Portal do Professor

Início do Conteúdo

Varia??es lingu?sticas e contexto sociogeogr?fico

Autor e Co-autor(es)

Selma Sueli Santos Guimar?es imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Rever e aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre a varia??o lingu?stica;
  • Reconhecer a varia??o lingu?stica do portugu?s do Brasil e de Portugal;
  • Correlacionar variedade lingu?stica e diferen?as geogr?ficas.

Duração das atividades

02 aulas de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conhecimento pr?vio sobre varia??o lingu?stica;
  • Habilidades b?sicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias:

  • Discuss?es orais;
  • Questionamentos;
  • Produ??o textual;
  • Trabalho em dupla.

Recursos:

  • Projetor;
  • Internet;
  • Dicion?rio;
  • Xerox.

M?dulo 1

ATIVIDADE 1

Professor, comece sua aula retomando/trabalhando com os alunos a no??o de varia??o lingu?stica. Lembre a seus alunos que a varia??o lingu?stica ? um fen?meno lingu?stico natural decorrente do fato de que as l?nguas s?o sistemas din?micos que podem variar. Reitere que essa varia??o acontece por influ?ncia de fatores, tais como a regi?o geogr?fica, o sexo, a idade, a classe social dos falantes e o grau de formalidade do contexto.

Feita essa pequena introdu??o, explique aos alunos que essa aula tratar? da varia??o lingu?stica referente ? regi?o geogr?fica.

ATIVIDADE 2

Para iniciar o estudo sobre a varia??o lingu?stica influenciada por regi?es geogr?ficas diferentes, leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica ou, com o aux?lio de um computador e um projetor, exiba as duas imagens sugeridas abaixo.

Imagem 1

Exiba essa primeira imagem e converse sobre ela com os alunos, chamando-lhes a aten??o para alguns fatores:

1. Qual seria a refei??o do dia sugerida pela foto?

2. Qual a rela??o entre essa refei??o e o coment?rio: "nem tomei meu pequeno almo?o".

3. Voc? conhece essa express?o "pequeno almo?o"?

4. ? qual refei??o ela se refere? Essa express?o ? utilizada no Brasil?

5. Onde ela ? utilizada?

6. Como seria a frase dessa pessoa que comentou a foto em quest?o no portugu?s do Brasil?

7. Qual ? a varia??o lingu?stica apresentada nesse coment?rio?

peq almo??o

Imagem dispon?vel em: https://www.facebook.com/. Acesso em: 18 ago 2013. file:///C:/ProgramData/Avira/AntiVir%20Desktop/IPM/IpmDocument.html#.remind_later.

Imagem 2

Exiba a segunda imagem e pe?a aos alunos para observarem bem o desenho. Se poss?vel, primeiramente, exiba apenas o desenho da lagarta, sem mostrar os coment?rios. Comente com os alunos sobre o significado dessa imagem. Veja o que eles entenderam.

arremelgar 2

Imagem dispon?vel em: https://www.facebook.com/. Acesso em: 18 ago 2013.

Depois disso, leia os quatro coment?rios para os alunos. Caso os coment?rios n?o estejam bem leg?veis, veja sua transcri??o logo abaixo. Chame a aten??o dos alunos para o segundo e o quarto coment?rios:

_ https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7c/Cora%C3%A7%C3%A3o-icone.gif

_ Que espelho fixe!!...

_ Ainda n?o o encontrei...

_ Ent?o arremelga bem esses olhos!!...

?

Pergunte aos alunos:

1. Voc?s conhecem a express?o "fixe"? O que seria um espelho fixe? (a pron?ncia da letra X nesse caso ? como se fosse CH)

2. E o verbo arremelgar, voc?s conhecem? Qual seria o significado de "arremelga bem esses olhos"?

3. Onde seriam empregadas essas palavras? No Brasil ou em Portugal?

4. O adjetivo "fixe" poderia ser substitu?do por qual ou quais adjetivos aqui no Brasil?

5. E para o verbo "arremelgar", qual seria o verbo utilizado pelos brasileiros?

6. Veja o significado de arremelgar:

arremelgar
v. tr.
[Popular]  Abrir muito (os olhos).
?

Fonte: Dicion?rio Priberam da L?ngua Portuguesa. Dispon?vel em: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=arremelgar. Acesso em: 18 ago 2013.

ATIVIDADE 3

Para verificar se os alunos entenderam bem a Imagem 2 e os coment?rios sobre ela, pe?a-lhes que escrevem um pequeno di?logo a respeito dessa imagem. Esse di?logo seria entre duas brasileiras e eles dever?o utilizar express?es brasileiras equivalentes ?s express?es portuguesas dos coment?rios apresentados. Pe?a-lhes para trabalharem em duplas. Terminada a escrita dos di?logos, cada dupla poder? dramatizar o seu para os colegas.

data/img-4

Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-9b2Pp17vjMw/Tqf01WX16nI/AAAAAAAACSw/v08GE0l3RdI/s400/dialogo6%252Bc%25C3%25B3pia.jpg. Acesso em: 18 ago 2013.

M?dulo 2

ATIVIDADE 1

Continuando com o tema sobre as varia??es lingu?sticas referentes ? regi?o geogr?fica, traga para os alunos uma receita original da culin?ria portuguesa. Voc? poder? fazer essa aula no laborat?rio de inform?tica, onde os alunos poder?o acessar o site para a leitura da receita. Caso n?o seja poss?vel, providencie c?pias para os alunos.

