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Terapia com c?lulas tronco: uma quest?o em debate

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Vis?es de mundo
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em An?lises Cl?nicas
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Biotecnologia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Citopatologia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Enfermagem
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Farm?cia
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Ger?ncia de Sa?de
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Registros de Sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Associar a solu??o de problemas de sa?de ao correspondente desenvolvimento cient?fico e tecnol?gico.

  • Reconhecer benef?cios, limita??es e aspectos ?ticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biol?gicos envolvidos em produtos biotecnol?gicos.

  • Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias  biol?gicas, como texto discursivo, gr?ficos, tabelas, rela??es matem?ticas ou linguagem simb?lica.

  • Avaliar m?todos, processos ou procedimentos das ci?ncias naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social e de sa?de.

  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam ? preserva??o e a implementa??o da sa?de individual ou coletiva.

  • Diferenciar os tipos de c?lulas tronco e seu uso em terapias.

  • Identificar pesquisas sobre terapias com c?lulas tronco, compreendendo os processos envolvidos.

  • Reconhecer o estudo do potencial terap?utico das c?lulas tronco como uma ?rea cient?fica, cujas pesquisas t?m contribu?do para o tratamento e cura de doen?as.

  • Distinguir c?lulas tronco embrion?rias de outros tipos.

  • Identificar as vantagens e as desvantagens do uso de c?lulas tronco embrion?rias.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Citologia, Histologia e Gen?tica

Estratégias e recursos da aula

ESTRAT?GIAS

Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; an?lise de v?deos e imagem; estudo de textos; produ??o de relat?rios e textos.

RECURSOS

Utiliza??o de computadores com acesso ? internet; imagens, v?deos e textos digitais.

cel tronco

Imagem dispon?vel em:  http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/img/celulastronco.jpg. Acesso em:14/08/2013.Trata-se de uma micrografia confocal que mostra c?lulas tronco neurais (verde) transplantadas no c?rebro de um camundongo rec?m-nascido. O autor ? Yirui Sun, um jovem neurocientista chin?s que atualmente trabalha no Centro de Pesquisas em C?lulasTronco da Wellcome Trust.

M?dulo 1 - Tratamentos com c?lulas tronco

Atividade 1- V?deos de mat?rias veiculadas pela m?dia televisiva

Sugerimos que a introdu??o a este tema seja feita por meio dos quatro v?deos de curta dura??o, especificados, abaixo, veiculados pela m?dia televisiva em uma s?rie de reportagens sobre terapia com c?lulas tronco. Os v?deos est?o disponibilizados em p?ginas que trazem todo o texto das reportagens por escrito, o que facilita sua an?lise.

V?deo 1 - Pesquisas com c?lulas-tronco para tratar o cora??o avan?am no Brasil. Dispon?vel em:  http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/pesquisas-com-celulas-tronco-para-tratar-o-coracao-avancam-no-brasil.html. Acesso em: 14/08/2013. Ao todo, 600 volunt?rios j? participaram de um teste cl?nico considerado um dos maiores do mundo. A pesquisa envolve m?dicos e cientistas de 40 institui??es do pa?s.

V?deo 2 - C?lulas-tronco ajudam a combater tipo perigoso de diabetes. Dispon?vel em:  http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/celulas-tronco-estao-ajudando-combater-tipo-perigoso-de-diabetes.html. Acesso em: 14/08/2013. Pacientes que se submetem ao tratamento experimental chegam a ficar sete anos sem usar insulina.

V?deo 3 - Implante de c?lula-tronco melhora vida de pacientes com les?es na coluna. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/implante-de-celula-tronco-melhora-vida-de-pacientes-com-lesoes-na-coluna.html. Acesso em: 14/08/2013. Na segunda reportagem da s?rie especial sobre pesquisas com c?lulas-tronco, o JN mostra experi?ncias brasileiras no tratamento de fraturas e de les?es na coluna.

