Portal do Professor

Início do Conteúdo

Adivinhas: brincar com palavras pode ser divertido

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver a flu?ncia na leitura;
  • Ler, com desenvoltura, diferentes adivinhas;
  • Criar adivinhas;
  • Envolver-se, ativamente, em brincadeiras de adivinha??o;
  • Realizar jogos e brincadeiras por meio de adivinhas;
  • Resgatar valores culturais;
  • Despertar o interesse pela leitura e escrita;
  • Conhecer  a riqueza cultural do folclore;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita, como tamb?m a criatividade;
  • Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpreta??o;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informa??es ao professor

?

Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o docente proposto pelo MEC: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa forma??o docente.

O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informa??es acesse os s?tios abaixo:

S?tio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de ago. 2013.

S?tio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 01 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

?

A partir do trabalho com adivinhas, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

?

  • Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes g?neros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes prop?sitos comunicativos, considerando as condi??es em que os discursos s?o criados e recebidos;
  • Ler textos (poemas, can??es, tirinhas, textos de tradi??o oral, dentre outros), com autonomia;
  • Ler em voz alta, com flu?ncia, em diferentes situa??es;
  • Interpretar frases e express?es em textos de diferentes g?neros e tem?ticas, lidos com autonomia;
  • Produzir textos de diferentes g?neros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.  p. 32-37.

?

1? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, organize e inicie a aula em uma roda de conversa, pois esse momento proporciona al?m de espa?os para di?logo; aproxima??es e troca de experi?ncias, opini?es e sentimentos entre todos os alunos. Utilize o espa?o da ?rodinha? (os alunos dever?o sentar-se um ao lado do outro) para sensibilizar os alunos pela tem?tica das adivinhas. Inicie esse momento de forma bem divertida e com a participa??o efetiva de seus alunos.

Para tanto, organize diversas adivinhas em uma caixinha e coloque no meio da rodinha. Os alunos, um por vez, dever?o pegar uma adivinha e ler para turma, os demais dever?o adivinhar.

  

adivinhas

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Se os alunos estiverem iniciando o processo de leitura, voc? poder? preparar algumas charadas para eles adivinharem. Sugerimos que apresente as charadas por meio de um livro intitulado:

T?tulo: O que ? o que ??

Autora: Denise Caccese Perrotti

Ilustra??o: Eva Furnari

Editora: Paulus

Sinopse: O livro re?ne algumas adivinhas que fazem parte do repert?rio brasileiro de cultura popular. A autora brinca com imagens, joga, d? pistas, estimula a procura e a criatividade. No final, d? as respostas sempre de forma criativa e com coloridas ilustra??es. Recomendado para crian?as de at? 9 anos.

 o que ??

Fonte: S?tio: ?Blog Pinturas e jogos?. Dispon?vel em:

<http://pinturas-e-jogos.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-livro.html>.

Acesso em: 04 de ago. 2013.

?

Nesse mesmo s?tio: <http://pinturas-e-jogos.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-livro.html>, voc? encontra o livro "O que ? O que ??" dispon?vel em slides, por isso apresente as adivinhas ? turma, em um projetor de imagens.

Ap?s esse momento, pergunte se algu?m conhece alguma charada que n?o foi dita, se algu?m conhecer alguma, permita que proponha o desafio para a turma.

Em seguida, explique aos alunos que as adivinhas, tamb?m conhecidas como "O que ? o que ?? servem para divertir. S?o criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. S?o muito comuns entre as crian?as, mas tamb?m fazem sucesso entre os adultos.

?

2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, nesse momento proponha ? turma o desafio/brincadeira de criar as pr?prias charadas. Para tal situa??o apresentaremos duas sugest?es a seguir:

?

1? sugest?o:   ADIVINHE O OBJETO

?

Prepare uma caixa com v?rios objetos, na qual os alunos n?o consigam ver o que tem dentro dela e uma venda para tapar os olhos. Com os alunos sentados em roda, coloque a venda em um aluno de cada vez. Ao aluno que estiver com a venda, ? dada a caixa com v?rios objetos. Ele dever? pegar um objeto atrav?s do tato e tentar adivinhar qual o objeto que pegou. Passe a caixa para todos os alunos e pe?a para decorarem o nome do objeto que o colega descobriu. O ideal ? providenciar a quantidade de objetos de acordo com a quantidade de alunos, assim, se tiver 20 alunos, dever? providenciar 20 objetos diferentes, se poss?vel.

?

Ap?s esse momento entregue uma folha de papel para cada aluno e pe?a para escreverem somente as caracter?sticas dos objetos, sem mencionarem no texto o nome do mesmo. Ao final da folha os alunos dever?o escrever o nome do objeto.

?

Exemplo:

?

petaca

?

