Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as rela??es sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Tempo cronol?gico |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Tempo da dura??o |
Ensino M?dio | Hist?ria | Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas |
Ensino M?dio | Sociologia | Estrutura e estratifica??o social: a quest?o das desigualdades sociais |
Ensino M?dio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino M?dio | Sociologia | Mudan?a e transforma??o social |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: transforma??es e mentalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Trabalho |
Estrat?gias:
?
Recursos:
?
M?dulo 1 - O que ? sistema de f?brica e as suas origens na Europa |
?
Atividade 1Leitura, fichamento e debate do livro: O nascimento das f?bricas
Fonte da imagem: http://www.editorabrasiliense.com.br/cat-colecao-tudo-historia.php?qntdlv=&p=9 ? Refer?ncia Bibliogr?fica: DECCA, Edgar Salvadori de. O Nascimento das F?bricas. Cole??o Tudo ? Hist?ria. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1986, 77 p. |
||||
Orienta??es a. Inicialmente os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do livro. Como a obra faz parte da cole??o "Tudo ? Hist?ria", s?o textos curtos, possibilitando uma leitura relativamente r?pida. Em seguida, os alunos devem fichar os cap?tulos, cujos t?tulos s?o: 1. Introdu??o 2. Nunca temos tempo pra sonhar 3. Uma m?quina e f?brica incr?vel 4. A f?brica vitoriosa ? b. Para fazerem o fichamento do livro, os alunos devem seguir as orienta??es no link indicado abaixo:
?
c. Ap?s a elabora??o do fichamento do livro, os alunos estar?o prontos para a discuss?o coletiva de suas ideias centrais.
d. No debate do livro, o professor pode destacar algumas ideias fundamentais, para que os alunos possam discutir. ? importante enfatizar a ideia de como os trabalhadores foram reunidos em um mesmo ambiente de trabalho e como deixaram de ter o controle dos meios de produ??o, os quais passaram a pertencer aos capitalistas. Desta forma, o trabalhador deixou tamb?m de ter o controle do tempo de trabalho e do processo de produ??o. |
||||
? |
||||
Atividade 2Leitura e interpreta??o do texto
Texto completo dispon?vel em: http://www.chumanas.com/2013/01/do-artesanato-maquinofatura.html Acesso em 15/08/2013 |
||||
Orienta??es: a. Os alunos devem acessar o texto completo no link indicado e fazer a leitura do mesmo, sob a orienta??o do professor. b. Ap?s a leitura, o professor dever? propor a discuss?o coletiva do texto e fazer os devidos esclarecimentos das d?vidas apresentadas pelos alunos. c. Todos os alunos devem anotar no caderno as ideias centrais do texto. |
||||
? |
||||
Atividade 3? Na sequ?ncia, proponha aos alunos o trabalho com a tem?tica a partir do livro "Hist?ria - Ensino M?dio", da Secretaria de Estado da Educa??o do Paran?, coordenado por Jairo Mar?al, o qual est? dispon?vel na internet e cuja reprodu??o parcial ou total est? autorizada. Confira no link: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf a. Consultando o livro no link indicado, os alunos ter?o contato com textos e atividades relacionadas aos seguintes temas: De artes?os independentes a tarefeiros assalariados, p. 54A constitui??o do sistema de f?brica, p. 58A organiza??o do tempo do trabalho, p. 61b. Os textos s?o acompanhados por proposta de atividades e por quest?es para debate. Confira a quest?o proposta e oriente os alunos para a resolu??o da mesma, a partir das leituras realizadas:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf, p. 56 c. Para concluir as discuss?es das atividades 1, 2 e 3 , organizados em duplas os alunos devem: I. Definir o que ? "sistema de f?brica" a partir das leituras realizadas. II. Produzir um quadro-s?ntese a respeito das transforma??es ocorridas no sistema produtivo, na transi??o do feudalismo para o capitalismo, marcando as diferen?as entre:
? III. Apresentar as conclus?es acerca das quest?es b e c (I e II) aos demais colegas. D?vidas e ideias centrais devem ser registradas no caderno. As primeiras ser?o esclarecidas com a orienta??o do professor. |
?
M?dulo 2 - As transforma??es na no??o de tempo e a import?ncia do rel?gio na sociedade capitalista industrial |
?
