Portal do Professor

Início do Conteúdo

Esporte, Matem?tica e Internet: intera??o pelo Voleibol

Autor e Co-autor(es)

Tiago Soares Alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Final Matem?tica Equa??es
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Final Matem?tica Opera??es
Ensino M?dio Matem?tica An?lise de dados e probabilidade
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores culturais
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Realizar opera??es matem?ticas mediante a viv?ncia do voleibol.

- Reconhecer medidas, equa??es e c?lculos  nos elementos que constituem o voleibol.

- Praticar o voleibol e as opera??es matem?ticas presente nesse esporte.

- Vivenciar o voleibol enquanto espa?o para constru??o de rela??es pessoais que favore?am a conviv?ncia e a participa??o de todos.

Duração das atividades

09 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Fundamentos e regras do voleibol oficial.

- Opera??es matem?ticas (equa??es e probabilidade) e interpreta??o de gr?ficos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, a presente aula foi inspirada no v?deo "Matem?tica no Esporte" da s?rie  "Matem?tica em toda parte 2" (TV Escola/ MEC) dispon?vel no seguinte endere?o eletr?nico: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Dura??o total: 12 minutos. No entanto, a estrat?gia de ensino abaixo detalhada considera apenas a segunda metade do v?deo, ou seja, a partir do minuto 06 em diante.

Vale destacar tamb?m que, por se tratar de um trabalho interdisciplinar, essa proposta demanda uma parceria entre as ?reas de Educa??o F?sica e Matem?tica.

?

Aulas 1 e 2: No voleibol a bola e a matem?tica rolam juntas desde o primeiro saque.

Aten??o professor: para a primeira aula ser? necess?rio uma prepara??o pr?via. Previamente, voc? dever? combinar com o professor de matem?tica, que ele dever? estar presente na quadra durante a primeira atividade dessa estrat?gia de ensino.

1. O professor de Educa??o F?sica convidar? a turma para uma aula diferente de Voleibol. Os alunos ser?o conduzidos para a quadra, onde j? estar? organizada a rede, bola, pranchetas com bloco de notas e um convidado especial (o professor de matem?tica).

Chegando ? quadra o professor dividir? a turma em equipes. Dever?o ser formadas no m?nimo 04 equipes, com pelo menos 06 jogadores em cada uma. Caso o n?mero de alunos exceda o quantitativo para quatro equipes, mas n?o seja suficiente para formar uma quinta, as equipes dever?o ter jogadores reservas.

Em seguida, o professor dar? a seguinte orienta??o:

  • Duas equipes disputar?o uma partida de voleibol e as outras duas ficar?o observando a partida.
  • As equipes que ir?o observar dever?o anotar o comportamento de cada time. Exemplo: movimentos b?sicos (como corridas, caminhadas, quedas etc.); movimentos que caracterizam o esporte (toque, manchete, saque, bloqueio, cortada); movimentos t?ticos (fintas, coberturas, combina??es de bloqueios e defesas). Quantidade de movimentos t?cnicos errados.
  • Depois as equipes trocar?o as fun??es e, portanto, quem jogou passar? a observar.
  • Ap?s esse momento teremos um conversa com o professor de matem?tica. Ele dever? que questionar? os alunos sobre o que os registros em rela??o aos movimentos das equipes representam. Essa conversa inicial servir? de base para a discuss?o que vir? na pr?xima aula, sobre as tend?ncias de movimenta??o das equipes.

?

volei aula 1

Fonte: http://avism.pt/noticias/Torneio_volei_misto_iee_2010.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Obs.: O professor pode sugerir que cada aluno do time registre o movimento de determinado jogador e apenas um aluno observe a equipe como todo.

?

Sugest?o de instrumento de registro para os observadores (atividade acima).

Equipe "X"

Jogador 1

?

                                          

Jogador 2

?

?

Jogador 3

?

?

Jogador 4

?

?

Jogador 5

?

?

Jogador 6

?

?

Observa??es gerais:

?

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

2. Na aula seguinte, o professor de educa??o f?sica retomar? a viv?ncia da aula anterior. Cada equipe comentar? sobre o perfil de movimenta??o em quadra de cada time, tudo isso, a partir dos seus registros.

Nesse momento, para subsidiar a discuss?o, o professor de matem?tica poder? perguntar:

- Existe uma tend?ncia de movimento de cada equipe?

- Voc? identificou uma tend?ncia de movimento de cada jogador?

