Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Equa??es |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Opera??es |
Ensino M?dio | Matem?tica | An?lise de dados e probabilidade |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores culturais |
Ensino M?dio | Matem?tica | N?meros e opera??es |
- Realizar opera??es matem?ticas mediante a viv?ncia do voleibol.
- Reconhecer medidas, equa??es e c?lculos nos elementos que constituem o voleibol.
- Praticar o voleibol e as opera??es matem?ticas presente nesse esporte.
- Vivenciar o voleibol enquanto espa?o para constru??o de rela??es pessoais que favore?am a conviv?ncia e a participa??o de todos.
- Fundamentos e regras do voleibol oficial.
- Opera??es matem?ticas (equa??es e probabilidade) e interpreta??o de gr?ficos.
Professor, a presente aula foi inspirada no v?deo "Matem?tica no Esporte" da s?rie "Matem?tica em toda parte 2" (TV Escola/ MEC) dispon?vel no seguinte endere?o eletr?nico: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Dura??o total: 12 minutos. No entanto, a estrat?gia de ensino abaixo detalhada considera apenas a segunda metade do v?deo, ou seja, a partir do minuto 06 em diante.
Vale destacar tamb?m que, por se tratar de um trabalho interdisciplinar, essa proposta demanda uma parceria entre as ?reas de Educa??o F?sica e Matem?tica.
?
Aten??o professor: para a primeira aula ser? necess?rio uma prepara??o pr?via. Previamente, voc? dever? combinar com o professor de matem?tica, que ele dever? estar presente na quadra durante a primeira atividade dessa estrat?gia de ensino.
1. O professor de Educa??o F?sica convidar? a turma para uma aula diferente de Voleibol. Os alunos ser?o conduzidos para a quadra, onde j? estar? organizada a rede, bola, pranchetas com bloco de notas e um convidado especial (o professor de matem?tica).
Chegando ? quadra o professor dividir? a turma em equipes. Dever?o ser formadas no m?nimo 04 equipes, com pelo menos 06 jogadores em cada uma. Caso o n?mero de alunos exceda o quantitativo para quatro equipes, mas n?o seja suficiente para formar uma quinta, as equipes dever?o ter jogadores reservas.
Em seguida, o professor dar? a seguinte orienta??o:
?
Fonte: http://avism.pt/noticias/Torneio_volei_misto_iee_2010.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.
Obs.: O professor pode sugerir que cada aluno do time registre o movimento de determinado jogador e apenas um aluno observe a equipe como todo.
?
Sugest?o de instrumento de registro para os observadores (atividade acima).
Equipe "X" | |
Jogador 1 ? |
|
Jogador 2 ? |
? |
Jogador 3 ? |
? |
Jogador 4 ? |
? |
Jogador 5 ? |
? |
Jogador 6 ? |
? |
Observa??es gerais: ? |
Fonte: Imagem do pr?prio autor.
?
2. Na aula seguinte, o professor de educa??o f?sica retomar? a viv?ncia da aula anterior. Cada equipe comentar? sobre o perfil de movimenta??o em quadra de cada time, tudo isso, a partir dos seus registros.
Nesse momento, para subsidiar a discuss?o, o professor de matem?tica poder? perguntar:
- Existe uma tend?ncia de movimento de cada equipe?
- Voc? identificou uma tend?ncia de movimento de cada jogador?
Os professores permitir?o que os alunos argumentem em fun??o dos seus registros. Ap?s a discuss?o cada equipe dever? conversar e elaborar novas t?ticas de jogo para uma nova partida.
Ap?s o segundo momento de confrontos das equipes os professores perguntar?o aos grupos:
a) As tend?ncias de movimento das equipes persistiram ou modificaram? Por qu??
b) ? poss?vel aprimorarmos os registros de modo que eles orientem devidamente mudan?as necess?rias para a melhoria de uma equipe.
