Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Estrat?gias:
Recursos:
Professor, comece sua aula retomando/trabalhando com os alunos a no??o de varia??o lingu?stica. Lembre a seus alunos que a varia??o lingu?stica ? um fen?meno lingu?stico natural decorrente do fato de que as l?nguas s?o sistemas din?micos que podem variar. Reitere que essa varia??o acontece por influ?ncia de fatores, tais como a regi?o geogr?fica, o sexo, a idade, a classe social dos falantes e o grau de formalidade do contexto.
Feita essa pequena introdu??o, explique aos alunos que essa aula tratar? da varia??o lingu?stica referente ? regi?o geogr?fica.
Para iniciar o estudo sobre a varia??o lingu?stica influenciada por regi?es geogr?ficas diferentes, leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica ou, com o aux?lio de um computador e um projetor, exiba as duas imagens sugeridas abaixo.
Exiba essa primeira imagem e converse sobre ela com os alunos, chamando-lhes a aten??o para alguns fatores:
1. Qual seria a refei??o do dia sugerida pela foto?
2. Qual a rela??o entre essa refei??o e o coment?rio: "nem tomei meu pequeno almo?o".
3. Voc? conhece essa express?o "pequeno almo?o"?
4. ? qual refei??o ela se refere? Essa express?o ? utilizada no Brasil?
5. Onde ela ? utilizada?
6. Como seria a frase dessa pessoa que comentou a foto em quest?o no portugu?s do Brasil?
7. Qual ? a varia??o lingu?stica apresentada nesse coment?rio?
Imagem dispon?vel em: https://www.facebook.com/. Acesso em: 18 ago 2013. file:///C:/ProgramData/Avira/AntiVir%20Desktop/IPM/IpmDocument.html#.remind_later.
Exiba a segunda imagem e pe?a aos alunos para observarem bem o desenho. Se poss?vel, primeiramente, exiba apenas o desenho da lagarta, sem mostrar os coment?rios. Comente com os alunos sobre o significado dessa imagem. Veja o que eles entenderam.
Imagem dispon?vel em: https://www.facebook.com/. Acesso em: 18 ago 2013.
Depois disso, leia os quatro coment?rios para os alunos. Caso os coment?rios n?o estejam bem leg?veis, veja sua transcri??o logo abaixo. Chame a aten??o dos alunos para o segundo e o quarto coment?rios:
_
_ Que espelho fixe!!...
_ Ainda n?o o encontrei...
_ Ent?o arremelga bem esses olhos!!...
?
Pergunte aos alunos:
1. Voc?s conhecem a express?o "fixe"? O que seria um espelho fixe? (a pron?ncia da letra X nesse caso ? como se fosse CH)
2. E o verbo arremelgar, voc?s conhecem? Qual seria o significado de "arremelga bem esses olhos"?
3. Onde seriam empregadas essas palavras? No Brasil ou em Portugal?
4. O adjetivo "fixe" poderia ser substitu?do por qual ou quais adjetivos aqui no Brasil?
5. E para o verbo "arremelgar", qual seria o verbo utilizado pelos brasileiros?
6. Veja o significado de arremelgar:
arremelgar
v. tr.
[Popular] Abrir muito (os olhos).
|
Fonte: Dicion?rio Priberam da L?ngua Portuguesa. Dispon?vel em: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=arremelgar. Acesso em: 18 ago 2013.
Para verificar se os alunos entenderam bem a Imagem 2 e os coment?rios sobre ela, pe?a-lhes que escrevem um pequeno di?logo a respeito dessa imagem. Esse di?logo seria entre duas brasileiras e eles dever?o utilizar express?es brasileiras equivalentes ?s express?es portuguesas dos coment?rios apresentados. Pe?a-lhes para trabalharem em duplas. Terminada a escrita dos di?logos, cada dupla poder? dramatizar o seu para os colegas.
Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-9b2Pp17vjMw/Tqf01WX16nI/AAAAAAAACSw/v08GE0l3RdI/s400/dialogo6%252Bc%25C3%25B3pia.jpg. Acesso em: 18 ago 2013.
Continuando com o tema sobre as varia??es lingu?sticas referentes ? regi?o geogr?fica, traga para os alunos uma receita original da culin?ria portuguesa. Voc? poder? fazer essa aula no laborat?rio de inform?tica, onde os alunos poder?o acessar o site para a leitura da receita. Caso n?o seja poss?vel, providencie c?pias para os alunos.
|
? |
|
|
|
|
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? |
|
Receita dispon?vel em: http://www.portugal.gastronomias.com/estremadura018.html. Acesso em: 18 ago 2013.
