Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio dos conceitos de formas geom?tricas, pontos cardeais e mitos.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade. Em especial, podendo contribuir para a discuss?o da tem?tica do continente Africano, em detrimento da promulga??o da lei n?. 11.645, de 10 de mar?o de 2008, que alterou a lei n?. 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que alterou a lei n?. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, das Diretrizes e Bases da Educa??o Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de Hist?ria e Cultura Afro-Brasileira e Africana, lei esta regulamentada pelo Parecer CNE/CP 003/2004 e a Resolu??o do CNE/CP 001/2004. Sabe-se que existe uma car?ncia de conhecimentos e pr?ticas que tratem do continente Africano, acredita-se que a Geografia pode contribuir para o desenvolvimento de uma nova vis?o do continente.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
?
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) resgate com seus alunos os conhecimentos relativos as diferentes formas de conhecimento produzido pelos seres humanos: conhecimento cient?fico, conhecimento do senso comum e conhecimento do mito. Converse sobre o conceito de mito que s?o narrativas utilizadas por diferentes povos para explicar fen?menos da natureza ou fatos da realidade que n?o eram compreendidos por eles, como a origem dos seres humanos e do mundo.
1. Apresente para os alunos o mito A cria??o da Terra de origem Dogon, reveladas por um velho cego, Ogotemmeli, escolhido pela tribo para contar aos seus amigos os segredos da mitologia dos Dogons, relatado por Parrinder em ?frica. Se poss?vel, realize a leitura coletiva.
A CRIA??O DA TERRA
No princ?pio, o Deus ?nico criou o Sol e a Lua, que tinha a forma de c?ntaros, a sua primeira inven??o.
O Sol ? branco e quente, rodeado por oito an?is de cobre vermelho, e a Lua, de forma id?ntica tem an?is de cobre branco. As estrelas nasceram de pedras que Deus atirou para o espa?o.
Para criar a Terra, Deus espremeu um peda?o de barro e, tal como fizera com as estrelas, arremessou-o para o espa?o, onde ele se achatou, com o Norte no topo e o restante espalhado em diferentes regi?es, ? semelhan?a do corpo humano quando est? deitado de cara para cima.
Dispon?vel em: http://lendasafricanas33c.blogspot.com.br/
Acesso em: agosto de 2013
?
2. Ap?s a leitura do mito, converse com os alunos sobre:
a. Do que trata o mito ?A cria??o da Terra??
b. O que o Deus ?nico criou?
c. Como era o Sol? E a Lua?
d. De acordo com o mito como surgiram as estrelas?
e. E a Terra? Como surgiu?
f. Existe alguma palavra desconhecida no mito ?A cria??o da Terra??
?
Pe?a aos alunos que pesquisem no dicion?rio impresso ou digital e que leiam o significado das palavras desconhecidas por eles apontadas. Escolha um aluno para ler para a turma. Para tanto, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugest?o, ver defini??o no endere?o web http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx. Procure sistematizar as informa??es de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as d?vidas espont?neas que possam surgir e, a partir dessas d?vidas, procure estabelecer objetivos para as pr?ximas aulas.
?
SEGUNDO MOMENTO
Professor(a) converse com os alunos sobre a rela??o existente entre o mito e a origem do Planeta Terra. Destaque que existem outras formas de explicar a origem do mundo. O mito n?o ? uma forma cient?fica, mas possibilita conhecer como outras culturas compreendem e explicam a realidade do mundo em que vivemos.
1. Destaque o ?ltimo par?grafo do mito A cria??o do mundo:
?Para criar a Terra, Deus espremeu um peda?o de barro e, tal como fizera com as estrelas, arremessou-o para o espa?o, onde ele se achatou, com o Norte no topo e o restante espalhado em diferentes regi?es, ? semelhan?a do corpo humano quando est? deitado de cara para cima?.
Apresente para os alunos o globo terrestre e inicie uma conversa sobre a forma do planeta Terra.
Leve para a sala de aula o globo terrestre e o mapa-m?ndi.
?
Imagem: Globo terrestre
Dispon?vel em: http://www.guiageo-americas.com/mapas/mapa/americas-globo.gif
Acesso em: agosto de 2013
?
Possibilite que, coletivamente, os alunos reflitam sobre a rela??o existente entre a forma do planeta e o mito africano apresentado. Questione-os para que respondam de acordo com a interpreta??o do mito:
?