Obs.: Professor, nesse momento o foco ? no instrumento. Por isso, a discuss?o ? realizada sobre o aprimoramento do registro. No entanto, caso voc? tenha mais tempo para o trabalho dessa estrat?gia, na perspectiva de averiguar como esse aprimoramento poder? melhorar o jogo da equipe, voc? pode intercalar mais duas aulas dentro de cada sequ?ncia did?tica proposta. Assim, eles poder?o realizar um treinamento t?cnico para buscar melhorar o fundamento t?cnico ou t?tico que observaram ser necess?rio aprimorar.
3. Ao final da atividade, os professores comentar?o que na pr?xima aula aprenderemos como a matem?tica pode auxiliar nas t?ticas de jogo.
1. A aula iniciar? com a apresenta??o de um v?deo que ajude os alunos a compreenderem melhor essa rela??o da matem?tica com a educa??o f?sica, com o exemplo do voleibol.
O v?deo denominado "Matem?tica no Esporte" faz parte da s?rie "Matem?tica em toda parte 2" (TV Escola/ MEC) dispon?vel no seguinte endere?o eletr?nico: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Dura??o total: 12 minutos.
Durante a exposi??o do v?deo, os alunos ser?o orientados a observar os seguintes pontos:
a) Como a matem?tica contribui com a pr?tica do voleibol?
b) Como poderemos aprimorar nossos instrumentos de registros dos movimentos das equipes?
Clique na imagem abaixo para assistir o v?deo supracitado:
Fonte da imagem: http://tvescola.mec.gov.br. Acesso em 15 de Agosto de 2013.
?
2. Ap?s a apresenta??o do v?deo, o professor de matem?tica apresentar? outros recursos como alternativas para aprimoramento dos registros dos movimentos das equipes.
Recursos gr?ficos que podem ser desenhados:
Fonte: elabora??o do autor, adaptado de imagem dispon?vel no v?deo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Dura??o total: 12 minutos.
Planilhas para cria??o de Scouts:
Fonte: elabora??o do autor, adaptado de imagem dispon?vel no v?deo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Dura??o total: 12 minutos.
Aten??o Professor: O Scout ? uma tradu??o da partida em n?meros, exemplo: quantas recep??es de saques erradas, passes errados, bloqueios, quantas "cortadas" geraram pontos etc. Para tanto, voc? poder? fazer um instrumento como o exemplo que se segue abaixo:
Registro do Grupo 1: Scout da partida |
Saques: _____ Errados. ______ Geraram pontos diretos. ______ Geraram Rallys. |
Recep??o: _____ Direto no levantador. _____ Geraram passe errado. _____ N?o conseguiu neutralizar o ataque. |
Bloqueios: _____ Geraram pontos diretos. _____ Foram explorados pelo ataque advers?rio. _____ Geraram Rallys. |
Fonte: Imagem elaborada pelo pr?prio do autor.
?
3. Em seguida, os alunos poder?o voltar a se reunir em grupo para buscarem elaborar novos instrumentos de registros para aplicarem na pr?xima viv?ncia do voleibol que ficar? para aula seguinte.
4. Na pr?xima aula, o professor dividir? a turma novamente em equipes de voleibol com a mesma din?mica da primeira aula (viv?ncia e observa??o com registro).
Os alunos, com aux?lio do professor de Matem?tica e Educa??o F?sica, buscar?o aprimorar seus registros.
Obs.: Como dissemos anteriormente, o foco ? melhorar o instrumento de registro do jogo observado pelos alunos. Mas, caso voc? tenha um n?mero maior de aulas dispon?vel, tamb?m, ? poss?vel, por meio dos registros realizados, criar um espa?o na aula para melhorar e aprimorar seus fundamentos t?cnicos e t?ticos.
Ap?s a viv?ncia dos jogos e dos registros os alunos far?o uma discuss?o com a presen?a dos dois professores, na forma de di?logo aberto, com base nos seguintes questionamentos:
a) Foi poss?vel melhorar o registro do comportamento das equipes? Em que aspecto?
b) ? poss?vel identificar tend?ncias das equipes e jogadores? Quais recursos s?o mais eficientes para tanto?
