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Alimentos: diga como o preparas e te direi o que vos oferece.

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educa??o Escolar Ind?gena Ci?ncias Corpo humano e a sa?de
Educa??o Escolar Ind?gena Ci?ncias Seres humanos e o meio ambiente
Educa??o Profissional Produ??o Aliment?cia T?cnico em Alimentos
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Enfermagem
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Est?tica
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Farm?cia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Ger?ncia de Sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Investigar as diversas formas de preparar os alimentos.

  • Avaliar as formas mais saud?veis de prepara??o dos alimentos.

  • identificar os princ?pios b?sicos a serem levados em conta ao preparar os alimentos para serem ingeridos.

  •  Associar a solu??o de problemas de sa?de  com o correspondente desenvolvimento cient?fico e tecnol?gico.

  • Confrontar interpreta??es cient?ficas com interpreta??es baseadas no senso comum.

  • Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias  biol?gicas, como texto discursivo, gr?ficos, tabelas, rela??es matem?ticas ou linguagem simb?lica.

  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam ? preserva??o e a implementa??o da sa?de individual ou coletiva.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nutrientes componentes dos alimentos.

Estratégias e recursos da aula

comida

Imagem dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/141009/imagens/guia1.jpg. Acesso em: 14/08/2013.

ESTRAT?GIAS

Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; coleta, tabula??o e an?lise de dados; pesquisas na internet; montagem e apresenta??o de trabalho; realt?rio de pesquisa.

RECURSOS

Utiliza??o de computadores com acesso ? internet; imagens e textos digitais.

M?dulo 1- Identificando processos de prepara??o dos alimentos

Atividade 1- Discuss?o a partir de imagens de grupos de alimentos

Para iniciar o estudo do tema, sugerimos que o professor utilize as imagens de alimentos apontadas na sequ?ncia. Dever? salv?-las previamente em seu computador e apresent?-las aos alunos, por meio de proje??o, utilizando o aparelho  data show ou disponibiliz?-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Tais imagens  referem-se a diferentes tipos de alimentos preparados por meio de: a) Fritura; b) Grelhados; c) Assados.

O professor n?o dever? dar nomes aos grupos como espcificados abaixo. Deve usar apenas as identifica??es: Grupo A; B e C

Os alunos dever?o ser orientados a observarem cada uma das imagens, identificando cada alimento e o modo como foi preparado.

Grupo A- (Alimentos preparados por meio de fritura)

  frituras 2frituras 3frango frito

Imagens dispon?veis em:  http://www.copaecia.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/07/alimentacao-frituras-4.jpg ; http://l1.yimg.com/bt/api/res/1.2/zC22r2_GHiipxMWXSbzMSg--/YXBwaWQ9eW5ld3M7Zmk9aW5zZXQ7aD00NTA7cT04NTt3PTYzMA--/http://l.yimg.com/os/publish-images/lifestyles/2013-04-05/c2000ee5-3d3a-4bf1-8d73-36905c0497e0_coxinha_frituras630.jpg e http://files.receitasdaveia.webnode.com.br/system_preview_detail_200000039-83bfa84b8e/34.JPG. Acesso em: 13/08/2013.

Grupo B - (Assados)

frango assado salgassados batata assada

Imagens dispon?veis em: http://darcicarnesnobres.com.br/wp-content/uploads/2013/01/5346frango.jpghttp://3.bp.blogspot.com/-aSHw4407xzY/UGp6VsK2xDI/AAAAAAAAAC0/z_BFrA5IORo/s400/DSC_0421.jpg e http://www.saboresdochef.com/sites/www.saboresdochef.com/files/imagecache/completa/Saudaveis-batatas-assadas-1.jpg. Acesso em: 13/08/2013.

Grupo C - (Alimentos grelhados)

frango grelhado verduras grelhadas

Imagens dispon?veis em: http://img.pai.pt/mysite/media/54/02/5/cba9b21f-7947-4d32-9462-bc9db8123e3e.jpg e http://us.123rf.com/400wm/400/400/zkruger/zkruger1111/zkruger111100080/11310244-close-up-de-verduras-a-la-parrilla.jpg. Acesso em: 13/08/2013.

Ap?s observarem as imagens, que dever?o ficar ? disposi??o dos alunos para eventuais d?vidas, o professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia digitada de quest?es para discuss?o, como as sugeridas a seguir. Cada aluno dever? registrar suas respostas e socializ?-las, conforme a solicita??o do professor, ao discutir estas quest?es com a turma.

  • Qual alimento est? presente nos tr?s grupos? Que aspecto o diferencia em cada grupo?.

  • Os grupos A e B t?m os mesmos alimentos. O que os difere?

  • De um modo geral, voc? prefere os alimentos como est?o no grupo A ou no B? Por qu??

  • Quais destes alimentos podem ser comidos crus?

  • Quais cuidados s?o necess?rios no preparo de um alimento que se come cru?

  • Como cada grupo de alimentos foi preparado? D? um t?tulo pra cada grupo de acordo com a forma de preparo dos alimentos.

  • Existem outras formas de preparar alimentos, al?m destas ilustradas pelas imagens? Quais?

  • O que diferencia o frango assado, do frito e do grelhado?

  • O que diferencia a batata frita da assada e da cozida no vapor?

  • Quais cuidados devemos ter ao preparar os alimentos?

Atividade 2- Testando os conhecimentos sobre os cuidados na prepara??o dos alimentos

O professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia digitada deste teste composto por quest?es que s?o divulgadas pela m?dia, pela internet ou, ?s vezes, s?o oriundas do senso comum. Algumas afirmativas s?o verdadeiras, com comprova??o cient?fica, mas outras s?o falsas, mitos que se propagam e se perpetuam nos diferentes grupos sociais.

Diante de cada afirmativa ou pergunta, o aluno dever? escrever MITO ou VERDADE.

MITO ou VERDADE?

  1. N?o h? problemas para a sa?de do beb? em aquecer mamadeiras, utilizando microondas. ____________________

  2. Alimentos preparados ou aquecidos no microondas absorvem ondas de radia??o e oferecem riscos para a sa?de._________________

  3. No microondas, o cozimento n?o ocorre de forma homog?nea, por isso, os alimentos devem ser picados em peda?os pequenos para evitar que alguma parte fique crua. ___________________________

  4. Vinho, cacha?a e outras bebidas, utilizadas em risotos e outras receitas, perdem todo o teor alco?lico e, consequentemente, podem ser consumidas por crian?as, gestantes e outras pessoas com restri??o a ?lcool. __________________________

  5. Formas e esp?tulas de silicone n?o liberam subst?ncias nocivas ao organismo e podem ser usadas com seguran?a._______________________

  6. Colher de pau e t?bua de madeira favorecem a prolifera??o de bact?rias e fungos.___________________________________

  7. A utiliza??o de panela de ferro faz com que este metal migre para o alimento, proporcionando benef?cios para os vegetarianos, que t?m car?ncia desse nutriente. _______________________

  8. Produtos de alum?nio e a?o inoxid?vel contaminam os alimentos com elementos qu?micos. _____________________

  9. Alimentos crus s?o mais saud?veis e devem sempre ser priorizados. ____________________________

  10. N?o ? recomend?vel acender a churrasqueira com querosene, gasolina, ?lcool e t?ner, pois estas subst?ncias s?o absorvidas pelos alimentos que estiverem sobre a grelha._____________________________

  11. O consumo excessivo de churrasco pode levar ao desenvolvimento de c?ncer, pois a gordura da carne, ao respingar no carv?o quente, forma subst?ncias t?xicas, os hidrocarbonetos polic?clicos arom?ticos (HPA). __________________________

  12. O uso de grill el?trico com chapa inclinada diminui a gordura presente na carne. _________________________

  13. Repousar a comida sobre uma superf?cie de metal faz com ela descongele mais r?pido._____________________________

  14. Alimentos congelados s?o menos nutritivos que as vers?es frescas. _______________________

  15. Para a carne ficar mais macia, deve-se deix?-la descansando por algumas horas em marinadas. ____________________________

  16. Bater frutas, legumes e verduras no liquidificador n?o reduz a quantidade de nutrientes presentes nos alimentos. ______________________

  17. No preparo da salada, as folhas devem ser rasgadas, em vez de cortadas com faca, para aproveitar integralmente todos os nutrientes.____________________

  18. Ao cozinhar batata, vagem, br?colis, couve-flor ou qualquer outro alimento em ?gua quente, ? recomend?vel esperar a ?gua ferver antes de coloc?-los na panela. Isso reduz a perda de nutrientes. ______________________________

  19. Para as verduras e legumes, o m?todo de cozimento mais saud?vel e o que preserva maior quantidade de nutrientes ? o vapor. _________________

  20. Quando est?o desgastadas, as panelas antiaderentes liberam subst?ncias nocivas ao organismo. __________________

  21. Mamadeiras, garrafas de ?gua e acess?rios de pl?stico que contenham a subst?ncia bifesnol-A (BPA) est?o vetados, pois oferecem diversos riscos ? sa?de. __________________________

Ap?s responderem todos os itens, os alunos dever?o acessar, de seus computadores individuais ou compartilhados, a mat?ria Mitos e verdades sobre como preparar os alimentos. Dispon?vel em:  http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/09/12/dependendo-da-tecnica-e-dos-utensilios-utilizados-uma-refeicao-pode-trazer-tanto-beneficios-como-riscos-a-saude.htm. Acesso em: 13/08/2013. H? uma janela no meio do texto onde se encontra este teste e as respostas. Sugerimos que confiram em duplas para que possam comentar seus acertos e erros. Os alunos dever?o ler o texto completo de cada item, do 1 ao 21 e fazer o registro de acerto ou erro para cada um.

Os alunos dever?o levar este teste para casa para verificar os conhecimentos dos familiares a respeito dessas verdades e mitos. Cada aluno dever? aplicar o teste em, no m?nimo 3 pessoas.

Atividade 3 - Estudo de textos

Nos textos, a seguir, os alunos encontrar?o informa??es b?sicas sobre prepara??o dos alimentos, desde o que ? grelhar ou assar at? a influ?ncia dos utens?lios dom?sticos na prepara??o da comida.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar os textos/mat?rias diretamente no computador individual ou compartilhado. O professor dever? disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com os textos impressos, o professor dever? disponibilizar quest?es norteadoras da discuss?o dos mesmos.

O primeiro momento dever? ser de estudo individual; cada aluno dever? ler, silenciosamente, cada um dos textos e fazer registros orientados pelas quest?es para discuss?o.

Quest?es norteadoras para compreens?o e discuss?o dos textos.

  • Qual ? a rela??o entre  utens?lios e t?cnicas para o preparo dos alimentos e suas caracter?sticas ao ficar pronto para ser ingerido?

  • A variabilidade de t?cnicas de prepara??o dos alimentos influencia no processo evolutivo? Explique.

  • Quais aspectos devem ser considerados na hora de comprar um utens?lio para a cozinha (panelas, colheres, t?buas etc).

  • Explique as caracter?sticas dos v?rios m?todos de coc??o: cozimento em ?gua, cozimento em vapor; press?o, frituras; assados; grelhados e microondas.

  • Quais s?o os dois princ?pios ou cuidados b?sicos que se deve levar em conta ao preparar os alimentos?

  • Qual ? o papel do calor na prepara??o dos alimentos?

  • Qual ? o tipo de exposi??o adequada dos alimentos ao calor, para haver maior preserva??o dos nutrientes: carboidaratos; prote?nas; gorduras; vitaminas e sais minerais.

  • A prepara??o dos alimentos deve ter em conta dois princ?pios b?sicos. Quais s?o?

Texto 1- O modo de preparo do alimento pode trazer riscos ? sa?de; veja mitos e verdades da cozinha. Dispon?vel em: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/09/12/dependendo-da-tecnica-e-dos-utensilios-utilizados-uma-refeicao-pode-trazer-tanto-beneficios-como-riscos-a-saude.htm. Acesso em: 13/08/2013. O texto aborda as quest?es relacionadas aos utens?lios utilizados na prepara??o dos alimentos.