Os professores permitir?o que os alunos argumentem em fun??o dos seus registros. Ap?s a discuss?o cada equipe dever? conversar e elaborar novas t?ticas de jogo para uma nova partida.

Ap?s o segundo momento de confrontos das equipes os professores perguntar?o aos grupos:

a) As tend?ncias de movimento das equipes persistiram ou modificaram? Por qu??

b) ? poss?vel aprimorarmos os registros de modo que eles orientem devidamente mudan?as necess?rias para a melhoria de uma equipe.

Obs.: Professor, nesse momento o foco ? no instrumento. Por isso, a discuss?o ? realizada sobre o aprimoramento do registro. No entanto, caso voc? tenha mais tempo para o trabalho dessa estrat?gia, na perspectiva de averiguar como esse aprimoramento poder? melhorar o jogo da equipe, voc? pode intercalar mais duas aulas dentro de cada sequ?ncia did?tica proposta. Assim, eles poder?o realizar um treinamento t?cnico para buscar melhorar o fundamento t?cnico ou t?tico que observaram ser necess?rio aprimorar.

3. Ao final da atividade, os professores comentar?o que na pr?xima aula aprenderemos como a matem?tica pode auxiliar nas t?ticas de jogo.

?

Aulas 3, 4 e 5: Matem?tica e Educa??o F?sica: aprimorando os recursos de registros

1. A aula iniciar? com a apresenta??o de um v?deo que ajude os alunos a compreenderem melhor essa rela??o da matem?tica com a educa??o f?sica, com o exemplo do voleibol.

O v?deo denominado "Matem?tica no Esporte" faz parte da s?rie  "Matem?tica em toda parte 2" (TV Escola/ MEC) dispon?vel no seguinte endere?o eletr?nico: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Dura??o total: 12 minutos.

Durante a exposi??o do v?deo, os alunos ser?o orientados a observar os seguintes pontos:

a) Como a matem?tica contribui com a pr?tica do voleibol?

b) Como poderemos aprimorar nossos instrumentos de registros dos movimentos das equipes?

Clique na imagem abaixo para assistir o v?deo supracitado:

logo tv escola

Fonte da imagem: http://tvescola.mec.gov.br. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

?

2. Ap?s a apresenta??o do v?deo, o professor de matem?tica apresentar? outros recursos como alternativas para aprimoramento dos registros dos movimentos das equipes.

Recursos gr?ficos que podem ser desenhados:

Apresenta????o recurso 1      Apresenta????o recurso 2

Fonte: elabora??o do autor, adaptado de imagem dispon?vel no v?deo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Dura??o total: 12 minutos.

Planilhas para cria??o de Scouts:

Apresenta????o recurso 3

Fonte: elabora??o do autor, adaptado de imagem dispon?vel no v?deo: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17272. Acesso em 14 de Agosto de 2103. Dura??o total: 12 minutos.

Aten??o Professor: O Scout ? uma tradu??o da partida em n?meros, exemplo: quantas recep??es de saques erradas, passes errados, bloqueios, quantas "cortadas" geraram pontos etc. Para tanto, voc? poder? fazer um instrumento como o exemplo que se segue abaixo:

Registro do Grupo 1: Scout da partida

Saques: _____ Errados.

 ______ Geraram pontos diretos.

______ Geraram Rallys.

Recep??o: _____ Direto no levantador.

_____ Geraram passe errado.

_____ N?o conseguiu neutralizar o ataque.

Bloqueios: _____ Geraram pontos diretos.

_____ Foram explorados pelo ataque advers?rio.

_____ Geraram Rallys.

Fonte: Imagem elaborada pelo pr?prio do autor.

?

3. Em seguida, os alunos poder?o voltar a se reunir em grupo para buscarem elaborar novos instrumentos de registros para aplicarem na pr?xima viv?ncia do voleibol que ficar? para aula seguinte.

4. Na pr?xima aula, o professor dividir? a turma novamente em equipes de voleibol com a mesma din?mica da primeira aula (viv?ncia e observa??o com registro).

Os alunos, com aux?lio do professor de Matem?tica e Educa??o F?sica, buscar?o aprimorar seus registros.

Obs.:  Como dissemos anteriormente, o foco ? melhorar o instrumento de registro do jogo observado pelos alunos.  Mas, caso voc? tenha um n?mero maior de aulas dispon?vel, tamb?m, ? poss?vel, por meio dos registros realizados, criar um espa?o na aula para melhorar e aprimorar seus fundamentos t?cnicos e t?ticos.

