Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio de leitura cartogr?fica e dos conceitos de paisagem, vegeta??o e literatura de cordel.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
?
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) instigue os alunos a apresentarem os seus conhecimentos relativos a vegeta??o do lugar em que vivem: tipos de ?rvores, situa??o atual, etc.
Em seguida proponha aos alunos a atividade abaixo:
1. Leve para a sala de aula o mapa da vegeta??o original do Brasil. Apresente o mapa da vegeta??o nativa do Brasil (1950-1960) que j? apresentava altera??es nas paisagens. Identifique a localiza??o das forma??es vegetais do territ?rio brasileiro.
2. Identifique o estado em que vivem e a forma??o vegetal original.
?
Imagem: Mapa vegeta??o nativa do Brasil (1950-1960)
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf
Acesso em: agosto de 2013
?
3. Apresente para os alunos o cordel A teimosia do ip? de Jerson Brito. O cordel ? um tipo de poema popular escrito em forma de rima, t?pico do Nordeste do Brasil:
?
A TEIMOSIA DO IP?
Na minha terra natal
Um fato sensacional
Promoveu a natureza
Maravilha-se quem v?
A luta dum bravo Ip?
Pela vida... Que beleza!
Um poste da companhia
Que distribui energia
Pra toda nossa cidade
Era um tronco da tal planta
Quem olhar hoje se espanta
Com sua tenacidade
O caule, robusto e forte
A princ?pio era suporte
Sustentava a fia??o
Volta ? vida, revoltado
Depois de tempos fincado
Tristonho naquele ch?o
A ?rvore aben?oada
Com a flora??o dourada
Sempre atrai o visitante
Eita bichinha teimosa
Valentona, majestosa
Toda linda, mui pujante
Esse Divino espet?culo
Enfrentou todo obst?culo
Fez-se especial imagem
Recusou seu fim, portanto
De surpresa, raro encanto
Enfeitou a paisagem
Colocaram poste novo
Bem ao lado dele e o povo
Contempla um cen?rio belo
Porque ele foi mantido
Radiante e mui florido
Viva o Ip? Amarelo!!!
Dispon?vel em: http://www.recantodasletras.com.br/cordel/2212702
Acesso em: agosto de 2013
?
Imagem: Ip?
Dispon?vel em: http://www.recantodasletras.com.br/cordel/2212702
Acesso em: agosto de 2013
4. Ap?s a leitura do cordel, converse com os alunos sobre:
a. Que esp?cie vegetal ? retratada no cordel?
b. O que aconteceu com o ip??
c. O ip? foi utilizado para que?
d. Qual foi a rea??o natural do ip??
e. Voltando no mapa da vegeta??o do Brasil. Voc? saberia dizer de qual forma??o vegetal o ip? faz parte?
?
Ap?s essa conversa, proponha a leitura do texto: ?Da energia se fez vida?, Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-Ft4KEEteHZU/TWaRXQjqs4I/AAAAAAAACr4/yxF6bHTQq3M/s1600/ip%25C3%25AA%2Bamarelo.jpg
?
Em seguida converse com os alunos sobre a rea??o da natureza diante do processo de urbaniza??o que transformou o ip? em um poste de luz. E a rela??o deste fato com o desaparecimento da vegeta??o nativa. O ip? ? uma planta caracter?stica de ?reas de cerrado. A utiliza??o do seu caule como poste de luz evidencia a modifica??o das paisagens que vem ocorrendo gradativamente. A vegeta??o nativa tem sido retirada para aumentar as ?reas de pastagem, plantio ou a amplia??o da ?rea urbana. Portanto, a vegeta??o natural do Brasil tem sofrido muitas modifica??es.
?
SEGUNDO MOMENTO
1. Localize no Mapa vegeta??o nativa do Brasil (1950-1960)os estados em que o cerrado est? presente.
2. Apresente para os alunos o Mapa vegeta??o nativa do Brasil (1980-2000).
3. Identifique os estados em que o cerrado mais sofreu altera??es.
Imagem: Mapa vegeta??o nativa do Brasil (1980-2000)
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf
Acesso em: agosto de 2013
?
Possibilite que, coletivamente, os alunos reflitam sobre as modifica??es das paisagens, em especial a altera??o da vegeta??o original do cerrado.
?
TERCEIRO MOMENTO
Para conhecer um pouco mais as esp?cies vegetais do lugar em que vivem, proponha o desenvolvimento de uma pesquisa.
Para tanto, solicite aos alunos que se organizem em duplas para que realizem o trabalho proposto a seguir:
?
Para fechar o trabalho, no dia combinado os alunos apresentar?o o cordel escrito pela dupla e depois, coletivamente, organizar?o um varal de cord?is que dever? ficar em exposi??o na escola para que outros alunos e professores possam conhecer os cord?is produzidos pela turma.
Coment?rio: Aproveite e estabele?a uma rela??o interdisciplinar com a L?ngua Portuguesa, para a pesquisa e a escrita de cordel e com Artes para a sua ilustra??o.
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
?
Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: julho de 2013
?
T?cnicas de xilogravura
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=lXkKOI3z0V8
Acesso em: agosto de 2013
?
Academia brasileira de literatura de cordel
Dispon?vel em: http://www.ablc.com.br/
Acesso em: agosto de 2013
?
Vegeta??o IBGE
Dispon?vel em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/classificacaovegetal.pdf
Acesso em: agosto de 2013
?
Mapa de biomas e de vegeta??o
Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomas.shtm
Acesso em: agosto de 2013
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: