Eliana Dias e Lazuita Goretti Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
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Atividade 1: Apresenta??o do tema
Para o professor:
1) Disponibilize aos alunos, em folhas impressas ou xerocadas, o texto seguinte:
- Olhe esse vento nas costas, menino!
Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/drauzio/olhe-esse-vento-nas-costas-menino/. Acesso em: 10 agosto 2013.
2) Pe?a aos alunos que fa?am a leitura silenciosa do texto.
3) Organize os alunos em duplas e registre no quadro as quest?es seguintes para discuss?o. Os alunos dever?o responder as quest?es no caderno.
4) Organize a sala em c?rculo e proponha uma discuss?o, a partir das quest?es colocadas aos alunos.
- Nesse momento, explique a eles que o contato com os microorganismos ? respons?vel pelas doen?as.
Atividade 2: Apresenta??o do tema
Para o professor:
1) Registre no quadro as frases seguintes:
- Lave essa m?o, menino!
- N?o coma a bolacha que caiu no ch?o, voc? vai pegar micr?bios!
- Limpe esse machucado com ?gua e sab?o, sen?o vai infeccionar!
- Lave direito a alface, tem micr?bios nela!
- Use ?lcool em gel nas m?os antes de comer, sen?o vai ficar doente!
- N?o coma esse p?o, ele est? mofado!
Dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl&imgrefurl=http%3A%2F%2Fcamomilanutricao.com.br%2F7-erros-na-cozinha%2F&h=0&w=0&sz=1&tbnid=Js52qFHwrRStgM&tbnh=210&tbnw=240&prev=%2Fsearch%3Fq%3Dmicroorganismos%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=microorganismos&docid=zQHgtAUhJqYPMM&hl=pt-BR&ei=mS8NUqLvHZLo8QTbw4DwAg&ved=0CAYQsCU. Acesso em: 14 agosto 2013.
2) Pergunte aos alunos se eles j? ouviram alguma dessas frases. A partir disso, questione-os:
Discuta com os alunos que os microorganismos s?o seres invis?veis a olho nu e que est?o presentes no ambiente. Alguns causam doen?as, outros s?o ben?ficos e participam do processo de decomposi??o.
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Atividade 3: Desenvolvimento do tema
Para o professor:
1) Apresente os v?deos seguintes aos alunos.
- Utilize a sala de inform?tica ou equipamento multim?dia na sala de aula.
V?deo 1: O surpreendente mundo dos microorganismos. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ucgf-FCg39g. Acesso em: 15 agosto 2013
- Observa??o: o v?deo est? em espanhol, mas a compreens?o n?o ? prejudicada. Professor, voc? poder? auxiliar os alunos.
V?deo 2: Microorganismos - Globo Rep?rter parte 1. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=VbXZc0Y1-eQ. Acesso em: 15 agosto 2013.
V?deo 3: Microorganismos - Globo Rep?rter parte 2. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=xn0wtf2y0fU. Acesso em: 15 agosto 2013.
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2) Pe?a aos alunos que registrem as partes principais para depois produzirem uma reda??o. Essa reda??o dever? ser entregue ao professor para corre??o.
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Atividade 1: Conservando os alimentos
Para o professor:
- A atividade poder? ser realizada em sala de aula ou no laborat?rio de Ci?ncias e/ou Biologia.
- Prepare o material, com anteced?ncia, em casa ou no laborat?rio.
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Material:
? 5 copinhos de caf? numerados de 1 a 5;
? 2 colheres de sopa de amido de milho;
? 200 ml de ?gua;
? 1 panela pequena;
? vinagre;
? filme pl?stico.
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Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia-426117.shtml. Acesso em: 15 agosto 2013.
Procedimentos:
Prepare o mingau, misturando bem o amido de milho e a ?gua em uma panela. Em seguida, leve a panela ao fogo e continue mexendo a mistura at? que ela engrosse bem. Preencha cada copinho at? a metade com o mingau ainda quente e proceda conforme as condi??es de armazenamento descritas, abaixo.
- copinho 1: aberto e sobre a pia;
- copinho 2: coberto com filme pl?stico e sobre a pia;
- copinho 3: cheio de ?leo e sobre a pia;
- copinho 4: cheio de vinagre e sobre a pia;
- copinho 5: aberto e no interior da geladeira
Deixe- os nos locais por uma semana.
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3) Organize um roteiro para os alunos, com as informa??es citadas acima. Acrescente as seguintes quest?es:
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4) Leve o material e o roteiro para os alunos.
