Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincadeiras para ler e escrever na Educa??o F?sica

Autor e Co-autor(es)

Tiago Soares Alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Metodologia de resolu??o de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliar conhecimentos referentes ? leitura e escrita.
  • Estabelecer intera??o com alunos de outra escola.
  • Aprimorar sua concentra??o nas atividades.
  • Demonstrar no??es de organiza??o de ideias e a??es.
  • Desenvolver trabalhos coletivos (dupla e grupo).

Duração das atividades

10 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Professor, a presente estrat?gia de ensino ? direcionada aos alunos do 2? ano do ensino fundamental, portanto, estudantes que est?o no in?cio do processo de alfabetiza??o.

Para tanto, ? necess?rio que o professor Regente e o professor de Inform?tica interajam e estabele?am uma parceria junto ao professor de Educa??o F?sica para a execu??o de determinadas atividades desta estrat?gia de ensino. Essa parceria dever? ser estabelecida previamente ao in?cio das atividades, para que todo processo seja planejado coletivamente e que cada professor se localize na proposta de modo efetivo.

?

Aulas 1, 2 e 3: ?Chuva de Ideias?: das respostas ?s viv?ncias

?

1. O professor deve iniciar a aula com uma roda de conversa para instigar a curiosidade dos alunos a respeito dos conhecimentos pr?vios referentes a jogos e brincadeiras que eles conhecem.

Desse modo, o professor questionar? os alunos sobre os jogos e brincadeiras que j? participaram ou que conhecem, utilizando a din?mica ?Tempestade de Ideias?.

O professor utilizar? um data show para projetar todas as inser??es dos alunos. ? medida que os alunos v?o dizendo os nomes dos jogos e das brincadeiras, o professor digitar? as contribui??es no notebook de modo que o grupo visualize o resultado dos registros da din?mica ?Tempestade de Ideias?.

?

Sugest?o de link para o professor. Brainstorming - tempestade de ideias. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming. Acesso em 14 de agosto de 2013.

chuva de ideias

Imagem dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/upload/e/ideias.jpg. Acesso em 14 de agosto de 2013.

Obs.: Como os alunos est?o no in?cio do processo de alfabetiza??o, ? importante que o professor fale de forma pausada ao digitar as contribui??es dos alunos, inclusive, pode solicitar o aux?lio da turma na elabora??o do que ser? escrito, tal como o exemplo abaixo:

?Agora, um aluno de cada vez dir? o nome de sua brincadeira favorita, vamos come?ar pelo Jo?o: 'Minha brincadeira favorita ? pular corda'?.

? medida que os alunos apresentarem suas falas, o professor estimular? todo grupo a dar dicas de como se escreve. Exemplo: ?Turma, quais as letras que precisamos para escrever o nome dessa brincadeira??; ou ? qual a primeira letra que devemos colocar??; ou ?Para formar a s?laba ?pu?, quais as letras que necessitamos??.

Aten??o Professor: Para que os procedimentos metodol?gicos acima n?o contrariem os procedimentos utilizados pelo professor regente, os mesmos devem estar contemplados na conversa pr?via em fun??o da parceria j? estabelecida. Nesse sentido, pode ser melhor, inclusive, que voc?, ap?s di?logo com o regente, adote os mesmos procedimentos por ela utilizados.

?

2. Ao final da atividade, todas as contribui??es devem ser lidas pelo professor para o grupo. Em seguida, o professor apresentar? v?deos que mostram diversas brincadeiras. O professor orientar? os alunos que eles observem se algumas das brincadeiras dos v?deos coincidem com aquelas apresentadas por eles na "tempestade de ideias".

O objetivo da atividade de exposi??o dos v?deos ? inspirar e motivar os alunos para a viv?ncia das brincadeiras. Nesse sentido, durante a apresenta??o dos v?deos o professor solicitar?, tamb?m, que os alunos identifiquem uma brincadeira que eles escolheriam para praticar nas aulas de Educa??o F?sica.

?

Sugest?es de v?deos para os alunos:

Pular corda. Educa??o F?sica - Projeto corda - Instituto Maia vinagre. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=nkUFe7RwFZg. Acesso em 14 de agosto de 2013. Dura??o: 6 minutos e 37 segundos.

corda

?

Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-_ISGZplcejk/TtUKO7KeqwI/AAAAAAAAAFo/7RudT2dGims/s320/WWW.jpg. Acesso em 14 de agosto de 2013.