V?deo 4 - M?dicos alertam contra solu??es milagrosas em tratamentos com c?lulas-tronco. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/medicos-alertam-contra-solucoes-milagrosas-em-tratamentos-com-celulas-tronco.html. Acesso em: 14/08/2013. As cl?nicas se anunciam. Basta fazer uma inscri??o e pagar. A China ? um dos lugares mais procurados para esse tipo de servi?o, que existe em todos os continentes.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar os v?deos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda, salvar os v?deos em seu computador e projet?-los, utilizando o aparelho data show.

O professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia impressa de algumas quest?es para discuss?o, como as sugeridas a seguir.

Quest?es para discuss?o dos v?deos

  • A pesquisa com terapias usando c?lulas tronco tem sido aplicada em pacientes em quais casos?
  • Existe cura comprovada por meio dessas terapias? Explique.
  • Qual ? a origem das c?lulas tronco utilizadas em cada um dos casos?
  • Que tipo de cuidados se deve ter, ao ver um an?ncio de tratamento ou teste cl?nico com a utiliza??o de c?lulas tronco?

Atividade 2- Discuss?o dos v?deos

A discuss?o dos v?deos dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 3 - Analisando as informa??es em uma imagem

Para fechar este m?dulo sugerimos a an?lise de uma imagem, contendo informa??es sobre as finalidades das pesquisas e tipos de c?lulas tronco. Al?m de trazer uma s?ntese sobre o tema, a imagem traz uma informa??o destacada em vermelho que chama aten??o e gera ambiguidade na interpreta??o. Por isso, deve ser aproveitada pelo professor para esclarecer uma quest?o central em rela??o ao uso de c?lulas tronco em pesquisas e terapias: a de que as obje??es de v?rios setores da sociedade est?o relacionadas ?s c?lulas tronco embrion?rias.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar a imagem diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-la em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda, salvar a imagem em seu computador e projet?-los, utilizando o aparelho data show.

 As quest?es para an?lise da imagem dever?o ser entregues impressas aos alunos que dever?o respond?-las individualmente em seus cadernos.

Os alunos dever?o ser orientados a observar a imagem dispon?vel em http://www.pime.org.br/imagens/celulas_tronco2.jpg (Acesso em: 14/08/2013), para responder as quest?es, a seguir.

cel tronco 2

Quest?es para an?lise da imagem:

  • Quais s?o as possibilidades de uso das c?lulas tronco?
  • De quais partes do corpo humano podem ser encontradas c?lulas tronco?
  • A obje??o expressa na parte do texto em vermelho se refere a todas ou a um tipo espec?fico de c?lulas tronco?
  • Relacione a imagem aos v?deos da Atividade 1.

Atividade 4 - Discuss?o da imagem

A discuss?o da imagem dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

?

c??lula tronco

Imagem dispon?vel em: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/files/2012/10/celulas-tronco-jpg.jpg. Acesso em: 15/08/2013.

M?dulo 2 - Resgatando conhecimentos pr?vios

Atividade 1 - Resgatando conhecimentos sobre c?lulas tronco e terapias que as utilizam.

O professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia digitada de algumas quest?es sobre c?lulas tronco e terapias que as utilizam. O objetivos nesta atividade ? verificar o que os alunos j? sabem sobre o assunto, uma vez que informa??es a respeito dele aparecem com certa frequ?ncia na m?dia, na internet ou, ?s vezes, s?o oriundas do senso comum.

Cada aluno dever? responder por escrito, em seu caderno, a primeira resposta que lhe vier ? mente, sem consultar nenhum tipo material informativo ou os colegas.

