Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Tempo cronol?gico |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
? Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
? Compreender as caracter?sticas do g?nero em estudo, bem como as principais ideias;
? Localizar informa??es no texto;
? Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
? Reconhecer os g?neros textuais: texto instrucional e m?sica;
? Identificar rimas na m?sica
? Reconhecer diferentes instrumentos para medir o tempo;
? Identificar hora e meia hora;
? Identificar horas exatas no rel?gio digital e anal?gico;
? Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
? Fazer os registros nos cadernos.
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita de diferentes g?neros textuais; identifica??o dos n?meros, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que sejam capazes de identificar os g?neros textuais e lerem as horas. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
S?tio: ?E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 08 de ago. 2013.
S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 08 de ago. 2013. e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
?
Professor, inicie sua aula propondo aos alunos que ou?am a m?sica ou assistam ao v?deo: ?Dan?a das caveiras?. Aproveite este momento para brincar com os movimentos que a m?sica cita. Imitando as caveiras, eles v?o fixando conceitos como a no??o de horas.
Professor voc? poder? apresent?-la utilizando DVD, data show ou caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.
?
Fonte: S?tio: ?Youtube. Xuxa ? Tumbalacatumba?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=_lr9B5nBUJg>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
?
Professor, distribua aos alunos c?pias da m?sica para que tenham como registro no caderno de Matem?tica.
?
Tumbalacatumba |
|
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate a uma,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as duas,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as tr?s,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as quatro,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as cinco,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as seis, ? |
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as sete,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as oito,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as nove,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as dez,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as onze,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as doze,
Tumbalacatumba tumba ta, |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Professor, fa?a a interpreta??o oral da m?sica, Pergunte aos alunos o que eles observaram na m?sica. Os alunos dever?o possivelmente responder que fala do tempo e do rel?gio. Ap?s os coment?rios dos alunos aproveite para fazer uma explana??o sobre o conte?do que ser? trabalhado em sala de aula, neste caso o rel?gio no nosso dia a dia.
Professor, ap?s cantar e brincar com os alunos a m?sica ?A dan?a das caveiras?, divida a turma em duplas e proponha que eles reescrevam a m?sica criando outras rimas. Esta atividade ser? registrada no caderno de Matem?tica.
Hoje dan?amos e cantamos com a m?sica ?A dan?a das caveiras?, voc?s observaram que haviam rimas (palavras terminadas com o mesmo som). Junto com seu colega, sejam criativos e criem outras rimas para a m?sica.
?
Tumbalacatumba |
|
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate a uma,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as duas,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as tr?s,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as quatro,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as cinco,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as seis,
Tumbalacatumba tumba ta, ? |
Quando o rel?gio bate as sete,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as oito,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as nove,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as dez,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as onze,
Tumbalacatumba tumba ta,
Quando o rel?gio bate as doze,
Tumbalacatumba tumba ta, ? |
Professor, ap?s as duplas terem produzido as rimas para a m?sica fa?a um momento de socializa??o, convide-os para sentarem na rodinha e cada dupla dever? apresentar sua produ??o para os outros colegas.
Professor, pe?a para que os alunos pesquisem sobre o rel?gio e tragam na pr?xima aula para socializarem com a turma e assim iniciarem as atividades sobre o tema pesquisado.
?
Atividade de Casa Junto com seus familiares, pesquise sobre o rel?gio: De onde veio? Quando foi criado? Quais tipos de rel?gios j? existiram? Traga na pr?xima aula em uma folha de papel separada para apresentar aos seus colegas e fazermos uma exposi??o das pesquisas da turma no mural da escola. |
?
2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a aula anterior convidando os alunos a sentarem em c?rculo e participarem das apresenta??es das pesquisas feitas em casa por eles sobre o rel?gio. Depois que os alunos apresentarem suas pesquisas, monte um mural para ser exposto na escola para a comunidade escolar apreciar o trabalho desenvolvido pela sua turma.
Professor, converse com seus alunos sobre as curiosidades do rel?gio, apresente a eles atrav?s de imagens os outros tipos de rel?gios que j? existiram at? chegar ? nossa atualidade. Utilize um projetor multim?dia para explorar as imagens a seguir:
?