Texto 2 - Como Preparar a Comida? Dispon?vel em: http://emagrecendo.com.br/balanca-e-voce/a-balanca-e-voce/item/71-como-preparar-a-comida.html. Acesso em: 13/08/2013. Explica as diferentes maneiras de preparar os alimentos. Se a maestria de cozinhar fosse um jogo de tabuleiro no qual o vencedor do prato mais saud?vel seria aquele que fizesse boas escolhas na hora de cozinh?-los, qual seria sua primeira jogada? Fritura, cozimento em ?gua ou ao vapor? Estudos recentes sobre a estrutura dos alimentos mostram que existe um jeito ideal de fazer a comida para aproveitar ao m?ximo os nutrientes.

Texto 3 - Assim e assado. Dispon?vel em: http://super.abril.com.br/alimentacao/assim-assado-443898.shtml. Acesso em: 13/08/2013. O principal agente nesse processo f?sico-qu?mico ? o calor, que atua de formas diversas nos v?rios m?todos de coc??o - cozimento em ?gua, frituras, assados, grelhados e microondas - por Maria Emilia Kubrusly.

Texto 4 - Prepara??o dos alimentos. Dispon?vel em: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=85. Acesso  em: 13/08/2013.

Atividade 4 ? Discuss?o dos textos

A discuss?o dos textos dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

microondas

Imagem dispon?vel em: http://nadafragil.com.br/wp-content/uploads/microondas.jpg. Acesso em: 14/08/2013.

A prepara??o dos alimentos deve ter em conta dois princ?pios b?sicos: assegurar a sua higiene, prevenindo qualquer intoxica??o alimentar, e torn?-los mais diger?veis, aproveitando ao m?ximo os seus nutrientes. - See more at: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=85#sthash.ZqsBaKDN.dpufTexto 1 - Mitos e verdades sobre como preparar os alimentos. Dispon?vel em:  http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/09/12/dependendo-da-tecnica-e-dos-utensilios-utilizados-uma-refeicao-pode-trazer-tanto-beneficios-como-riscos-a-saude.htm. Acessado em 13/08/2013. O modo de preparo do alimento pode trazer riscos ? sa?de; veja mitos e verdades da cozinha. O texto aborda as quest?es relacionadas aos utens?lios utilizados na prepara??o dos alimentos, especilamente as panelas.

M?dulo 2 - Pesquisa com a fam?lia

Atividade 1 - Coleta de dados.

1 - Os alunos dever?o coletar dados sobre o conhecimento dos familiares a respeito das verdades e mitos sobre a prepara??o dos alimentos, aplicando, minimamente, a  tr?s pessoas o teste da Atividade 2 do M?dulo 1.  Juntar os seus dados com os dos familiares e tabul?-los, indicando para cada item (de 1 a 21) quantos acertos e erros.

2 - Realizar uma entrevista com pelo menos tr?s pessoas, seguindo o roteiro, a seguir. Os alunos poder?o acrescentar outros alimentos, conforme os h?bito alimentares das fam?lias.

O Professor dever? digitar este roteiro e disponibilizar uma c?pia para os alunos. A partir do modelo, eles dever?o fazer os registros em seus cadernos.

Entrevista:

Como voc? prepara os seguintes alimentos?

Marque com um "X" a op??o que corresponde ao modo como o alimento especificado em cada item ? normalmente preparado para as refei??es de sua fam?lia.

1-      Verduras e legumes (br?colis, cenoura, beterraba etc.) (a) Cozidos na ?gua; (b) Cozidos no vapor; (c) Grelhados; (d) Crus; (e) Assados; (f)  Fritos.

2-      Carnes vermelhas. (a) Cozidos na ?gua; (b) Cozidos no vapor; (c) Grelhados; (d) Crus; (e) Assados; (f)  Fritos.

3-      Aves - (frango). (a) Cozidos na ?gua; (b) Cozidos no vapor; (c) Grelhados; (d) Crus; (e) Assados; (f)  Fritos.

4-      Peixes. (a) Cozidos na ?gua; (b) Cozidos no vapor; (c) Grelhados; (d) Crus; (e) Assados; (f)  Fritos.

5-      Quibes. (a) Cozidos na ?gua; (b) Cozidos no vapor; (c) Grelhados; (d) Crus; (e) Assados; (f)  Fritos.

6-     Alho. (a) Cozidos na ?gua; (b) Cozidos no vapor; (c) Grelhados; (d) Crus; (e) Assados; (f)  Fritos.

Atividade 2 - Tabula??o dos dados

Para a tabula??o dos dados, os alunos dever?o ser organizados em grupos de seis elementos. Cada grupo dever? fazer um levantamento: i)  do n?mero de acertos e erros para cada um dos 21 itens da pesquisa (teste) a respeito das verdades e mitos sobre o preparo deos alimentos; ii) da entrevista sobre como preparam os alimentos em sua rotina.

Ap?s esta tabula??o, gr?ficos que apresentem esses dados dever?o ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualiza??o dos resultados de suas pesquisas.

Possibilidade de interdisciplinaridade

A constru??o de gr?ficos poder? ser realizada  de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poder?o faz?-los em uma aula de matem?tica e/ou de laborat?rio de inform?tica, ap?s estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

Atividade 3 ? Apresenta??o e discuss?o dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os gr?ficos, o momento ? de socializa??o. Cada grupo apresentar? os resultados de sua pesquisa para a turma; discutir? os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que j? foi estudado o momento. Para finalizar esta atividade, o professor dever? solicitar aos alunos que registrem os resultados das pesquisas e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as  conclus?es  a respeito da atividade desenvolvida.

Atividade 4 - Textos para subs?dio te?rico da an?lise dos dados

A fim de ampliar os conhecimentos e oferecer subs?dios para a an?lise dos dados da pesquisa que vem sendo realizada pelos alunos, sugerimos a leitura dos textos abaixo especificados.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente os v?deos em seu computador para apresent?-los aos alunos, por meio de proje??o, utilizando o aparelho  data show ou ainda disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

A leitura dever? ser realizada em grupos de tr?s alunos que, de posse dos dados da pesquisa de seu grupo anterior, v?o registrando informa??es, tendo os dados coletados como refer?ncia, a respeito das pr?ticas mais adequadas ou inadequadas no momento de preparar os alimentos.

Texto 1- Verduras e legumes Saiba o que voc? est? ganhando ou perdendo.  Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/141009/verduras-legumes-p-146.shtml. Acesso em: 13/08/2013.

Texto 2- Compare os quibes cru, assado e frito. Dispon?vel em: http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/compare-quibe-cru-assado-frito.shtml. Acesso em: 13/08/2013.

Texto 3- Conhe?a o preparo ideal para cada tipo de peixe. Dispon?vel em: http://www.hagah.com.br/especial/pr/pascoa-pr/19,1313,3699452,Conheca-o-preparo-ideal-para-cada-tipo-de-peixe.html. Acesso em: 13/08/2013.

Texto 4- O que ? que a BATATA tem? Dispon?vel em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0278/nutricao/conteudo_179319.shtml. Acesso em: 13/08/2013.

Texto 5- CARNE VERMELHA: PREPARO SAUD?VEL. Dispon?vel em:  http://vilamulher.terra.com.br/carne-vermelha-preparo-saudavel-11-1-70-609.html. Acesso em: 13/08/2013.

Texto 6- Alho pode ser muito bom. Ou muito ruim. Depende de como for tratado. Dispon?vel em:  http://www.sucessolondrina.com.br/em-pauta/alho-pode-ser-muito-bom-ou-muito-ruim-depende-de-como-tratado. Acesso  em: 13/08/2013.

Texto 7- O jeito certo de cozinhar. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_279873.shtml. Acesso em: 13/08/2013.

Atividade 5-  Conclus?es parciais sobre a pesquisa

Terminada a Atividade 4, os grupos de seis alunos das Atividades 2 e 3 dever?o se reunir novamente e, de posse das an?lises parciais dos dados feitas pelos trios, elaborarem as conclus?es parciais sobre as maneiras de preparar os alimentos nas diferentes fam?lias. Essas discuss?es e conclus?es dever?o ser digitadas e enviadas para o professor, por e-mail, para avalia??o.

panela

Imagem dispon?vel em: http://www.cachorroverde.com.br/images/goodfood.jpg. Acesso em: 13/08/2013.

M?dulo 3 - Avaliando diferentes pontos de vista

Atividade 1- Leitura de textos e registros

Propomos a leitura e discuss?o dos textos especificados abaixo para fornecer mais elementos te?ricos para reflex?o e forma??o de opini?o dos alunos a respeito dos diferentes modos de preparar os alimentos.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acess?-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? salvar previamente o texto em seu computador e apresent?-los aos alunos por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Os textos trazem a mesma tem?tica e o objetivo desta leitura ? identificar os aspectos, informa??es ou mesmo opini?es comuns e os divergentes. Sendo asim, al?m do conhecimento, os textos possibilitam uma discuss?o sobre as diverg?ncias de pontos de vista em rela??o aos processos mais saud?veis de prepara??o dos alimentos .

O primeiro momento dever? ser de estudo individual: cada aluno dever? ler, silenciosamente, todos os textos. Ap?s essa primeira leitura geral, o professor dever? organizar os alunos em grupos de tr?s pessoas para a discuss?o e registros a respeito de aspectos a serem destacados sobre os diferentes processos de prepara??o dos alimentos de maneira mais saud?vel nos quatro textos.

Texto 1 - Como preparar alimentos para aproveitar ao m?ximo seus nutrientes Fritar, grelhar ou cozinhar no vapor? Veja as dicas! Dispon?vel em:

http://revistashape.uol.com.br/component/content/2072/materia/como-preparar-alimentos-para-aproveitar-ao-maximo-seus-nutrientes. Acesso em: 13/08/2013.

Texto 2 - Assado, cozido, grelhado, frito, refogado ou cru? Dispon?vel em: http://www.bbel.com.br/qualidade-de-vida/post/assado-cozido-grelhado-frito-refogado-ou-cru.aspx. Acesso em: 13/08/2013.

Text 3 - Assado, cozido, grelhado ou refogado: qual a forma de preparo mais saud?vel? Dispon?vel em: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/saude/assado-cozido-grelhado-frito-refogado-ou-cru/ . Acesso em: 13/08/2013.

Texto 4 - Cozido, frito ou assado: cada forma de preparar o alimento tem pr?s e contras, reconhe?a Saiba como driblar o ressecamento da carne assada e a perda de nutrientes no cozimento. Dispon?vel em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/3057-cozido44-frito-ou-assado-cada-forma-de-preparar-o-alimento-tem-pros-e-contras44-reconheca. Acesso em: 13/08/2013.

Ap?s lerem os quatro textos, os alunos dever?o destacar e registrar:

1- Aspectos comuns e divergentes nos quatro textos.

2- Vantagens e desvantagens de cada modo de preparo.

3- Preparo ideal para cada tipo de alimento.

Para tornar a visualiza??o mais f?cil, sugerimos que expressem os registros feitos por meio de uma tabela, como a sugerida a seguir.

Tabela 1

Modo de preparo

Aspectos positivos

Aspectos negativos

Alimento

Fritura

?

?

?

Coc??o vapor

?

?

?

Coc??o com ?gua

?

?

?

Grelhado

?

?

?

Assado

?

?

?

Cru

?

?

?

?

Atvidade 2 - Socializa??o e discuss?o

Terminados as an?lises dos textos e os registros, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es, trazendo-os para a discuss?o no grupo maior. Esta discuss?o dever? acontecer, tendo como ponto de partida os itens e a Tabela 1, propostos pelo professor para os grupos pequenos. Cada grupo de alunos dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo maior, os alunos poder?o reformular suas respostas.

Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

fritadeira eletrica

Imagem dispon?vel em: http://www.extra-imagens.com.br/html/conteudo-produto/73/1743126/imagens/fritadeira-mondial-air-fryer-22.jpg. Acesso em: 13/08/2013.

M?dulo 4 - Pesquisas na internet e socializa??o em forma de semin?rios

Atividade 1- Pesquisas na internet

Tendo como refer?ncia as informa??es j? apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementa??o e amplia??o dos conhecimentos sobre o tema, o professor dever? orientar os alunos para que fa?am pesquisas na internet.

Abaixo, sugerimos t?picos e endere?os para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos dever?o ser orientados a buscar refer?ncias para acesso nos s?tios de busca, como o Google.

  • Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica. 

Sugerimos seis temas. O professor dever? dividir a turma em seis grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo aprofunde mais o estudo de um item.