 Quest?es a serem respondidas:

  1. O que s?o c?lulas tronco?
  2. Que avan?os as pesquisas cient?ficas com c?lulas tronco podem trazer para a medicina?
  3. Por que permitir a pesquisa com embri?es, se as c?lulas tronco s?o tamb?m encontradas em tecidos adultos?
  4. O que a Lei da Biosseguran?a  aprovada na C?mara permite?
  5. Os cientistas podem adquirir os embri?es diretamente nas cl?nicas de fertiliza??o assistida?
  6. Qual o motivo da pol?mica em torno da lei?
  7. ? poss?vel desenvolver uma t?cnica para obter c?lulas tronco sem precisar dos embri?es?
  8. Qual ? o tamanho do embri?o quando as c?lulas s?o extra?das para pesquisas?
  9. Em que est?gio se encontram as pesquisas de tratamentos com c?lulas tronco?
  10. E no Brasil, o que existe em termos de pesquisas?
  11. Como ? a legisla??o sobre c?lulas tronco em outros pa?ses?
  12. O que o uso de c?lulas tronco tem a ver com a clonagem?

Atividade 2 - Conferindo as respostas e avaliando conhecimentos

Ap?s registrarem suas respostas, os alunos dever?o ser orientados a acessar o endere?o http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/celulas_tronco/01.htm (Acesso em: 15/08/2013), onde est?o disponibilizadas essas mesmas perguntas, as respostas e coment?rios sobre cada uma delas.

Sugerimos que os alunos confiram as respostas em duplas para que possam comentar seus acertos e erros. Os alunos dever?o ler o texto completo de cada item, do 1 ao 12, e fazer o registro da resposta correta onde errou, ou completar as respostas incompletas.

cel tronco parapl

Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-key_yF6AuI0/Tewp3ChIxcI/AAAAAAAAAB8/ZwQcyPD1fzk/s640/celula-tronco-paraplegia.jpg. Acesso em: 14/08/2013.

M?dulo 3 - Fundamenta??o te?rica

Atividade 1- Estudo de texto

No texto, a seguir, os alunos encontrar?o informa??es b?sicas e conceitos fundamentais sobre c?lulas tronco, necess?rios para compreens?o desta ?rea da Biologia atualmente t?o pesquisada e que est? se tornando cada vez mais promissora no tratamento e cura de v?rias doen?as.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. O professor dever? disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor dever? disponibilizar quest?es norteadoras da registro e discuss?o dos mesmos.

O primeiro momento dever? ser de estudo individual; cada aluno dever? ler, silenciosamente, todo o texto e fazer registros orientados pelas quest?es para discuss?o.

Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH): Informa??es Gerais. Dispon?vel em: http://genoma.ib.usp.br/?page_id=62. Acesso em: 15/08/2013.

Quest?es norteadoras para a compreens?o e a discuss?o do texto:

  1. O que s?o c?lulas-tronco embrion?rias? Quais s?o os tipos existentes?
  2. O que ? clonagem reprodutiva?
  3. Quais s?o as conclus?es das pesquisas sobre a clonagem reprodutiva?
  4. O que s?o as C?lulas IPS- Induced pluripotent stem-cells?
  5. Quais s?o as outras poss?veis fontes de c?lulas tronco?
  6. Sobre as C?lulas-tronco do adulto, caracterize:
  • C?lulas-tronco do sangue do cord?o umbilical e da placenta.
  • C?lulas-tronco do tecido do cord?o umbilical.
  • C?lulas-tronco de polpa de dentes dec?duos.
  • C?lulas-tronco de tecido adiposo.
  • Novas fontes de c?lulas-tronco.

7. Sobre as C?lulas tronco embrion?rias (CTE), explique:

  • Import?ncia das c?lulas tronco embrion?rias.
  • Como s?o obtidas.
  • Oposi??o ao uso das CTE.
  • Apostas no uso da CTE.
  • Legisla??o brasileira para pesquisas com c?lulas tronco.
  • Quais s?o as pesquisas com c?lulas-tronco desenvolvidas no Centro de Estudos do Genoma Humano?

Atividade 2- Discuss?o do texto

A discuss?o do texto dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos

cel tronco 4

Imagem dispon?vel em: http://www.tepe.com.br/img/celulas-tronco.jpg. Acesso em: 14/08/2013.

M?dulo 4 - Fique por dentro

Atividade 1 - Leitura de mat?rias sobre o tema

Nesta atividade, sugerimos que o professor selecione reportagens e mat?rias publicadas em revistas e jornais a respeito do tema e forne?a os endere?os para que os alunos acessem e leiam o conte?do. Abaixo sugerimos algumas, mas o professor dever? buscar outras, preferencialmente mais recentes, de acordo com a data em que for efetivar esta proposta.

O professor dever? distribuir as mat?rias entre os alunos, formando grupos de leitura, de modo que cada grupo leia e discuta uma mat?ria.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda trazer para a aula os textos impressos, xerocopiados ou nas revistas e jornais originais.

Pesquisas premiadas do Nobel foram 'revolu??o' gen?tica, dizem cientistas. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/10/pesquisas-premiadas-do-nobel-foram-revolucao-genetica-dizem-cientistas.html. Acesso em: 15/08/2013. Descobertas ajudam a entender doen?as gen?ticas. Cientista japon?s vencedor do Nobel ? 'humilde e fant?stico', diz professora.08/10/2012 21h05 - Atualizado em 09/10/2012 20h05. Acessado em 15/08/2013.

C?lulas-tronco podem ajudar a regenera??o do nervo facial. Dispon?vel em: http://genoma.ib.usp.br/?p=4812. Acesso em: 15/08/2013.

C?lulas tronco e terapia g?nica. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/blog/genetica/sem-categoria/celulas-tronco-e-terapia-genica/. Acesso em: 15/08/2013.

Pesquisas com c?lulas-tronco. Dispon?vel em: http://www.brasil.gov.br/sobre/ciencia-e-tecnologia/tecnologia-de-ponta/pesquisas-com-celulas-tronco. Acesso em: 15/08/2013.

Pesquisa usa c?lulas-tronco em reconstru??o de cartilagem. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/12/pesquisa-usa-celulas-tronco-em-reconstrucao-de-cartilagem.html. Acesso em: 15/08/2013. T?cnica foi usada no joelho de pacientes com artrite degenerativa. Estudo foi conduzido por especialistas espanh?is.11/12/2012 11h13 - Atualizado em 11/12/2012 11h13.

Um caminho promissor contra a ELA. Dispon?vel em: http://www.istoe.com.br/reportagens/290281_UM+CAMINHO+PROMISSOR+CONTRA+A+ELA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage. Acesso em: 15/08/2013. A hist?ria do primeiro brasileiro que conseguiu melhorar dos sintomas da Esclerose Lateral Amiotr?fica depois de se submeter a uma terapia pioneira com c?lulas-tronco. N? Edi??o:  2265 |  12.Abr.13 - 20:40 |  Atualizado em 15.Ago.13 - 14:28.

Pesquisadores do HC-USP usam c?lulas-tronco para controlar diabetes. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/11/pesquisadores-do-hc-usp-usam-celulas-tronco-para-controlar-diabetes.html. Acesso em: 15/08/2013. Tratamento utiliza c?lulas que reconstroem medula ap?s forte quimioterapia.
Segundo pesquisador, resultados positivos livraram pacientes da insulina
. 06/11/2012 06h30 - Atualizado em 06/11/2012 06h30.

Cora??o feito com c?lulas-tronco ? capaz de bater sem ajuda de aparelhos. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/coracao-feito-com-celulas-tronco-e-capaz-de-bater-sem-ajuda-de-aparelhos. Acesso em: 15/08/2013.

Dentes de leite podem ser fonte vantajosa de c?lulas-tronco. Dispon?vel em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/planeta-ciencia/noticia/2013/08/dentes-de-leite-podem-ser-fonte-vantajosa-de-celulas-tronco-4233982.html. Acesso em: 15/08/2013.

Reprograma??o de c?lulas-tronco pode ajudar pacientes com esquizofrenia. Dispon?vel em: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/07/reprogramacao-de-celulas-tronco-pode-ajudar-pacientes-com-esquizofrenia. Acesso em: 15/08/2013.

Jap?o autoriza primeiros testes cl?nicos com c?lulas-tronco pluripotentes induzidas. Dispon?vel em:http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/luz-verde-no-japao-para-testes-clinicos-com-celulas-tronco-ips. Acesso em: 15/08/2013

A beb? planejada para curar. Dispon?vel em: http://www.istoe.com.br/reportagens/191077_A+BEBE+PLANEJADA+PARA+CURAR. Acesso em: 15/08/2013. A pequena Maria Clara ? a primeira crian?a do Pa?s a ser submetida ao mais rigoroso processo de sele??o gen?tica dispon?vel. A esperan?a ? de que ela salve a irm?, Maria Vit?ria.

maria vit

Imagem dispon?vel em: http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_3284725075183930.jpg. Acesso em: 15/08/2013.

Atividade 2 - Socializa??o e discuss?o geral

Assim que todos os grupos lerem e discutirem as mat?rias, o professor dever? organizar a sala para que cada um possa socializar aos demais o que foi lido e o ponto de vista do grupo.

Cada grupo ter? um tempo determinado para falar e ao final das apresenta??es, o professor dever? disponibilizar um tempo para discuss?o de quest?es pol?micas ou esclarecimento de d?vidas.

cel tronco prod

Imagem dispon?vel em: http://www.lance-ufrj.org/uploads/3/2/2/5/3225660/3364401.jpg?507. Acesso em: 14/08/2013.

M?dulo 5 - Produ??es pelos alunos

Atividade 1 -  Elabora??o de relat?rios

Ap?s a discuss?o e considera??es sobre o tema,  propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relat?rio, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula.

O termo relat?rio, neste caso, ? utilizado para descrever uma narra??o do que se passou, do que foi observado, pesquisado, estudado.

Para que se possa redigir um relat?rio de pesquisa ? preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados j? sejam conhecidos. O percurso do relat?rio de pesquisa ? dado pelos fatos observados durante a realiza??o da pesquisa e os resultados por ela alcan?ados.

Propomos nesta atividade a elabora??o de um relat?rio, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor dever? fornecer a eles as seguintes instru??es:

1?) A p?gina inicial do relat?rio dever? apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o t?tulo da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2?) Introdu??o: esta se??o do relat?rio ? justamente o espa?o em que se faz uma recapitula??o do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, dever? ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor dever? orientar os alunos a utilizarem todos os registros feitos ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdu??o. 

3?) Material e M?todos (Metodologia): o professor  dever? orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narra??o, em que se apresentar?, passo a passo, o que ocorreu, durante o processo de realiza??o da pesquisa: forma??o das duplas ou grupos, leitura e discuss?o de textos, an?lise de v?deos e imagem, resolu??o de quest?es de estudo/pesquisa, debates.

4?) Resultados e Discuss?o: dever?o aparecer neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.

5?) Conclus?o: o professor dever? solicitar aos alunos que, neste ponto do relat?rio, apresentem a que conclus?o chegaram ao final de toda a pesquisa realizada.  O professor dever? orientar os alunos a utilizarem os registros que eles mesmos fizeram, durante as atividades.

6?) Refer?ncias Bibliogr?ficas: Neste item, dever?o ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (t?tulo do texto/autor/endere?o eletr?nico/data de acesso).  Para mais informa??es acerca da normatiza??o de refer?ncias bibliogr?ficas, o professor poder? consultar o seguinte endere?o eletr?nico: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 (Acesso em: 15/08/2013).

