Portal do Professor

Início do Conteúdo

A hist?ria da Vit?ria R?gia: As lendas que nos encantam

Autor e Co-autor(es)

NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos ?tnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as caracter?sticas do g?nero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informa??es no texto;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Reconhecer os g?neros textuais: lendas e leitura de mapas;
  • Compreender as lendas como g?nero textual e como parte da cultura popular;
  • Compreender a origem de cada lenda e em que regi?es se originaram;
  • Perceber as caracter?sticas do g?nero textual lenda;
  • Associar os personagens folcl?ricos ?s hist?rias inventadas pelo povo;
  • Estruturar textos orais l?gicos e com coer?ncia de ideias;
  • Fazer os registros nos cadernos;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de  interpretar e de expressar opini?es pessoais;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? 3 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os g?neros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. 

S?tio: ?E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 10 de ago. 2013.  

S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".  

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.  

?

1? Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

Professor, inicie sua aula explicando o que s?o lendas folcl?ricas. Comente com seus alunos que o folclore brasileiro ? rico em lendas, geralmente associadas ? natureza. Algumas dessas hist?rias chegaram aqui com os povos que colonizaram nossas terras, como os portugueses. Outras nasceram com os ?ndios, s?ditos por excel?ncia da m?e Natureza. 

Professor, explique a diferen?a de lendas e mitos, pois podem surgir d?vidas, fale que: 

Lendas s?o hist?rias criadas pelas pessoas para explicar, de modo imagin?rio, determinados fen?menos ou acontecimentos, que cada povo possui seu conjunto de lendas, que s?o contadas oralmente, de gera??o em gera??o, at? que um dia algu?m as registre por escrito.

As lendas e os personagens folcl?ricos fazem parte da cultura de um povo, s?o criadas com base em cren?as e costumes.

Mitos, por sua vez, s?o narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fen?menos da natureza que n?o eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e her?is. Todos estes componentes s?o misturados a fatos reais, caracter?sticas humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito ? transmitir conhecimento e explicar fatos que a ci?ncia ainda n?o havia explicado.

Professor, para obter mais informa??es sobre lendas e mitos acesse o s?tio dispon?vel em: <http://www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda/>. Acesso em: 09 de ago. 2013. 

Professor, ap?s fazer uma explana??o sobre o conceito e diferencia??o de lendas e mitos convide os alunos a ouvirem a lenda da Vit?ria R?gia. Voc? poder? contar a hist?ria ou passar o v?deo para seus alunos. Caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica. 

?

mmmmmmm

Fonte: ?You Tube. A lenda da Vit?ria-R?gia?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=lgUPa2cx5ZY>. Acesso em: 10 de ago. 2013. 

?

A lenda da Vit?ria-R?gia

A lenda da Vit?ria-R?gia ? de origem ind?gena tupi-guarani e muito popular na Amaz?nia. Com esta lenda, os paj?s explicavam para os ?ndios de sua tribo a origem desta bela planta aqu?tica.

VIT?RIA-R?GIA

?

Fonte: S?tio: ?Smart Kids. Lenda da Vit?ria R?gia?. Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/folclore-vitoria.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013. 

H? muitos anos, em uma tribo ind?gena, contava-se que a lua, era uma deusa que ao despontar a noite, beijava e enchia de luz os rostos das mais belas virgens ?ndias da aldeia, Sempre que ela se escondia atr?s das montanhas, levava para si as mo?as de sua prefer?ncia e as transformava em estrelas no firmamento.

Uma linda jovem virgem da tribo, a guerreira Nai?, vivia sonhando com este encontro e mal podia esperar pelo grande dia em que seria chamada pela lua.

Um dia, tendo parado para descansar ? beira de um lago, viu em sua superf?cie a imagem da deusa amada: a lua, refletida em suas ?guas. Cega pelo seu sonho, lan?ou-se ao fundo e se afogou. A lua, compadecida, quis recompensar o sacrif?cio da bela jovem ?ndia, e resolveu transform?-la em uma estrela diferente de todas aquelas que brilham no c?u. Transformou-a ent?o numa "Estrela das ?guas", ?nica e perfeita, que ? a planta Vit?ria-R?gia.

Assim, nasceu uma linda planta cujas flores perfumadas e brancas s? abrem ? noite, e ao nascer do sol ficam rosadas. 

Professor, ap?s a conta??o da lenda da Vit?ria-R?gia, questione seus alunos se j? ouviram falar desta planta, ou se j? viram alguma imagem. Explique que ela ? uma das mais lindas plantas aqu?ticas do mundo, a Vit?ria-R?gia (Euryle Amaz?nica) tem a folha de formato circular e mede at? 1,80m de di?metro. Parecida a uma bandeja, ? bastante resistente e pode ag?entar um peso de at? 45 quilos. De cor verde na parte virada para cima e interna, e purp?rea na sua borda externa e parte inferior, a Vit?ria-R?gia vive em lagos, lagoas e rios de ?guas tranquilas. Sua flor de cor branca com o centro rosado, alcan?a at? 30 cm.
A Vit?ria-R?gia, com toda a sua beleza e exuber?ncia chama a aten??o de quantos a veem, que ficam verdadeiramente extasiados. E tal aconteceu com o bot?nico ingl?s Lindlev que, ao contempl?-la, resolveu homenagear a rainha Vit?ria, da Inglaterra, e deu ? planta o nome da soberana inglesa.
Mas, conforme relata An?sio Melo, nossos ?ndios tamb?m n?o ficaram indiferentes ? sua beleza e contam uma linda hist?ria para justificar-lhe a origem. 

