Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita de pequenos textos. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o s?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Esta aula tem como par?metro a tem?tica: "Fam?lia". Ela resgata a hist?ria familiar dos alunos por meio da constru??o de ?lbum de figurinhas com personagens da fam?lia.
?
Fam?lia: papai, mam?e e irm?os. S? isso?
Professor, inicie sua aula de forma divertida, fazendo com que seus alunos se interessem pelo conte?do que ser? proposto a seguir: a cria??o de um ?lbum de figurinhas com a tem?tica fam?lia. Conduza-os ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete em um projetor multim?dia o v?deo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). Durante a exibi??o do v?deo, permita que eles dancem e se envolvam com o ritmo da m?sica. Providencie a letra da m?sica dos Tit?s "Fam?lia" e entregue a seus alunos para que possam acompanhar a can??o.
Fam?lia! Fam?lia!
Papai, mam?e, titia
Fam?lia! Fam?lia!
Almo?a junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando a filha
Quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-p?o
Filha de fam?lia se n?o casa
Papai, mam?e
N?o d?o nem um tost?o...
Fam?lia ?h! Fam?lia ah!
Fam?lia! oh! ?h! ?h! ?h!
Fam?lia ?h! Fam?lia ah!
Fam?lia!...
Fam?lia! Fam?lia!
Vov?, vov?, sobrinha
Fam?lia! Fam?lia!
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando o nen?m
Fica doente
U?! U?!
Procura uma farm?cia de plant?o
O choro do nen?m ? estridente
U?! U?!
Assim n?o d? pra ver televis?o...
Fam?lia ?h! Fam?lia ah!
Fam?lia! oh! ?h! ?h! ?h!
Fam?lia ?h! Fam?lia ah!
Fam?lia! hi?! hi?! hi?!...
Fam?lia! Fam?lia!
Cachorro, gato, galinha
Fam?lia! Fam?lia!
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania...
A m?e morre de medo de barata
U?! U?!
O pai vive com medo de ladr?o
Jogaram inseticida pela casa
U?! U?!
Botaram cadeado no port?o...
Fam?lia ?h! Fam?lia ah!
Fam?lia!
Fam?lia ?h! Familia ah!
Fam?lia! oh! ?h! ?h! ?h!
Fam?lia ?h! Fam?lia ah!
Fam?lia! hi?! hi?! hi?!...
S?tio: ?Letras.mus.br?. M?sica Fam?lia. Letra e v?deo completo da m?sica dispon?vel em: <http://letras.mus.br/titas/48973/#selecoes/48973/>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Professor, ap?s a exibi??o do v?deo, abra uma roda de conversa e solicite que os alunos falem sobre seus familiares. Para motiv?-los, se for conveniente, fale um pouco tamb?m de sua fam?lia. Ou voc? pode motiv?-los com os seguintes questionamentos:
- Qual o n?mero de pessoas de sua casa? Diga seus nomes e parentescos.
- Voc? tem irm?os rec?m-nascidos?
- Voc? tem irm?os muito mais velhos (mais de 10 anos) do que voc??
- Seus pais comentam se pretendem ter mais filhos?
- Qual ? a profiss?o de seus pais?
- Quem lhe deu esse nome? Seu pai, m?e ou outra pessoa?
- Seus familiares possuem animais de estima??o?
?
Professor, voc? poder? trabalhar a leitura e a escrita a partir da m?sica. Proponha que os alunos leiam em grupos: meninos leem uma estrofe e as meninas leem a seguinte. Outra possibilidade seria explorar a m?sica, elaborando quest?es que eles devem localizar as respostas no texto.
Para aprofundar o assunto sobre fam?lia, proponha a seguinte atividade.
1) Voc? conhece esses personagens?
?
a)
( ) SIM; ( ) N?O. Quem s?o? _____________________________________________
S?tio: ?Wikip?dia, a enciclop?dia livre?. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Simpsons>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
b)
( ) SIM; ( ) N?O. Quem s?o? ______________________________________________
Blog: "Zamenza?. Dispon?vel em: <http://zamenza.blogspot.com.br/2011/06/grande-familia-nao-perde-o-folego.html>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
c)
( ) SIM; ( ) N?O. Quem s?o?______________________________________________
S?tio: ?Vitamina de Pimenta?. Dispon?vel em: <http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/2012/07/familia-addams.html>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
d)
( ) SIM; ( ) N?O. Quem s?o?_______________________________________________
Blog: "V?cios e dist?rbios?. Dispon?vel em: <http://viciosedisturbios.blogspot.com.br/2012/04/mania-de-familia-buscape.html>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
e)
( ) SIM; ( ) N?O. Quem s?o?_______________________________________________
S?tio: ?Pop S?ries?. Dispon?vel em: <http://popseries.com.br/2013/03/30/flashback-baby-e-sequestrado-em-familia-dinossauro/> . Acesso em: 09 de ago. 2013.
f)
( ) SIM; ( ) N?O. Quem s?o?________________________________________________
S?tio: ?Imagens Dep?sito?. Dispon?vel em: <http://www.imagensdeposito.com/papel%20de%20parede/35919/pato+donald+e+turma+no+carro.html>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
g)
( ) SIM; ( ) N?O. Quem s?o?________________________________________________
S?tio: ?Somente coisas legais?. Dispon?vel em: <http://somentecoisaslegais.com.br/curiosidades/familias-da-tv-as-familias-mais-famosas-de-series-e-programas-de-televisao>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
h)
( ) SIM; ( ) N?O. Quem s?o?________________________________________________
S?tio: ?Somente coisas legais?. Dispon?vel em: <http://somentecoisaslegais.com.br/curiosidades/familias-da-tv-as-familias-mais-famosas-de-series-e-programas-de-televisao>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
i)
( ) SIM; ( ) N?O. Quem s?o?________________________________________________
S?tio: CoolBoX. Dispon?vel em: <http://www.magicoolbox.com/2011/03/curiosidades-todo-mundo-odeia-o-chris.html>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
Professor, ap?s a roda de conversa inicial e a atividade que acabaram de realizar, comente com seus alunos que atualmente, cada vez mais surge novas configura??es de fam?lias. Discuta com eles sobre as diferentes fam?lias que s?o representadas nas imagens que viram. Questione-os:
Depois, explique-lhes que antigamente, a fam?lia era padronizada: pai, m?e e seus filhos ? geralmente muitos (? o caso da fam?lia Simpsons, apesar de ter apenas tr?s filhos). De uma ?poca para c?, a quantidade de filhos foi diminuindo e aumentando outros membros: genro, nora, tia, sobrinhos, primos, dentre outros (? o caso da ?Grande Fam?lia?). Mais recente ainda, existem configura??es de fam?lias com dois pais e nenhuma m?e ou duas m?es e nenhum pai. Por mais delicado que seja tratar dessa quest?o, ? necess?rio, pois, nada impede que algum dia, um aluno de sua escola venha vivenciar essa realidade.
Apesar de suas diferen?as, algumas caracter?sticas est?o presentes em quase todas as fam?lias: almo?ar ou jantar juntos (infelizmente a falta de tempo, os desencontros de hor?rios, o excesso de trabalho ou de estudo e tantos outros motivos, t?m prejudicado esse tradicional costume), um choro de um beb? que atrapalha assistir televis?o, um irm?o mais ?levado?, cada um com seus medos (de n?o conseguir pagar todas as contas do m?s, de ladr?o, de barata, de sair de casa, preocupa??o com os filhos que chegam tarde em casa da ?balada?), os animais de estima??o, dentre tantas outras particularidades.
Professor, em seus coment?rios, n?o deixe de falar das consequ?ncias terr?veis que as crian?as sofrem por n?o terem sido criadas por seus familiares: menores abandonados, expostos ? prostitui??o infantil, ao crime, ?s drogas e ? toda sorte de preju?zos causados pela falta de uma adequada estrutura familiar. Apesar dos pesares, relate a import?ncia de se ter, e mais ainda, valorizar a fam?lia que temos.
Encerre este momento com uma reflex?o sobre a import?ncia da fam?lia na vida do ser humano. A m?sica "Tua Fam?lia" da banda Anjos de Resgate, nos faz refletir que os nossos melhores amigos est?o dentro de nossa pr?pria casa. Para isso, conduza-os ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete em um projetor multim?dia, o v?deo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
S?tio: ?You Tube?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=cYz-KIvwgtU>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Professor, ao t?rmino deste momento, proponha uma atividade que valorize a fam?lia de seus alunos. Veja a sugest?o a seguir:
2) Cite 10 motivos pelos quais voc? ama a sua fam?lia e deveria ter nascido nela e n?o em outra.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor, fique atento para situa??es em que o aluno n?o vive com a sua fam?lia (pai, m?e e irm?os), chame a aten??o para o fato de que muitas vezes a nossa fam?lia ? composta por pessoas que nos adotam, como sendo membro de sua fam?lia.
Exercendo a cidadania e valorizando a fam?lia: visita a um asilo
Professor, quando se trata de fam?lia, cada um tem seu papel de destaque e merece todas as homenagens. O com?rcio ? um dos grandes incentivadores quando se trata de homenagear algu?m: criou tr?s datas em que as vendas aumentam significativamente: "Dia das m?es" (2? domingo do m?s de maio), "Dia dos pais" (2? domingo do m?s de agosto) e "Dia das crian?as" (12 de outubro ? que na realidade oficialmente ? o "Dia de Nossa Senhora Aparecida"). Apesar de existir o "Dia dos av?s" (26 de junho), este dia n?o ? lembrado pela m?dia e infelizmente, muito menos pelos filhos e netos. Logo os av?s, que j? cumpriram sua ?miss?o? de criar e educar seus filhos e hoje assumem um papel muito importante na educa??o de seus netos e t?m tanto a ensinar com sua vasta experi?ncia de vida.
S?tio: ?Portal Splish splash?. Dispon?vel em: <http://www.portalsplishsplash.com/2011/07/hoje-dia-dos-avos.html#.UgbnIz9GLKA>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Existe um ditado popular que diz que ?a gente s? d? valor depois que perde?. Proporcione a seus alunos que esse ditado popular n?o se fa?a valer em suas vidas, pois, podem perder seus av?s a qualquer momento. Para que possam aprofundar o amor, o respeito e o reconhecimento da import?ncia dessa figura familiar em suas vidas, proponha uma visita a um asilo. Os asilos para idosos tamb?m podem ser designados por outros nomes, como casa de repouso ou cl?nica geri?trica.
Este trabalho tem diferentes desdobramentos permitindo um trabalho interdisciplinar. No Portal do Professor voc? encontra uma cole??o de aulas que aborda esta tem?tica: "O trabalho de campo numa perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental". Veja no s?tio: Portal do Professor MEC. Dispon?vel em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=797>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Saiba mais sobre o trabalho de campo no item: Recursos Complementares.
Para proporcionar que seus alunos exercitem sua cidadania, motive-os a realizarem uma campanha na escola para arrecadar alimentos e compor uma cesta b?sica para doarem ao asilo visitado. Mas, lembre-os que os idosos precisam muito mais de carinho e respeito do que de alimento material.
Fam?lia: santu?rio da vida
Professor, mesmo que sua escola n?o seja crist? cat?lica, comente com seus alunos sobre o ex Papa Jo?o Paulo II. Ele ? o autor da express?o que nomeia este t?pico da aula "Fam?lia: santu?rio da vida". Santu?rio quer dizer ?lugar sagrado?. ? ali que a vida humana surge como de uma nascente sagrada, e ? cultivada e formada. ? miss?o sagrada da fam?lia, guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida. (Conforme o s?tio: ?Comunidade Cat?lica Shalom?. Dispon?vel em: <http://www.redemptionis-sacramentum.com.br/2011/05/beatificacao-de-joao-paulo-ii.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.).
S?tio: ?Comunidade Cat?lica Shalom?. Dispon?vel em: <http://www.redemptionis-sacramentum.com.br/2011/05/beatificacao-de-joao-paulo-ii.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Conhecendo mais nossos familiares
Professor, os dois primeiros momentos desta aula j? foram suficientes para introduzir o tema fam?lia e sensibilizar os seus alunos sobre a sua fundamental import?ncia. Sabemos que este ? um trabalho escolar/acad?mico, contudo, para se aprofundar neste, nada mais ?bvio do que solicitar a ajuda dos familiares dos alunos. Proponha uma atividade que envolva a pesquisa e a participa??o familiar ao mesmo tempo, afinal, a participa??o da fam?lia ? imprescind?vel para o bom desempenho escolar da crian?a. A atividade ser? uma pesquisa sobre a origem e o significado dos nomes da maioria dos familiares das crian?as.
1) Com o aux?lio de seus pais, pesquise a origem e o significado do primeiro nome da maioria de seus familiares: pais, irm?os, tios/as, primos/as, av?s, padrinhos e madrinhas e algu?m mais de sua fam?lia que julgar importante, inclusive algum animal de estima??o, se for o caso. Esta pesquisa deve ser entregue ao professor em forma de texto. Se sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize seu laptop Classmate, por meio do programa KWord acessando: [Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto]. Caso n?o fa?a, escreva a pesquisa em seu caderno de L?ngua Portuguesa.
2) Este ? o momento em que voc? far? as entrevistas. Entreviste os mesmos familiares da atividade 1, seguindo o roteiro abaixo:
|
?
? |
Para finalizar esta atividade, registre a imagem dos seus v?rios entrevistados ao t?rmino da entrevista. Se sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize seu laptop Classmate para os registros, se n?o faz, utilize uma c?mera fotogr?fica convencional. |
|
Imagem do entrevistado ? ? ? ? ? ? |
3) Estas fotos dever?o ser salvas em um pen drive (pe?a aux?lio de seus pais) e entregues para seu professor para que ele possa imprimi-las, pois, ser?o utilizadas no 4? momento desta aula.
Construindo o ?lbum de figurinhas com os familiares
Professor, para finalizar esta aula abra uma nova roda de conversa e oportunize seus alunos comentarem sobre o que aprenderam at? aqui. Verifique se a fam?lia deles possui alguma caracter?stica de alguma fam?lia fict?cia da televis?o apresentada no 1? momento desta aula. Incentive-os a falarem o que aprenderam sobre seus familiares por meio da pesquisa realizada no momento anterior, provavelmente ter?o muito que falar.
Ap?s esta conversa, desafie-os para realizarem a ?ltima atividade: a constru??o de um ?lbum de figurinhas, tendo como personagens, seus familiares pesquisados nesta aula. Providencie o material que eles necessitar?o:
O ?lbum dever? ter uma capa e nela constar o nome do autor do ?lbum, cr?ditos para o fot?grafo e o nome do pesquisador das informa??es contidas nele. O ?lbum deve obedecer a seguinte diagrama??o: foto (que o aluno registrou no 3? momento) e logo abaixo a legenda que dever? conter: nome completo, significado do nome, grau de parentesco, idade, profiss?o (se adulto), ou ano escolar (se crian?a) e naturalidade. A legenda n?o deve ser em t?picos, mas em um par?grafo, conforme o exemplo abaixo.
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
Este ? Rones Aureliano de Sousa, meu pai. N?o h? registro do significado do nome dele no livro de nomes. Ele tem 34 anos de idade e ? professor de Filosofia da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia ? ESEBA/UFU e nasceu na cidade Uberl?ndia, Minas Gerais.
- S?tio: ?Somente coisas legais. Fam?lias fict?cias da televis?o?. Dispon?vel em: <http://somentecoisaslegais.com.br/curiosidades/familias-da-tv-as-familias-mais-famosas-de-series-e-programas-de-televisao>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
- Blog: "Porto Consultoria e Treinamento. Material sobre Trabalho de Campo?. Dispon?vel em: <http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/04/o-trabalho-de-campo-autores.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
- S?tio: ?Franciscanos. Documento de Aparecida?. Dispon?vel em: <http://www.franciscanos.org.br/wp-content/uploads/2012/05/docaparecida.pdf>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
- S?tio: ?Livro de nomes?. Dispon?vel em: <http://www.livrodenomes.com.br/Significado-do-Nome-rodrigo.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.