1- O tempo no mundo medieval e na transi??o para o capitalismo |
|||
Atividade 1Leitura e interpreta??o de textos
Textos acessados em 15/08/2013 |
|||
Orienta??es: a. Os alunos devem fazer uma leitura atenta dos tr?s textos. Em seguida, apresente a eles a seguinte afirmativa: A leitura dos textos permite observar importantes transforma??es ocorridas nas no??es de tempo e de trabalho, na transi??o do feudalismo para o capitalismo na Europa. Pe?a aos alunos que discutam coletivamente a afirmativa e que apresentem argumentos extra?dos dos textos que lhes permitam dizer se concordam ou n?o com a mesma. ? |
Interpreta??o do calend?rio agr?cola de Pietro Crescenzi (s?culo XIV)
|
O calend?rio de Pietro Crescenzi fundamenta-se nas atividades agr?colas realizadas em cada m?s do ano. Baseando-se nas leituras realizadas na atividade 1 e na an?lise de cada uma das imagens do calend?rio, os alunos devem discutir coletivamente com os colegas as seguintes quest?es: a. O que o calend?rio de Crescenzi diz a respeito do trabalho e do tempo no mundo medieval?b. De que maneira as imagens podem ser relacionadas ?s ideias apresentadas nos textos 1 e 2 da atividade 1? |
?
?
2- O tempo na sociedade capitalista industrial |
||
Atividade 1
Fonte da imagem: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/literatura/cinema_educacao_05.jpg ? a. Proponha aos alunos que assistam o filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin. Confira sinopse e ficha t?cnica do filme em: http://alcidesbarbosadeamorim.com.br/?p=984 b. A proposta ? que o filme seja projetado para toda a turma em data show ou atrav?s da utiliza??o de TV/DVD, em sala apropriada. c. Ap?s a proje??o, o professor deve orientar os alunos para a sele??o e captura de imagens representativas das ideias centrais abordadas por Charles Chaplin em "Tempos Modernos", utilizando programa do computador. Veja o exemplo: ?
O rel?gio de ponto passa a fazer parte do cotidiano do trabalhador no sistema de f?brica, na sociedade industrial capitalista. ?
? Para auxiliar na interpreta??o e discuss?o das imagens congeladas do filme, proponha aos alunos as seguintes leituras: Ernesto S?bato & Charles Chaplin em: A humaniza??o das m?quinas. http://praelitteras.blogspot.com.br/2012/05/ernesto-sabato-charlie-chaplin-em.html O tempo em "Tempos Modernos". http://www.cinerevista.com.br/artigos/TemposModernos.htm Textos acessados em 15/08/2013 ? d. Ao final da atividade, as duplas devem apresentar as imagens capturadas e suas respectivas legendas. Promova uma discuss?o coletiva das principais ideias abordadas. |
||
?Atividade 2 |
||
? 1- Para aprofundar a reflex?o iniciada na atividade anterior, propor aos alunos a realiza??o de um Semin?rio de Textos sobre a concep??o de tempo presente na sociedade capitalista industrial. Orienta??es para a realiza??o do SEMIN?RIO: a. Dividir os alunos em 4 grupos e atribuir a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresenta??o, para a turma, de um texto relativo ao tema em discuss?o. b. Nas orienta??es aos alunos, o professor deve destacar que o grupo deve evidenciar a sua compreens?o sobre o texto estudado e tamb?m o seu posicionamento em rela??o ?s quest?es propostas pelo autor. Desta forma, ? imprescind?vel que o aluno compreenda as ideias estudadas e as apresente numa fala espont?nea. d. Na prepara??o do Semin?rio, os alunos devem procurar solucionar poss?veis d?vidas em rela??o ao conte?do dos textos com o professor.
e. Ap?s o trabalho de leitura, interpreta??o e problematiza??o das fontes, cada grupo dever? preparar a apresenta??o para o restante da turma. Para tanto, poder?o utilizar o aplicativo para apresenta??o de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual ter?o acesso. f. Na organiza??o da apresenta??o, o grupo poder? apresentar dados num?ricos e/ou estat?sticos, siglas e seus significados, imagens, v?deos, m?sicas, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclus?es do grupo, ficar?o mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, al?m da fala e do texto escrito, forem utilizados. Incentive os alunos a usarem conhecimentos e criatividade na apresenta??o! |
Para os professores:
A no??o de tempo e o ensino de Hist?ria. Revista de Hist?ria. http://www.cefetsp.br/edu/eso/fausto/tempo_historia.pdf
Para os alunos:
F?bricas e o tempo do rel?gio. http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/fabricas-tempo-relogio.htm
O tempo da natureza x o tempo dos rel?gios. http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-tempo-natureza-x-tempo-dos-relogios.htm
Os textos foram acessados em 15/08/2013
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcan?ados pelos alunos, tendo em vista as estrat?gias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poder? avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada m?dulo, como: interpreta??o de textos, v?deos e imagens; fichamento; produ??o e apresenta??o de semin?rio.