Quando todos terminarem de escrever as caracter?sticas e o nome do objeto, recolha todas as folhas, dobre a parte em que est? escrito o nome do objeto e entregue aos alunos aleatoriamente, sem deixar que a mesma pessoa que escreveu pegue o seu papel.

Come?a ent?o o trabalho de leitura e adivinha??o. Cada um l? alto para o grupo as caracter?sticas do objeto e tenta descobrir, caso n?o consiga pede ajuda ao grupo. Este ? um trabalho simples de leitura para os alunos na fase inicial de alfabetiza??o, que desperta muito prazer nas crian?as envolvidas na brincadeira, n?o desperta resist?ncia em escrever e ler. Os alunos, nesta etapa, desenvolver?o a criatividade, a capacidade de levantar hip?teses e de explorar  semelhan?as e diferen?as.

?

2? sugest?oMENSAGENS SECRETAS

?

Explique aos alunos que v?o montar uma charada e que uma boa charada se faz come?ando de tr?s para frente! Para tanto, disponibilize uma folha de papel em branco para cada aluno e pe?a para pensarem em qualquer coisa que achem interessante e escrevam o nome desse objeto no papel.

?

Agora que os alunos j? sabem a resposta da charada eles devem pensar na pergunta mais interessante que se possa fazer sobre esta coisa que escolheram.

?

Solicite que escrevam no papel algumas caracter?sticas (qualidades) desta coisa. 

?

Por exemplo:

?

O aluno escreveu na folha de papel a palavra, ORELHA (que ? a resposta da charada dele.).

Depois escreveu:

A orelha escuta, mas n?o fala. O livro tem orelha. Tem orelha de todos os tamanhos. 

Logo ap?s o aluno dever? montar a charada:

O que ? o que ?, que escuta, mas n?o fala, tem no livro e na gente?

Resposta:  A orelha.

?

Depois que todas as charadas estiverem conclu?das organize um momento para os alunos socializarem as adivinhas. Cada um poder? ler a sua para a turma. Professor, lembramos que durante todo o processo de cria??o e escrita, voc? enquanto facilitador da aprendizagem dever? orientar e auxiliar sempre que for necess?rio. 

?

3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

JOGO: O QUE ? O QUE ?: ADIVINHE SE PUDER

?

A adivinha ? um g?nero cujo objetivo ? desafiar, brincar, tentar descobrir. Por isso, propomos o jogo das adivinhas para contribuir com o processo de alfabetiza??o.

A intera??o nesse tipo de atividade ? muito importante, pois as crian?as podem conversar sobre o sentido das palavras e as poss?veis respostas.

O jogo ?O que ? o que ?: adivinhe se puder?, consiste em um rol de adivinhas e um repert?rio poss?vel de respostas composto de 4 palavras para cada adivinha, indicadas pela cor. O jogo consiste em procurar, dentre as palavras do grupo (de mesma cor), a que responde ? adivinha. 

?

o que ??  o q  o que ?? o que ??

Fonte: imagens da pr?pria autora.

?

As outras palavras apresentam aspectos como:

?

  • Mesma letra inicial e/ou final;
  • A primeira vogal coincide ou inicia com a primeira vogal presente na resposta;
  • Apresenta n?mero de letras correspondentes ao n?mero de s?labas da resposta ? adivinha;
  • Tem letras parecidas etc. 

?

Esses aspectos v?o se constituir em desafios para o jogador que ainda n?o tem dom?nio de leitura, pois provocar? a reflex?o, a compara??o, o uso dos conhecimentos de que disp?e sobre o sistema de escrita alfab?tica.

Professor, proponha aos alunos que tentem descobrir oralmente, coletivamente ou em pequenos grupos as respostas, pode dar dicas, ajudar. Evidentemente, outras atividades com as adivinhas, essas e outras, podem ser propostas, de leitura, escrita, de produ??o de pequenos livros, grava??es, de ilustra??o, enfim, uma s?rie de possibilidades.

?

Formas de jogar:

?

1.    Organize a turma em grupos ou duplas e coloque sobre a mesa uma adivinha. Pe?a para os alunos encontrarem a resposta da adivinha dentre as palavras. No caso de n?o ter nenhum aluno que j? tenha dom?nio da leitura em cada grupo ou duplas, leia as adivinhas para eles.

2.    Nos grupos em que a maioria das crian?as j? reconhece palavras com mais facilidade, a tarefa fica mais desafiante se n?o souberem as respostas de antem?o.

3.    Organize trios e entregue diversas palavras para eles, aleatoriamente, sair?o, consequentemente, as respostas das adivinhas e outras palavras que ir?o confundir. Leia as adivinhas para toda a turma, o grupo que tiver a resposta deve se manifestar. Para ficar mais desafiante, a professora pode n?o indicar a cor do conjunto. 

?

Algumas sugest?es de adivinhas

?

  • O que ? o que ?, fica molhado na hora que seca?

   

                               toalha _ tomada _ tal _ olha

?