Medir o tempo sempre foi uma necessidade do homem. Ao longo da hist?ria, foram inventados diversos aparelhos para medi-lo. Abaixo temos modelos de rel?gios que foram utilizados antigamente e um que ainda utilizamos nos dias atuais.
Fonte: DANTAS, Sergio. et al. A escola ? nossa. Matem?tica. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2003. p. 140. (Cole??o: A escola ? nossa.).
?
Atualmente usamos tamb?m rel?gios de ponteiros (anal?gicos) e digitais para medir o tempo.
Fonte: S?tio: ?Artnolapis. Rel?gios para colorir?. Dispon?vel em: <http://artnolapis.wordpress.com/category/relogios/>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
?
Professor, explique para seus alunos sobre o uso do rel?gio no nosso dia a dia. Questione-os se sabem fazer a leitura das horas, se em casa h? muitos rel?gios e se a fam?lia tem costume de usar no seu dia a dia. Aproveite este momento para que os alunos possam falar sobre suas viv?ncias.
Professor, registre na lousa ou caso a escola disponibilize c?pias, distribua para os alunos com a explica??o sobre o uso do rel?gio. ? importante que leve para a sala de aula um rel?gio de parede para ensinar aos alunos que n?o sabem fazer a leitura das horas, de prefer?ncia o rel?gio com ponteiros, pois ? o que os alunos costumam ter mais dificuldade em ler.
?
Usamos o rel?gio para medir o tempo. O rel?gio indica as horas e minutos. Nos rel?gios de ponteiros, o ponteiro pequeno marca as horas, o ponteiro grande marca os minutos.
Exemplo: O ponteiro grande apontado para o 12, ele marca minuto.
O ponteiro pequeno apontado para o 1 ele marca horas.
Quando o ponteiro grande aponta para o 12, as horas s?o exatas.
O 12, nesse caso, marca ?zero? minutos.
Ent?o o rel?gio est? marcando 1 hora.
Fonte: S?tio: ?Caixa financiamento. Como calcular??. Dispon?vel em: <http://caixafinanciamento.com/dinheiro/como-calcular-adicional-noturno.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
?
O dia ? dividido em 24 horas, por isso o rel?gio ? dividido em 12 horas. Ao longo de um dia, os ponteiros do rel?gio fazem duas voltas completas.
Por que o rel?gio tem 12 horas e n?o 24 horas?
Porque dividir o rel?gio em 24 horas ficaria confuso, por causa da quantidade de n?meros. Ent?o dividiu-se em 12 horas, 12 horas de ?dia? e 12 horas de ?noite? .
O ponteiro grande marca os minutos que s?o contados de 0 a 60, porque a hora tem 60 minutos.
Para contar os minutos, observamos as marcas menores do rel?gio. Elas n?o s?o numeradas. Veja a figura abaixo:
?
Fonte: DANTAS, Sergio. et al. A escola ? nossa. Matem?tica. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2003. p. 141. (Cole??o: A escola ? nossa.).
?
Os n?meros que aparecem fora do rel?gio correspondem aos minutos, indicados pelo ponteiro maior a cada volta. Neste caso o rel?gio est? marcando:
8 horas e 40 minutos
Observando o rel?gio acima podemos tamb?m perceber que cada 1 hora tem 60 minutos e que metade de 1 hora s?o 30 minutos.
1 hora = 60 minutos
?
Professor, explique para os alunos que ap?s o meio-dia (12 horas), podemos ler as horas do rel?gio de duas maneiras diferentes.
?
Fonte: S?tio: ?Caixa financiamento. Como calcular??. Dispon?vel em: <http://caixafinanciamento.com/dinheiro/como-calcular-adicional-noturno.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Antes do meio dia, lemos 1 hora.
Depois do meio dia, lemos 1 hora da tarde ou 13 horas, pois 12 + 1 = 13 horas.
Professor, logo depois de registrar e explicar aos alunos sobre o uso do rel?gio, proponha que fa?am uma atividade para fixar o que foi aprendido nesta aula. Use novamente, a m?sica ?A dan?a das caveiras? para desenvolver a atividade. Distribua c?pias das atividades ou pe?a para os alunos copiarem da lousa.
?
?
Estamos aprendendo sobre o uso do rel?gio, j? cantamos, pesquisamos sobre o tema. Com aten??o releia a m?sica ?A dan?a das caveiras? e complete os rel?gios marcando o ponteiro no hor?rio que o verso da m?sica indica. ? |
?
?
Fonte: S?tio: ?Espa?o educar. Atividade para trabalhar as horas com a m?sica Tumbalacatumba!?. Dispon?vel em: <http://1.bp.blogspot.com/-EcAMxV4i7BE/UZ_pUfvdLyI/AAAAAAAAukc/mRed9YluNpY/s1600/ATIVIDADE+HORAS_TUMBALACATUMBA+.JPG>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
?
Fonte: BORDEAUX, Ana L?cia. Bem-me-quer. Alfabetiza??o e matem?tica. 2? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Brasil, 2011. p. 280.
?
Professor, ap?s os alunos terminarem as atividades, fa?a a corre??o coletiva e aproveite para observar se algum aluno ainda continua com dificuldade em fazer a leitura das horas, utilize se necess?rio, o rel?gio de parede que trouxe para a sala de aula.
Para fixa??o e registro no caderno envie atividades para serem feitas em casa. Pe?a para que os alunos registrem o seu dia em casa, a hora que: acorda, almo?a, vai para a escola, lancha, faz as tarefas, janta e dorme. Com esta atividade seu aluno estar? aprendendo ler as horas e perceber? que o rel?gio esta presente no cotidiano.
?
Atividade de CasaRegistre no caderno o seu dia, as horas que: acorda, toma caf? da manh?, almo?a, vai para a escola, lancha, faz as tarefas, janta e dorme. Registre a hora em forma digital e desenhe ao lado de cada atividade um rel?gio de ponteiro marcando a hora de cada atividade que faz no decorrer do dia e traga para pr?xima aula.Acordo ?s: ___:___Tomo caf? da manh? ?s: __:__Almo?o ?s: ___: ___Vou ? escola ?s: ___:___Lancho ?s: ___ : ___Janto ?s: ___ : ___Fa?o tarefa ?s: ___ : ___Durmo ?s: ___ : ___ |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a aula e deixe os alunos comentarem sobre os registros que fizeram em casa, de suas rotinas. Observe se tiveram dificuldade em registrar as horas no caderno de Matem?tica e fa?a novamente a leitura das horas utilizando o rel?gio de parede que trouxe como material concreto para a melhor visualiza??o dos alunos.
Professor, ap?s a corre??o, proponha aos alunos para jogarem o ?Jogo da mem?ria das horas?. Divida a turma em duplas e explique o jogo para os alunos.
Distribua as cartas para cada dupla e deixe-as jogarem. Passe olhando nas carteiras se est?o conseguindo fazer a leitura das horas, caso seja necess?rio fa?a a interven??o com os alunos que apresentam mais dificuldade.
Aproveite para trabalhar com o texto instrucional. Este ? um g?nero textual muito utilizado em nosso cotidiano. Discuta com eles sobre a estrutura desta modalidade de texto e depois registre na lousa ou distribua a c?pia para eles. Fa?a a leitura oral chamando a aten??o para a pontua??o.
?
?
Regras do Jogo
?
1 - Embaralhar as pe?as;
2 - Organizar as pe?as, com os rel?gios virados para baixo, em fileiras com a mesma quantidade;
3 - Decidir a ordem de cada jogador;
4 - O jogador levanta duas pe?as de modo que todos os outros possam visualizar;
5 - Quando levantar as pe?as com a hora do rel?gio digital igual ? hora do rel?gio de ponteiro o jogador forma um par e ficar com ele;
6 - Quando formar um par o jogador tem direito de jogar outra vez;
7 - Quando n?o consegue levantar pe?as iguais o jogador deve coloc?-las na posi??o original;
8 - Ganha o jogo quem conseguir formar mais pares.
|
04:30 |
|
12:30 |
|
08:30 |
|
10:30 |
|
02:30 |
|
01:30 |
|
03:30 |
|
11:30 |
|
07:30 |
|
05:30 |
Fonte: S?tio: ?Tempo, rel?gios e calend?rios. Link. Jogo da mem?ria?. Dispon?vel em: <http://escolovar.org/mat_tempo.htm>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
?
Professor, ap?s o jogo pe?a para os alunos relatarem suas experi?ncias com esta atividade, o que observaram e se gostaram do jogo.
Proponha aos alunos a constru??o de um rel?gio, passe o v?deo que ensina a fazer o rel?gio, distribua para os alunos os materiais para a confec??o do rel?gio, caso em sua sala de aula n?o tenha os materiais necess?rios, improvise com outros materiais alternativos ou solicite para coordena??o/dire??o.
?
?
Fonte: S?tio: ?Hellokids.com. Como fazer um rel?gio para aprender a ler as horas?. Dispon?vel em: <http://br.hellokids.com/c_23319/artes-manuais-para-criancas/videos-de-como-fazer/videos-de-como-fazer-tema-volta-as-aulas/como-fazer-um-relogio-para-aprender-a-ler-as-horas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
?
?
Fonte: S?tio: ?Hellokids.com. Como fazer um rel?gio para aprender a ler as horas?. Dispon?vel em: <http://br.hellokids.com/c_23319/artes-manuais-para-criancas/videos-de-como-fazer/videos-de-como-fazer-tema-volta-as-aulas/como-fazer-um-relogio-para-aprender-a-ler-as-horas>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Professor, ap?s a constru??o do rel?gio com os alunos exponha os trabalhos no mural da sala de aula para socializa??o do que os alunos aprenderam.
?
Atividades complementares
Professor, voc? poder? tamb?m brincar com o ?Trava l?ngua do tempo?, fazendo uma competi??o com os alunos para verificar quem fala mais r?pido sem errar.
?
Fonte: S?tio: ?Ba? da web. Desenhos de rel?gio para pintar?. Dispon?vel em: <http://baudaweb.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
?
O tempo perguntou pro tempo
quanto tempo o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo
que o tempo tem tanto tempo
quanto tempo o tempo tem.
?
Professor, explore tamb?m a m?sica de Vinicius de Morais ?O Rel?gio?, atrav?s de v?deo e registre no caderno de Matem?tica.
?
Fonte: S?tio: ?You Tube. Castelo R? Tim Bum - O Rel?gio - Vinicius de Moraes?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=ItdiYRwH3Oo>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
?
Fonte: S?tio: ?Ideia criativa. Texto Ilustrado - O Rel?gio Vinicius de Moraes?. Dispon?vel em: <http://www.ideiacriativa.org/2011/09/texto-ilustrado-o-relogio-vinicius-de.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Para o professor:
Fonte: S?tio: ?Plano de aula. Horas?. Dispon?vel em: <http://educacao.ofimdavarzea.com/plano-de-aula-horas.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Fonte: S?tio: ?Cirandinha do saber. Plano de aula horas?. Dispon?vel em: <http://rselianegmailcom.blogspot.com.br/2012/06/plano-de-aula-horas.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
?
Para o aluno
Fonte: S?tio: ?Escola Games. Aprendendo as horas?. Dispon?vel em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Fonte: S?tio: ?Iguinho. Aprenda a ver as horas jogando?. Dispon?vel em: <http://iguinho.ig.com.br/relogio-iguinho.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo, observando a participa??o dos alunos na leitura e na escrita e se conseguiram: produzir textos a partir da releitura; compreenderam as caracter?sticas dos g?neros textuais estudados; identificaram as horas e os minutos; conseguiram assimilar a diferen?a do rel?gio digital e anal?gico; interagiram com os colegas no momento da exposi??o como tamb?m nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de constru??o do conhecimento, mas com uma vis?o critica, por isso ? importante ? valoriza??o do trabalho do aluno, seus avan?os e suas dificuldades.