Portal do Professor

Início do Conteúdo

Educa??o F?sica, ?tica e valores sociais: refletindo sobre os jogos cooperativos

Autor e Co-autor(es)

Tiago Soares Alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino M?dio Filosofia ?tica
Ensino M?dio Educa??o F?sica Jogos: Valores culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer as diferen?as conceituais do jogo competitivo e cooperativo.
  • Elaborar um quadro conceitual de diferencia??o dos jogos cooperativos e competitivos.
  • Identificar os valores sociais predominantes em cada modalidade desses jogos.
  • Reconhecer a exist?ncia da concep??o manique?sta sobre as formas de compreender as duas modalidades de jogos.

Duração das atividades

10 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de jogo.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2 -  Dos tipos de jogos que sabemos para aqueles que estudaremos.

1. Na primeira aula, o professor identificar? conhecimentos da turma sobre jogo a partir de uma din?mica espec?fica. 

Essa din?mica poder? ser uma roda de conversas que pode acontecer na quadra (ou algum outro espa?o dispon?vel para aulas de educa??o f?sica).

O professor deve realizar uma roda de conversa para introduzir a diferen?a do jogo cooperativo-competitivo a partir do que eles j? sabem e dos esclarecimentos do professor. Deve-se registrar os exemplos dos alunos tanto das caracter?sticas que eles mencionaram para distinguir os jogos, quanto dos exemplos que eles citaram.

Exemplos que podem aparecer nas falas dos alunos:

- Jogo Competitivo: ?h? competi??o entre indiv?duos?; ?dois times disputam um jogo?; ?um time vence outro perde?; ?as pessoas s?o vitoriosas ou derrotadas? etc.

jogo compet

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-JcsYJ-qb3pY/T-SrY8IgflI/AAAAAAAAAAw/N54k_iOsR8U/s1600/CABO%252BDE%252BGUERRA.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

?

- Jogo Cooperativo: ?n?o existem times?; ?todos cooperam?; "todos participam", "n?o h? exclus?o".

Obs.: Professor, os exemplos acima s?o falas hipot?ticas que podem vir dos alunos durante a proposta de din?mica supracitada. No momento certo desta estrat?gia de ensino, nas pr?ximas aulas, o professor poder? relativizar ou, at? mesmo, corrigir determinadas defini??es.

2. O professor deve conduzir uma vota??o de quatro jogos (dois jogos competitivos e dois jogos cooperativos) mencionados pelos alunos na din?mica anterior. E, j? nessa primeira aula, devem ser aplicados os primeiros dois jogos mais votados, sendo um cooperativo e outro competitivo.

Ap?s a viv?ncia de cada jogo, o professor deve retomar as caracter?sticas que diferenciam jogos cooperativos de competitivos. Aquelas mesmas mencionadas pelos alunos no in?cio da aula. O objetivo nesse momento n?o ? apresentar as diferen?as conceituais e de defini??es mais corretas, mas, apenas, deixar que a partir da pr?tica dos jogos, eles reflitam e percebam se as diferen?as que eles apresentaram, procedem ou n?o.

?

jogo cooperat

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/4educacao_fisica/8ldp22.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

?

3. Na aula seguinte, direcionar os alunos na viv?ncia dos outros dois jogos mais votados. O mesmo procedimento da aula anterior deve ser adotado, sendo assim, ao final da viv?ncia, haver? mais uma discuss?o sobre a proced?ncia, ou n?o, das caracter?sticas que eles apresentaram para distinguir as duas modalidades de jogos.

No entanto, como j? se trata de um segundo momento, o professor deve esclarecer os alunos quanto ?s caracter?sticas que eles mesmos j? entraram em acordo na aula anterior no tocante ao que procede, ou n?o, para cada jogo. Veja exemplo de problematiza??o abaixo que pode nortear este esclarecimento:

Exemplo: Os jogos que eles escolheram como cooperativos apresenta realmente as caracter?sticas ?n?o existem times?; ?todos cooperam?; "todos participam", "n?o h? exclus?o"? Por qu??