?

n

Fonte: S?tio: ?Freepick. Vit?ria-R?gia ou Vit?ria Amaz?nica?. Dispon?vel em: <http://br.freepik.com/fotos-gratis/vitoria-regia-ou-victoria-amazonica_39839.htm>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

?

Professor, ap?s explicar sobre a origem desta lenda, mostre imagens da planta Vit?ria-R?gia, fa?a a explora??o por escrito, do texto que foi lido.

?

Explorando o texto

?

1-   Qual a explica??o dada no texto para o surgimento da Vit?ria-R?gia?

____________________________________________________________________

?

____________________________________________________________________

 2- De acordo com as informa??es no texto, por que a Vit?ria-R?gia s? abre suas p?talas ? noite?

____________________________________________________________________

?

____________________________________________________________________

 3- Com a cria??o dessa lenda os ?ndios queriam explicar como nasceu a Vit?ria-R?gia que ?: 

(        ) Uma lua

(       ) A estrela das ?guas

(       ) Uma mulher

(       ) O s?timo filho de um casal 

4- Responda: O texto diz que a Lua teve pena de Nai?. O que ela fez por ela?

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

  Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Professor, ap?s os alunos responderem as atividades, fa?a a corre??o coletiva e proponha que fa?am uma dobradura da Vit?ria- R?gia. Depois que confeccionarem, utilize as dobraduras dos alunos para expor no mural da escola.

aaa aaa

Fonte: S?tio: ?Mundinho da crian?a. Dobraduras do folclore?. Dispon?vel em: <http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2009/08/dobraduras-do-folclore.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

?

mmmmmmm mmmmmmm

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Dobradura da Vit?ria-R?gia registrada em 2013 pelos alunos do 3? ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educa??o B?sica da UFU - ESEBA/UFU - no caderno de L?ngua Portuguesa - Professora N?dia. 

?

2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos. 

Professor, retomando a aula sobre lendas, explique aos alunos que existem v?rias outras lendas espalhadas pelo nosso pa?s, que cada regi?o costuma ter uma lenda que se espalha de gera??o em gera??o. Aproveite este momento e cite outras lendas do folclore brasileiro. Veja abaixo outras sugest?es.

Algumas lendas, mitos e contos folcl?ricos do Brasil:

Boitat?
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito ? de origem ind?gena e que ? um dos primeiros mitos do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do Boitat? em cartas do padre jesu?ta Jos? de Anchieta, em 1560. Na regi?o nordeste, o Boitat? ? conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do Boto tenha surgido na regi?o amaz?nica. Ele ? representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Ap?s a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes da madrugada chegar, ele mergulha nas ?guas do rio para transformar-se em um Boto.

Curupira
Assim como o Boitat?, o Curupira tamb?m ? um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um an?o de cabelos compridos e com os p?s virados para tr?s. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando algu?m desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que ? obra do Curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em v?rias regi?es do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e n?o morreu, por?m desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o Lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu cora??o seria capaz de mat?-lo.

M?e D'?gua
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a M?e D'?gua: a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e lev?-los para o fundo das ?guas.

Corpo Seco
? uma esp?cie de assombra??o que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e s? pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a pr?pria m?e. Ap?s sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
? uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas v?o dormir de est?mago muito cheio.

Mula Sem Cabe?a
Surgido na regi?o interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira ? transformada num animal quadr?pede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

M?e de Ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Tamb?m aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e ap?s atrair homens casados, os faz largar suas fam?lias.

Saci-Perer?
O Saci-Perer? ? representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe d? poderes m?gicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Comadre Florzinha
? uma fada pequena que vive nas florestas do Brasil. Vaidosa e maliciosa possui cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas. Vive para proteger a fauna e a flora. Junto com suas irm?s, vivem aplicando sustos e travessuras nos ca?adores e pessoas que tentam desmatar a floresta. 

Professor, proponha que os alunos fa?am uma pesquisa em duplas no Laborat?rio de Inform?tica ou usem os laptops e descubram algumas lendas e mitos do folclore que n?o foram citados. No s?tio abaixo conhe?a lendas que encantam.

Fonte: S?tio: ?Sua pesquisa. Folclore brasileiro?. Dispon?vel em: <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm>. Acesso em: 08 de ago. 2013.

?

Professor, ap?s os alunos fazerem a pesquisa sobre as lendas, pe?a que escolham uma  e recontem para seus colegas. Depois da atividade oral, pe?a que eles registrem por escrito a lenda escolhida.

Oriente os alunos da turma que ao escreverem devem respeitar algumas regras para a produ??o de texto:

  • Explicar como tudo come?ou;
  • Apresentar os personagens;
  • Citar os lugares em que os fatos ocorreram (selva, mata, outro mundo...);
  • Desenvolver a hist?ria, narrando os fatos conforme foram acontecendo;
  • Apresente o final da narrativa, isto ? conte como tudo terminou.

?

HORA DE BRINCAR

Descubra o nome dos personagens

Professor, proponha para a turma que crie um jogo de advinhas sobre o nome dos personagens das lendas do nosso folclore e suas caracter?sticas. Aproveite para trabalhar com o texto instrucional. Explore a estrutura deste g?nero textual. Veja o exemplo abaixo:

?

 Jogo da mem?ria: lendas folcl?ricas 

Instru??o do jogo: 

  • Divida a turma em duplas;
  • Distribua as cartas para as duplas;
  • As duplas decidem quem vai come?ar o jogo;
  • O jogador pega uma carta l? a caracter?stica do personagem e outro tem que adivinhar quem ? o personagem;
  • Ganha quem adivinhar mais personagens.

?

aaa aa  aaaaa

Fonte: S?tio: ?Espa?o educar. Jogo da mem?ria lendas folcl?ricas?. Dispon?vel em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2010/08/jogo-da-memoria-de-lendas-do-folclore.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

?

Professor, ap?s os alunos jogarem, solicite como ?Atividade de Casa?, que eles escolham uma das lendas lidas na sala de aula e pesquise em qual regi?o do pa?s ela surgiu.

?

Hoje, conhecemos outras lendas e aprendemos que elas s?o criadas em v?rias regi?es do nosso pa?s. Das lendas que foram estudadas escolha uma e pesquise sobre ela, em qual regi?o do nosso pa?s ela surgiu. Procure imagens sobre a lenda escolhida e traga para apresentar aos seus colegas.

?

 3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula convidando os alunos a fazerem uma rodinha sentados, pe?a que cada um conte qual a lenda que trouxe e em que regi?o do pa?s ela surgiu.

Professor, ? importante que voc? leve para esta din?mica um mapa do nosso pa?s para mostrar para os alunos a localiza??o da regi?o que ser? citada.

?

Fonte: "Mapas regi?es do Brasil". Dispon?vel em: <http://www.zonu.com/brazil_maps/Brazil_Regions_Map.htm>.  Acesso em: 12 de ago. 2013. 

Professor, proponha aos alunos que elaborem cartazes com as caracter?sticas dos personagens que pesquisaram para explorem na escola. Ajude-os a montarem um painel com o mapa do Brasil e selecione no mapa as lendas de cada regi?o. Veja exemplo abaixo:

?

                                                                      Fonte: S?tio: ?Escola Municipal Imigra. Projeto Folclore Brasileiro?. Dispon?vel em: <http://emimigra.blogspot.com.br/2010/08/projeto-as-lendas-do-folclore.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

Professor, pe?a para os alunos reescreverem as lendas que escolheram, para confeccionarem um livro de lendas da turma e exporem.

Ap?s esse trabalho, promova a apresenta??o na sala de aula ou no p?tio da escola, definindo com anteced?ncia o p?blico a ser convidado (pais, colegas de outras turmas, ou outros). Oriente-os quanto aos crit?rios para uma boa apresenta??o, tais como: entona??o de voz, linguagem adequada, cuidado com os gestos, vestimentas, dentre outros. Auxilie-os durante a confec??o de convites e na organiza??o do evento.

Desenvolvendo atividades interdisciplinares 

Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com: Portugu?s, Hist?ria e Geografia, onde voc? poder? desenvolver atividades sobre os seguintes temas:

Preserva??o da Natureza;

Localiza??o em mapas;

Hist?ria das regi?es do pa?s;

Dentre outros.

Recursos Complementares

Para o professor:

S?tio: ?Arte e educa??o. Diversas lendas brasileiras?. Dispon?vel em: <http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/lendas.htm>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

S?tio: ?Sua pesquisa. Folclore brasileiro?. Dispon?vel em: <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

?

Para o aluno:

S?tio: ?Smart Kids - Jogos Educativos Infantis Online para crian?as. Aprendizado intuitivo, interativo e l?dico para seus filhos e alunos. Vamos aprender brincando e jogando!?.  Dispon?vel em:  <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-folclore.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.

S?tio: ?Websmed. Descubra o nome do personagem?. Dispon?vel em: <http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/virtual/oficinas/prod_objetos/folclore/personagens_folclore.htm>. Acesso em: 10 de ago. 2013. 

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo, observando a participa??o dos alunos na leitura e na escrita e se: conseguiram produzir textos a partir da releitura das lendas; compreenderam as caracter?sticas dos g?neros textuais estudados; houve interesse e organiza??o deles no momento do jogo; interagiram com os colegas no momento da exposi??o como tamb?m nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de constru??o do conhecimento, mas com uma vis?o cr?tica, por isso ? importante ? valoriza??o do trabalho do aluno, seus avan?os e suas dificuldades.