Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Metodologia de resolu??o de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
Compreender as caracter?sticas do g?nero textual em estudo, bem como as principais ideias;
Localizar informa??es no texto;
Reconhecer o uso da Matem?tica no nosso dia a dia;
Calcular atrav?s dos jogos e brincadeiras;
Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno a leitura e a escrita. Al?m de saber utilizar os recursos das TICs como: tablet e laptop do Projeto UCA. ? importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas.
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola - S?rie: Matem?tica em toda parte 2 - Matem?tica na alimenta??o. Dispon?veis nos s?tios:
<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=17148>. Neste v?deo da TV Escola ? poss?vel perceber que a Matem?tica efetivamente est? presente em diversos aspectos do nosso dia a dia.
. S?tio: "Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Entendendo o Pacto". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto>. Neste s?tio voc? poder? obter informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 10 de ago. 2013.
. S?tio: "Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Entendendo o Pacto". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Neste s?tio voc? poder? saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetiza??o inicial, que o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa prop?e. Acesso em: 10 de ago. 2013.
. 1? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com o texto de Gabriella Mancini, com ele voc? poder? trabalhar alguns conceitos matem?ticos a partir do nosso cotidiano. Tamb?m poder? utilizar um v?deo sobre o assunto. Caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.
Fonte: "You Tube.
Onde est? a Matem?tica?
Professor, leia o texto de Gabriella Mancini, para os alunos ou reproduza para eles.
Na m?sica, no xadrez e no cinema: ela est? mais presente do que voc? imagina.
GABRIELLA MANCINI
COLABORA??O PARA A FOLHA
Voc? resolve ir ao cinema com um amigo. Quanto dinheiro precisa levar? ? s? fazer os c?lculos. E quem vai escolher o filme dessa vez? Tiram no par ou ?mpar. Seu pai d? as instru??es para chegar ao cinema. Mesmo contando os quarteir?es, voc?s se perdem. Chegam 15 minutos atrasados.
Fazem as contas e resolvem esperar a pr?xima sess?o. V?o comer uma pizza. Dividem os peda?os e, enquanto mastigam, pensam que n?o se livraram da Matem?tica nem nas f?rias! Ela est? em todas as palavras deste texto marcadas em negrito.
Gabriella Ruffato, 10, gostaria de n?o precisar da Matem?tica. "N?o me dou bem com contas, fra??es e muitas outras l?gicas que, para mim, n?o t?m l?gica nenhuma!" Ana Luiza Marques, 10, diz que chega a arrancar os cabelos diante dos exerc?cios. "N?o tenho nada contra os matem?ticos, mas odeio Matem?tica!", diz a menina. E Jo?o Lucas Albano, 9, acrescenta: "Matem?tica me d? dor de cabe?a!".
J? Caio Braga, 10, gosta de Matem?tica porque imagina uma calculadora em sua cabe?a. "Quem se d? bem nessa mat?ria tem fama de esperto!", diz. N?o d? para escapar. Ela faz parte do seu dia a dia.
ARTE
Na composi??o de um quadro, simetria (partes iguais), geometria (como c?rculo e tri?ngulo) e outros conceitos matem?ticos ajudam a dar beleza ? obra.
M?SICA
A combina??o de sons de maneira repetitiva cria o ritmo. A escala musical ? definida a partir de rela??es matem?ticas. Estudar m?sica ajuda a desenvolver-se nessa disciplina.
POESIA
Poesias e parlendas apresentam uma sequ?ncia de sons que se repetem, formando uma melodia. S?o regularidades semelhantes ?s do sistema num?rico.
JOGOS
No "sudoku", xadrez, domin? e outros jogos, voc? usa conceitos matem?ticos para calcular as melhores jogadas.
CONSTRU??O
Para construir edif?cios ou fazer um simples origami, voc? tamb?m precisa calcular simetrias, ?ngulos e medidas.
