Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
? Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
? Localizar informa??es no texto;
? Refletir acerca dos conceitos de Sin?nimos e Ant?nimos;
? Reconhecer a estrutura do texto instrucional;
? Compreender melhor os conceitos observados, por meio da realiza??o de diferentes atividades;
? Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
? Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
? Fazer os registros nos cadernos.
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenha sido trabalhado com os alunos leitura e escrita, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar informa??es no texto. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
?
S?tio: ?E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 10 de ago. 2013.
S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de ago.2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
?
Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
?
Professor, para iniciar a aula, conte a hist?ria ?O frio pode ser quente? de Jandira Mansur ou passe o v?deo. Com esta hist?ria voc? vai motiv?-los para o tema e poder? desenvolver as atividades sobre o assunto tratado nesta aula, caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.
As coisas t?m muitos jeitos de ser.
Depende do jeito da gente ver.
Por que ser? que numa noite a lua ? t?o pequena e fininha?
E outra noite ela fica t?o redonda e gordinha pra depois ficar de novo daquele jeito estrelinha?
Depende do qu??
Depende do jeito que a gente v?.
Uma ?rvore ? t?o grande se a gente olha l? para cima.
Mas do alto de uma montanha, ela parece t?o pequeninha.
Grande ou pequena depende do qu??
Depende de onde a gente v?.
Como ser? que pode uma colher cheia de doce parecer t?o pouquinho que n?o d? nem pra sentir?
E cheia de rem?dio ficar tanto que n?o d? nem pra engolir?
Curto e comprido
Bom e ruim
Vazio e cheio
Bonito e feio
S?o jeitos das coisas ser.
Depende do jeito da gente ver.
?
JandiraMansur
Fonte: S?tio: ?You Tube. O frio pode ser quente??. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=WwDORpJjEZM>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
?
Professor, ap?s a leitura do livro, distribua c?pias do texto para registro dos alunos no caderno de L?ngua Portuguesa. Pe?a para eles circularem de l?pis de cor as palavras que s?o contr?rias umas as outras. Ex: fininha ? gordinha. Depois que circularem, dever?o registrar no caderno de L?ngua Portuguesa as palavras e seus contr?rios.
?
Palavra |
Contr?rio |
Fininha |
Gordinha |
?
Professor, explique para seus alunos que as palavras contr?rias ?s outras s?o chamadas de ?Ant?nimos?. Registre na lousa o conceito de Ant?nimo para que os alunos possam ter no caderno de L?ngua Portuguesa para pesquisa.
?Ant?nimos s?o palavras de significados contr?rios. Exemplo: poss?vel ? Ant?nimo de imposs?vel, porque se voc? falar: ?? poss?vel escalar o monte Everest? e falar que ?? imposs?vel escalar o monte Everest?, o sentido ? bem diferente!?.
Quer mais exemplos? Ent?o vamos pensar em mais algumas frases...
?
Marcelo ? um menino alegre.
Marcelo ? um menino triste.
?
?
Janete perdeu seu c?o na pra?a perto de sua casa.
Janete encontrou seu c?o na pra?a longe de sua casa.
?
Professor, converse com seus alunos explicando que a frase muda de sentido quando colocamos os Ant?nimos nas palavras destacadas.
Para fixa??o da atividade proponha um jogo do ?Mico de Ant?nimos?. Divida a turma em duplas para jogar, explique como ser? o jogo para os alunos e aproveite para trabalhar com o texto instrucional, pois este ? um g?nero textual muito presente em nosso dia a dia, tanto na escola como em casa, por isso sua relev?ncia para o letramento do aluno. Lembre-se de destacar a estrutura deste tipo de texto e as informa??es que ele apresenta.
?
Trabalhando com texto instrucional
?
JOGO DO MICO
?
Instru??o do Jogo
Organize a turma em pares de jogadores;
Distribua as cartas entre os jogadores;
Cada jogador forma o par utilizando duas cartas. Exemplo: alegre/triste para ant?nimo. Depois dos pares formados, as cartas restantes ficam na m?o dos jogadores, estes t?m direito de comprar um do outro, na tentativa de formarem novos pares. O Mico ? a ?nica carta que n?o ter? par. O jogo acaba quando todos os pares forem formados. Vence o jogo quem formar a maior quantidade de pares e n?o permanecer com o Mico.
?
Fonte: ?Ensino Fundamental 1. Oficina de Jogos Portugu?s?. Dispon?vel em: < http://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/ >. Acesso em: 10 de ago. 2013
?
Professor, ap?s os alunos jogarem, passe como ?Atividade de casa? recortarem palavras e seus Ant?nimos para confeccionarem na pr?xima aula, o cartaz dos Ant?nimos.
?
Recorte de jornais e revistas palavras e seus Ant?nimos, para confeccionarmos cartazes na pr?xima aula. |
2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
?
Professor, retome a aula dos Ant?nimos dividindo a turma em pequenos grupos, distribua cartolina, folha de papel A4 ou papel pardo (o que estiver dispon?vel para uso na escola). Pe?a para cada grupo colocar as palavras que recortaram em casa espalhadas nas carteiras e montar um cartaz com os Ant?nimos destas palavras. Veja a imagem abaixo como exemplo ou acesse o s?tio para visualiza??o da montagem completa do cartaz.
Fonte: S?tio: ?You Tube. Cartaz dos Ant?nimos?. Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=Gzq7z3cUe4M>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
?
?
Professor, ap?s a montagem dos cartazes exponha na sala de aula para visualiza??o dos alunos no decorrer das atividades, como tamb?m para leitura.
Professor, depois de desenvolver a atividade de colagem das palavras e seus Ant?nimos, conceitue os Sin?nimos, explique para os alunos que Sin?nimos s?o palavras que t?m o mesmo significado, assim, ver ? Sin?nimo de enxergar, porque se voc? falar: ?Estou vendo aquele rapaz? ou falar: ?Estou enxergando aquele rapaz?, as frases t?m o mesmo sentido.
?
Quer mais exemplos? Ent?o vamos pensar em mais algumas frases...
?
?
A menina est? muito feliz! Ou... A menina est? muito contente.
Jos? mora bem longe da escola. Ou... Jos? mora bem distante da escola.
A prova deixou os alunos nervosos. Ou... A prova deixou os alunos irritados.
?
Professor, ? interessante que os alunos tenham tamb?m o conceito de Sin?nimo registrado no caderno de L?ngua Portuguesa, por isso distribua c?pias dos conceitos ou registre na lousa. Para fixa??o sobre o que esta sendo estudado passe uma atividade de forma??o de frases trocando as palavras destacadas por seus Sin?nimos.
Professor, nesta atividade voc? poder? desenvolver a produ??o de frases afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas caso j? tenha trabalhado com as pontua??es.
?
Pense r?pido e forme frases com o Sin?nimo das seguintes palavras: grande, devagar e divertido.
?
Por exemplo:
Grande ? ?Minha casa ? enorme!?.
Devagar ? ?Hoje o tr?nsito da cidade est? lento.?.
Divertido ? ?Meu melhor amigo ? muito engra?ado!?.
?
Pense r?pido e forme frases com o ant?nimo das seguintes palavras: alegre, cheio e claro.
Por exemplo:
Alegre ? ?Hoje estou me sentindo um pouco triste?.
Cheio ? ?O balde de ?gua est? vazio?.
Claro ? ?Hoje o c?u est? escuro?.
?
Professor, pe?a para cada aluno fazer a leitura das frases que foram constru?das para os colegas, fa?a a corre??o coletivamente ou passe nas carteiras orientando os alunos sobre a pontua??o e a ortografia utilizada, caso tenham d?vidas.
Distribua c?pias do Ca?a Palavras para os alunos brincarem e encontrarem os Sin?nimos das palavras.
?
?
Descubra no Ca?a Palavras os Sin?nimos das palavras abaixo:
?
Fonte: S?tio: ?Sin?nimos e Ant?nimos. Cruzadinha e Ca?a palavras?. Dispon?vel em: < http://pro-eve.blogspot.com.br/2008/02/sinnimos-e-antnimos-cruzadinhas-e-caa.html >. Acesso em: 10 de ago. 2013.
?
Professor, como foi feito na aula sobre Ant?nimos a constru??o de cartazes, fa?a o mesmo construindo os cartazes sobre Sin?nimos. Pe?a para os alunos trazerem de casa, mais palavras recortadas de revistas ou jornais usados, para montagem dos cartazes dos Sin?nimos.
?
Faremos os cartazes dos Sin?nimos, por isso, recorte de jornais e revistas usadas, palavras e seus Sin?nimos e tragam na pr?xima aula. |
?
3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
?
Professor, inicie a aula formando os grupos como fez na aula anterior, mas n?o necessariamente com os mesmos componentes, podendo diversificar. Fa?a a mesma din?mica para montar os cartazes dos Sin?nimos. Veja imagem abaixo como exemplo:
Fonte: S?tio: ?You Tube. Cartaz dos Sin?nimos?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=cKb05Ddw48w >. Acesso em: 10 de ago. 2013.
