Dal?nea Cristina Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Expressar seus sentimentos, pensamentos e emo??es por meio do desenho e da cria??o art?stica.
Elaborar brincadeiras com base nos materiais disponibilizados no espa?o.
Trabalhar em grupo na organiza??o dos espa?os da sala.
Conhecer e identificar obras de arte de pintores conhecidos no Brasil e no mundo.
Esta aula ? indicada para organiza??o da sala de refer?ncia de crian?as de 3 a 4 anos de idade. Para a efetiva??o deste plano ? necess?rio a articula??o entre dois profissionais, professor e auxiliar.
1? Momento: Um espa?o para se expressar artisticamente.
Materiais necess?rios: Uma mesa e cadeiras, l?pis de cor, tesoura sem ponta, cola, revistas para recorte, canetas hidrocor, giz de cera, pap?is de diversas cores e tamanhos, potes pequenos com tinta, um pode com ?gua.
Desenhar, pintar, recortar e colorir s?o atividades que fazem parte do cotidiano das crian?as na educa??o infantil, contudo, percebemos que dificilmente os materiais para estas atividades est?o dispon?veis ?s crian?as. ? neste sentido que sugerimos a cria??o de espa?o na sala de refer?ncia, em que estes materiais estejam dispon?veis para as crian?as. Para isso, o professor deve escolher um espa?o da sala e ocup?-lo com uma mesa e cadeiras, pr?ximo a este espa?o o professor deve colocar um arm?rio que as crian?as tenham acesso r?pido e ali organizar alguns materiais para desenho, recorte e pintura, tais materiais devem ser escolhidos com cautela, procurando favorecer a autonomia das crian?as, mas tamb?m sua seguran?a.
A intera??o das crian?as com esse espa?o deve ser mediada pelos adultos, que ao auxili?-las na utiliza??o dos materiais estar?o ensinando-lhes a forma correta de uso de cada material e o cuidado que devem ter no manuseio destes, procurando evitar o desperd?cio, bem como, a import?ncia de deixar o espa?o organizado ap?s utiliz?-lo. Observamos que no in?cio a euforia das crian?as com este espa?o ? grande, mas na medida em que compreendem a din?mica de organiza??o e come?am a familiarizar-se com o espa?o e os materiais, o grupo come?a a utiliz?-lo com mais cautela, por isso a interven??o do professor neste momento de apresenta??o do espa?o ? importante, para que juntos, adultos e crian?as, elaborem combinados acerca de sua utiliza??o e manuten??o.
Espa?o para pintura.
Imagem dispon?vel em: http://modelosdemonografias.com.br/monografias/educacao/infantil/
Acesso em: 10/08/2013
2? Momento: Um lugar para brincar.
Materiais necess?rios: fantasias, brinquedos que possibilitem a brincadeira de casinha, tais como: panelinhas, fog?o, talheres, potes e materiais reciclados (caixas de leite, pote de Nescau, potes de manteiga, etc.)
O brincar est? presente no grupo todos os dias, isso porque compreendemos que o brincar e principalmente a brincadeira de pap?is sociais ? fundamental para a aprendizagem o desenvolvimento das crian?as, j? que o brincar ? a atividade principal da crian?a, pois brincando a crian?a se apropria de modos de agir e de se relacionar com os outros, com os objetos e consigo mesma, mediado por signos culturais, desenvolvendo com isso os processos psicol?gicos superiores. (VYGOTSKI, 1987. apud. CARVALHO E QUINTEIRO, 2010).
Nesta perspectiva, o professor dever? organizar espa?os que possibilitem a cria??o e o desenvolvimento destas brincadeiras. Os espa?os organizados em pequenos cantos com materiais diversificados tem como objetivo ampliar o repert?rio das crian?as sobre os pap?is sociais presentes em nossa sociedade, bem como, vislumbrar as possibilidades de represent?-los. Para isso, o professor deve reunir alguns materiais em parceria com as fam?lias, tais como, materiais reciclados, utens?lios dom?sticos em desuso (panelas, talheres, potes de diversos tamanhos), bem como, se poss?vel, com o aux?lio das fam?lias, construir alguns mobili?rios confeccionados com papietagem de caixas (ver recursos complementares), que constituir?o o espa?o da casinha.
Espa?o para brincadeira
Arquivo Institucional ? NDI/UFSC ? 2013
Fotografia:R?bia Dem?trio
3? Momento: Um lugar para ficar s?.
Materiais necess?rios: Len??is e barbante.
A organiza??o de um espa?o em que as crian?as possam se esconder ou ficar sozinhas quando considerarem necess?rio ? importante e muito convidativo para elas, esse espa?o pode ser confeccionado com alguns tecidos e barbantes que amarrados em pontos estrat?gicos da sala d?o essa sensa??o de privacidade (ver imagens ilustrativas), para diversificar esse espa?o pode-se disponibilizar, diariamente ou semanalmente, diferentes materiais, tais como: pista de carrinhos, livros, jogos e bonecas. Os tecidos para constru??o deste espa?o podem ser solicitados as pr?prias fam?lias, que muitas vezes possuem len??is ou cangas em desuso e que podem auxiliar na estrutura??o dos espa?os e serem utilizados nas mais variadas brincadeiras.
Espa?o para se esconder
Arquivo Institucional ? NDI/UFSC ? 2013
Fotografia: R?bia Dem?trio
?
4? Momento: As imagens que povoam as paredes da sala.
Materiais necess?rios: Imagens de obras de arte e papel contact.
Com o intuito de ampliar o repert?rio de imagens do grupo, bem como, promover o acesso ao conhecimento art?stico e cultural, sugerimos ao professor que selecione algumas imagens de obras de arte para povoar os espa?os da sala de refer?ncia, sugerimos os artistas Romero Brito, Tarsila do Amaral, Luciano Martins e Candido Portinari. A sele??o das imagens pode ser realizada com as crian?as, bem como, a escolha dos espa?os que elas v?o ocupar na sala de refer?ncia.
A utiliza??o de imagens de obras de arte como parte da decora??o do ambiente amplia o repert?rio imag?tico das crian?as e possibilita a inser??o neste mundo da produ??o e cria??o art?stica. No momento da impress?o das imagens das obras, ? importante que as mesmas tenham o nome do artista, a ?poca que a obra foi produzida e o local onde o artista vivia. Com o passar do tempo, essas imagens devem ser substitu?das, realizando uma nova sele??o com o aux?lio das crian?as e de suas fam?lias.
Intera??o com as obras de arte
Arquivo Institucional ? NDI/UFSC ? 2013
Fotografia: Saskya Bodenmuller
Aulas com tem?ticas semelhantes:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41181
Artigo sobre a tem?tica:
Blog sobre espa?o da educa??o infantil:
http://pedagogiacomainfancia.blogspot.com.br/2011/04/organizacao-do-espaco-na-educacao.html
Exemplo de mobili?rio com material reciclado.
http://1.bp.blogspot.com/-j1R_bmiz2o8/UA8MVrtUhkI/AAAAAAAADaM/ZJwxuvtLavo/s1600/DSC04321.JPG
O professor deve observar e registrar como o grupo interage com os diferentes espa?os propostos e de que forma a organiza??o dos espa?os alterou a rela??es estabelecidas entre as crian?as do grupo. ? importante perceber se o espa?o amplia as possibilidades de brincadeira, diversificando os repert?rios de pap?is a serem vivenciados, e se os materiais e imagens disponibilizados no espa?o auxiliam no processo de imagina??o e cria??o das crian?as.