PESOS E MEDIDAS
Para saber quantas pessoas um elevador consegue levar de uma vez ou para fazer direitinho uma receita (250 ml de leite,
CINEMA
Para dar vida aos personagens das anima??es, o computador precisa fazer v?rios c?lculos. Alguns programas ainda combinam pixels e formas geom?tricas.
APOSTAS
Qual a chance de o Brasil ganhar uma Copa do Mundo? E de algu?m acertar na loteria? C?lculos matem?ticos (probabilidades) d?o a resposta.
?
Texto dispon?vel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di31071005.htm>. Acesso: 12 de ago. 2013.
?
Professor, ap?s a leitura do texto com os alunos questione onde eles conseguem ver a Matem?tica no cotidiano. Fa?a uma lista na lousa com as opini?es dos alunos.
Ap?s a montagem da lista com os alunos dos lugares que eles encontram a Matem?tica, distribua c?pias da hist?ria em quadrinhos abaixo para que possam fazer a leitura. Trabalhando com a hist?ria em quadrinhos, ser? poss?vel que os alunos identifiquem as v?rias situa??es que os personagens vivenciaram a Matem?tica.
Fonte: GIOVANNI. J?NIOR, Jos? Ruy. A conquista da Matem?tica. Alfabetiza??o Matem?tica. 3? Ano. S?o Paulo: FTD, 2011. p. 8, 9.
?
Professor, questione os alunos sobre o que acharam da hist?ria em quadrinhos. Explore o texto registrando na lousa para que os alunos possam ter como registro no caderno.
?
Interpretando o texto?? Na hist?ria aparecem v?rias situa??es em que os n?meros s?o usados. Que situa??es s?o essas?Respostas poss?veis - C?lculos: (de troco e valor a ser pago); Contagem de tempo (dias, semana, horas); Medidas (numera??o de cal?ados); Divis?o (metade).? Em que dia Caio vai fazer a prova?No dia 15.? A que horas come?a a sess?o de cinema que Caio e o pai v?o assistir??s 14 horas.? A que horas come?a a ?ltima sess?o de cinema?(?s 18 horas)? Por que Caio disse que estudou Matem?tica com o pai?Porque Caio fez v?rios c?lculos enquanto passeava com o pai.? Observando os dois textos, o que podemos concluir sobre o que est? sendo falado?? O que voc? viu de diferente nestes textos? |
Fonte: Imagem da autora.
?
Professor, espera-se que o aluno identifique os tipos de textos estudados: Informativo, Jornal?stico e Hist?ria em Quadrinhos. ? importante que j? tenham sido estudados estes tipos de textos para identific?-los, caso n?o tenham sido explorados anteriormente em outra aula, fa?a uma breve explana??o, apresentando as caracter?sticas de cada um.
Professor, ap?s os alunos responderem as perguntas sobre o texto fa?a a corre??o coletiva e proponha como atividade de casa o preenchimento de uma ficha com os dados do aluno. Nesta ficha ser? poss?vel identificar o uso dos n?meros em seu dia a dia.
?
Minha Matem?tica
Atente-se para os n?meros que est?o presentes em sua vida. Preencha a ficha abaixo e ver? que com eles obtemos muitas informa??es:
Meu primeiro nome: __________________ Meu nome tem_______ letras Meu endere?o ?:______________________ N?mero: ______ Meu tel: ( )__________________ Minha idade:_________________ Quando nasci eu pesava:______________ Hoje eu peso:_______________________ Minha altura ?:______________________ Meu n?mero de cal?ado ?:_____________ Na minha casa moram_____ pessoas. |
Fonte: Imagem da autora.
2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula convidando os alunos para fazerem a rodinha e lerem sua ficha para os outros colegas. Pe?a a eles que identifiquem o uso dos n?meros na atividade. Converse com seus alunos sobre as v?rias formas de encontrarmos Matem?tica em nossa vida. Que ela n?o ? um ?monstro?, como muitos a colocam. D? outro exemplo do uso da Matem?tica utilizando o g?nero textual Receita Culin?ria. Possivelmente os alunos j? vivenciaram em casa situa??es onde os familiares j? utilizaram a Receita para fazer alimentos.
Professor, converse com seus alunos que ao utilizarmos a Receita de Doce de Leite Ninho estamos realizando c?lculos matem?ticos na medi??o da quantidade de ingredientes necess?rios. E poderemos usar a propor??o se for necess?rio aumentar ou diminuir a quantidade de doces.
Professor, distribua as c?pias da Recita do Doce de Leite Ninho. Leve para a sala de aula os ingredientes, ou se for o caso solicite que cada aluno traga um ingrediente da Receita. Fa?a a Receita junto com eles, oriente-os para lavarem bem as m?os para manipularem os alimentos.
Observe a Receita envolvendo os ingredientes necess?rios para a produ??o de 10 por??es de Doce de Leite Ninho:
Doce de Leite Ninho
Ingredientes:
2 x?caras de a??car;
2 x?caras e leite em p?;
50 ml de leite de coco;
A??car refinado
Modo de fazer
Coloque o a??car e o leite ninho e v? misturando com o leite de coco aos poucos. Amasse bem. Se preferir, enrole e passe a??car refinado.
Professor, ap?s ter feito os docinhos com os alunos, pe?a para observarem a quantidade. Indague se ? poss?vel a quantidade de 10 por??es serem suficiente para a sala de aula deles. Caso eles digam que n?o, pergunte o que deve ser feito. Espera-se que eles respondam que devem aumentar a receita para que tenha maior rendimento. Registre na lousa esta situa??o problema para que os alunos possam responder.
Professor, nesta atividade voc? dever? considerar duas respostas dos alunos. Se o aluno somou cada ingrediente tr?s vezes ou se multiplicou por 3. As duas formas est?o corretas, pois, h? alunos que apresentam dificuldades em multiplicar, tendo maior facilidade em somar. O importante ? considerar a estrat?gia que o aluno teve para resolver a situa??o problema.
?
1. Fizemos uma Receita de Doce de leite Ninho que rendeu 10 por??es. Para fazer 3 receitas do doce, qual a quantidade de ingredientes que ser? utilizada? Calcule para descobrir. ?
Ingredientes de 1 receita: ? 2 x?caras de a??car; 2 x?caras e leite em p?; 50 ml de leite de coco; A??car refinado at? dar o ponto de enrolar. ? Ingredientes de 3 receitas: ? ___ x?caras de a??car; ___ x?caras e leite em p?; ___ ml de leite de coco; A??car refinado at? dar o ponto de enrolar. |
?
Professor, encerrada a atividade, fa?a a corre??o coletiva com os alunos. Mostre que em uma simples receita de doce usamos a Matem?tica para calcular e fazer medidas.
Voc? tamb?m pode convidar os alunos para fazerem uma barraquinha de doce. Nesta atividade os alunos brincar?o de vendedores e compradores, colocar?o pre?os nos docinhos e simular?o a venda dos mesmos. Distribua dinheirinhos para os alunos fazerem as compras. Voc? poder? mostrar para eles que em um passeio pela feira, supermercado, shopping, usamos a Matem?tica para calcular o valor de um produto, quanto deve voltar ou receber de troco.A todo momento vivenciamos algo que tenha a Matem?tica.
Professor, pe?a para os alunos pesquisarem nos arredores de casa, onde eles podem perceber o uso da Matem?tica. Tragam na pr?xima aula. Veja a seguir:
?
? Estamos aprendendo que a Matem?tica est? no nosso dia a dia. Vamos pesquisar nos arredores de nossa casa onde ? poss?vel percebermos o uso dela. Anote suas observa??es e traga na pr?xima aula. |
3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, convide os alunos a sentarem na rodinha de conversa para apresentarem suas pesquisas. Converse com eles sobre as experi?ncias que viveram em observar o uso da Matem?tica nos arredores de casa. Espera-se que tenham identificado a Matem?tica, nos n?meros de casa, telefones, nas formas das casas, ruas, lojas, etc.
