Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos fazer uma pintura com tinta?

Autor e Co-autor(es)

R?bia Vanessa Vicente Dem?trio imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a sensibilidade em rela??o a diferentes texturas;

Trabalhar em pequenos grupos;

Expressar sentimentos e emo??es por meio da pintura, utilizando diferentes combina??es de cores;

Nomear e identificar as cores utilizadas no plano;

Duração das atividades

Cada momento ? planejado para durar aproximadamente 20 minutos, dependendo da concentra??o das crian?as no momento da realiza??o das propostas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula ? indicada para crian?as de 1 a 2 anos de idade. Para a efetiva??o deste plano ? necess?rio a articula??o entre dois profissionais, professor e auxiliar.

Espa?o: A organiza??o do espa?o ? fundamental para os momentos de cria??o art?stica, a forma como dispomos os objetos e a quantidade de material auxiliam no bom andamento da aula. Diante disto, ? importante que o professor organize esses espa?os com anteced?ncia e reflita sobre sugest?es indicadas no plano, bem como, realize a proposta em pequenos grupos para garantir a qualidade nas media??es.

O trabalho em pequenos grupos ? importante porque permite ao professor realizar a media??o com qualidade, dedicando tempo e aten??o necess?ria a cada grupo de crian?as. Neste sentido, na sala de refer?ncia o professor deve organizar dois espa?os, um espa?o no qual ocorrer? a atividade com tinta e outro, pr?ximo, em que disponibilizar? brinquedos que chamem aten??o das crian?as. Os adultos devem se dividir nos subgrupos, enquanto o professor medeia ? rela??o de algumas crian?as com a tinta, o auxiliar interage com as outras crian?as com os objetos disponibilizados, depois os grupos trocam de atividade de forma que todos interajam com tinta e brinquedos.

Estratégias e recursos da aula

1? Momento: Experimentando a nova textura.

Materiais necess?rios: Tinta caseira indicada no plano ,  3 metros de papel pardo ou craft e um espa?o com brinquedos.

            Esse momento de inicia??o a experimenta??o art?stica ? muito importante para as crian?as pequenas, nas experimenta??es que observamos as sensa??es s?o muitas, uma mistura de entusiasmo com receio. Para isso, o professor deve organizar os espa?os com anteced?ncia, buscando estruturar um espa?o com brinquedos que chamem a aten??o das crian?as e um segundo espa?o, com o papel pardo no ch?o e as crian?as com roupas simples que possibilitem a explora??o do material. ? interessante avisar as fam?lias sobre a proposta, e solicitar com anteced?ncia uma roupa para esse momento, j? que em nossa experi?ncia observamos que as crian?as pintam o papel, partes de seu corpo e experimentam o sabor da tinta. ? fundamental compreender que esse momento tem este objetivo, de possibilitar o manuseio livremente da tinta, a percep??o da textura e o deleite provocado pela mistura de cores, por isso sugerimos uma tinta caseira, para que as crian?as que n?o resistirem e colocarem a tinta na boca, n?o tenham quaisquer problemas.

            Ap?s organizar o espa?o o professor deve convidar algumas crian?as para experimentarem a tinta j? preparada anteriormente, ajudando-as a se vestirem para a pintura. Cada crian?a deve ter a sua disposi??o um pote pequeno com cada cor preparada. O professor deve tocar na tinta junto com as crian?as e mostrar a elas como se pinta com as m?os, despejando a tinta sobre as m?os e espalhando sobre o papel. Durante o desenrolar da proposta o di?logo com o grupo deve ser constante, nomeando as cores, sentimentos e sensa??es que as crian?as demonstram nesse momento.

Tinta Caseira

Imagem dispon?vel em: http://aprenderecia.blogspot.com.br/2009/01/tinta-caseira.html

Acessado em: 10/08/2013

Receita de tinta caseira de maisena ? Material necess?rio: amido de milho (Maizena) e ?gua.

Misture 4 colheres de amido de milho, tr?s colheres de ?gua e mexa em uma x?cara com ?gua fervendo. Quando a mistura esfriar, acrescente corante para alimentos e coloque na geladeira. A tinta caseira pode ser utilizada em superf?cies secas ou ?midas.

Receita dispon?vel em:

http://ensineseubebe.blogspot.com.br/2010/05/3-receitas-de-tinta-comestivel-para-o.html

2? Momento: Pintando na parede.

Materiais necess?rios: Tinta caseira utilizada no dia anterior, papel branco (cartolina ou papel duplex), presos ? parede da institui??o, roupas adequadas para pintura.

            No segundo dia de proposi??o o professor dever? organizar um espa?o para pintura no parque ou em espa?o em que as crian?as possam observar a natureza e outras crian?as brincando. A proposta deve ser realizada em pequenos grupos como a anterior. Ao convidar as crian?as para a pintura o professor deve perceber o que elas j? aprenderam, relacionando essa experi?ncia com a anterior. Ao convid?-las para manusear a tinta o professor deve explicar ?s crian?as que o papel ? diferente do dia anterior e convid?-las para tocar no papel, percebendo a textura e a cor, bem como, a posi??o do papel na parede. ? importante compreender que pintar em p?, com um papel sobre a parede, possibilita outra rela??o com a tinta e com o momento de pintura.

Pintura na parede

Imagem Dispon?vel em: http://anotacoesparasaber.blogspot.com.br/2010/10/tinta-caseira-para-as-criancas-pintarem.html

Acesso em: 10/08/2013

3? Momento: Utilizando diversos pinc?is.

Materiais necess?rios: Tinta guache, pinc?is com diversos tamanhos, aventais para pintura, folhas A3.

            Neste ?ltimo momento as crian?as ter?o contato com a tinta guache e pinc?is de diferentes tamanhos. Como nos momentos anteriores, o espa?o deve ser organizado com aten??o aos pequenos detalhes e as possibilidades de experimenta??o e participa??o do grupo nesta proposi??o. Para isso, as crian?as ser?o convidadas, em pequenos grupos, a pintarem com tinta guache e utilizarem os pinc?is, experimentando a textura e diferen?a entre as marcas deixadas por cada pincel utilizado. O professor deve atuar como parceiro, pintando junto com as crian?as e estimulando aqueles que se mostram mais t?midos diante da experi?ncia. O di?logo entre professor e crian?as, bem como, entre as pr?prias crian?as ? fundamental para que o grupo comesse a atribuir sentido e significado a suas produ??es.

Experimentando o pincel.

Acervo Institucional ? NDI/2013

Fotografia: R?bia Dem?trio

Recursos Complementares

Avaliação

O processo de avalia??o ser? realizado diariamente, por meio das observa??es e registros realizados no cotidiano. Procurando perceber de que forma as propostas idealizadas est?o contemplando ?s crian?as e como as propostas est?o auxiliando na amplia??o de seus repert?rios, promovendo momentos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste sentido, ? importante observar como as crian?as se relacionam com o material proposto, bem como, de que forma a continuidade e diversifica??o desta experi?ncia possibilita a familiaridade com o material.