?

Passar anel. Quintal da Cultura - Passa Anel. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=nwhqniG7J5M. Acesso em 14 de agosto de 2013. Dura??o: 6 minutos e 41 segundos.

anel

Imagem dispon?vel em: http://www.iabrb.com.br/Portal/EducacaoInfantil/cms/wp-content/uploads/2010/08/folclore-86.jpg. Acesso em 14 de agosto de 2013.

?

Corre cotia. Quintal da Cultura - Corre Cotia. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=NjVsyDeuLV0. Acesso em 14 de agosto de 2013. Dura??o: 7 minutos e 46 segundos.

?

cotia

Imagem dispon?vel em: http://cr.i.uol.com.br/novidades/brincadeirasdecrianca/corre_cotia.jpg. Acesso em 14 de agosto de 2013.

?

Bambol?: Manh? Crian?a - BAMBOL?. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=s0Bc2YMu9Ag. Acesso em 14 de agosto de 2013. Dura??o: 9 minutos e 5 segundos.

?

bambole

Imagem dispon?vel em http://mdemulher.abril.com.br/imagem/familia/galeria/bambole-24569.jpg. Acesso em 14 de agosto de 2013.

?

Roda - Brincadeiras de roda. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MX0CrYn6QNw. Acesso em 14 de agosto de 2013. Dura??o: 4 minutos e 50 segundos.

roda

Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-A0ncQttbLE0/UQPl-GcIavI/AAAAAAAAEac/PeTzwmEJ7HQ/s320/DSC00282.JPG. Acesso em 14 de agosto de 2013.

?

3. Em seguida, o professor levar? a turma para a quadra da escola e, nas pr?ximas duas aulas, os alunos realizar?o algumas das brincadeiras que assistiram nos v?deos. As brincadeiras poder?o ser definidas a partir de uma vota??o (escolha da maioria).

?

Aulas 4, 5 e 6: Ca?a Palavra: trabalho em equipe e interatividade...

Professor, a partir dessa atividade, ser? iniciado um trabalho com uma escola parceira com dois principais objetivos: haver intera??o dos alunos com colegas de outras escolas e, paralelamente, constru?rem o instrumento dessa intera??o a Revista Eletr?nica, como parte das tarefas. A Revista poder? ter um t?tulo de chamada, por exemplo: "As brincadeiras que fizemos na escola". Al?m da cria??o desse ve?culo de intera??o, os alunos das duas escolas far?o, concomitantemente, as atividades Ca?a Palavras descritas abaixo. Finalmente, vale lembrar que os coment?rios que dever?o ser postados no pr?prio site da Revista Eletr?nica ser?o os principais ve?culos dessa intera??o.

1. O professor iniciar? a aula anunciando aos alunos que ser? elaborada uma Revista Eletr?nica, cuja elabora??o contar? com a participa??o interativa de uma escola parceira. ? importante que, durante cada uma das atividades abaixo, o professor lembre a turma que existe outros alunos (da escola parceira) fazendo o mesmo trabalho.

Obs.: Em parceira com o professor de Inform?tica ser? elaborada a Revista Eletr?nica. Em seguida, o professor entrar? em contato com professores de Educa??o F?sica de outras escolas para convid?-los a promover um processo de intera??o entre as turmas.

O papel da escola parceira nesta atividade ser? o mesmo da escola proponente: elabora??o da revista virtual acima citada e postagens das imagens para conte?do da revista (fun??o do professor). A intera??o entre elas se dar? pela postagem de coment?rios (fun??o dos alunos) na revista.

Sugest?o de v?deo para elabora??o da Revista Eletr?nica:

V?deo para  professor: Tutorial Revista Eletr?nica. Como fazer uma revista virtual (eletr?nica). Dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=Duxvh8YjU7k. Acesso em 14 de agosto de 2013. Dura??o: 9 minutos e 8 segundos.

2. A partir desta aula, todas as atividades desenvolvidas dever?o ser fotografadas para produ??o de material para constru??o da Revista Eletr?nica. A postagem das imagens ficar? a cargo do professor de Inform?tica das duas escolas, j? os textos (par?grafos, ideias, chamadas) da Revista, dever?o ser elaborados pelo professor Regente.

No primeiro caso, o professor receber? os arquivos das imagens em um pen drive e proceder? a inser??o dos mesmos (postagens) no site da revista. J? os textos da Revista, dever?o ser produzidos, juntamente com os alunos, em sala de aula, de modo que eles participem da elabora??o das ideias colocadas nos par?grafos, sob orienta??o e media??o do professor Regente.

Obs.: A comunica??o interativa com as outras escolas se estabelecer? a partir dos coment?rios a serem postados na Revista, seja pelas contribui??es enviadas por meio de e-mails, que por sua vez o professor Regente das duas escolas, respons?vel pela elabora??o do texto, ter? a incumb?ncia de inserir na Revista, assim como pelas postagens de coment?rios diretos nos devidos espa?os da Revista.

?

capa

Imagem dispon?vel em:  http://www.editoramelo.com.br/wp-content/themes/structure1/images/img19/cap19.png. Acesso em 14 de agosto de 2013.

?

3. Na aula seguinte, os alunos ser?o conduzidos para uma quadra (ou outro espa?o destinado as aulas de Educa??o F?sica). O professor organizar? a turma em 5 grupos. Sentados no ch?o, cada grupo receber? uma ?Caixa das Letras?, que por sua vez, armazenar? letras diversas.

Dica 1: Sugest?o para confec??o da ?Caixa das Letras?: O professor pode utilizar uma caixa de sapatos (ou similar). Esta caixa deve ser decorada de modo que se torno algo atrativo aos olhos das crian?as, assim, a caixa poder ser pintada, encapada com retalhos de tecidos ou papeis coloridos, ou receber colagens diversas.

caixa

Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-wr--Hbg8IF8/TZpVtbS0bMI/AAAAAAAABCE/AV52SV8IAns/s640/blog+123.jpg. Acesso em 14 de agosto de 2013.

?

Dica 2: Sugest?o para confec??o das ?Letras?: O professor dever? preparar duas c?pias de todas as letras do alfabeto, reproduzindo uma quantidade maior de vogais. Ele pode digitar e imprimir 4 letras diferentes em uma folha A4 (tamb?m podem ser inclu?das algumas s?labas).

?

?

let

Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-ExnVHjwgz2g/Ua6A0K94LDI/AAAAAAAAGmM/g22kik7dyq8/s320/1umei+2094.jpg. Acesso em 15 de agosto de 2013.

?

4. Dentro das caixas dever? haver a quantidade de letras necess?rias para formar o nome de alguns colegas. Cada grupo ter? que formar 5 nomes (ou a quantidade necess?ria para contemplar o nome de todos os alunos da turma).

?

5. Ao longo da atividade, o professor deve dar algumas dicas para orientar cada grupo, de modo que cada equipe tenha pistas dos nomes que dever? montar.

Segue alguns exemplos de pistas:

?         Pista para o grupo 1: ?Voc?s dever?o montar o nome do colega que come?a com a letra ?A?. Esse aluno ? do sexo masculino. Tem os olhos castanhos e cabelos cacheados?.

cabelo

Imagem dispon?vel em: http://cdn.mundodastribos.com/wp-admin/uploads/2011/07/Cortes-de-Cabelo-Masculino-Cacheado-1.jpg. Acesso em 15 de agosto de 2013.

?

?         Pista para o grupo 2: ?Um dos nomes ? de uma pessoa do sexo feminino. Essa pessoa gosta muito da cor rosa e ? muito boa em pular corda?.

?

menina

Imagem dispon?vel em: http://www.dhresource.com/albu_341071748_00-1.0x0/f053-halter-short-lovely-infant-toddler-prom.jpg. Acesso em 15 de agosto de 2013.

?

Obs.: ? importante que as pistas contemplem n?o somente a forma??o alfab?tica dos nomes dos alunos, mas, tamb?m, destacar caracter?sticas f?sicas, qualidades, habilidades etc.

?

6. Na pr?xima aula, como conclus?o da atividade, o professor solicitar? que cada grupo apresentem os nomes que conseguiram montar. Como s?o alunos iniciantes no processo de alfabetiza??o, alguns nomes podem estar com alguns erros ortogr?ficos. Diante disso, o professor deve aproveitar a oportunidade para utilizar o ?erro? de forma positiva, de modo que os alunos identifiquem as possibilidades de altera??es nas ordena??es das letras, e assim, consigam coletivamente superar poss?veis dificuldades.

Na sequ?ncia, o professor trabalhar? mais uma atividade. Utilizando a mesma tarefa de ca?a palavras, os alunos dever?o montar nomes de jogos e brincadeiras. Tudo isso, para resgatar os nomes dos jogos e brincadeiras, que eles mais gostaram nas viv?ncias das aulas 2 e 3. 

Obs.: Professor, outra varia??o da atividade acima sugerida, e que tamb?m pode gerar um trabalho muito rico do ponto de vista da alfabetiza??o dos alunos, seria, al?m de utilizar o ca?a palavras para resgatar os nomes dos jogos/brincadeiras vivenciados, poderia realizar a mesma a atividade para que eles montassem: os nomes de quem participou, os nomes das pessoas com quem gostaram da brincadeira realizada, ou mesmo, as palavras que representam os sentimentos presentes durante a participa??o em cada brincadeira.

?

?

Aula 7: Quebra-Cabe?a em C?rculo

1. Inicialmente, o professor lembrar? os alunos dos que a atividade que ser? feita nessa aula, tamb?m est? sendo trabalhada pelos alunos da escola parceira.

Al?m disso, nesta aula, o professor de Educa??o F?sica contar? com a parceria do professor Regente para a confec??o do material utilizado e execu??o das atividades propostas.

2. Ser?o confeccionados alguns quebra-cabe?as, um para cada dupla de alunos. A estrutura do quebra-cabe?a deve seguir a seguinte orienta??o:

?         O professor selecionar? diversas imagens impressas (animais, alimentos, objetos etc.) em folha A4, com os respectivos nomes escritos abaixo com letras mai?sculas, fonte 70. Cada imagem deve ser colada num papel mais r?gido (papel cart?o, por exemplo), em seguida, cortada em peda?os com tamanhos distintos, compondo assim um quebra-cabe?a.

?         O professor misturar? as pe?as de todos os quebra-cabe?as, em seguida, colocar? em pequenas caixas (ou envelopes).

Obs.: Cada dupla saber? previamente qual imagem dever? montar, o professor pode apresentar c?pias dos quebra-cabe?as montado para orientar as duplas.

?

animal

Imagem dispon?vel em: http://www.smartkids.com.br/uploads/imagens/desenhos-para-colorir/alfabeto-elefante.gif. Acesso em 15 de agosto de 2013.

?

3. O professor levar? os alunos para quadra (ou para outro local dispon?vel para Educa??o F?sica), sentados em dupla num grande c?rculo, o professor entregar? os quebra-cabe?as ?s duplas.

O professor deve informar os alunos que cada grupo receber? uma caixinha com pe?as misturadas de quebra-cabe?as e orient?-los da necessidade de concentra??o que cada componente do grupo deve ter para identificar as pe?as corretas, bem como os respectivos nomes de cada imagem.

?

4. Para conduzir a atividade, informar tamb?m que o professor colocar? uma m?sica e, enquanto a mesma estiver tocando, os alunos dever?o ir montando seu quebra-cabe?a, mas quando o professor parar a m?sica, a dupla deve passar a caixinha com as pe?as para a dupla da direita e pegar a da dupla da esquerda para continuar a montar seu quebra-cabe?a.

alunos

imagem dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/8755/imagens/dsc09477.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Dica: ? medida que a atividade estiver sendo realizada, o professor deve ir acompanhando as hip?teses que os alunos construir?o sobre o que seria a imagem do quebra-cabe?a, assim como pode orient?-los de modo que identifiquem as melhores estrat?gias para montar o quebra-cabe?a.

5. Ao final da atividade, o professor deve solicitar, como tarefa de casa, que as duplas confeccionem com a ajuda dos familiares, novos quebra-cabe?as para serem trabalhados na pr?xima aula com o professor Regente (Obs.: esta atividade ser? acordada previamente entre os professores de Educa??o F?sica e o Regente).

6. Para concluir a aula, no Laborat?rio de Inform?tica (ou em uma sala que tenha computador, data show e acesso ? internet), o professor projetar? as postagens dos registros j? realizados at? o momento na Revista Eletr?nica. Na oportunidade, os alunos ser?o estimulados a dar sugest?es e contribui??es para a continuidade da elabora??o da Revista.

?

Aula 8 e 9: O que tem na sopa do nen?m?

1. Nesta aula o professor dividir? a turma em 2 equipes. Cada equipe poder? escolher por meio do voto, um nome para o grupo.

2.  Na sala de aula, o professor deve explicar que a atividade a ser vivenciada ? baseada na m?sica: ?Sopa? do grupo Palavra Cantada.

?

Sopa

Palavra Cantada

O que que tem na sopa do nen?m?
O que que tem na sopa do nen?m?
Ser? que tem espinafre?
Ser? que tem tomate?
Ser? que tem feij?o?
Ser? que tem agri?o?
? um, ? dois, ? tr?s...

O que que tem na sopa do nen?m?
O que que tem na sopa do nen?m?
Ser? que tem farinha?
Ser? que tem balinha?
Ser? que tem macarr?o?
Ser? que tem caminh?o?
? um, ? dois, ? tr?s...

O que que tem na sopa do nen?m?
O que que tem na sopa do nen?m?
Ser? que tem rabanete?
Ser? que tem sorvete?
Ser? que tem berinjela?
Ser? que tem panela?
? um, ? dois, ? tr?s...

O que que tem na sopa do nen?m?
O que que tem na sopa do nen?m?
Ser? que tem mandioca?
Ser? que tem minhoca?
Ser? que tem jacar??
Ser? que tem chul??
? um, ? dois, ? tr?s...

O que que tem na sopa do nen?m?
O que que tem na sopa do nen?m?
Ser? que tem alho-por??
Ser? que tem sab?o em p??
Ser? que tem repolho?
Ser? que tem piolho?
? um, ? dois, ? tr?s...

O que que tem na sopa do nen?m?
O que que tem na sopa do nen?m?
Ser? que tem caqui?
Ser? que tem javali?
Ser? que tem palmito?
Ser? que tem pirulito?
? um, ? dois, ? tr?s...

?

Letra dispon?vel em: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283414/. Acesso em 15 de agosto de 2013.

?

3. Em seguida, o professor apresentar? a m?sica aos alunos, que num primeiro momento dever?o permanecer em sil?ncio, dedicando sua concentra??o para entender e conhecer a letra da m?sica. Na sequ?ncia, os alunos ser?o conduzidos para a quadra, que deve estar previamente preparada para atividade com as folhas A4 e canetas.

4. Os alunos executar?o uma brincadeira baseada na m?sica supracitada. Para tanto, ? necess?rio seguir as seguintes orienta??es:

Primeiro: Os alunos se organiza??o em 5 grupos (a mesma composi??o da segunda aula).

Segundo: O professor digitar? os nomes dos ingredientes citados, bem como outras palavras (exemplo: nomes dos colegas da turma) e imprimir? 2 palavras em cada folha de papel A4, formando assim fichas com as referidas palavras. Em seguida, as fichas ser?o colocadas no ch?o pr?ximo a cada grupo.

Obs.: Cada grupo deve ter as fichas com os nomes de todos os ingredientes citados, al?m de outras palavras misturadas para aumentar o grau de dificuldade.

Terceiro: Para a execu??o da atividade, o professor ir? cantar a m?sica. Em seguida, o professor orientar? que ? medida que for aparecendo os nomes dos ingredientes na can??o, os grupos ter?o que procurar no meio das fichas o ingrediente cantado.

Dica: Para tornar a atividade mais l?dica, o professor pode modificar a letra, dizendo palavras que n?o existem na m?sica e nem ? poss?vel que seja utilizada como ingredientes de uma sopa.

Quarto: ? medida que os alunos forem encontrando as palavras corretas, um componente de cada grupo ter? a fun??o de atravessar a quadra para colocar o ?ingrediente? dentro do ?prato do nen?m?. O ?prato? pode ser um bambol?, um c?rculo desenhado com giz no ch?o ou qualquer outra maneira de delimitar o espa?o para que os alunos coloquem suas fichas com as palavras.

?

5.    Ao final da brincadeira, o professor solicitar? que cada grupo confira se as palavras que est?o no ?prato do nen?m? est?o corretas.

6. Na aula seguinte, para concluir a atividade da sopa, o professor levar? a turma para o laborat?rio de inform?tica (ou em uma sala que tenha computador, data show e acesso ? internet), para que os alunos vejam as postagens realizadas at? o momento na Revista Eletr?nica. Os alunos ser?o conduzidos a observarem as postagens deles, assim como da escola parceira.  Mais uma vez, o professor de Inform?tica participar? inserindo as contribui??es dos alunos na Revista.

?

Aula10:  Avalia??o coletiva das atividades realizadas

?

1. Para conclus?o das atividades realizadas, na sala de aula, o professor estimular? os alunos a avaliar as brincadeiras realizadas nas ?ltimas aulas. Para tanto, o professor far? questionamentos referentes ?s atividades realizadas e ao envolvimento dos alunos ao longo das atividades, de modo que eles avaliem a sua participa??o, tanto individual, quanto coletiva.

?

?

alunos perg

Imagem dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-kVhqEcd6QPI/To-h6xkGXhI/AAAAAAAAEDw/CVDUs7tGvTo/s320/100_1596.JPG. Acesso em 15 de agosto de 2013.

?

Alguns exemplos de questionamentos que o professor poder? fazer aos alunos para fomentar a discuss?o:

a)      Avalia??o da participa??o individual: ?Voc? acha que participou bem das atividades, das brincadeiras??

b)      Avalia??o da atua??o dos grupos: ?Grupo 1, como foi trabalhar em equipe? O que foi legal de fazer junto com os colegas? Tiveram alguma dificuldade? Qual??

c)       Avalia??o do trabalho em dupla: ?Como foi trabalhar em dupla? ? mais f?cil ou mais dif?cil que trabalhar em grupo??

d)      Avalia??o do conte?do: ?O que mais gostaram de aprender??

e)      Avalia??o das parcerias: como foi a parceria com a outra escola ? E com os demais  professores?

?

2. Ao final de todas as atividades, o professor solicitar? que os alunos escrevam frases sobre as atividades realizadas. As frases ser?o escritas em folhas A4. Esse processo de elabora??o deve ser acompanhado e orientado pelo professor, de modo que as poss?veis d?vidas possam ser  esclarecidas. Ap?s a escrita, os alunos poder?o decorar fazendo um acabamento nas folhas. Para tanto, poder?o ser utilizados l?pis de cor, giz de cor, cola colorida e outros recursos para enfeitar as folhas. Em seguida, as folhas ser?o escaneadas (ou fotografadas) pelo professor de inform?tica, que por sua vez dever? post?-las para a finaliza??o da Revista Eletr?nica.


?

frases

Imagem dispon?vel em: http://blog.myheritage.com.br/wp-content/uploads/2013/05/FRASES-CRIAN%C3%87AS.jpg. Acesso em 15 de agosto de 2013.

?

3. Para finalizar, no Laborat?rio de Inform?tica, com o auxilio do professor desse conte?do, ser?o realizadas as postagens das frases escaneadas. Desse modo, a formata??o final da Revista Eletr?nica acontecer? com a colabora??o de toda turma. Assim, os alunos dar?o suas contribui??es tanto no conte?do que poder? ser escrito para fechamento da Revista, quanto na pagina??o, na escolha das cores do layout etc.

Para fechamento da Revista, o professor produzir? com a turma um pequeno texto coletivo que ser? postado na mesma. Este texto ter? como intuito fazer os devidos agradecimentos ? todos os envolvidos na produ??o Revista (professores e alunos), quanto agradecer as contribui??es dos colegas de outras escolas pelas contribui??es inseridas na Revista.

Al?m disso, o professor poder? pedir a contribui??o da turma, como a ?ltima postagem, que seria: qual tema poderia fazer parte da pr?xima Revista Virtual?

Os alunos responder?o essa pergunta, com a media??o do professor, direto como postagem em forma de coment?rio, logo ap?s os agradecimentos acima referidos.

Recursos Complementares

Revista Nova Escola. Por que brincar ? importante para as crian?as pequenas. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml. Acesso em 14 de agosto de 2013.

?

Portal da Educa??o. Reflex?es sobre o Brincar na Inf?ncia. Dispon?vel em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/21963/reflexoes-sobre-o-brincar-na-infancia. Acesso em 13 de agosto de 2013.

?

Reportagem: Brincadeiras de inf?ncia - Brasil das Gerais - Parte 1. Dura??o: 27 minutos e 29 segundos. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=f9tRi1RGarc. Acesso em 14 de agosto de 2013.

Avaliação

A avalia??o acontecer? ao longo de todo processo, em especial, na 10? aula, em que os alunos poder?o socializar suas opini?es em rela??o ao desempenho e envolvimento individual e coletivo.