Professor, proponha aos alunos para jogarem o Jogo da adi??o. Neste jogo eles dever?o ficar atentos aos valores que sa?rem nos dados, calcular a soma dos pontos e avan?ar o n?mero de casas igual a soma ou total. Aproveite para trabalhar com o texto instrucional. Explore a estrutura deste g?nero textual. Veja o exemplo abaixo:
?
Jogo de trilha da adi??o
Materiais para o jogo:
2 dados:
1 tabuleiro (ser? distribu?do pela professora.).
Instru??o do jogo:
Formem duplas ou trios;
Jogue os dados para ver quem come?ar?;
Em cada rodada, o jogador da vez lan?a os dados, soma os pontos e avan?a o n?mero de casas igual ao total. Para marcar a posi??o de cada jogador no tabuleiro, use tampinhas;
Ganha quem chegar primeiro.
Fonte: BORDEAUX, Ana L?cia. et al. Novo Bem-me-quer. Matem?tica. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Brasil, 2008. p. 81. (Cole??o: Novo Bem-me-quer).
Professor, atrav?s deste jogo ? poss?vel mostrar aos alunos a presen?a da Matem?tica; na contagem dos pontos dos dados, na adi??o, na contagem at? chegar a casa da soma dos dados.
Encerre a aula distribuindo c?pias de um texto informativo, para os alunos fazerem a leitura e identificar os n?meros no texto.
?
?
Leia com aten??o o texto:A camisa 10 da Sele??o brasileira de futebol tornou-se um s?mbolo nacional, gra?as a Edson Arantes do Nascimento o Pel?.Ele usou a camisa 10 da sele??o pela primeira vez aos 17 anos, quando disputou a copa de 1958. Nessa ?poca Pel? jogou t?o bem que foi apelidado de Rei do Futebol.Pel? ainda jogou em mais 3 copas, disputando um total de 114 jogos pela sele??o.Em toda a sua carreira de jogador de futebol, o Rei marcou mais de 1000 gols, sendo 98 gols em jogos da Copa do Mundo.?No texto acima, selecione um n?mero usado:?a) Como c?digo:_____________b) Para ordenar:_____________c) Para medir:______________d) Para contar:_____________ |
?
Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com, Portugu?s, onde voc? poder? desenvolver atividades identificando os g?neros textuais usados na Matem?tica como; hist?ria em quadrinhos, texto informativo, instru??es de jogo, dentre outros.
Para o professor:
Fonte: "G1. Escola de Mar?lia. S?o Paulo, aproveita a culin?ria para ensinar Matem?tica". Dispon?vel em: <http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2013/06/escola-de-marilia-sp-aproveita-culinaria-para-ensinar-matematica.html>. Acesso em: 14 de ago. 2013.
Para o aluno:
Fonte: "Zuzubal?ndia - Jogo da Matem?tica". Dispon?vel em: <http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo_matematica.html>. Acesso em: 12 de ago 2013.
Fonte: "Culin?ria s? pra crian?as. Vamos cozinhar". Dispon?vel em: <http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/>. Acesso em: 12 de ago. 2013
Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo, observando a participa??o dos alunos na leitura e na escrita e se: compreenderam as caracter?sticas dos g?neros textuais estudados; reconheceram o uso da Matem?tica nas diferentes situa??es do dia a dia; interagiram com os colegas no momento da exposi??o como tamb?m nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de constru??o do conhecimento, mas com uma vis?o critica, por isso ? importante ? valoriza??o do trabalho do aluno, tendo como crit?rios seus avan?os e suas dificuldades. Registre no seu caderno de plano, as suas observa??es, pois elas ser?o ?teis no momento de seu planejamento.