Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa
Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
?
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.
?
A proposta dessa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o alguns direitos de aprendizagem do ensino da L?ngua Portuguesa. Alguns deles ?, segundo Brasil (2012, p. 33.), ?estabelecer rela??es l?gicas entre partes de textos de diferentes g?neros e tem?ticas, lidos com autonomia? [...], ?apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes g?neros, lidos com autonomia? [...] e ?interpretar frases e express?es em textos de diferentes g?neros e tem?ticas, lidos com autonomia?.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Curr?culo na Alfabetiza??o: Alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Ano 1: unidade 1. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
?
? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no s?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
?
Essa aula tem como finalidade desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola - S?rie: LETRA VIVA - PGM. 6: LEITURA TAMB?M ? COISA DE CRIAN?A.
Fonte: S?tio: ?TV Escola. S?rie Letra Viva. Leitura tamb?m ? coisa de crian?a?. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275>. Acesso em: 06 de ago. 2013.
?
De acordo com o v?deo, o trabalho de leitura planejado d? ?s crian?as a oportunidade de mergulhar na diversidade de textos que existem no mundo. Dessa forma, elas adquirem saberes que ultrapassam a experi?ncia de leitura e ao mesmo tempo v?o aprendendo os diferentes usos de linguagem. Portanto, ? importante que, durante o processo de alfabetiza??o as atividades realizadas pelas crian?as sejam significativas e contextualizadas. Nesse sentido, textos instrucionais, como ? o caso de receitas culin?rias possibilitam situa??es de aprendizagem, pois est?o presentes no dia a dia das crian?as. Essa aula ainda pode possibilitar ao aluno aprender de forma din?mica ao permitir a troca de experi?ncia entre os alunos.
?
1? Atividade - Aproximadamente 120 minutos.
Professor, essa atividade consiste em levar os alunos para a cozinha ou cantina da escola para preparar com eles uma receita.
- Providencie para essa aula uma receita que seja do interesse dos alunos. Nessa aula ser? apresentada uma receita de Cupcake, mas, voc? pode adequar ? realidade da sua turma e escolher a receita que voc? preferir. Providencie tamb?m os ingredientes da receita e n?o se esque?a das forminhas de papel para assar os bolinhos. Leve para a sala de aula livros de receita, de prefer?ncia ilustrado.
- Primeiramente, em sala de aula, organize os alunos em roda de conversa e estabele?a um di?logo a respeito da variedade de tipos de texto. A roda de conversa ? um espa?o privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que ? fundamental oferecer a oportunidade de participa??o para todos os alunos e valorizar a sua fala. Pergunte para eles qual ? a import?ncia de saber ler e em qu? eles acham que isso pode ajudar na vida deles. Pergunte-lhes onde veem a escrita em sua casa ou na rua e leve-os a citarem diferentes tipos de escrita como hist?ria em quadrinhos, convite, an?ncio, bilhete, carta, cartaz, hist?ria, m?sica, poesia, dentre outros.
- Anuncie a eles que nessa aula ir?o trabalhar com um texto instrucional denominado receita.
?
Voc? j? deve ter dado ou recebido instru??es de algu?m e, portanto, feito uso de um g?nero textual muito veiculado socialmente: trata-se do texto instrucional. Esse tipo de texto est? presente nas receitas culin?rias; bulas de rem?dios; instru??es de como utilizar: jogos, aparelhos eletroeletr?nicos, programas de computador, entre outros e objetiva orientar a pessoa, por meio de instru??es, para que ela possa realizar coisas. A linguagem deve ser clara e objetiva, identificar todos os passos a serem percorridos, indicar quantidades ou informa??es relevantes e os cuidados a serem tomados. |
?
- Mostre os livros de receita que voc? levou.
Fonte: S?tio: ?Amigas na Cozinha?. Dispon?vel em:
<http://amigasnacozinha.com/2012/01/17/livros-de-receita-da-mamae/>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
?
- Convide-os a participarem da prepara??o de uma receita. Diga que far?o Cupcake, mas, antes, explique o que ? e do que ? feito. Mostre uma imagem. Explique que ? o nome de um bolinho de origem inglesa, que significa ?bolo de copo?, mas que, na verdade, ele ? assado em uma forma de papel que ? servido para apenas uma pessoa. Conte que seu nome original ? ?faire cake? e que em Portugu?s significa ?Bolo de Fada?.
?
Fonte: S?tio: ?Receita de Cupcake?. Dispon?vel em: <http://www.receitadecupcake.com.br/o-que-e-cupcake/>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
- Leia a receita para eles.
?
