Dal?nea Cristina Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
- Interagir com crian?as de diferentes idades;
- Identificar o papel da sociedade na organiza??o e reorganiza??o do tr?nsito;
- Conscientizar-se da import?ncia do desenvolvimento de atitudes para a melhoria do tr?nsito e compreender que ciclistas, motoristas e pedestres podem ter uma conviv?ncia harmoniosa com rela??o ao tr?nsito.
Esta atividade poder? ser desenvolvida com crian?as a partir de 04 anos de idade e com a interven??o de adultos suficientes para a seguran?a no percurso e para ajudar as crian?as, caso elas precisem.
Sugerimos o registro fotogr?fico dos momentos da aula.
Material: Equipamento para reprodu??o de ?udio e som, uma m?quina fotogr?fica,
Proposta: O professor reunir? o grupo formando um grande c?rculo. Iniciar? solicitando que as crian?as se alonguem e se estiquem sendo que ele puxar? os movimentos e as crian?as o imitar?o.
Sugest?o de alongamento com crian?as:
http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Previamente o professor dever? verificar o percurso para este passeio escolhendo um local pr?ximo a Institui??o. Caso n?o haja esta possibilidade, o professor poder? organizar no p?tio da escola mesmo.
Na sequ?ncia ele propor? que as crian?as imitem alguns animais, como por exemplo, um cavalo, p?ssaros voando, elefante, etc. Depois solicitar? que o sigam e imitem o barulho de um carro no tr?nsito, depois de um caminh?o e um trem. Solicitar? ent?o que as crian?as imitem um barco navegando em um mar calmo e depois em um mar revolto. Ap?s, pedir? que as crian?as imitem um avi?o. Depois desta din?mica o professor organizar? as crian?as em uma roda e iniciar? uma conversa sobre os diferentes transportes com os quais o homem se locomove. Identificar?, perguntando ?s crian?as sobre o que elas conhecem a respeito dos diferentes tipos de transportes terrestre, mar?timo e a?reo.
Prosseguindo, o professor reproduzir? dois filmes que mostram como os animais se locomovem e os meios de transporte com os quais as pessoas se locomovem, mostrando uma situa??o ca?tica do tr?nsito de carros, ?nibus e caminh?es em uma cidade e a problem?tica que a locomo??o ca?tica acarreta,
Filmes dispon?veis em:
http://www.youtube.com/watch?v=bVv3fB80uGY
http://www.youtube.com/watch?v=MCNJDKDwL0s
Buscando identificar o que as crian?as entenderam do assunto o professor poder? solicitar que expliquem, com base no filme, qual a diferen?a entre a forma de locomo??o dos animais e das pessoas, comentando que tem alternativas do ser humano se locomover pelo planeta que poderiam ser menos estressantes e ecologicamente corretas. Para amplia??o do conhecimento do professor sobre o assunto sugerimos o site abaixo:
Fonte: http://www.ecologiaurbana.com.br/ecologia-urbana/sustentabilidade-no-transito-assumindo-posturas/
?
Ao final das conversas o professor convidar? as crian?as a planejarem um passeio cicl?stico, de motoquinhas, de patinete, patins, entre outros. Este convite ter? que ser pensado para que as crian?as se sintam motivadas a participar.
Convite aceito, o professor organizar? com as crian?as uma cartinha aos pais, explicando sobre o passeio e solicitando que providenciem os equipamentos necess?rios.
? importante salientar que toda atividade que exige que a fam?lia traga algum tipo de material precisa ser pensada com cuidado de modo que nenhuma crian?a fique sem o material, caso n?o tenham a disponibilidade de trazer ? preciso que o professor providencie de alguma forma.
?
SEGUNDA ETAPA: ?Onde podemos fazer o nosso passeio??.
Percurso dever? ser pensado e estruturado de forma que n?o traga risco ? integridade f?sica das crian?as. O professor dever? organizar a atividade de tal forma que as bicicletas n?o transitem no mesmo momento que as motoquinhas e/ou outros meios de transporte que as crian?as trouxerem, evitando-se poss?veis acidentes.
Dever?, tamb?m, ter feito contato com a Guarda Municipal ou a Pol?cia Militar de sua cidade, pois estes ?rg?os t?m, geralmente, equipes que desenvolvem ?timos trabalhos de educa??o no tr?nsito e que poder?o contribuir para o desenvolvimento da atividade.
