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A cria??o do sistema de f?brica na Europa e as transforma??es na no??o de tempo

Autor e Co-autor(es)

Leide Divina Alvarenga Turini imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as rela??es sociais
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Trabalho e rela??es sociais
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho
Ensino Fundamental Final Hist?ria Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Tempo cronol?gico
Ensino Fundamental Final Hist?ria Tempo da dura??o
Ensino M?dio Hist?ria Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas
Ensino M?dio Sociologia Estrutura e estratifica??o social: a quest?o das desigualdades sociais
Ensino M?dio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino M?dio Sociologia Mudan?a e transforma??o social
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico
Ensino M?dio Hist?ria Tempo: transforma??es e mentalidades
Ensino M?dio Hist?ria Trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender o conceito de ?sistema de f?brica?.
  • Compreender o processo que levou ? cria??o do sistema de f?brica na Europa.
  • Analisar as transforma??es ocorridas na no??o de tempo, relacionadas ?s mudan?as no sistema produtivo e na sociedade de maneira geral.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • O processo de transi??o do feudalismo para o capitalismo na Europa.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias:

  • Leitura e interpreta??o de textos, v?deos e imagens.
  • Trabalhos individuais, em dupla e em grupo.
  • Elabora??o de fichamento.
  • Prepara??o e apresenta??o de semin?rio.

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Recursos:

  • Computador e internet.
  • Data Show ou TV/DVD
  • Power Point ou programa similar.

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M?dulo 1 - O que ? sistema de f?brica e as suas origens na Europa

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Atividade 1

Leitura, fichamento e debate do livro: O nascimento das f?bricas

Fonte da imagem: http://www.editorabrasiliense.com.br/cat-colecao-tudo-historia.php?qntdlv=&p=9

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Refer?ncia Bibliogr?fica:

DECCA, Edgar Salvadori de. O Nascimento das F?bricas. Cole??o Tudo ? Hist?ria. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1986, 77 p.

Orienta??es

a. Inicialmente os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do livro. Como a obra faz parte da cole??o "Tudo ? Hist?ria", s?o textos curtos, possibilitando uma leitura relativamente r?pida. Em seguida, os alunos devem fichar os cap?tulos, cujos t?tulos s?o:

1. Introdu??o

2. Nunca temos tempo pra sonhar

3. Uma m?quina e f?brica incr?vel

4. A f?brica vitoriosa

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b. Para fazerem o fichamento do livro, os alunos devem seguir as orienta??es no link indicado abaixo:

Fichamento

recursos/mec_16230/index.html

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c. Ap?s a elabora??o do fichamento do livro, os alunos estar?o prontos para a discuss?o coletiva de suas ideias centrais.

DEBATE

Promova um debate entre os alunos para que possam socializar as reflex?es e discutir poss?veis d?vidas que n?o foram esclarecidas.

a. O professor deve ser o coordenador do debate, colocando as regras para a din?mica, controlando o tempo das falas, levantando quest?es que devem ser priorizadas na discuss?o, intervindo, se houver eventuais problemas, e anotando quest?es que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da din?mica.

b. Para fechar a din?mica, o professor/coordenador apresentar? as quest?es que anotou durante o debate, as quais ainda necessitam de esclarecimentos, colocando as suas pr?prias considera??es sobre o tema.

d. No debate do livro, o professor pode destacar algumas ideias fundamentais, para que os alunos possam discutir. ? importante enfatizar a ideia de como os trabalhadores foram reunidos em um mesmo ambiente de trabalho e como deixaram de ter o controle dos meios de produ??o, os quais passaram a pertencer aos capitalistas. Desta forma, o trabalhador deixou tamb?m de ter o controle do tempo de trabalho e do processo de produ??o.

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Atividade 2

Leitura e interpreta??o do texto

Artesanato

Texto completo dispon?vel em: http://www.chumanas.com/2013/01/do-artesanato-maquinofatura.html

Acesso em 15/08/2013

Orienta??es:

a. Os alunos devem acessar o texto completo no link indicado e fazer a leitura do mesmo, sob a orienta??o do professor.

b. Ap?s a leitura, o professor dever? propor a discuss?o coletiva do texto e fazer os devidos esclarecimentos das d?vidas apresentadas pelos alunos.

c. Todos os alunos devem anotar no caderno as ideias centrais do texto.

