Pedro de Castro L?scher; Anna Fl?via Arruda Lanna; Mauro Medes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Esta aula propiciar? ao aluno estudar um per?odo de intensa produ??o cultural no Brasil. ?poca na qual o Estado, apesar de viver sob a ditadura do governo de Get?lio Vargas, era o principal fomentador de cultura, por interm?dio do Minist?rio da Educa??o e Sa?de, especialmente durante os anos de gest?o do ministro Gustavo Capanema (1934-1945). O Minist?rio Capanema, como ficou conhecido, empregou diversos intelectuais do per?odo, incentivou as artes, investiu em mecanismos de difus?o, como r?dio e revistas, e almejou promover a transforma??o social apoiada no trip? ?Sa?de, Educa??o e Cultura?: tr?s elementos indissoci?veis para a forma??o dos cidad?os do Estado Novo. Esta aula permitir? ao aluno problematizar a rela??o entre Cultura e Estado, compreendendo que a cultura pode tanto estar a servi?o deste, quanto em oposi??o a ele. O aluno poder? analisar como a cultura pode servir de ve?culo para difus?o de ideias e preceitos de um governo ditatorial, assim como poder? questionar em que medida os intelectuais ligados ao Minist?rio Capanema apoiavam o governo de Get?lio Vargas. A partir desde estudo, o aluno tamb?m poder? enriquecer seus conhecimentos ligados ?s artes, literatura, cinema e m?sica.
? importante que o aluno domine, mesmo que em linhas gerais, o contexto pol?tico da Era Vargas e que tenham um conhecimento pr?vio do movimento modernista, da Semana de Arte Moderna de 1922 e dos Regionalismos.
INTRODU??O
O per?odo hist?rico brasileiro do governo de Get?lio Vargas costuma ser trabalhado no Ensino M?dio por um vi?s pol?tico, privilegiando os jogos de poder, o processo de industrializa??o e a personalidade do presidente Vargas. Entretanto, um estudo que se atenha ? produ??o cultural da ?poca e a relacione com o contexto pol?tico do Estado Novo ainda ? pouco explorado pelos professores nas salas de aula. Por isso ? necess?rio que o educador apresente uma breve introdu??o expositiva da conjuntura pol?tica econ?mica e social do per?odo conhecido como Estado Novo para retomar conhecimentos j? adquiridos.
DESENVOLVIMENTO
1? AULA
Atividade 1
A princ?pio, todos os alunos dever?o ser apresentados aos diversos tipos de fontes. O professor dever? apresentar algumas imagens e m?sicas (sugeridas abaixo) das d?cadas de 1930 e 1940 para direcionar a pesquisa que, posteriormente, ser? feita pelos alunos. Neste momento o professor dever? incentivar os alunos a tentarem relacionar o documento que est? sendo visto ao contexto hist?rico que o produziu. Nesta aula o professor, tamb?m, dever? propor aos alunos a leitura da biografia de Gustavo Capanema (dispon?vel em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/gustavo_capanema) e o texto que trata sobre o seu minist?rio (dispon?vel em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/IntelectuaisEstado/MinisterioEducacao).
M?sicas:
- ?O Canto do Paj?? (sem data) ? Heitor Villa Lobos. Dispon?vel em: http://www.vagalume.com.br/maria-bethania/o-canto-do-paje.html
- ?Aquarela do Brasil? (1939) ? Ary Barroso. Dispon?vel em: http://letras.mus.br/gal-costa/46099/
- ?Brasil? (1939) ? Dalva de Oliveira e Francisco Alves. Dispon?vel em: http://letras.mus.br/dalva-de-oliveira/1594611/
Artes Pl?sticas:
?Caf??, de C?ndido Portinari (1935). Fonte: http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2011/06/21/bfre-promove-exposicao-de-obras-de-portinari/cafe-portinari_divulgacao/
?Costureiras?, de Tarsila do Amaral (1936/1950). Fonte: http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/percursos/percursos_mod_tarsila.asp
?Mulheres Protestando?, de Di Cavalcanti (1941). Fonte: http://dicavalcantevidaeobra.blogspot.com.br/
Cinema:
- ?Banana da Terra? (1939) ? Ruy Costa (trecho).Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ojo3I59Gn6c
- ?O descobrimento do Brasil? (1936) ? Humberto Mauro. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=hKI4miH0lkI
2? AULA
Atividade 2
Os alunos dever?o ser divididos em cinco grupos que contemplar?o os seguintes temas: Arquitetura, M?sica, Literatura, Cinema e Artes Pl?sticas. Esta divis?o dever? privilegiar os interesses e/ou aptid?es dos alunos. Os alunos ter?o que investigar os principais nomes e suas respectivas obras em cada uma dessas ?reas. Como sugest?o, os alunos poder?o pesquisar nos sites da Revista de Hist?ria da Biblioteca Nacional (www.revistadehistoria.com.br), do UOL Educa??o (http://educacao.uol.com.br/) e do Centro de Pesquisa e Documenta??o de Hist?ria Contempor?nea do Brasil da Funda??o Get?lio Vargas (cpdoc.fgv.br). ? importante ressaltar que os alunos n?o dever?o restringir a consulta aos sites citados. Os mesmos dever?o servir como ponto de partida para uma reflex?o mais aprofundada em outros dom?nios virtuais.
3? AULA
Atividade 3
Exibi??o do curta-metragem (de, aproximadamente, 12 minutos) ?Pal?cio Gustavo Capanema ? Patrim?nio Nacional?, do Instituto de Patrim?nio Hist?rico e Art?stico Nacional ? IPHAN/RJ, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=p2DUgFmOo0E.
Atividade 4
Ap?s a exibi??o do v?deo, dever? ser proposto um debate em que os alunos dever?o ser estimulados a relacionar o conte?do estudado nas duas primeiras aulas ? constru??o do edif?cio sede do Minist?rio da Educa??o e Sa?de.
4? e 5? AULAS
O professor dever? incentivar aos cinco grupos definidos na segunda aula a criarem blogs (www.blogger.com) com formatos jornal?sticos, nos quais os alunos dever?o postar o material encontrado durante a pesquisa, acompanhado de pequenos textos que relacionem as imagens ao contexto hist?rico.
CONCLUS?O
Ap?s as atividades, o aluno dever? ser capaz de direcionar um olhar cr?tico ?s manifesta??es art?sticas de uma ?poca, conhecer? mais sobre a Era Vargas e saber? relacion?-la a diversos tipos de fontes. Os alunos tamb?m ter?o adquirido maior conhecimento sobre a cultura brasileira.
Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o per?odo, o professor poder? sugerir a leitura do livro ?Os intelectuais e pol?tica cultural do Estado Novo? (dispon?vel em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/6604) e das disserta??es ?A ?pera do Estado Novo (1937-1945): Villa-Lobos e a sua rela??o com o Minist?rio Capanema? (dispon?vel em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=140856) e ?Os afrescos nos tr?picos: Portinari e o mecenato Capanema? (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=156228).
O professor poder? avaliar, al?m da participa??o dos alunos nas atividades e no debate, os textos produzidos para os blogs. Os alunos dever?o demonstrar em pequenos textos, com coer?ncia e coes?o, a capacidade de mobilizar as fontes para a compreens?o do per?odo estudado.