1. No mito Deus espremeu um peda?o de barro para fazer o planeta Terra. Para voc?, que forma o planeta recebeu?
2. Quando o planeta Terra foi arremessado para o espa?o ocorreu um achatamento no topo que deu origem a que?
3. O restante do planeta ficou parecido com a cara do humano deitado para cima? Por qual motivo?
?
Converse com alunos sobre a forma esf?rica do planeta, mas destaque que, o globo ? uma forma de representa??o do planeta que mais se aproxima da realidade, mas a Terra n?o possui uma superf?cie perfeita como est? representada no globo.
Coment?rio: O mundo n?o ? uma esfera perfeita, possui varia??o na superf?cie e um achatamento nos polos, por isso no mito se parece com o rosto do ser humano, pois apresenta varia??o na forma. O planeta possui a forma de uma ge?ide, que ? uma forma geom?trica encontrada pelos cientistas para descrever o que ? o planeta.
?
Imagem: Ge?ide: forma do Planeta Terra
Dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-dRRlLBQv5Cs/TZXNtZtHlKI/AAAAAAAAALQ/J2pMAoJuTLw/s200/geoide.png
Acesso em: agosto de 2013
?
1. No globo terrestre localize o continente americano e o africano. Fa?a o mesmo no mapa-m?ndi:
?
Imagem: Continentes
Dispon?vel em: http://dirceurabelo.files.wordpress.com/2011/05/mapa-mundi-2009-300x186.gif
Acesso em: agosto de 2013
?
Coment?rio: Aproveite e estabele?a uma rela??o interdisciplinar com a L?ngua Portuguesa, para a pesquisa e a escrita dos mitos, com Artes para a ilustra??o e quem sabe a organiza??o de apresenta??es teatrais de alguns mitos pesquisados e Hist?ria para discutir o modo de vida dos povos pesquisados.
?
TERCEIRO MOMENTO
?
Professor(a) os mitos possibilitam a mobiliza??o da constru??o do conhecimento e o entendimento das diferentes culturas existentes em nossa sociedade, o que contribui para conhecer outras realidades e desenvolver o respeito as diferen?as. Para tanto solicite aos alunos que:
1. Pesquisem em livros ou na internet outros mitos de cria??o do mundo. Dever?o anotar: a fonte da pesquisa, a origem do mito, a localidade dos povos que contam este mito;
2. Escrevam o mito em uma folha e fa?am uma ilustra??o;
3. No dia combinado os alunos apresentar?o o mito pesquisado para a turma localizando geograficamente a origem dos povos que contam o mito;
4. Depois, coletivamente, organizar?o um varal de mitos que dever? ficar em exposi??o na escola para que outros alunos e professores possam conhecer diferentes mitos sobre a origem do mundo. Sugere-se como t?tulo da exposi??o ?Outras formas de contar a origem do mundo: conhecendo os mitos?;
5. Se poss?vel, leve para a exposi??o um mapa-m?ndi e nele localize o local de surgimento dos mitos. Para tanto, anote o t?tulo do mito em uma pequena etiqueta e utilizando fita crepe, para n?o danificar o mapa, cole a no lugar de origem do mito, o que contribuir? para que os visitantes localizem geograficamente o local em que surgiu o mito.
?
Imagem: Mapa-M?ndi
Dispon?vel em: http://www.grupoescolar.com/a/b/C35EB.jpg
Acesso em: agosto de 2013
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
?
Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http:// http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: julho de 2013
?
Dados de sat?lite europeu tra?am mapa preciso da gravidade terrestre
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/03/dados-de-satelite-europeu-tracam-mapa-preciso-da-gravidade-terrestre.html
Acesso em: agosto de 2013
?
Cientistas dizem que campo gravitacional da Terra parece uma batata
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/03/cientistas-dizem-que-campo-gravitacional-da-terra-parece-uma-batata.html
Acesso em: agosto de 2013
?
Releituras de mitos
Dispon?vel em: http://mitosnobairrodapaz.blogspot.com.br/p/mitos-5-e.html
Acesso em: agosto de 2013
?
A cor da cultura
Dispon?vel em: http://www.acordacultura.org.br/
Acesso em: agosto de 2013
?
Mitos sobre a origem do mundo
Dispon?vel em: http://meuartigo.brasilescola.com/geografia/mitos-sobre-origem-mundo.htm
Acesso em: agosto de 2013
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: