Portal do Professor

Início do Conteúdo

?Medidinha Certa? na escola: qual ? sua meta? ? Parte 1

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Alimenta??o: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Refletir sobre o pr?prio estilo de vida e de sua fam?lia a partir do conhecimento relativo aos perigos da m? alimenta??o e do sedentarismo.

?

2. Propor solu??es para os problemas/inadequa??es diagnosticadas sobre a alimenta??o e n?vel de atividade f?sica individual e dos familiares, fora e na escola.

Duração das atividades

03 aulas de cinquenta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. No??es sobre alimenta??o e pr?tica de atividade f?sica.

2. No??es sobre a constru??o textual e utiliza??o da L?ngua Portuguesa.

3. Capacidade de interpreta??o, manipula??o e rela??o entre informa??es, assim como enfrentamento de situa??es-problema.

Estratégias e recursos da aula

Material para a aula

Papel pardo

?

PRIMEIRO MOMENTO: Explicando a proposta de trabalho

?

Professor(a), pergunte aos alunos quem assistiu ? s?rie ?Medidinha Certa?, exibida no Programa Fant?stico, da Rede Globo. Fa?a a media??o de forma que sejam abordados os seguintes pontos:

1. P?blico participante do programa e suas caracter?sticas f?sicas.

2. Rotina das crian?as antes da participa??o na s?rie.

3. Objetivos do programa.

4. Mudan?as de h?bitos ocorridas ao longo da s?rie.

5. Resultados do processo vivenciado pelas crian?as e seus familiares.

6. Dicas ou curiosidades interessantes que assistiram ao longo dos quadros exibidos no Fant?stico.

?

Registre em papel pardo cada um dos pontos abordados anteriormente. Esses cartazes de papel pardo ser?o acrescidos de novas informa??es ao longo das semanas, por grupos de trabalho.

?

Em seguida, explique aos alunos que a proposta de trabalho que ora se inicia, diz rela??o ao estilo de vida dos alunos da escola, mais especificamente sobre a alimenta??o e a pr?tica de atividade f?sica. E que, nesse sentido:

1. Os alunos assistir?o ? s?rie do Fant?stico como atividade norteadora do trabalho a ser realizado na escola, envolvendo o repensar sobre a alimenta??o e a responsabilidade da pr?tica regular de atividade f?sica.

Coment?rio: Nesse momento, o(a) professor(a) colar? os seis pap?is pardos na sala de aula, cada um com um dos ?pontos abordados? na discuss?o inicial da aula. A proposta ? continuar a preench?-lo ao longo das semanas em que o(a) professor(a) exibir a s?rie do Fant?stico.

2. Os alunos conhecer?o o pr?prio ?ndice de Massa Corporal (IMC) que servir? de par?metro para avaliar a necessidade de uma reeduca??o alimentar, mudan?a de h?bitos e acompanhamento profissional.

3. Os alunos auxiliar?o no planejamento de um programa de atividades f?sicas l?dicas a serem oferecidas na pr?pria escola.

4. Ap?s a avalia??o sobre alimenta??o e IMC, os alunos estabelecer?o uma meta individual e para fam?lia, em caso de necessidade de mudan?a de h?bitos.

?

SEGUNDO MOMENTO: Assistindo ? s?rie do Fant?stico: ?Medidinha Certa?

?

Professor(a), como atividade de estudo dirigido, antes de passar os v?deos, divida a turma em seis grupos. Ao longo das semanas, cada um deles ficar? respons?vel pelo preenchimento de um dos cartazes de papel pardo mencionados anteriormente. Ao final da s?rie do Fant?stico, cada grupo se responsabilizar? por uma apresenta??o em forma de semin?rio, Nesse sentido, recomenda-se que os alunos fa?am registros durante a exibi??o da s?rie,

?

Em seguida, explique que a s?rie do Fant?stico ? composta por dez programas que totalizam, aproximadamente, 1h15min. de dura??o. Nesta primeira aula, voc? pode exibir os tr?s primeiros quadros, quais sejam:

1. Crian?as aprendem a viver melhor com o Medidinha Certa (12h38min.)

Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/criancas-aprendem-a-viver-melhor-com-o-medidinha-certa/1884344/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

2. 'Medidinha Certa' mostra porque atividade f?sica ? mais cansativa para gordinhos (10h20nin.)

Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/medidinha-certa-mostra-por-que-atividade-fisica-e-mais-cansativo-para-gordinhos/1894446/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

3. Mudan?a nos h?bitos de vida envolve toda a fam?lia (08h28min.)

Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/mudanca-nos-habitos-de-vida-envolve-toda-a-familia/1915353/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

?

Coment?rio: Professor (a), n?o esque?a de destinar um espa?o da aula para os grupos procederem os registros no papel pardo.

?

Professor(a),  ao final da aula converse com a turma sobre:

- as expectativas para assistirem ao restante da s?rie;

- semelhan?as entre os alunos da turma e os participantes;

- acompanhamento m?dico ou nutricional dos alunos;

- conhecimento sobre o estado f?sico do aluno em rela??o ao pr?prio corpo e o da fam?lia.

?

TERCEIRO MOMENTO: Leitura da atividade do papel pardo

?

Professor(a), como forma de revis?o das atividades da aula anterior, solicite aos alunos que leiam os registros feitos, at? ent?o, nos cartazes de papel pardo. Caso necess?rio, fa?a complementa??es.

?

QUARTO MOMENTO: Assistindo ? s?rie do Fant?stico: ?Medidinha Certa? - continua??o

Nesta segunda aula, voc? pode exibir os outros sete quadros. S?o eles:

?

4. Filho de Ronaldo Fen?meno ajuda crian?as do Medidinha Certa (06h06min.)

Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/filho-de-ronaldo-fenomeno-ajuda-criancas-do-medidinha-certa/1925358/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

5. 'Medidinha Certa' mostra que videogame pode queimar calorias (06h17min.)

Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/medidinha-certa-mostra-que-videogame-pode-queimar-calorias/1935496/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

6. Fernanda Souza coloca participante do Medidinha Certa para dan?ar (03h18min.)

Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/fernanda-souza-coloca-participante-do-medidinha-certa-para-dancar/1944272/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

7. Op??es saud?veis podem deixar as festas infantis mais saborosas (06h24min.)

Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/opcoes-saudaveis-podem-deixar-as-festas-infantis-mais-saborosas/1956064/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

8. Leandro Hassum ajuda crian?a do Medidinha Certa a jogar futebol americano (05h33min.)

Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/leandro-hassum-ajuda-crianca-do-medidinha-certa-a-jogar-futebol-americano/1966328/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

9. Participantes do Medidinha Certa vivem os preparativos para o desafio final (05h53min.)

Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/participantes-do-medidinha-certa-vivem-os-preparativos-para-o-desafio-final/1997918/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

10. Participantes do "Medidinha Certa" cumprem desafios no final da s?rie (10h43min.)

Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/participantes-do-medidinha-certa-cumprem-desafios-no-final-da-serie/2009772/>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

?

Ap?s a exibi??o dos v?deos, incentive os alunos a preencherem os cartazes em papel pardo e informe que, na pr?xima aula, todos os registros dever?o estar finalizados.

?

QUINTO MOMENTO: Discuss?o e Reflex?o sobre a s?rie ?Medidinha Certa?

?

A partir dos registros feitos no papel pardo, organize um semin?rio em que seis grupos de alunos da turma apresentem um resumo sobre a s?rie assistida nas duas aulas anteriores.

Ap?s o semin?rio, solicite aos alunos a constru??o de um texto reflexivo sobre a sua pr?pria alimenta??o e o n?vel de atividade f?sica semanal. Estabele?a uma parceria com o(a) professor(a) de L?ngua Portuguesa na corre??o dessa atividade.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia principalmente o cumprimento, participa??o nas tarefas e din?micas propostas em sala de aula ou como tarefa de casa. A partir das falas, das perguntas, da produ??o escrita individual e coletiva, da an?lise e propostas de solu??o produzidas pelos alunos e mediadas pelo(a) professor(a), ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre a alimenta??o e pr?tica regular de atividade f?sica.