Comece a atividade lendo com os alunos o nome do prato a ser preparado, Riss?is, e pergunte se eles sabem do que se trata. Caso os alunos n?o saibam, pe?a-lhes que fa?am infer?ncias. Em seguida, comecem a leitura da receita. Para que a leitura fique mais interessante, pe?a aos alunos para lerem. Voc? pode pedir a um aluno para ler os ingredientes e outros para lerem o modo de fazer. Deixe que cada aluno leia um par?grafo. Pe?a aos alunos para sublinharem as palavras desconhecidas enquanto fazem a leitura. Antes de iniciarem a leitura, chame a aten??o dos alunos para o t?tulo da segunda parte da receita, Confec??o. Explique a eles que, no Brasil, normalmente, usamos Modo de Fazer ou Modo de Preparo.
Terminada a leitura, veja quais foram as palavras sublinhadas e fa?a um quadro com duas colunas. Na primeira, os alunos devem colocar a palavra da receita portuguesa e na segunda coluna, eles v?o procurar a palavra equivalente utilizada no Brasil. Possivelmente, a lista ser? parecida com esta:
PORTUGAL | BRASIL |
riss?is | past?is |
tacho | panela |
lume | fogo |
deita-se | coloca-se |
cozer | cozinhar |
arrefecer | esfriar |
corta-massa | carretilha |
aloura-se | doura-se |
alourar | dourar |
sumo | suco |
?
Ao final da leitura, possivelmente os alunos j? descobriram que riss?is em Portugal s?o past?is no Brasil.
Pelo contexto da receita, provavelmente, os alunos poder?o inferir a palavra equivalente no portugu?s do Brasil. Caso n?o consigam alguma palavra, os estudantes poder?o procur?-la em um dicion?rio.
Terminada a compreens?o da receita portuguesa, pe?a aos alunos para reescreverem o Modo de Preparo com as palavras do quadro do portugu?s do Brasil. Traga uma receita de pastel escrita no portugu?s do Brasil para que eles possam comparar. Verifique com eles que, normalmente, utilizamos o imperativo no modo de preparo, por exemplo, coloque, acrescente, dissolva. Veja a sugest?o de receita de pastel abaixo:
Pastel de queijo: receita pr?tica para sua festinha!
Foto: Ormuzd Alves
. 1/2 kg de farinha de trigo
. 2 ovos
. 2 colheres (sopa) de gordura ao natural
. 2 colheres (sopa) de pinga
. 1 colher (caf?) de sal
. 1 x?cara (ch?) de ?gua fria
. Queijo cortado em cubinhos
1. Coloque a farinha de trigo peneirada numa vasilha e fa?a uma depress?o no meio.
2. Acrescente os ovos, a gordura e a pinga e v? amassando.
3. Dissolva o sal na ?gua fria.
4. Adicione a salmoura ? massa aos poucos.
5. Amasse com as m?os at? obter uma massa lisa e uniforme.
6. Sove bem, rasgando a massa com as m?os.
7. Junte os peda?os, amasse, bata sobre a mesa at? obter uma massa bem macia que despregue das m?os.
8. Fa?a uma bola e deixe descansar pelo menos 1 hora. Cubra a massa com um pano.
9. Abra a massa com o rolo (ou m?quina de macarr?o) sobre uma superf?cie enfarinhada.
10. Coloque os cubinhos de queijo e aperte bem as beiradas.
11. Corte os past?is e frite-os em gordura quente.
12. Ponha os past?is sobre o papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
Nessa atividade, ainda em duplas, pe?a aos alunos para reescreverem uma receita que est? no portugu?s de Portugal com as express?es, palavras e modo verbal utilizados nas receitas do Brasil. Professor, pergunte aos alunos com que tipo de receita eles gostariam de trabalhar. Receitas de doces, salgados, bebidas etc. Pe?a a cada duas duplas que trabalhem a mesma receita, pois assim os dois grupos poder?o comparar o resultado final. Ajude as duplas a escolherem receitas de diferentes tipos, isso tornar? a atividade mais interessante e din?mica. Verifique se os alunos n?o escolheram receitas muito longas. Os alunos poder?o escolher as receitas no site portugu?s sugerido abaixo ou em outro site de sua prefer?ncia:
Site de receitas portuguesas: http://www.portugal.gastronomias.com/. Acesso em: 19 ago 2013.
Para mais receitas portuguesas, acesse:
http://www.portugal.gastronomias.com/. Acesso em: 18 ago 2013.
Para mais informa??es sobre varia??o lingu?stica, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3%A7%C3%A3o_lingu%C3%ADstica. Acesso em: 19 ago 2013.
Essa aula poder? ser avaliada por meio da observa??o da participa??o ativa dos alunos durante as atividades propostas. Observar, sobretudo, a compreens?o dos alunos com respeito ? equival?ncia das palavras utilizadas em Portugal e no Brasil na l?ngua escrita.