pesquisas e seus desenhos. Organize que cada dupla apresente duas quest?es do instrumento e mostre os desenhos.
Informe aos alunos que na pr?xima aula conhecermos v?rias hist?rias infantis que tem como um dos personagens o lobo.
Aulas 2, 3, 4, 5, 6 e 7. O lobo das hist?rias infantis.
Atividade 1. Em uma roda de conversa pergunte aos alunos se eles conhecem algumas hist?rias infantis em que o lobo seja um dos personagens. Anote no quadro, as hist?rias citadas pelos alunos. Caso os alunos n?o conhe?am nenhuma, apresente algumas hist?rias para eles.
Sugest?es de hist?rias: Chapeuzinho Vermelho, Os Tr?s Porquinhos, Pedro e o Lobo, Ruiv?o: o lobo bom com cara de lobo mau, O Lobo e os Sete Cabritinhos e A Verdadeira Hist?ria dos Tr?s Porquinhos.
Fonte: http://1001roteirinhos.com.br/2013/05/15%C2%BA-salao-fnlij-do-livro-para-criancas-e-jovens/. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Atividade 2. Pergunte aos alunos como ? o personagem do lobo em todas as hist?rias, se suas caracter?sticas s?o iguais ?s que pesquisaram ou em algumas hist?rias ele se apresenta com caracter?sticas diferentes. Para essa discuss?o, proponha aos alunos uma rodada de leituras sobre essas hist?rias e o preenchimento de uma ficha.
Professor providencie um livro para cada aluno. Sorteie entre os livros citados o primeiro a ser trabalhado. Leve os alunos para a biblioteca ou um espa?o dispon?vel na escola para a leitura do livro. Entregue para cada aluno uma ficha do livro. De posse dessa ficha, ap?s a leitura, cada aluno escrever? as caracter?sticas da hist?ria e do lobo.
Sugest?o Modelo de ficha.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Explique que o cen?rio da hist?ria ? onde ela acontece, em qual ambiente a hist?ria se passa, se em um s? ou em v?rios e suas caracter?sticas. Quanto ao conflito, explique qual ? o desenrolar da hist?ria, o que os personagens fazem, quais suas atitudes e as fases da hist?ria. Por fim quanto ao desfecho, explique que ? o fim da hist?ria, como ela termina, o que cada personagem faz no final da hist?ria.
Nesta aula apresente o pr?ximo livro de hist?ria que ser? lido por todos: Chapeuzinho Vermelho:
Fonte: http://leiturainfantil.wordpress.com/tag/chapeuzinho-vermelho/. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Sinopse do livro. Dispon?vel em: http://www.sinopsedolivro.net/livro/chapeuzinho-vermelho-pop-up.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Atividade 3. Depois da leitura do livro, entregue a ficha para cada aluno preencher. Voltando para sala de aula, divida a turma em duplas para que os alunos socializem suas fichas, observando se as descri??es s?o semelhantes ou n?o, se o colega observou alguma caracter?stica diferente na hist?ria.
Atividade 4. Em roda, proponha que algumas duplas apresentem suas descri??es da hist?ria e socializem com a turma suas observa??es. Professor, nesse momento, inicie uma reflex?o sobre os itens da ficha:
1) Como ? o cen?rio dessa hist?ria? Onde ela acontece? Como ? esse lugar, voc?s j? viram um lugar parecido?
2) O que que acontece na hist?ria? O que os personagens fazem e como eles se relacionam?
3) Como ? o lobo da hist?ria? Ele se relaciona bem com os outros personagens? Quais suas caracter?sticas? Voc?s gostaram a participa??o dele na hist?ria?
Professor fa?a essa din?mica de leitura do livro, preenchimento da ficha, socializa??o da ficha em duplas e da roda de discuss?o com todos os livros sugeridos (um livro em cada aula), procure frisar bem com os alunos as caracter?sticas do lobo na hist?ria.
Os Tr?s Porquinhos
Fonte: http://proaiseartedeeducar.blogspot.com.br/2012/11/projeto-os-tres-porquinhos.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Sinopse do livro. Dispon?vel em: http://www.sinopsedolivro.net/livro/os-tres-porquinhos-pop-up.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Pedro e o Lobo
Fonte: http://capas-livros.blogspot.com.br/2012/04/pedro-e-o-lobo.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Sinopse do livro. Dispon?vel em: http://www.historias-infantis.com/o-pedro-e-o-lobo/. Acesso em 13 de agosto de 2013.
