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O incr?vel mundo dos microorganismos

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Fonseca Gon?alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender a exist?ncia de microorganismos no ambiente.
  • Compreender o que s?o microorganismos.
  • Observar culturas de microorganismos.
  • Observar o processo de contamina??o e decomposi??o de alimentos.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Caracter?sticas dos seres bi?ticos.
  • Conceito de nutri??o aut?trofa e heter?trofa.
  • Conceito de c?lula.
  • Conceito de seres unicelulares e pluricelulares.

Estratégias e recursos da aula

  • Leitura de textos.
  • V?deos.
  • Atividades pr?ticas (experimentos).
  • Discuss?es.
  • Atividades em grupo e duplas.
  • Produ??o de cartazes.

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M?DULO 1

Atividade 1: Apresenta??o do tema

Para o professor:

1) Disponibilize aos alunos, em folhas impressas ou xerocadas, o texto seguinte:

- Olhe esse vento nas costas, menino!

Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/drauzio/olhe-esse-vento-nas-costas-menino/. Acesso em: 10 agosto 2013.

Olhe esse vento nas costas, menino

Imagem retirada de: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://arte.brasilis.zip.net/images/gripe.jpg&imgrefurl=http://arte.brasilis.zip.net/arch2009-04-26_2009-05-02.html&h=146&w=164&sz=9&tbnid=6b94-nf8WzC8iM:&tbnh=85&tbnw=95&prev=/search%3Fq%3Dolhe%2Besse%2Bvento%2Bnas%2Bcosta,%2Bmenino%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=olhe+esse+vento+nas+costa,+menino&usg=__3VueT2hcUCbKkASe9Q0duXwxRsQ=&docid=ZX-p4jLFtmlJMM&sa=X&ei=GygNUq7aGIOC8gTU2YDIBA&ved=0CEUQ9QEwBQ. Acesso em: 10 agosto 2013.

2) Pe?a aos alunos que fa?am a leitura silenciosa do texto.

3) Organize os alunos em duplas e registre no quadro as quest?es seguintes para discuss?o. Os alunos dever?o  responder as quest?es no caderno.

  •  A friagem e os golpes de vento, por si s?, s?o respons?veis pela causa de doen?as?
  • O que causa doen?as, como  gripe e resfriado?
  • O que ? mais perigoso, o vento frio ou ficar em um ambiente fechado e mal ventilado?

4) Organize a sala em c?rculo e proponha uma discuss?o, a partir das quest?es colocadas aos alunos.

- Nesse momento, explique a eles que o contato com os microorganismos ? respons?vel pelas doen?as.

Atividade 2: Apresenta??o do tema

Para o professor:

1) Registre no quadro as frases seguintes:

- Lave essa m?o, menino!

- N?o coma a bolacha que caiu no ch?o, voc? vai pegar micr?bios!

- Limpe esse machucado com ?gua e sab?o, sen?o vai infeccionar!

- Lave direito a alface, tem micr?bios nela!

- Use ?lcool em gel nas m?os antes de comer, sen?o vai ficar doente!

- N?o coma esse p?o, ele est? mofado!

Microorganismos

Dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl&imgrefurl=http%3A%2F%2Fcamomilanutricao.com.br%2F7-erros-na-cozinha%2F&h=0&w=0&sz=1&tbnid=Js52qFHwrRStgM&tbnh=210&tbnw=240&prev=%2Fsearch%3Fq%3Dmicroorganismos%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=microorganismos&docid=zQHgtAUhJqYPMM&hl=pt-BR&ei=mS8NUqLvHZLo8QTbw4DwAg&ved=0CAYQsCU. Acesso em: 14 agosto 2013.

2) Pergunte aos alunos se eles j? ouviram alguma dessas frases. A partir disso, questione-os:

  • Por que devemos tomar esses cuidados?
  • Quais os tipos de seres encontramos no ch?o, em alimentos, nas nossas m?os?
  • Esses seres vivos s?o vis?veis a olho nu? Explique.
  • Esses seres vivos s? causam doen?as? Explique.

Discuta com os alunos que os microorganismos s?o seres invis?veis a olho nu e que est?o presentes no ambiente. Alguns causam doen?as, outros s?o ben?ficos e participam do processo de decomposi??o.

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Atividade 3: Desenvolvimento do tema

Para o professor:

1) Apresente os v?deos seguintes aos alunos.

- Utilize a sala de inform?tica ou equipamento multim?dia na sala de aula.

V?deo 1: O surpreendente mundo dos microorganismos. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ucgf-FCg39g. Acesso em: 15 agosto 2013

- Observa??o: o v?deo est? em espanhol, mas a compreens?o n?o ? prejudicada. Professor, voc? poder? auxiliar os alunos.

V?deo 2:  Microorganismos - Globo Rep?rter parte 1. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=VbXZc0Y1-eQ. Acesso em: 15 agosto 2013.

V?deo 3Microorganismos - Globo Rep?rter parte 2. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=xn0wtf2y0fU. Acesso em: 15 agosto 2013.

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2) Pe?a aos alunos que registrem as partes principais para depois produzirem uma reda??o. Essa reda??o dever? ser entregue ao professor para corre??o.

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M?DULO 2: Atividades pr?ticas (experimentos)

Atividade 1: Conservando os alimentos

Para o professor:

- A atividade poder? ser realizada em sala de aula ou no laborat?rio de Ci?ncias e/ou Biologia.

- Prepare o material, com anteced?ncia, em casa ou no laborat?rio.

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Material:

?         5 copinhos de caf? numerados de 1 a 5;

?         2 colheres de sopa de amido de milho;

?         200 ml de ?gua;

?         1 panela pequena;

?         vinagre;

?         filme pl?stico.