Temas e fontes

TEMA 1 - Frituras

Como diminuir as frituras. Parece uma miss?o imposs?vel, mas n?o ?! Com algumas mudan?as em sua alimenta??o, voc? conseguir? reduzir a ingest?o de gordura. Dispon?vel em: http://www.dietaesaude.com.br/temas/alimentacao/15253-como-diminuir-as-frituras. Acesso em: 13/08/2013.

Frituras como e quando comer? Dispon?vel  em: http://ederevivas.blogspot.com.br/2013/04/frituras-como-e-quando-comer.html. Acesso em: 13/08/2013.

Batata na dieta. Dispon?vel em:http://maisequilibrio.terra.com.br/batata-na-dieta-2-1-1-662.html. Acesso em: 13/08/2013.

TEMA 2 - Riscos no preparo de frituras

Qualidade do ?leo, temperatura e formato de recipientes podem gerar produtos prejudiciais ? sa?de.  Dispon?vel em: http://www.unesp.br/aci/jornal/224/frituras.php . Acesso em; 13/08/2013.

De olho na fritura. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_247957.shtml. Acesso em; 13/08/2013. Confesse: past?is, batata e afins ficam uma del?cia preparados desse jeito e podem fazer parte do card?pio de vez em quando. Mas com ?leo reaproveitado jamais!

TEMA 3- Como preparar alimentos saud?veis

APRENDENDO A PREPARAR ALIMENTOS MAIS SAUD?VEIS COM MENOS ?LEO. Dispon?vel em: http://www.walterminicucci.com.br/nutricao-2/alimentacao-alimentos/32-mais-saudavel-com-menos-oleo. Acesso em: 13/08/2013.

Saiba como preservar os nutrientes dos alimentos. Dispon?vel em: http://maisequilibrio.terra.com.br/saiba-como-preservar-os-nutrientes-dos-alimentos-2-1-1-258.html. Acesso em: 13/08/2013..

Como aproveitar melhor as vitaminas presentes nos alimentos? Dispon?vel em: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/corpo-saudavel/saude/como-aproveitar-melhor-as-vitaminas-presentes-nos-alimentos/ . Acesso em: 13/08/2013.

TEMA 4- Cozimento a vapor

COZIMENTO A VAPOR. Dispon?vel em: http://fernandamaciel-nutricionista.blogspot.com.br/2009/05/cozimento-vapor.html. Acesso em: 13/08/2013.

Cozimento a vapor ? a melhor maneira de preservar os nutrientes dos alimentos. Dispon?vel em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2010/10/cozimento-a-vapor-e-a-melhor-maneira-de-preservar-os-nutrientes-dos-alimentos-3070980.html. Acesso em: 13/08/2013.

Prefira o cozimento dos legumes ao vapor! Dispon?vel em: http://www.flaviapalombini.com.br/dicas.asp?codigo=2. Acesso em: 13/08/2013.

Cozimento a vapor preserva mais os nutrientes Saiba como aproveitar ao m?ximo e garantir pele e corpo saud?veis. Dispon?vel em: http://vivabem.band.uol.com.br/saude/noticia/?id=100000531375. Acesso em: 13/08/2013.

TEMA 5 ? Dicas para o preparo dos alimentos

Dicas - Preparo doa alimentos. Dispon?vel em: http://www.segurancaalimentar.ufrgs.br/consumidor_dicas10.htm . Acesso em: 13/08/2013.

Dicas - Preparo de Alimentos ? Caf?. Dispon?vel em: http://www.segurancaalimentar.ufrgs.br/consumidor_dicas10_cafe.htm . Acesso em: 13/08/2013.

3 ideias para colher sa?de.   Nunca as pessoas se preocuparam tanto em comer direito - e n?o apenas para perder ou manter o peso. Agora os ventos sopram a favor da busca por uma comida natural, que reforce a imunidade e ainda ajude a salvar o planeta. Afinal, se vamos viver mais, como prev? a ci?ncia, que a nossa longa jornada seja melhor e saborosa. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/alimentacao-alimento-alimento-organico-refeicao-saude-592480.shtml?func=2. Acesso em: 13/08/2013.

Aposte no vapor. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/preparacao-alimentos-mais-saudavel-bonsfluidos-624224.shtml. Acesso em: 13/08/2013.