Receita de Cupcake INGREDIENTES
? MODO DE PREPARO
A receita acima ? a massa b?sicado Cupcake, depois de pronto, voc? pode increment?-lo com diversas coberturas e recheios. Confira algumas dicas: Recheio: O recheio poder? ser de brigadeiro, geleia, cremes, doce de leite, etc. Para rechear basta furar o bolinho pronto, colocar o recheio e tampar com a pr?pria massa retirada. Cobertura: A cobertura tamb?m pode ser feita em diversos sabores, como: brigadeiro preto e branco, chantilly branco ou colorido, etc. Para finalizar poder? usar chocolate granulado, coco, confeitos coloridos, confete de chocolate, peda?os de frutas, etc ? |
Fonte: S?tio: ?Receita de Cupcake?. Dispon?vel em: <http://www.receitadecupcake.com.br/>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
?
- Prepare a receita na presen?a dos alunos.
Ao preparar uma receita voc? pode trabalhar v?rios conceitos matem?ticos e espaciais de forma l?dica e prazerosa. Al?m de poder incentivar a leitura, disciplina e o trabalho em equipe.
- No preparo da receita, sempre chame a aten??o deles e relembre todo o tempo o que est? sendo feito. Mostre a eles que voc? deve voltar ? receita para ter certeza das quantidades.
Rememore os passos que voc? seguiu.
- Se for poss?vel, deixe-os manipularem os ingredientes. Antes de entrarem na cozinha ou cantina onde ser? realizada a execu??o dessa atividade, solicite para os alunos lavarem suas m?os, fale a eles sobre a import?ncia da higiene ao cozinhar. A manipula??o dos alimentos ati?a o interesse e a curiosidade das crian?as.
- Explore os ingredientes com as crian?as: a cor, o cheiro, a textura. Explique a origem dos alimentos. Explique tamb?m sobre as medidas usadas em receitas culin?rias. Mostre o que ? uma colher de: sopa, sobremesa e caf?. Fale com eles sobre a diferen?a do tamanho das x?caras e qual ? o tamanho padr?o. Mostre o que ? uma pitada de sal.
- Reparta fun??es, explique o que est? sendo feito e porque isso precisa acontecer. Tente evitar os conflitos entre os alunos, para isso, se voc? decidir que eles v?o te ajudar, distribua as fun??es e diga o que exatamente cada aluno deve fazer.
- Solicite aos alunos que ajudem na limpeza do local depois do preparo da receita.
- Depois de assado, distribua um Cupcake para os alunos.
- Ao voltar para sala de aula, solicite-lhes que escrevam um relat?rio sobre a aula na cozinha, contando em detalhes os passos da atividade.
?
2? Atividade - Aproximadamente 60 minutos
Professor, essa aula consiste na an?lise da receita preparada na aula anterior.
- Distribua a receita do Cupcake para os alunos.
- Explique que toda receita tem um t?tulo, os ingredientes e o modo de preparo. Diga que, geralmente, os ingredientes v?m antes do modo de preparo. E que os ingredientes s?o escritos em forma de lista, enquanto que o modo de preparo ? apresentado em forma de a??es que devem ser feitas, passo a passo.
- Proponha a atividade:
Circule o t?tulo e sublinhe os Ingredientes e o Modo de Preparo. |
?
- Voc? pode trabalhar a receita de diversas formas, explorando conceitos matem?ticos como, por exemplo: quantidades:
?
??
Pinte de azul as quantidades dos alimentos indicados na receita. |
Pinte de vermelho a quantidade de tempo que aparece na receita. |
?
Enumere os passos do ?Modo de Preparo?. |
?
Quais ingredientes s?o medidos em x?caras? E em colheres? |
?
Que outras medidas aparecem na receita? O que elas significam? |
?
- Voc? pode trabalhar a receita de diversas formas, explorando a L?ngua Portuguesa em rela??o ? escrita.
?
Coloque os nomes dos ingredientes em ordem alfab?tica. |
Pinte de amarelo as palavras que indiquem a??o no ?Modo de Preparo?. |
?
- Pe?a a eles que registrem no caderno de L?ngua Portuguesa:
?
Para que serve uma receita culin?ria? Quem escreve as receitas? Onde podemos encontrar receitas? Por que voc? acha que os Ingredientes v?m antes do Modo de Preparo?
|
- Explore a estrutura de uma receita.
?
Al?m do t?tulo, quais as partes de uma receita? O que ? escrito em cada uma delas? Como voc? acha que seria a receita de uma comida que voc? gosta? Tente escrever essa receita. N?o se esque?a de separar os Ingredientes e o Modo de Preparo. ? |
Professor, na pr?xima atividade voc? propor? aos alunos, que montem juntos, um livro de receitas para presentearem as suas m?es. Por isso, envie um bilhete ?s m?es solicitando que cada uma envie uma receita que gosta de fazer. Elabore o bilhete junto com os alunos.
?
3? Atividade - Aproximadamente 120 minutos.
Professor, essa aula consiste na produ??o de um livro de receitas para presentear as m?es dos alunos.