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Atividade 3

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Na sequ?ncia, proponha aos alunos o trabalho com a tem?tica a partir do livro "Hist?ria - Ensino M?dio", da Secretaria de Estado da Educa??o do Paran?, coordenado por Jairo Mar?al, o qual est? dispon?vel na internet e cuja reprodu??o parcial ou total est? autorizada. Confira no link: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf

a. Consultando o livro no link indicado, os alunos ter?o contato com textos e atividades relacionadas aos seguintes temas:

De artes?os independentes a tarefeiros assalariados, p. 54

A constitui??o do sistema de f?brica, p. 58

A organiza??o do tempo do trabalho, p. 61

b. Os textos s?o acompanhados por proposta de atividades e por quest?es para debate. Confira a quest?o proposta e oriente os alunos para a resolu??o da mesma, a partir das leituras realizadas:

Quest??o

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf, p. 56

c. Para concluir as discuss?es das atividades 1, 2 e 3 , organizados em duplas os alunos devem:

I. Definir o que ? "sistema de f?brica" a partir das leituras realizadas.

II. Produzir um quadro-s?ntese a respeito das transforma??es ocorridas no sistema produtivo, na transi??o do feudalismo para o capitalismo, marcando as diferen?as entre:

Artesanato

Putting-out system

Manufatura

Maquinofatura

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III. Apresentar as conclus?es acerca das quest?es b e c (I e II) aos demais colegas. D?vidas e ideias centrais devem ser registradas no caderno. As primeiras ser?o esclarecidas com a orienta??o do professor.

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M?dulo 2 - As transforma??es na no??o de tempo e a import?ncia do rel?gio na sociedade capitalista industrial

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1- O tempo no mundo medieval e na transi??o para o capitalismo

Atividade 1

Leitura e interpreta??o de textos

Texto 1

"Janeiro, olha para o ano passado e para o que est? por vir

Fevereiro, o m?s mais duro, em que a vida parece parar

Mar?o, em que come?am os trabalhos da vinha

Abril, colhem-se as primeiras flores

Maio, 'o tempo est? belo e amoroso'

Junho, os trabalhos das terras

Julho, o corte do feno

Agosto, a ceifa

Setembro, a sementeira

Outubro, a vindima

Novembro, mandam-se os porcos ?s bolotas

Dezembro, mata-se o porco."

GIAUVILLE, Barthelemy de. Le proprietaire des choses [1485]. In: LE GOFF, J. (org.). Enciclop?dia Einaudi: mem?ria-hist?ria. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984. p. 284.

http://oridesmjr.blogspot.com.br/2011/05/o-tempo-na-sociedade-industrial-e-no.html

Texto 2

Na Idade M?dia, al?m dos tempos naturais e sociais de natureza leiga, eram fortemente sentidos os tempos ligados ? religi?o como aqueles do dia mon?stico, que prev? cotidianamente os servi?os para as laudes, a prima, a ter?a, a sexta, a nona, as v?speras e as completas. No in?cio da modernidade, o tempo da Igreja, marcado pelo sino, entrou em conflito com o tempo do mercador, marcado pelo rel?gio.  Se de fato ao campon?s bastava dividir o seu tempo segundo as luas e as esta??es, tornadas imprecisas pela demarca??o apagada entre calor e frio, sol e chuva, dia e noite; se ao monge bastava dividir as horas, segundo, os sete per?odos da pr?pria liturgia cotidiana, marcadas aproximadamente pelo rel?gio de sol, pela clepsidra e pelo sino, ao mercador ? que faz tesouro do tempo que decorre entre a compra e a venda, pagamentos e recebimentos, transfer?ncia de mercadorias e matura??o de interesses ? ? necess?ria uma medida muito mais precisa das horas e dos dias. Ainda mais precisa ? a medida do tempo necess?ria aos qu?micos, aos f?sicos e aos fil?sofos que conduzem os seus experimentos nas universidades.
Se antes interessava apenas a salva??o na vida eterna, agora interessa tamb?m o ganho na vida terrena. E os neg?cios s?o coligados ao tempo: no decorrer de algumas semanas, podiam mudar as sortes de um mercador ou de um banqueiro, assim como hoje, no decorrer de poucos minutos, podem decidir-se fortunas de quem joga na bolsa. (Adaptado de DE MASI, 2000, p. 97-101).