Obs.: Essa primeira sequ?ncia de aula contribui para revelar aos alunos que muitas vezes comparamos as coisas dentro de uma concep??o manique?sta, ou seja, enxergar dois fen?menos de forma dicotomizada. Ex.: bem x mal; c?u x inferno; coopera??o x competi??o. Nesse caso, pelas primeiras defini??es dos alunos, eles podem apresentar uma vis?o dicot?mica para distinguir as duas esp?cies de jogos. Ou seja, como se ?o bem? estivesse nos jogos cooperativos (ex.: a coopera??o entre as pessoas) e ?o mal? nos jogos competitivos (ex.: a competi??o entre os alunos). Essa vis?o dicot?mica que se pretende relativizar com as discuss?es e viv?ncias propostas na presente estrat?gia de ensino.

Dica: Professor, ? importante discutir com os alunos sobre a exist?ncia da concep??o manique?sta pelo fato dela estar associada, dentre outras coisas, aos resqu?cios de vis?o de mundo religiosa que, por sua vez, se contrap?e ao conhecimento cient?fico moderno. Embora podemos respeitar a vis?o religiosa que cada pessoa possa assumir, no caso da escola, esta ? um local do conhecimento cient?fico, nesse caso, com nossos estudos, reflex?es e cr?ticas, pretendemos ir al?m do senso comum e, inclusive, do conhecimento religioso. Este, muitas vezes, pode estar equivocadamente inserido nos jogos cooperativos quando estes s?o vistos dentro de uma concep??o manique?sta como exemplificamos na observa??o acima.

Sugest?o de site que esclarece o conceito de ?manique?smo?:

Wikip?dia. Manique?smo. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manique%C3%ADsmo. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

?

Aulas 3, 4 e 5 ? Jogos Cooperativos e competitivos: diferenciando...

?

1. Nessa aula, o professor dever? resgatar a conversa da aula anterior principalmente a discuss?o da diferen?a entre jogos cooperativos e competitivos.

Em seguida, ele deve iniciar a abordagem de um novo conceito, o de ?valor social?, que, por sua vez, contribuir? com a diferencia??o que se pretende fazer sobre as defini??es de jogos competitivos e cooperativos.

Nessa abordagem o professor poder? adotar os seguintes procedimentos:

1?. Discutir a defini??o da palavra "valor" (veja sugest?es de sites abaixo).

2?. Solicitar que os alunos falem alguns exemplos de valores.

3?. Apresentar alguns exemplos de valores sociais para ampliar o repert?rio deles.

?

valores

Fonte: http://nuevaciudadania.galeon.com/valores.jpg. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

?

4?. Voltar ? discuss?o conceitual a partir dos exemplos e da discuss?o acima, para elaborar, juntamente com os alunos, uma defini??o refer?ncia que atenda, na proposta aqui apresentada, nossa concep??o de valor social.

Obs.: Professor, na abordagem aqui apresentada, nossa proposta compreende "valor" enquanto objeto de escolha moral. Concebemos o valor social como conte?do da ?tica dos jogos a serem estudados.

Sugest?es de sites que abordam o conceito de valor social.

Site com defini??o de Valor: http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_%28%C3%A9tica%29. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Site com diversos links de acesso a artigos que abordam exemplos de valores: Mostre seu Valor. Publica??es. Fonte: http://www.mostreseuvalor.org.br/publicacoes/index.php. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

?

2. Ap?s a apresenta??o do conceito de valor social, realizar uma discuss?o sobre a rela??o existente entre Jogo Cooperativo e Competitivo no tocante aos valores sociais presentes nesses jogos.

Para provocar essa discuss?o, o professor proceder? ? din?mica das fichas. Ser?o distribu?das algumas fichas (pelo menos 10) com frases que representem caracter?sticas e valores sociais presentes tanto nos jogos competitivos como nos jogos cooperativos. Veja abaixo sugest?es de frases para as fichas.