Ap?s a viv?ncia dos jogos e dos registros os alunos far?o uma discuss?o com a presen?a dos dois professores, na forma de di?logo aberto, com base nos seguintes questionamentos:

a) Foi poss?vel melhorar o registro do comportamento das equipes? Em que aspecto?

b) ? poss?vel identificar tend?ncias das equipes e jogadores? Quais recursos s?o mais eficientes para tanto?

?

5. Ao final da aula, os professores informar?o a turma que os recursos de registros ser?o aprimorados virtualmente. A partir desse momento, os alunos ser?o informados que, nas aulas seguintes, eles ter?o momentos em que, mediante an?lise de seus registros, ser?o orientados pelos professores para realizarem atividades que favore?am a supera??o das dificuldades de movimentos b?sicos, t?cnicos e/ou t?ticos apresentados e detectados nos registros das observa??es realizadas pelos alunos.

?

Aulas 6: O Voleibook: construindo o perfil de cada jogador

1. Nessa aula, os alunos ser?o conduzidos para o Laborat?rio de Inform?tica. Os professores iniciar?o a aula questionando a turma: quem participa de alguma rede social?

2. Em seguida, ele solicitar? que os alunos se cadastrem e elaborem um perfil de um jogador espec?fico (exatamente aquele que ele registrou durante as partidas). Dessa forma, eles ser?o informados que criar?o nosso Voleibook.

Obs.: Para que seja divulgada a imagem dos alunos, mesmo que praticando o voleibol na escola, ser? necess?ria autoriza??o pr?via dos pais ou respons?veis.

3. Antes do professor orientar os alunos para o cadastro na rede, ele far? um conversa breve sobre o Fair-play do Voleibook. Nessa discuss?o, o professor abordar? a dimens?o ?tica das redes sociais, de modo a direcionar os alunos quanto ao conte?do do Voleibook, que n?o pode transcender o objetivo da atividade. Nesse sentido, os alunos dever?o se ater ?s caracter?sticas esportivas dos jogadores.

Sugest?o de site com informa??o sobre Fair-play:

Significado de Fair-Play. Dispon?vel em: http://www.significados.com.br/fair-play/. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

?

4. O professor orientar? os grupos que poder?o ser feitos coment?rios no Voleibook.

?

Aulas 7, 8 e 9: Novas viv?ncias a partir do Voleibook

1. Nas pr?ximas aulas os alunos continuar?o suas viv?ncias do voleibol com o aux?lio dos professores na orienta??o dos registros. No entanto, haver? uma diferen?a na din?mica de observa??o dos times que n?o est?o jogando. Os alunos dever?o ser orientados da seguinte forma:

a) A equipe de observa??o e registro passar? a intervir.

b) O grupo agir? como uma esp?cie de equipe t?cnica e orientar? a equipe que estiver jogando com base nas informa??es sobre o comportamento e tend?ncias da equipe registrado no Voleibook e nos demais recursos.

2. Em cada aula, necessariamente, todos os alunos dever?o vivenciar as duas fun??es: jogadores e equipe t?cnica.

Recursos Complementares

Sugest?o de site sobre os seguintes temas discutidos na aula:

?tica e Fair-play:

Brasil Escola. Reflex?es sobre ?tica no Futebol: sobre o fair-play e o dinheiro. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/reflexoes-sobre-etica-no-futebol-sobre-fairplay-dinheiro.htm. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Avaliação

A avalia??o ser? realizada durante todo processo, sobretudo, durante as discuss?es dos alunos e das equipes quanto ao aprimoramento dos instrumentos de registro nas viv?ncias do voleibol.

? preciso tamb?m observar como os alunos est?o assimilando os conhecimentos espec?ficos do esporte em estudo, bem como os conhecimentos das opera??es matem?ticas (medidas, opera??es, interpreta??o de gr?ficos, etc.) mediante a viv?ncia do voleibol. Assim como, ? preciso ser avaliado pelos professores parceiros, como os alunos avan?aram na percep??o do voleibol enquanto espa?o para constru??o de rela??es pessoais que possibilitem a conviv?ncia democr?tica e a participa??o de todos.

Os alunos, ao final, poder?o registrar em seus cadernos as respostas das seguintes perguntas para dar um retorno para os professores quanto aos objetivos dessa atividade:

a) Quais dos recursos de registros contribu?ram mais para a identifica??o do comportamento das equipes e perfil do jogador?

b) No que a Matem?tica pode contribuir com a Educa??o F?sica para o aprendizado do voleibol na escola?