O professor poder? pensar no uso de garrafas PET para a divis?o de pistas, caso seja necess?rio, e neste caso as crian?as ajudar?o a encher as garrafas com areia ou ?gua para ficarem firmes em p?.
Dura??o: Em torno de uma hora, em dias alternados.
Local: No local escolhido para o passeio e depois na institui??o, podendo ser na sala de aula.
Material: Peda?os de papel?o, canetas hidrocor, giz de cera, pranchetas, l?pis preto, borracha.
Proposta: O professor dever? reunir o grupo na sala e organizar uma sa?da da Institui??o para as crian?as percorrerem o local onde ser? o passeio cicl?stico. Esta sa?da tem o intuito das crian?as caminharem pelo espa?o e refletirem sobre a confec??o de placas de sinaliza??o, do tipo: n?o jogue lixo pela janela, coloque o cinto de seguran?a, n?o estacione aqui, estacionamento privado para cadeirantes ou idosos, enfim, o professor dever? questionar as crian?as sobre o que elas conhecem e pensam sobre estas e outras quest?es relacionadas ao tr?nsito, como tamb?m contribuir para a amplia??o do conhecimento dos meninos e meninas. Para esta caminhada as crian?as dever?o levar consigo papel e l?pis para fazerem suas anota??es. Ap?s, retornar?o para a sala de aula para confeccionar as placas que ser?o distribu?das posteriormente pelo percurso.
Foto 1: Passeio Cicl?stico e de motoquinhas realizado no NDI/ 2010
Autoria professor Gilberto Lerina/ NDI
?
O professor dever? solicitar aos pais que tragam os equipamentos de transporte das crian?as revisados e em bom estado para o uso, bem como, equipamento de seguran?a, como, por exemplo, capacete, joelheira etc. O professor dever? fazer o convite para os pais participarem desta atividade, inclusive algum que tenha habilidade em encher pneus, apertar bancos, esticar correntes etc.
Para esta atividade ser? necess?rio um n?mero de adultos suficiente para garantir a seguran?a das crian?as, o que vai depender do n?mero de crian?as participantes. Os adultos dever?o ser distribu?dos ao longo do percurso para fazerem a seguran?a em pontos estrat?gicos, bem como, ajudarem as crian?as que necessitarem de apoio, tanto nas bicicletas, como tamb?m em outros ?meios de transporte? que porventura aparecerem.
Dura??o: Em torno de uma hora.
Local: Local anteriormente escolhido pelo professor.
Material: Placas anteriormente confeccionadas, apito, m?quina fotogr?fica, bicicletas, motoquinhas e outros,
Proposta: O professor organizar? as crian?as em uma roda e disponibilizar? as placas para serem distribu?das e fixadas nos seus devidos locais.
Na sequ?ncia, reunir? as crian?as com as motoquinhas para ?largarem? na frente e fazerem seu passeio. As crian?as ciclistas poder?o ajudar as crian?as das motoquinhas fazendo de conta que s?o os guardas de tr?nsito, e os adultos dever?o ficar atentos para intervirem caso seja necess?rio.
Depois as crian?as ciclistas ir?o fazer o seu passeio, devendo o professor ter feito uma rodada de combina??es para a seguran?a da atividade, como por exemplo, limite de velocidade, n?o brincarem de dar batidas intencionais na bicicleta do amigo. Para o in?cio, poder? liberar um ciclista de cada vez, para eles se ambientarem com o percurso e o equipamento.
Todos a postos!
Bom passeio!
?
Foto 2 : Palestra sobre o tr?nsito com articula??o com a Guarda Municipal
Acervo Istitucional, autoria professor Gilberto/ NDI
Aulas do Portal do professor sobre o assunto:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31277
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40973
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37833
O professor organizar? o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir coment?rios acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a import?ncia do tema sob a ?tica das crian?as.
O professor dever? fazer reflex?o sobre como o grupo reagiu ? proposta, se percebeu que as crian?as puderam identificar a import?ncia de todos para a melhoria do tr?nsito e se compreenderam que atitudes de harmonia entre as pessoas podem modificar o tr?nsito. ? importante ter um olhar para as crian?as individualmente e para o grupo como um todo.