Atividade 2 - Publica??o dos relat?rios da pesquisa

Ap?s a confec??o dos relat?rios, estes dever?o ser salvos em um dispositivo de armazenamento de m?dia (cd, dvd ou pendrive) e enviados ao professor para avalia??o. Os relat?rios dever?o ser postados pelo professor no blog ou site da escola. Caso a escola n?o possua um blog ou site, o professor dever? criar o blog.  Para criar o blog, basta que o professor acesse o endere?o eletr?nico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em: 15/08/2013) e siga as instru??es. ? r?pido, pr?tico e gratuito.

Postados os relat?rios, o professor dever? solicitar aos alunos que entrem no endere?o eletr?nico do blog e que fa?am coment?rios sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos dever?o seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, dever?o divulgar o blog na escola, solicitando ? comunidade escolar que tamb?m participe da pesquisa, deixando seus coment?rios e opini?es no blog. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunica??o dispon?veis na escola dever?o ser utilizados: site da escola, r?dio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, dentre outros.

O professor dever? manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema da pesquisa desenvolvida pelos alunos.

Atividade 3 - Resolu??o e discuss?o de quest?es de vestibulares e ENEM

Este tema tem sido frequentemente abordado nos exames vestibulares e no ENEM. Sendo assim, sugerimos que o professor traga quest?es de concursos anteriores para discutir com os alunos.

Algumas sugest?es de endere?os e quest?es:

Quest?es c?lulas-tronco. Dispon?vel em: http://www.professor.bio.br/provas_topicos.asp?topico=c%E9lulas-tronco. Acesso em: 15/08/2013.

Exerc?cios ? C?lulas Tronco. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/citologia/celulas-tronco/exercicios/. Acesso em: 15/08/2013.

Revista eletr?nica do vestibular UERJ: quest?es comentadas. Dispon?vel em: http://www.revista.vestibular.uerj.br/questao/questao-objetiva.php?seq_questao=311. Acesso em: 15/08/2013.

Quest?es

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1 - (ENEM 2010 - Prova Reaplicada) A utiliza??o de c?lulas-tronco do pr?prio indiv?duo (auto transplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regenera??o de tecidos e ?rg?os cujas c?lulas perdidas n?o t?m capacidade de reprodu??o, principalmente em substitui??o aos transplantes, que causam muitos problemas devidos ? rejei??o pelos receptores. O auto transplante pode causar menos problemas de rejei??o quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indiv?duos. Isso porque as 

a) c?lulas-tronco se mant?m indiferenciadas ap?s sua introdu??o no organismo do receptor. 
b) c?lulas provenientes de transplantes entre diferente indiv?duos envelhecem e morrem rapidamente. 
c) c?lulas-tronco, por serem doadas pelo pr?prio indiv?duo receptor, apresentam material gen?tico semelhante.
d) c?lulas transplantadas entre diferentes indiv?duos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor. 
e) c?lulas provenientes de transplantes convencionais n?o se reproduzem dentro do corpo do receptor. 
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Resolu??o: A rejei??o a um transplante deve-se basicamente a um n?o reconhecimento, pelas c?lulas do receptor, de prote?nas presentes na membrana das c?lulas do ?rg?o/tecido doado. No caso do auto transplante, como as c?lulas doadas s?o do pr?prio paciente, possuem material gen?tico igual ao das c?lulas do receptor. Dessa forma, suas prote?nas de membrana tamb?m s?o iguais ?s do paciente, n?o sendo reconhecidas como ant?genos.