O Lobo e os Sete Cabritinhos
Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/98434-o_lobo_e_os_sete_cabritinhos. Aceso em 13 de agosto de 2013.
Sinopse do livro. Dispon?vel em: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40529. Acesso em 13 de agosto de 2013.
A Verdadeira Hist?ria dos Tr?s Porquinhos
Fonte: http://www.soudeminasuai.com/2011/09/verdadeira-historia-dos-tres-porquinhos.html. Acesos em 13 de agosto de 2013.
Sinopse do livro. Dispon?vel em: http://www.sinopsedolivro.net/livro/a-verdadeira-historia-dos-tres-porquinhos.html. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Ruiv?o: o lobo bom com cara de lobo mau
Fonte: http://turmaalcateia.wordpress.com/lobo-livros/livros-do-projeto/. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Sinopse do livro. Dispon?vel em: http://www.skoob.com.br/livro/216695-ruivao_o_lobo_bom_com_cara_de_mau. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Aula 8. O personagem: Lobo
Professor, antes de iniciar essa aula, sugerimos leitura do seguinte livro: ?Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Guar?? Autor: ?ngelo Machado. Editora Melhoramentos. Caso n?o tenha acesso a esse livro, assista sua leitura dramatizada dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=g_N64Ge9xBc. Dura??o de 16min28seg. Acesso em 18 de agosto de 2013.
Professor, o lobo ? um personagem que, frequentemente, simboliza o mal, o perigo e provoca medo e destrui??o nas hist?rias dirigidas ?s crian?as. Outros, de autores contempor?neos, retomam a figura do lobo em situa??es que subvertem os pap?is tradicionais a ele relacionados em enredos que exploram a ironia, o humor ou simplesmente um novo comportamento para este personagem.
De acordo com a idade dos alunos, se necess?rio, trabalhe com eles a no??o de ?ser humano? e ?animal?. Solicite aos alunos que apontem algumas semelhan?as e diferen?as entre eles. Utilize como exemplo os personagens da hist?ria. Explore bastante as partes do corpo e suas fun??es. Conforme o n?vel da turma voc? ainda poder? explorar atitudes dos personagens.
Exemplo:
?
Atividade 1. Inicie a aula entregando as fichas das hist?rias de cada aluno e, em uma roda de conversa, promova discuss?es em que as crian?as possam expressar sua opini?o. Inicie a discuss?o com a pergunta: "Voc? acha que nessas hist?rias o lobo ? bom ou mau? Por qu??".
? importante que os alunos possam debater opini?es com seus colegas com o intuito de defender seu ponto de vista, convencer o outro ou discordar do ponto de vista dele. Nesse caso, sempre procure promover o desenvolvimento de argumentos com base nas descri??es dos personagens e das caracter?sticas do enredo de cada hist?ria que foram anotadas nas fichas.
Atividade 2. Divida os alunos em grupos de 4 alunos e proponha a cria??o de uma hist?ria em quadrinhos sendo o lobo como personagem principal.
Roteiro para a hist?ria:
1) Personagem principal: Lobo
2) Definir o lugar onde se passar? a hist?ria.
3) Inventar uma complica??o para a hist?ria.
4) Falar como o problema foi resolvido.
5) Criar um belo t?tulo para a hist?ria.
6) Fa?a uma bonita ilustra??o.
Modelo de registros para constru??o da hist?ria em quadrinhos:
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Professor, ap?s os alunos constru?rem sua hist?ria em quadrinhos, organize a sala de aula para que cada grupo apresente sua produ??o e compartilhe com os outros alunos suas ideias.
Hist?rias infantis lobo mau. Dispon?vel em: http://www.historias-infantis.com/search/historia-infantil-lobo-mau/. Acesso em 14 de agosto de 2013.
Observar a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram identificar os diferentes tipos de personagens nas hist?rias relacionados com a figura do lobo; se conseguiram analisar os livros preenchendo as fichas; se contribu?ram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita; se conseguiram criar uma hist?ria em quadrinhos.
Observar tamb?m se os alunos conseguiram desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos; respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.