?
Professor, ap?s os cartazes ficarem prontos exponha na sala de aula para visualiza??o dos alunos, de prefer?ncia coloque ao lado do cartaz dos Ant?nimos.
Convide os alunos para jogarem o ?Jogo da Garrafa dos Sin?nimos e Ant?nimos?, veja abaixo como jogar e os materiais necess?rios para confec??o do jogo.
Resgate com os alunos o que eles aprenderam sobre o texto instrucional e solicite que observem se este texto cont?m as mesmas informa??es que o anterior.
?
?
?
Materiais utilizados para constru??o do jogo.
? 1 garrafa de pl?stico de 2 litros;
? 1 sacolinha, caixinha ou envelope com as tarefas: fichas com as palavras para os alunos dizerem as palavras Sin?nimos e Ant?nimos .
Como jogar:
? Os alunos, sentados no ch?o, fazem um grande c?rculo no p?tio ou na sala de aula;
? Um aluno ficar? no centro do c?rculo segurando a garrafa deitada;
? Ele gira a garrafa at? que, ao parar, ela mostre um determinado aluno;
? O aluno apontado pela garrafa ir? retirar da sacolinha uma ficha com a tarefa pedida;
?
Exemplo: Ant?nimo de cheio:____
Sin?nimo de feliz: ____
? Se acertar, ele ir? trocar de lugar com o aluno que est? no centro e ir? rodar a garrafa na pr?xima vez;
? Se errar, o aluno que est? no centro continuar? a brincadeira.
Professor, ap?s o jogo pe?a aos alunos para fazerem o registro no caderno de L?ngua Portuguesa, da atividade que foi desenvolvida.
Outras sugest?es:
? Este Jogo da Garrafa poder? tamb?m ser utilizado em Matem?tica com fichas contendo os fatos fundamentais da: adi??o, subtra??o, multiplica??o e divis?o.
?
Fonte: S?tio: ?PORTAL EDUCA??O ? Jogo da garrafa, trabalhando palavras, Sin?nimos, Ant?nimos?. Dispon?vel em:
<http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/18114/jogo-da-garrafa-trabalhando-palavras-sinonimos-antonimos-plural-coletivos#ixzz2bTLtp9jO>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
?
Proponha uma brincadeira com a ?Caixa dos significados?:
? Peguem fichas de palavras que sejam Ant?nimos ou Sin?nimos um do outro;
? Organizem duas equipes na turma, cada uma dever? pegar uma e a outra tenta adivinhar o Ant?nimo ou Sin?nimo da ficha com a palavra escolhida;
? Elaborem uma atividade a partir da brincadeira. Registrem no quadro o nome dos objetos que continham na caixa e seus Ant?nimos ou Sin?nimos.
Nomes dos objetos |
Ant?nimo |
Sin?nimo |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Para o professor:
Fonte: S?tio: ?Sala de atividades. Sin?nimos e Ant?nimos?. Dispon?vel em: <http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/sinonimos-antonimos-e-homonimos/>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Fonte: S?tio: ?Educando com criatividade. Ant?nimos e Sin?nimos?. Dispon?vel em: <http://www.educandocomcriatividade.com.br/2010/02/sinonimos-e-antonimos.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
?
Para o aluno:
Fonte: S?tio: ?Websmaster. Ca?a Palavras dos Sin?nimos?. Dispon?vel em: <http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas/sinonimos.htm>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Fonte: S?tio: ?Educar para crescer. Jogo do Ant?nimo?. Dispon?vel em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/antonimos/>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Fonte: S?tio: ?Click Educa??o. Sin?nimos e Ant?nimos?. Dispon?vel em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/antonimos/>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo, observando a participa??o dos alunos na leitura e na escrita e se: conseguiram produzir frases; compreenderam as caracter?sticas dos Ant?nimos e Sin?nimos; reconheceram os Ant?nimos e Sin?nimos nas palavras; interagiram com os colegas no momento da exposi??o como tamb?m nos trabalhos coletivos; interagiram nos jogos respeitando a vez de cada um; fizeram os registros no caderno de L?ngua Portuguesa. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de constru??o do conhecimento, mas com uma vis?o critica, por isso ? importante ? valoriza??o do trabalho do aluno, seus avan?os e suas dificuldades. Registre suas observa??es no caderno de Plano de Aula, pois estas informa??es s?o valiosas para que possa planejar atividades desafiadoras.