Copinho de caf??

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Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia-426117.shtml. Acesso em: 15 agosto 2013.

Procedimentos:

Prepare o mingau, misturando bem o amido de milho e a ?gua em uma panela. Em seguida, leve a panela ao fogo e continue mexendo a mistura at? que ela engrosse bem. Preencha cada copinho at? a metade com o mingau ainda quente e proceda conforme as condi??es de armazenamento descritas, abaixo.

- copinho 1: aberto e sobre a pia;

- copinho 2: coberto com filme pl?stico e sobre a pia;

- copinho 3: cheio de ?leo e sobre a pia;

- copinho 4: cheio de vinagre e sobre a pia;

- copinho 5: aberto e no interior da geladeira

Deixe- os nos locais por uma semana.

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3) Organize um roteiro para os alunos, com as informa??es citadas acima. Acrescente as seguintes quest?es:

  • Em qual dos copinhos voc? espera que apresente a maior e a menor quantidade de microrganismos? Justifique a sua hip?tese.
  • Descreva a apar?ncia de cada copinho.
  • Proponha uma explica??o para o que aconteceu.

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4) Leve o material e o roteiro para os alunos. 

5) Organize os alunos em grupos de at? 5 pessoas. Apresente o material para cada um dos grupos.

6) Estimule os alunos a observarem e proporem explica??es para o que foi observado.

7) Recolha os roteiros para corre??o.

8) Ap?s a corre??o dos roteiros, discuta com os alunos a import?ncia da conserva??o dos alimentos.

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Atividade 2: Cultivando bact?rias

Para o professor:

- A atividade poder? ser realizada em sala de aula ou no laborat?rio de Ci?ncias e/ou Biologia.

- Prepare o material, com anteced?ncia, em casa ou laborat?rio.

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Material (para o meio de cultura) 

?         1 pacote de gelatina incolor; 

?         1 x?cara de caldo de carne; 

?         1 copo de ?gua. 

Dissolver a gelatina incolor na ?gua, conforme instru??es do pacote. Misturar ao caldo de carne 

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Material (para a experi?ncia): 

?         Potes de margarina, com o meio de cultura cobrindo o fundo. 

?         Cotonetes. 

?         Filme pl?stico. 

?         Etiquetas adesivas.

?         Caneta.

2) Organize os alunos em 5 grupos:

- m?os sem lavar;

- m?os lavadas com ?gua;

- m?os lavadas com ?lcool;

- m?os lavadas com ?lcool e ?gua

- saliva

Cada integrante do grupo dever? passar o cotonete na parte do corpo, conforme distribui??o acima. O cotonete dever? ser esfregado levemente sobre cada pote.

3) Tampe os potes com filme pl?stico e marque nas etiquetas adesivas que tipo de contamina??o foi feita.

4) Solicite aos alunos que registrem no caderno o que eles esperam observar.

5) Deixe os potes em geladeira durantes aproximadamente 1 semana.

6) Retorne com os potes e pe?a aos alunos que observem o que aconteceu.

7) Solicite-os que proponham explica??es sobre as observa??es.

8) Discuta com os alunos que os microorganismos, ao encontrarem condi??es adequadas, proliferam-se. Aborde tamb?m a quest?o da higiene pessoal.

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Atividade 3: Crescimento de fungos

Para o professor:

1) Solicite aos alunos que tragam para a sala de aula um peda?o de p?o e uma fruta, como laranja ou mexerica, sem lavar; dois potes de vidro com tampa.

2) Em sala de aula, solicite aos alunos que pinguem uma gota de ?gua no p?o e na fruta. Para isso, leva uma garrafa de ?gua e um conta gotas.

3) Depois que os alunos pingarem a ?gua, pe?a os que coloquem cada alimento em um pote de vidro e tampem.

4) Informe aos alunos que esse material dever? ficar em ambiente fechado, sem exposi??o a luz, por 10 dias.

5) Questione-os sobre o que eles esperam que vai acontecer.

6) Os alunos dever?o observar o material durante todos os dias e registrar no caderno o que foi observado. Informe aos alunos que eles n?o poder?o abrir o pote.

7) Depois de transcorrido o tempo, pe?a aos alunos que tragam o experimento para a sala de aula.

8) Pe?a-lhesque proponham uma explica??o para o que aconteceu.

- Explique que ocorreu a prolifera??o de fungos nos alimentos, devido ? oferta de um ambiente adequado, ?mido e sem luz. Aborde que os fungos j? existiam no ar e nos alimentos e que, em condi??es favor?veis, eles desenvolveram.

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9) Se a escola possuir uma horta ou um jardim, enterre os alimentos mofados.

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Atividade 4: Produ??o de cartazes informativos

Para o professor:

1) Organize os alunos em grupos.

2) Pe?a-lhes que produzam cartazes informativos sobre o cuidado com os alimentos e com o corpo para evitar a prolifera??o de microorganismos.

3) Disponibilize cartolinas, canetinhas, colas, tesouras, r?guas, l?pis de cor.

4) Informe aos alunos que eles podem trazer material de casa, como imagens, figuras, informa??es.

Recursos Complementares

Sugest?o de material para o professor:

- Os microorganismos. Dispon?vel em: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad2005_2/constituintes/links/Microorganismos.htm. Acesso em: 15 agosto 2013.

- Microorganismos. Dispon?vel em: http://www.todabiologia.com/microbiologia/microorganismos.htm. Acesso em: 15 agosto 2013.

Avaliação

Os alunos poder?o ser avaliados qualitativamente pela participa??o nas atividades propostas. Ser?o avaliados quantitativamente por meio da produ??o de texto, de registros e participa??o durante as atividades pr?ticas e pelos cartazes produzidos.