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2 - A combina??o de transplante de c?lulas-tronco extra?das da medula ?ssea com exerc?cios f?sicos intensos pode ser uma nova esperan?a para os que sonham em voltar a andar. Estudos desenvolvidos no Hospital Pequeno Pr?ncipe em Curitiba sobre a coordena??o da m?dica Katherine Athayde de Carvalho, utilizando ratos como modelo experimental divididos em dois grupos, um com les?o aguda e outro com les?o cr?nica. Os resultados mostraram que os animais com les?o aguda tiveram n?vel de recupera??o mais pr?ximo ao estado anterior ao trauma. J? nos com les?o cr?nica n?o houve grandes progressos. Os animais receberam c?lulas-tronco mesenquimais retiradas da medula ?ssea dos pr?prios animais que s?o capazes de se diferenciar em v?rios tipos de tecidos.  A atividade f?sica intensa auxiliaria na regenera??o neural, pois induz a produ??o de neurotrofinas, subst?ncia que atuam no crescimento e na regenera??o do tecido nervoso.

(FARIA, K. K, Dupla Poderosa. Revista Ci?ncia Hoje, n?mero 282, volume 47, jun,. 2011).

A utiliza??o da terapia com c?lulas-tronco tem sido amplamente debatida no meio cient?fico. Esse procedimento apresenta pontos favor?veis e desfavor?veis. Em rela??o a essa t?cnica, tendo como base o texto, ? poss?vel concluir que:

a) um dos pontos favor?veis da utiliza??o desse procedimento em humanos ? fato das c?lulas utilizadas no tratamento serem do pr?prio indiv?duo.

b)  essa t?cnica n?o poder? ser utilizada em humanos pois o padr?o de desenvolvimento celular ? diferente do observado em roedores.

c)  essa t?cnica poder? ser utilizada em todos os padr?es de les?o medular, resultando em retorno completo dos movimentos.

d)  a capacidade regenerativa das c?lulas-tronco aliada ao exerc?cio f?sico permite a recupera??o de todos os padr?es de les?o da medula nervosa.

e)  essa t?cnica se empregada em seres humanos resultar? em recupera??o imediata de todos os movimentos.

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3 - (ENEM) Leia o trecho da entrevista concedida a Dr?uzio Varella pela geneticista Mayana Zatz a respeito da utiliza??o das c?lulas-tronco no tratamento de doen?as:

Dr?uzio ? O que s?o c?lulas-tronco?

Mayana Zatz ? S?o c?lulas que t?m a capacidade de diferenciar-se em diferentes tecidos humanos. Existem as c?lulas tronco totipotentes ou embrion?rias, que conseguem dar origem a qualquer um dos 216 tecidos que formam o corpo humano; as pluripotentes, que conseguem diferenciar-se na maioria dos tecidos humanos, e as c?lulas-tronco multipotentes, que conseguem diferenciar-se em alguns tecidos apenas.

Dr?uzio ? No momento da fecunda??o, quando o espermatozoide fecunda o ?vulo, come?am as primeiras divis?es celulares e surgem as c?lulas totipotentes, que v?o obrigatoriamente dar origem a todos os tecidos do corpo. Essas c?lulas permanecem no indiv?duo pelo resto da vida?

Mayana Zatz ? As totipotentes n?o. Elas existem at? quando o embri?o atinge 32 a 64 c?lulas. A partir da?, forma-se o blastocisto, cuja capa externa vai formar as membranas embrion?rias, a placenta. J? as c?lulas internas do blastocisto, que s?o chamadas de totipotentes, v?o diferenciar-se em todos os tecidos humanos.

Fonte: dispon?vel em http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/celulastronco1.asp.

Com rela??o ?s c?lulas-tronco ? correto afirmar:

a) As c?lulas pluripotentes s?o mais indicadas que as totipotentes para o tratamento.

b) As c?lulas multipotentes geram mais tecidos que as c?lulas pluripotentes.

c) A gastrula??o ? importante na obten??o de c?lulas totipotentes.

d) O valor terap?utico das c?lulas totipotentes ? a sua capacidade de se diferenciar em todos os tecidos que constituem um ser humano.

e) A pesquisa com c?lulas-tronco s? podem ser feitas com c?lulas totipotentes.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas. 

Dever?o ser utilizados como instrumento de avalia??o quantitativa os relat?rios produzidos na Atividade 1 do M?dulo 5.