5) Organize os alunos em grupos de at? 5 pessoas. Apresente o material para cada um dos grupos.
6) Estimule os alunos a observarem e proporem explica??es para o que foi observado.
7) Recolha os roteiros para corre??o.
8) Ap?s a corre??o dos roteiros, discuta com os alunos a import?ncia da conserva??o dos alimentos.
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Atividade 2: Cultivando bact?rias
Para o professor:
- A atividade poder? ser realizada em sala de aula ou no laborat?rio de Ci?ncias e/ou Biologia.
- Prepare o material, com anteced?ncia, em casa ou laborat?rio.
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Material (para o meio de cultura)
? 1 pacote de gelatina incolor;
? 1 x?cara de caldo de carne;
? 1 copo de ?gua.
Dissolver a gelatina incolor na ?gua, conforme instru??es do pacote. Misturar ao caldo de carne
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Material (para a experi?ncia):
? Potes de margarina, com o meio de cultura cobrindo o fundo.
? Cotonetes.
? Filme pl?stico.
? Etiquetas adesivas.
? Caneta.
2) Organize os alunos em 5 grupos:
- m?os sem lavar;
- m?os lavadas com ?gua;
- m?os lavadas com ?lcool;
- m?os lavadas com ?lcool e ?gua
- saliva
Cada integrante do grupo dever? passar o cotonete na parte do corpo, conforme distribui??o acima. O cotonete dever? ser esfregado levemente sobre cada pote.
3) Tampe os potes com filme pl?stico e marque nas etiquetas adesivas que tipo de contamina??o foi feita.
4) Solicite aos alunos que registrem no caderno o que eles esperam observar.
5) Deixe os potes em geladeira durantes aproximadamente 1 semana.
6) Retorne com os potes e pe?a aos alunos que observem o que aconteceu.
7) Solicite-os que proponham explica??es sobre as observa??es.
8) Discuta com os alunos que os microorganismos, ao encontrarem condi??es adequadas, proliferam-se. Aborde tamb?m a quest?o da higiene pessoal.
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Atividade 3: Crescimento de fungos
Para o professor:
1) Solicite aos alunos que tragam para a sala de aula um peda?o de p?o e uma fruta, como laranja ou mexerica, sem lavar; dois potes de vidro com tampa.
2) Em sala de aula, solicite aos alunos que pinguem uma gota de ?gua no p?o e na fruta. Para isso, leva uma garrafa de ?gua e um conta gotas.
3) Depois que os alunos pingarem a ?gua, pe?a os que coloquem cada alimento em um pote de vidro e tampem.
4) Informe aos alunos que esse material dever? ficar em ambiente fechado, sem exposi??o a luz, por 10 dias.
5) Questione-os sobre o que eles esperam que vai acontecer.
6) Os alunos dever?o observar o material durante todos os dias e registrar no caderno o que foi observado. Informe aos alunos que eles n?o poder?o abrir o pote.
7) Depois de transcorrido o tempo, pe?a aos alunos que tragam o experimento para a sala de aula.
8) Pe?a-lhesque proponham uma explica??o para o que aconteceu.
- Explique que ocorreu a prolifera??o de fungos nos alimentos, devido ? oferta de um ambiente adequado, ?mido e sem luz. Aborde que os fungos j? existiam no ar e nos alimentos e que, em condi??es favor?veis, eles desenvolveram.
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9) Se a escola possuir uma horta ou um jardim, enterre os alimentos mofados.
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Atividade 4: Produ??o de cartazes informativos
Para o professor:
1) Organize os alunos em grupos.
2) Pe?a-lhes que produzam cartazes informativos sobre o cuidado com os alimentos e com o corpo para evitar a prolifera??o de microorganismos.
3) Disponibilize cartolinas, canetinhas, colas, tesouras, r?guas, l?pis de cor.
4) Informe aos alunos que eles podem trazer material de casa, como imagens, figuras, informa??es.
Sugest?o de material para o professor:
- Os microorganismos. Dispon?vel em: http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad2005_2/constituintes/links/Microorganismos.htm. Acesso em: 15 agosto 2013.
- Microorganismos. Dispon?vel em: http://www.todabiologia.com/microbiologia/microorganismos.htm. Acesso em: 15 agosto 2013.
Os alunos poder?o ser avaliados qualitativamente pela participa??o nas atividades propostas. Ser?o avaliados quantitativamente por meio da produ??o de texto, de registros e participa??o durante as atividades pr?ticas e pelos cartazes produzidos.