  • O que ?, o que ?, que sobe e desce e n?o sai do lugar?

?

                             Escada _ sacada_ escola _ ela

?

Fonte: S?tio: "Oficinas de alfabetiza??o". Dispon?vel em: <http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/search/label/Adivinhas>. Acesso em: 16 de ago. 2013.

?

O jogo de adivinha??es ? uma atividade de alfabetiza??o que focaliza a leitura de palavras. A intera??o grupal promovida pelo jogo, em sala de aula, favorece a constru??o de conhecimentos sobre o sistema alfab?tico. No entanto, ? necess?rio que o educador observe a qualidade das intera??es desenvolvidas durante a atividade. A troca de ideias ajuda as crian?as na compreens?o das adivinhas e na escolha das respostas.

?

4? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, propomos que a cada dia de aula seja apresentado aos alunos  situa??es variadas sobre adivinhas, possibilitando-lhes assim, a visualiza??o e o uso da leitura e da escrita.

Podemos utilizar diferentes atividades sobre adivinhas para promover a capacidade dos alunos de refletirem sobre as palavras como sequ?ncias sonoras. Essas varia??es de atividades podem ajudar os alunos a pensarem na sequ?ncia de letras que ser?o utilizadas, como o uso de textos que permitam a reflex?o de uma determinada letra ou s?laba. Veja algumas estrat?gias:

?

  • Se voc? estiver trabalhando com as letras do alfabeto, ordem alfab?tica, voc? poder?, por exemplo, incorporar o trabalho com atividades sobre adivinhas. Observe:

?

ADIVINHA DE LETRA OU S?LABA

?

letra os silaba 1  letra ou silaba 2

Fonte: S?tio: ?Para?so da alfabetiza??o?. Dispon?vel em:

<http://paraisodaalfabetizacao.blogspot.com.br/2012/08/atividades-com-adivinhas.html>.

Acesso em: 04 de ago. 2013.

?

ADIVINHAS COM TODAS AS LETRAS DO ALFABETO

letra a   letra b

Fonte: ?Google plus. Imagens das adivinhas com todas as letras do alfabeto? Dispon?vel em:

<https://plus.google.com/photos/115960120387860543081/albums/5892701927127080513?banner=pwa>.

Acesso em: 04 de ago. 2013.

?

ADIVINHAS USANDO A LETRA INICIAL

 torta

Fonte: ?Blog Rosangela aprendizagem?. Dispon?vel em:

<http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/05/alfabetizacao-adivinhas.html>. 

Acesso em: 04 de ago. 2013.

?

?

ADIVINHAS MUDANDO APENAS A PRIMEIRA LETRA

?

 lua sua

Fonte: ?Blog Rosangela aprendizagem?. Dispon?vel em:

<http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/05/alfabetizacao-adivinhas.html>. 

Acesso em: 04 de ago. 2013.

?

ADIVINHAS COM QUADRINHOS PARA CADA LETRA DA RESPOSTA

  

sorvete

Fonte: ?Blog Rosangela aprendizagem?. Dispon?vel em:

<http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/05/alfabetizacao-adivinhas.html>. 

Acesso em: 04 de ago. 2013.

Recursos Complementares

Sugest?es para alunos:

Fonte: S?tio: "Divertudo". Neste s?tio s?o disponibilizados 653 adivinhas. Dispon?vel em: <http://divertudo.com.br/galerias.htm>. Acesso em: 16 de ago. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que utilize um quadro de registro para cada aluno, de modo a acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ao reconhecimento e ao uso das adivinhas trabalhadas nessa aula, bem como os avan?os no sistema de escrita alfab?tica. Observe sempre as hip?teses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avan?os ou dificuldades, pois estas ajudar?o no processo de forma??o do aluno. Por meio desse quadro ? poss?vel, tamb?m, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam.

?

O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugest?o de instrumento de registro da aprendizagem.

?

Escola: ______________________________________________________________

?

Aluno: _______________________________________________________________

?

?

An?lise Lingu?stica: apropria??o do Sistema de escrita Alfab?tica

FEV

JUN

AGO

DEZ

Escreve o pr?prio nome.

?

?

?

?

Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

?

?

?

?

Diferencia letras de n?meros e outros s?mbolos.

?

?

?

?

Conhece a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros.

?

?

?

?

Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais.

?

?

?

?

Compreende que palavras compartilham certas letras.

?

?

?

?

Percebe que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras.

?

?

?

?

Segmenta oralmente as s?labas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

?

?

?

?

Identifica semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas.

?

?

?

?

Reconhece que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es.

?

?

?

?

Percebe que as vogais est?o presentes em todas as s?labas.

?

?

?

?

L?, ajustando a pauta sonora ao escrito.

?

?

?

?

Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

?

?

?

?

Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

?

?

?

?

 Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) N?o

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 38.