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf

Texto 3

"[...] Na realidade n?o havia horas regulares: os mestres e gerentes faziam o que queriam conosco. Os rel?gios nas f?bricas eram frequentemente adiantados de manh? e atrasados ? noite e, em vez de serem instrumentos para a medi??o do tempo, eram usados como capas para dissimular a trapa?a e a opress?o. Embora isso fosse conhecido pelos oper?rios, todos tinham medo de falar, e um trabalhador tinha medo de usar rel?gio, na medida em que n?o era incomum despedir qualquer um que pretendesse saber demais sobre a ci?ncia da horologia."

An?nimo. Cap?tulos na vida de um garoto de f?brica de Dundee [1887]. In: THOMPSON, E. P. Time, Work-discipline and industrial capitalism. Dispon?vel em http://libcom.org.

http://oridesmjr.blogspot.com.br/2011/05/o-tempo-na-sociedade-industrial-e-no.html

Textos acessados em 15/08/2013

Orienta??es:

a. Os alunos devem fazer uma leitura atenta dos tr?s textos. Em seguida, apresente a eles a seguinte afirmativa:

A leitura dos textos permite observar importantes transforma??es ocorridas nas no??es de tempo e de trabalho, na transi??o do feudalismo para o capitalismo na Europa.

Pe?a aos alunos que discutam coletivamente a afirmativa e que apresentem argumentos extra?dos dos textos que lhes permitam dizer se concordam ou n?o com a mesma.

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Atividade 2

Interpreta??o do calend?rio agr?cola de Pietro Crescenzi (s?culo XIV)

Calend??rio

http://sesi.webensino.com.br/sistema/webensino/aulas/repository_data//SESIeduca/ENS_FUN/ENS_FUN_F08_HIS/131_HIS_ENS_FUN_F08_09/leitura_mundo.html

O calend?rio de Pietro Crescenzi fundamenta-se nas atividades agr?colas realizadas em cada m?s do ano. Baseando-se nas leituras realizadas na atividade 1 e na an?lise de cada uma das imagens do calend?rio, os alunos devem discutir coletivamente com os colegas as seguintes quest?es:

a. O que o calend?rio de Crescenzi diz a respeito do trabalho e do tempo no mundo medieval?

b. De que maneira as imagens podem ser relacionadas ?s ideias apresentadas nos textos 1 e 2 da atividade 1?

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2- O tempo na sociedade capitalista industrial

Atividade 1

Captura e interpreta??o de imagens congeladas do filme "Tempos Modernos"


TEMPOS MODERNOS

Fonte da imagem: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/literatura/cinema_educacao_05.jpg

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a. Proponha aos alunos que assistam o filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin. Confira sinopse e ficha t?cnica do filme em: http://alcidesbarbosadeamorim.com.br/?p=984

b. A proposta ? que o filme seja projetado para toda a turma em data show ou atrav?s da utiliza??o de TV/DVD, em sala apropriada.

c. Ap?s a proje??o, o professor deve orientar os alunos para a sele??o e captura de imagens representativas das ideias centrais abordadas por Charles Chaplin em "Tempos Modernos", utilizando programa do computador. Veja o exemplo:

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 O rel?gio de ponto passa a fazer parte do cotidiano do trabalhador no sistema de f?brica, na sociedade industrial capitalista.

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Exemplos de cenas que poder?o ser capturadas a partir do filme:

1. O tempo da sociedade industrial marcado pelo rel?gio

2. Trabalhadores no sistema de f?brica: a met?fora das ovelhas

3. A m?quina alimentadora e a redu??o de "tempos mortos": cr?tica aos princ?pios tayloristas aplicados ao sistema fabril.