Antes de iniciar a aula voc? deve recolher as receitas enviadas pelas m?es, digitar e produzir c?pias para todos os alunos. Escreva em cada receita o nome da m?e e do aluno (Ex: Adriana ? M?e do Felipe). Solicite que os alunos tragam tamb?m para a sala de aula, um caderno tipo brochur?o pequeno, de 96 folhas.
- Separe as receitas na ordem alfab?tica dos nomes dos alunos. Distribua as receitas para as crian?as, e pe?a que colem no caderno. Explique que as folhas que sobraram servem para a m?e escrever novas receitas que seja do interesse dela.
- Antes de colar as receitas pe?a aos alunos que saltem quatro folhas. Na primeira o aluno dever? fazer uma dedicat?ria ? sua m?e. Fa?a junto com eles, de forma individual ou coletiva, como voc? preferir. Use as outras tr?s folhas para fazer o ?ndice das receitas. Instrua os alunos. Fale para eles para qu? serve o ?ndice. Construa o ?ndice das receitas que foram enviadas pelas m?es. Explique que o espa?o que sobrou ? para as m?es escreverem os t?tulos das receitas que elas ainda v?o escrever.
- Confeccione a capa junto com os alunos. Voc? pode fazer da forma que for mais conveniente para a realidade da sua escola. Fa?a capas com E.V.A, ou o material que for poss?vel. Pode ser feita tamb?m por voc? anteriormente, de tecido, pl?stico ou papel. Voc? tamb?m pode tirar uma foto de cada aluno com uma roupa de cozinheiro para colar na capa.
Fonte: S?tio: ?Territ?rio Materno?. Dispon?vel em:
<http://territoriomaterno.com.br/categoria/pequenos-cozinheiros/>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
?
Veja alguns exemplos de capas de livros de receitas:
Fonte: S?tio: ?Amar e Educar?. Dispon?vel em: <http://sillovinho.blogspot.com.br/2009/04/livrinhos-de-receitas-para-mamae.html>. Acesso em: 02 de ago. 2013.
Voc? poder? fazer um evento para entregar os livros de receita para as m?es. Discuta com os alunos qual ser? a melhor forma de fazer isso. Fa?a o planejamento junto com eles.
Este evento ter? diversos desdobramentos, possibilitar? o trabalho com outros g?neros textuais, tais como:
Professor, durante a execu??o dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a voc?, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnol?gicos, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e v?deos e construir um mural ou edi??o de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem blogs e s?tios com receitas de comidas que eles gostem. Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize um projetor multim?dia para voc? fazer pesquisas na internet junto com eles.
?
Voc? encontra na internet v?rios s?tios com sugest?es de comidas que podem ser feitas por crian?as na cozinha e os cuidados b?sicos que se deve ter quando elas est?o l?. Veja alguns exemplos:
?
O s?tio ?Receita de Cupcake?. Dispon?vel em: <http://www.receitadecupcake.com.br/>. Acesso em: 02 de ago. 2013. Apresenta 23 receitas de coberturas e tipos de Cupcake. Voc? pode escolher algum deles para rechear o seu Cupcake ou mostrar para os alunos as v?rias possibilidades de varia??o dos mesmos.
?
O s?tio ?Cantinho do Interior?. Dispon?vel em:
<http://www.gostinhodointerior.com/2012/10/dia-das-criancas.html>. Acesso em: 02 de ago. 2013. Apresenta v?rias sugest?es de comidinhas divertidas para crian?as.
?
O s?tio ?Portal Territ?rio Materno?. Dispon?vel em: <http://territoriomaterno.com.br/dicas-e-cuidados-na-hora-de-cozinhar-com-criancas/>. Acesso em: 02 de ago. 2013. Apresenta v?rias dicas e cuidados com as crian?as na cozinha.
A avalia??o nessa aula tem car?ter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a n?o aprendizagem de seus alunos, observando como est?o lendo, como participam das discuss?es em sala de aula, como est?o escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, fa?a registros individuais dos alunos. Avalie seus avan?os e confirme o dom?nio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em rela??o ? aprendizagem n?o foi realizada por um aluno ou pelo grupo, ? recomend?vel retomar o que est? sendo ensinado e relacionar com o que o aluno j? conseguiu dominar e avan?ar o conte?do conforme o aluno vai compreendendo o que est? sendo apreendido.
Analise se o aluno: entendeu a estrutura de uma receita culin?ria; reconhece diferentes medidas utilizadas em receitas culin?rias; interagiu e socializou com seus colegas as receitas trazidas por ele e se avan?ou na escrita ao escrever o relat?rio sobre a aula de culin?ria.
Professor, voc? deve estar preparado para intervir e mediar a execu??o das atividades e conduzir os alunos para avan?arem na aprendizagem. Fique atento para responder quest?es tais como: Os alunos est?o compreendendo, conceituando e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores?