Portal do Professor

Início do Conteúdo

?Medidinha Certa? na escola: qual ? sua meta? ? Parte 2

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Alimenta??o: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Refletir sobre o pr?prio estilo de vida e de sua fam?lia a partir do conhecimento relativo aos perigos da m? alimenta??o e do sedentarismo.

2. Calcular o seu pr?prio ?ndice de Massa Corporal (IMC) e de seus familiares.

3. Avaliar a necessidade de mudan?as de h?bitos a partir do resultado do IMC, da constru??o de um Di?rio Semanal sobre alimenta??o e atividade f?sica, al?m da an?lise e orienta??o profissional.

4. Utilizar informa??es expressas em gr?ficos ou tabelas para fazer infer?ncias e analisar informa??es expressas em gr?ficos ou tabelas como recurso para a constru??o de argumentos.

5. Propor solu??es para os problemas/inadequa??es diagnosticadas sobre a alimenta??o e n?vel de atividade f?sica individual e dos familiares, fora e na escola.

Duração das atividades

03 aulas de cinquenta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Ter vivenciado a aula do Portal do Professor intitulada ?Medidinha certa: qual ? sua meta? ? Parte 1?

2. No??es sobre alimenta??o e pr?tica de atividade f?sica.

3. No??es sobre a constru??o textual e utiliza??o da L?ngua Portuguesa.

4. Conhecimento matem?tico sobre multiplica??o e divis?o.

5. Capacidade de interpreta??o, manipula??o e rela??o entre informa??es, assim como enfrentamento de situa??es-problema.

6. Estabelecimento da raz?o e/ou regra de tr?s e/ou propriedade fundamental da propor??o.

7. Utiliza??o de r?gua, compasso e transferidor.

8. Constru??o de quadro ou tabela e c?rculo.

Estratégias e recursos da aula

?

Ap?s a viv?ncia da aula do Portal do Professor ?Medidinha certa: qual ? sua meta? ? Parte 1?, estabele?a uma pareceria com o(a) professor(a) de Matem?tica e pe?a-lhe que desenvolva com os alunos as seguintes aulas dispon?veis no Portal do Professor:

- Medidas do ?ndice de Massa Corporal (IMC) dos alunos: subs?dio para a constru??o de gr?ficos de setor ? parte 1.

Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50410>. Acesso em 14 de ago. de 2013.

- Medidas do ?ndice de Massa Corporal (IMC) dos alunos: subs?dio para a constru??o de gr?ficos de setor ? parte 2.

Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50446>. Acesso em 14 de ago. de 2013.

?

A partir dessas aulas os alunos conhecer?o seu pr?prio ?ndice de Massa Corporal (IMC), como calcul?-lo, refletir sobre os valores de toda turma e os riscos da Obesidade Infantil.

?

PRIMEIRO MOMENTO: Discuss?o sobre o IMC e reflex?o sobre alimenta??o e pr?tica regular de atividade f?sica

Com base nos dados coletados, fa?a uma discuss?o sobre os resultados gerais da turma, e solicite aos alunos que reflitam sobre sua alimenta??o e a pr?tica regular de atividade f?sica. Instigue-o a calcular o IMC de seus familiares e incentive os pais ou respons?veis a lev?-lo ao pediatra para uma avalia??o m?dica mais detalhada.

?

Em seguida, sugira aos alunos que fa?am um DI?RIO SEMANAL constando:

1.  O n?mero de refei??es, hor?rio, quantidade e tipo de alimento ingerido.

2. O dia, dura??o e tipo de atividade f?sica realizada.

?

SEGUNDO MOMENTO: Relato dos alunos

Professor(a), com a presen?a de um(a) nutricionista e/ou profissional de Educa??o F?sica especializado em Nutri??o e/ou outro profissional (merendeiros[as], professores de Ci?ncias, etc), destine parte do tempo de sua aula para os alunos, resumidamente, apresentarem seus DI?RIOS SEMANAIS que envolveram registros, tanto sobre alimenta??o quanto a pr?tica de atividade f?sica.

?

TERCEIRO MOMENTO: Avalia??o Nutricional

Em seguida, permita que o profissional convidado(a) fa?a uma palestra, mesa-redonda ou bate-papo sobre os h?bitos alimentares relatados pelos alunos e aborde outras tem?ticas que julgar necess?rio, como por exemplo:

- Pir?mide alimentar

- Leis da alimenta??o (Lei da Unidade, Lei da Quantidade, Lei da Qualidade e Lei da Adequa??o)

- Como calcular o valor cal?rico dos alimentos

- Alimenta??o escolar

- Import?ncia do acompanhamento profissional

- Principais causas e consequ?ncias da Obesidade

?

Como fomento de ideias para este momento, sugerimos que o(a) professor(a) assista o v?deo da TV Escola intitulado ?Aula l? fora ? EPS. 06 - Alimenta??o?. Trata-se de um v?deo de aproximadamente 27 minutos que mostra o trabalho de uma professora sobre o tema alimenta??o equilibrada.

Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4959>. Acesso em: 15 de jul. de 2013.

Ao final da aula professor(a), recolha o DI?RIO SEMANAL de cada aluno para an?lise extraclasse, mais detalhada, que servir? de subs?dio para as discuss?es da pr?xima aula.

?

QUARTO MOMENTO: Avalia??o sobre a pr?tica regular de atividade f?sica

Retomando a apresenta??o da aula anterior e recorrendo aos registros feitos no DI?RIO SEMANAL entregue pelos alunos, o(a) professor dever? tecer uma avalia??o sobre o n?vel (tempo) m?dio de atividade f?sica semanal de cada aluno, sua rela??o com os IMC dos alunos e a obesidade infantil.

?

Na tentativa de despertar uma mudan?a de h?bito nos alunos e em seus familiares, proponha aos alunos que fa?am, por escrito, uma avalia??o sobre os seus h?bitos alimentares e de atividade f?sica, assim como de seus familiares. Diante do exposto, no mesmo documento, pe?a-o para registrar uma meta individual e para os membros da fam?lia. Oriente-o a estipular um tempo para esta meta e como pretende alcan??-la.

Professor(a), n?o esque?a de combinar as datas em que a metas parciais ser?o socializadas entre o grupo.

?

QUINTO MOMENTO: Projeto Atividade L?dica no Recreio

Como uma forma de ajudar as crian?as, o(a) professor(a) pode propor um m?s de atividades l?dicas orientadas na hora do recreio. Para tanto, pode solicitar os alunos que listem no quadro, atividades l?dicas que gostariam de praticar na hora do recreio e que s?o vi?veis, considerando o espa?o f?sico, tempo, n?mero de crian?as envolvidas e pessoal envolvido.

Em seguida, pode dividir a sala em grupos, cada qual com a fun??o de propor, por escrito e depois oralmente, uma atividade orientada para o recreio. Essas atividades podem ser vivenciadas durante as aulas de Educa??o F?sica antes de serem implementadas, a fim de o professor auxiliar nas adequa??es necess?rias, dando autonomia para os alunos dirigirem/organizarem as atividades autonomamente durante o recreio.

Dependendo do n?mero de locais dispon?veis no recreio para oferta dessas atividades, podem ser realizadas v?rias ao mesmo tempo, ou com revezamento di?rio ou semanal, por exemplo. Fica a cargo do(a) professor(a) avaliar periodicamente o planejamento e desenvolvimento do projeto. 

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ocorrer? durante todo o processo, tomando como refer?ncia principalmente o cumprimento, participa??o nas tarefas e din?micas propostas em sala de aula ou como tarefa de casa. A partir das falas, das perguntas, da produ??o escrita individual e coletiva, da an?lise e propostas de solu??o produzidas pelos alunos e mediadas pelo(a) professor(a), ser? poss?vel identificar pontos que representam a amplia??o dos conhecimentos sobre a alimenta??o e pr?tica regular de atividade f?sica.