4. O trabalhador "engolido" pela m?quina e a "loucura" como a nega??o do mundo do trabalho

5. O desemprego e a fome na sociedade industrial

6. A quest?o social como "caso de pol?cia"

7. A resist?ncia presente nas rebeli?es oper?rias

8. A marginalidade como fruto da quest?o social

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As ideias/cenas citadas s?o sugest?es, para que se tenha uma melhor compreens?o da atividade. Sendo assim, a proposta ? que os pr?prios alunos selecionem as cenas e elaborem legendas para as mesmas, em duplas.

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Para auxiliar na interpreta??o e discuss?o das imagens congeladas do filme, proponha aos alunos as seguintes leituras:

Ernesto S?bato & Charles Chaplin em: A humaniza??o das m?quinas. http://praelitteras.blogspot.com.br/2012/05/ernesto-sabato-charlie-chaplin-em.html

O tempo em "Tempos Modernos". http://www.cinerevista.com.br/artigos/TemposModernos.htm

Textos acessados em 15/08/2013

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d. Ao final da atividade, as duplas devem apresentar as imagens capturadas e suas respectivas legendas. Promova uma discuss?o coletiva das principais ideias abordadas.

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Atividade 2

Semin?rio

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1- Para aprofundar a reflex?o iniciada na atividade anterior, propor aos alunos a realiza??o de um Semin?rio de Textos sobre a concep??o de tempo presente na sociedade capitalista industrial.

Orienta??es para a realiza??o do SEMIN?RIO:

a. Dividir os alunos em 4 grupos e atribuir a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresenta??o, para a turma, de um texto relativo ao tema em discuss?o.

b. Nas orienta??es aos alunos, o professor deve destacar que o grupo deve evidenciar a sua compreens?o sobre o texto estudado e tamb?m o seu posicionamento em rela??o ?s quest?es propostas pelo autor. Desta forma, ? imprescind?vel que o aluno compreenda as ideias estudadas e as apresente numa fala espont?nea.

d. Na prepara??o do Semin?rio, os alunos devem procurar solucionar poss?veis d?vidas em rela??o ao conte?do dos textos com o professor.

 Textos referenciais para o Semin?rio:  

Texto 1: Sob a velocidade do capital. Dispon?vel em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=30&id=348

Texto 2: A escravid?o do rel?gio chega ? alimenta??o. Dispon?vel em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=306

Texto 3: Tempo Livre, Lazer e as transforma??es socioculturais. Dispon?vel em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=30&id=354

Texto 4: No ritmo das m?quinas. Dispon?vel em: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=30&id=355

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Aten??o, esta ? uma sugest?o. Portanto, se o professor tiver acesso a outros textos que julgar mais pertinentes para a discuss?o proposta a seus alunos, levando em conta interesses, vocabul?rio, faixa et?ria, deve prioriz?-los.


e. Ap?s o trabalho de leitura, interpreta??o e problematiza??o das fontes, cada grupo dever? preparar a apresenta??o para o restante da turma. Para tanto, poder?o utilizar o aplicativo para apresenta??o de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual ter?o acesso.

f.  Na organiza??o da apresenta??o, o grupo poder? apresentar dados num?ricos e/ou estat?sticos, siglas e seus significados, imagens, v?deos, m?sicas, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclus?es do grupo, ficar?o mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, al?m da fala e do texto escrito, forem utilizados. Incentive os alunos a usarem conhecimentos e criatividade na apresenta??o!

Recursos Complementares

Para os professores:

A no??o de tempo e o ensino de Hist?ria. Revista de Hist?ria. http://www.cefetsp.br/edu/eso/fausto/tempo_historia.pdf

Para os alunos:

F?bricas e o tempo do rel?gio. http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/fabricas-tempo-relogio.htm

O tempo da natureza x o tempo dos rel?gios. http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-tempo-natureza-x-tempo-dos-relogios.htm

Os textos foram acessados em 15/08/2013

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcan?ados pelos alunos, tendo em vista as estrat?gias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poder? avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada m?dulo, como: interpreta??o de textos, v?deos e imagens; fichamento; produ??o e apresenta??o de semin?rio.