Na sequ?ncia, o professor escrever? no quadro duas colunas: uma com o t?tulo "Jogo Competitivo" e outra com o t?tulo "Jogo Cooperativo". Cada aluno, que se dispuser a arriscar seus conhecimentos, dever? colar a ficha nas colunas associada ? caracter?stica ou valor social correspondente ao tipo de jogo que ele acredita estar representado na ficha.

?

Sugest?o de forma para representar as colunas no quadro:

JOGO COMPETITIVO JOGO COOPERATIVO
? ?
? ?
? ?
? ?
? ?

Fonte: Imagens do pr?prio autor

Sugest?es de frases:

- Sobre o Jogo Competitivo:

?

Parece poss?vel s? para um.

?

Ganhar do outro.

?

Sempre h? rivalidade.

?

- Sobre o Jogo Cooperativo:

Poss?vel para todos!

?

Ganhar juntos...

?

Trabalho em Parceria.

Fonte: Imagens do pr?prio autor

3.  O professor deve pedir que aos alunos que registrem o resultado da Din?mica das Fichas no caderno de Educa??o F?sica. Esse registro servir? para que os alunos avaliem nas aulas seguintes sua compreens?o conceitual das duas esp?cies de jogos.

4. Nas pr?ximas aulas os alunos poder?o vivenciar um jogo de cada modalidade. O professor orientar? a viv?ncia de dois jogos sem dizer previamente se ? competitivo ou cooperativo. O objetivo dessa din?mica ? possibilitar que os alunos identifiquem os valores sociais presentes em cada jogo.

Sugest?es de Jogos:

Bandeirinha Estourada (ou Jogo das Bandeiras). Veja como se joga acessando link: http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=21. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Basquetebol Cooperativo. Veja como se joga: o professor dever? distribuir o m?ximo de bolas de basquete poss?vel dentro da ?rea do "garraf?o". N?o haver? separa??o da turma em equipes. O professor informar? que ser? acionado o cron?metro e estipulado um tempo (Ex.: Dois minutos) para que a turma consiga fazer o maior n?mero de cestas. Ao sinal, todos os alunos devem come?ar os arremessos. Num segundo momento, o professor pode aumentar o desafio, apresentando um "record" a ser superado pela turma (Ex.: 30 pontos).

?

Aulas 6, 7 e 8: Crit?rio de Predomin?ncia e constru??o do Quadro de Valores

1. Na aula seguinte, o professor apresentar? para a turma o ?crit?rio da predomin?ncia?. Esse crit?rio ser? fundamental para que o professor problematize as concep??es manique?stas percebidas na din?mica das fichas.

Trata-se de um crit?rio que apresenta uma no??o muito simples: ? poss?vel que uma ou mais caracter?stica esteja presente em ambos os jogos! Ex.: ?Parceria", comunh?o?, ?Tens?o, medo?. Essa afirma??o ir? esclarecer algumas d?vidas pendentes at? o presente momento.

Ap?s esse esclarecimento, os alunos proceder?o ? constru??o do Quadro de Valores Sociais e Caracter?sticas dos Jogos Competitivos e Cooperativos, buscando ampliar sua vis?o em rela??o ao julgamento de valor sobre o que representa cada jogo.

?

2. Veja nossa sugest?o de organiza??o da din?mica:

Na din?mica de constru??o do ?Quadro de Caracter?sticas/Valores Sociais? o objetivo ser? aprofundar a compreens?o da rela??o e diferencia??o do jogo competitivo e cooperativo. O professor dever? entregar aos alunos mais fichas com caracter?sticas e valores sociais presentes nos jogos competitivos e cooperativos. Os alunos dever?o associar a caracter?stica mais predominante em cada jogo e aquelas que eles entendem se tratar de caracter?sticas comuns aos dois tipos de jogos. Em seguida dever?o colar no quadro, conforme sugest?o abaixo.

Jogo Cooperativo

Caracter?sticas Predominantes

Caracter?sticas

Comuns

Jogo Competitivo

Caracter?sticas Predominantes

Vis?o de que tem para todos

 Ganhar com o outro

Vis?o de s? tem para um (jogador, time)

Objetivos comuns

Confian?a M?tua

Objetivos exclusivos

Jogar com

Todos participam

Jogar contra

Solidariedade Descontra??o, aten??o, preocupa??o, tens?o

Rivalidade

A vit?ria ? compartilhada

Divers?o para todos

A vit?ria ? s? de um time

Vontade de Continuar Jogando

Existem momentos de alegria e de frustra??o

Pressa para acabar o jogo (saber o resultado)

Fonte: Elabora??o do autor.

3. Ao final da din?mica, preparar uma atividade (em sala de aula ou na quadra, depende do tempo restante) para vivenciar algum jogo competitivo ou cooperativo. O professor poder? permitir que eles votem em dois jogos das aulas anteriores que eles mais gostaram.

A continua??o da viv?ncia ocorrer? na pr?xima aula. O objetivo nesse momento ser? problematizar, a partir da pr?tica dos jogos, os valores sociais predominantes nos mesmos, com refer?ncia no quadro acima.

O professor poder? dedicar, pelo menos, duas aulas para esse exerc?cio de aplica??o do crit?rio de predomin?ncia nos jogos competitivos e cooperativos. Tudo isso, antes de come?ar as atividades de modifica??o e cria??o de jogos das pr?ximas aulas.

?

Aulas 9 e 10 ? Explorando os Jogos: modifica??o e cria??o

1. Nas pr?ximas aulas o professor apresentar? um jogo cooperativo e, ap?s a viv?ncia do mesmo, o professor far? uma roda de conversa para que os alunos modifiquem aquele jogo para a modalidade competitiva. O processo de discuss?o para modifica??o dos jogos deve ter como refer?ncia o Quadro de Valores criados na aula anterior.

Exemplo de Jogos que podem ser usados:

?

?Dan?a das Cadeiras?.

dan??a cadeiras2

Fonte: http://www.comofazer.org/old/index.php//image/medium/danca-das-cadeiras.jpg, Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Veja as varia??es competitivas e cooperativas desse jogo clicando no link abaixo:

Dan?a das Cadeiras. Fonte: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=140. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

?

Aten??o professor: Durante todo processo de modifica??o voc? deve resgatar a discuss?o do quadro de valores, subsidiada pelo crit?rio da predomin?ncia, evitando, assim, que os alunos, na altera??o das regras, reproduzam novamente uma concep??o manique?sta sobre as caracter?sticas e valores sociais associados os dois tipos de jogos.

2. Na aula seguinte, o professor solicitar? que os alunos fa?am o movimento inverso, sendo assim, ele apresentar? um jogo competitivo que ser? modificado. Lembrando que, no momento da modifica??o do jogo competitivo para o cooperativo, o professor dever? fazer a media??o pelo crit?rio da predomin?ncia durante a altera??o das regras para modifica??o do jogo.

Recursos Complementares

Sugest?o de site com atividades de jogos cooperativos:

Jogos Cooperativos. Jogos e Atividades Cooperativas. Dispon?vel em: http://jogoscooperativos.net/page/jogos-e-atividades. Acesso em 15 de Agosto de 2013.

Avaliação

1. O professor dever? observar durante todo processo se os alunos questionam ou refor?am a concep??o manique?sta que traz os jogos competitivos e os cooperativos dentro de uma vis?o dicot?mica.

2. Na perspectiva de contribuir com a avalia??o, ser? necess?rio que eles fa?am um ?ltimo registro, respondendo mais uma pergunta:

- Voc? acha que ? poss?vel inexistir competi??o nos jogos cooperativos? Por qu??

A partir das respostas dessa pergunta o professor poder? refletir com os alunos a contribui??o do presente estudo na amplia??o dos seus conceitos sobre os jogos estudados.