TEMA 6 ? Preparo dos alimentos em casa e na escola

J? existem v?rias normas regulamentando o que as cantinas podem vender, mas falar da import?ncia da alimenta??o saud?vel ? papel da escola. Dispon?vel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/educacao-alimentar-hora-recreio-normas-regulamentando-cantinas-vender-568645.shtml?func=2. Acesso em: 13/08/2013. Educa??o alimentar na hora do recreio.

O teste da comida saud?vel. Dispon?vel em:  http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/teste-comida-saudavel-guru-michael-pollan-veja-611169.shtml?func=2 . Acesso em: 13/08/2013. ? poss?vel evitar produtos excessivamente industrializados? VEJA submeteu as regras criadas por Michael Pollan, o guru americano do bem comer - defensor xiita de h?bitos do passado -, ?s exig?ncias do cotidiano

Prepare sua comida de forma saud?vel. Dispon?vel em: http://maisequilibrio.terra.com.br/prepare-sua-comida-de-forma-saudavel-2-1-1-480.html. Acesso em: 13/08/2013.

Atividade 2 - Montagem de apresenta??es do conte?do da pesquisa

Cada grupo de alunos dever? montar uma apresenta??o do conte?do estudado na atividade de pesquisa. Para isso, cada grupo dever? utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inser??o de texto e imagens.

As apresenta??es dever?o ser salvas em pendrives que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.

Atividade 3 - Semin?rios - Socializa??o do conte?do pesquisado

Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para que cada grupo as socialize. Propomos uma organiza??o no formato de um semin?rio, em que cada grupo tem seu tempo de exposi??o, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.

vapor

Imagem dispon?vel em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQi0o5iNI30aByE5pioy0OcSLtTmaubMXpUpWiLWHjZy3YVM0VUjA. Acesso em: 14/08/2013.

M?dulo 5 - Relat?rios

Atividade 1- Elabora??o de relat?rios

Ap?s a discuss?o e considera??es,  propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relat?rio, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discuss?o dos dados e as conclus?es parciais dever?o ser  retomadas, neste momento.

O termo relat?rio, neste caso, ? utilizado para descrever uma narra??o do que se passou, do que foi observado e as conclus?es da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relat?rio de pesquisa ? preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados j? sejam conhecidos. O percurso do relat?rio de pesquisa ? dado pelos fatos observados, durante a realiza??o da pesquisa, e pelos  resultados por ela alcan?ados.

Propomos nesta atividade a elabora??o de um relat?rio, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor dever? fornecer aos alunos as seguintes instru??es:

1?) A p?gina inicial do relat?rio dever? apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o t?tulo da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2?) Introdu??o: esta se??o do relat?rio ? justamente o espa?o em que se faz uma recapitula??o do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, dever? ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor dever? orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdu??o. 

3?) Material e M?todos (Metodologia): o professor  dever? orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narra??o, em que se apresentar?, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realiza??o da pesquisa: forma??o das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; levantamento, tabula??o e an?lise dos dados, resolu??o de quest?es de estudo/pesquisa, debates.

4?) Resultados e Discuss?o: dever?o aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos, especialmente aqueles das atividades do M?dulo 2.

5?) Conclus?o: o professor dever? solicitar aos alunos que, neste ponto do relat?rio, apresentem a que conclus?o chegaram ao final de toda a pesquisa realizada.  O professor dever? orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Ser? preciso incluir no relat?rio a confiss?o das restri??es operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execu??o da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclus?es.

6?) Refer?ncias Bibliogr?ficas: Neste item, dever?o ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (t?tulo do texto/autor/endere?o eletr?nico/data de acesso).  Para mais informa??es acerca da normatiza??o de refer?ncias bibliogr?ficas, o professor poder? consultar o seguinte endere?o eletr?nico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 . Acesso em: 13/07/2013.

churrasco

Imagem dispon?vel em: http://blog.cronicanet.com.br/wp-content/uploads/2009/07/churrasco.jpg. Acesso em: 14/08/2013.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas. 

Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: i) as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros da pesquisa na internet e das quest?es para discuss?o com respostas; ii) a coleta de dados, os gr?ficos e a discuss?o dos dados; iii) os textos produzidos; iv) o relat?rio final, produzido no M?dulo 5.