?
5. Ao final da aula, os professores informar?o a turma que os recursos de registros ser?o aprimorados virtualmente. A partir desse momento, os alunos ser?o informados que, nas aulas seguintes, eles ter?o momentos em que, mediante an?lise de seus registros, ser?o orientados pelos professores para realizarem atividades que favore?am a supera??o das dificuldades de movimentos b?sicos, t?cnicos e/ou t?ticos apresentados e detectados nos registros das observa??es realizadas pelos alunos.
1. Nessa aula, os alunos ser?o conduzidos para o Laborat?rio de Inform?tica. Os professores iniciar?o a aula questionando a turma: quem participa de alguma rede social?
2. Em seguida, ele solicitar? que os alunos se cadastrem e elaborem um perfil de um jogador espec?fico (exatamente aquele que ele registrou durante as partidas). Dessa forma, eles ser?o informados que criar?o nosso Voleibook.
Obs.: Para que seja divulgada a imagem dos alunos, mesmo que praticando o voleibol na escola, ser? necess?ria autoriza??o pr?via dos pais ou respons?veis.
3. Antes do professor orientar os alunos para o cadastro na rede, ele far? um conversa breve sobre o Fair-play do Voleibook. Nessa discuss?o, o professor abordar? a dimens?o ?tica das redes sociais, de modo a direcionar os alunos quanto ao conte?do do Voleibook, que n?o pode transcender o objetivo da atividade. Nesse sentido, os alunos dever?o se ater ?s caracter?sticas esportivas dos jogadores.
Sugest?o de site com informa??o sobre Fair-play:
Significado de Fair-Play. Dispon?vel em: http://www.significados.com.br/fair-play/. Acesso em 15 de Agosto de 2013.
?
4. O professor orientar? os grupos que poder?o ser feitos coment?rios no Voleibook.
1. Nas pr?ximas aulas os alunos continuar?o suas viv?ncias do voleibol com o aux?lio dos professores na orienta??o dos registros. No entanto, haver? uma diferen?a na din?mica de observa??o dos times que n?o est?o jogando. Os alunos dever?o ser orientados da seguinte forma:
a) A equipe de observa??o e registro passar? a intervir.
b) O grupo agir? como uma esp?cie de equipe t?cnica e orientar? a equipe que estiver jogando com base nas informa??es sobre o comportamento e tend?ncias da equipe registrado no Voleibook e nos demais recursos.
2. Em cada aula, necessariamente, todos os alunos dever?o vivenciar as duas fun??es: jogadores e equipe t?cnica.
Sugest?o de site sobre os seguintes temas discutidos na aula:
?tica e Fair-play:
Brasil Escola. Reflex?es sobre ?tica no Futebol: sobre o fair-play e o dinheiro. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/reflexoes-sobre-etica-no-futebol-sobre-fairplay-dinheiro.htm. Acesso em 15 de Agosto de 2013.
A avalia??o ser? realizada durante todo processo, sobretudo, durante as discuss?es dos alunos e das equipes quanto ao aprimoramento dos instrumentos de registro nas viv?ncias do voleibol.
? preciso tamb?m observar como os alunos est?o assimilando os conhecimentos espec?ficos do esporte em estudo, bem como os conhecimentos das opera??es matem?ticas (medidas, opera??es, interpreta??o de gr?ficos, etc.) mediante a viv?ncia do voleibol. Assim como, ? preciso ser avaliado pelos professores parceiros, como os alunos avan?aram na percep??o do voleibol enquanto espa?o para constru??o de rela??es pessoais que possibilitem a conviv?ncia democr?tica e a participa??o de todos.
Os alunos, ao final, poder?o registrar em seus cadernos as respostas das seguintes perguntas para dar um retorno para os professores quanto aos objetivos dessa atividade:
a) Quais dos recursos de registros contribu?ram mais para a identifica??o do comportamento das equipes e perfil do jogador?
b) No que a Matem?tica pode contribuir com a Educa??o F?sica para o aprendizado do voleibol na escola?