?





?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?


Riss?is


Ingredientes:

  • Para a massa:
  • 1 ch?vena de farinha (bem cheia) ;
  • meia ch?vena de leite ;
  • meia ch?vena de ?gua ;
  • 1 colher de sopa de manteiga ou de margarina ;
  • 1 casca de lim?o ;
  • sal ;
  • 2 ovos ;
  • p?o ralado ;
  • ?leo
  • Para o recheio:
  • 1 posta de peixe cozido ;
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina ;
  • 1 colher de sopa de farinha ;
  • 2,5 dl de leite ;
  • 1 colher de sopa de cebola picada ;
  • 1 ou 2 gemas ;
  • meia colher de sopa de salsa picada ;
  • lim?o ;
  • sal ;
  • pimenta e noz-moscada

Confec??o:

Leva-se um tacho ao lume com o leite, a ?gua (ou apenas uma ch?vena de ?gua), a gordura escolhida, a casca de lim?o e sal. Assim que levantar fervura, retira-se o tacho do lume e deita-se a farinha de uma s? vez. Mexe-se e leva-se de novo ao lume, mexendo sempre com uma colher de pau. Deixa-se cozer a massa at? formar bola e aparecer no fundo do tacho uma pel?cula escura.
Retira-se do lume e sobre a pedra da mesa trabalha-se a massa at? arrefecer. Deixa-se descansar. Estende-se a massa numa tira fina e disp?em-se montinhos espa?ados do recheio escolhido. Dobra-se a massa e corta-se em meia-lua, com um copo ou com um corta-massa. Passam-se os riss?is por ovo batido e depois por p?o ralado. Fritam-se em ?leo bem quente.
Limpa-se o peixe de peles e espinhas e esmaga-se com um garfo.
Pica-se a cebola e aloura-se um pouco com a gordura escolhida. Polvilha-se com a farinha, deixa-se cozer um pouco sem alourar e rega-se com o leite (ou com parte do leite sendo o restante l?quido ?gua de cozer o peixe). Deixa-se cozer e engrossar. Retira-se o creme do lume, juntam-se o peixe, a salsa e as gemas. Tempera-se com sal, pimenta, noz-moscada e raspa e sumo de lim?o. Deixa-se arrefecer.
Os riss?is servem-se geralmente, que pode ser de tomate, de grelos ou qualquer outro.

Para o recheio de camar?o, substitui-se o peixe por 250 g de camar?es.


fonte: Editorial Verbo



voltar ao ?ndice de receitas Estremadura

                                 Receita dispon?vel em: http://www.portugal.gastronomias.com/estremadura018.html. Acesso em: 18 ago 2013.

Comece a atividade lendo com os alunos o nome do prato a ser preparado, Riss?is, e pergunte se eles sabem do que se trata. Caso os alunos n?o saibam, pe?a-lhes que fa?am infer?ncias. Em seguida, comecem a leitura da receita. Para que a leitura fique mais interessante, pe?a aos alunos para lerem. Voc? pode pedir a um aluno para ler os ingredientes e outros para lerem o modo de fazer. Deixe que cada aluno leia um par?grafo. Pe?a aos alunos para sublinharem as palavras desconhecidas enquanto fazem a leitura. Antes de iniciarem a leitura, chame a aten??o dos alunos para o t?tulo da segunda parte da receita, Confec??o. Explique a eles que, no Brasil, normalmente, usamos Modo de Fazer ou Modo de Preparo.

Terminada a leitura, veja quais foram as palavras sublinhadas e fa?a um quadro com duas colunas. Na primeira, os alunos devem colocar a palavra da receita portuguesa e na segunda coluna, eles v?o procurar a palavra equivalente utilizada no Brasil. Possivelmente, a lista ser? parecida com esta:

PORTUGAL BRASIL 
riss?is past?is
tacho panela
lume fogo
deita-se coloca-se
cozer cozinhar
arrefecer esfriar
corta-massa carretilha
aloura-se doura-se
alourar dourar
sumo suco

?

Ao final da leitura, possivelmente os alunos j? descobriram que riss?is em Portugal s?o past?is no Brasil.

Pelo contexto da receita, provavelmente, os alunos poder?o inferir a palavra equivalente no portugu?s do Brasil. Caso n?o consigam alguma palavra, os estudantes poder?o procur?-la em um dicion?rio.

ATIVIDADE 2

Terminada a compreens?o da receita portuguesa, pe?a aos alunos para reescreverem o Modo de Preparo com as palavras do quadro do portugu?s do Brasil. Traga uma receita de pastel escrita no portugu?s do Brasil para que eles possam comparar. Verifique com eles que, normalmente, utilizamos o imperativo no modo de preparo, por exemplo, coloque, acrescente, dissolva. Veja a sugest?o de receita de pastel abaixo:

Pastel de queijo

Pastel de queijo

Pastel de queijo: receita pr?tica para sua festinha!

Foto: Ormuzd Alves

Tipo de prato: Entrada
Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 20 por??es
Dificuldade: M?dio
Categoria: Docinho e salgadinho
Calorias: 260 por por??o
?

Ingredientes

. 1/2 kg de farinha de trigo
. 2 ovos
. 2 colheres (sopa) de gordura ao natural
. 2 colheres (sopa) de pinga
. 1 colher (caf?) de sal
. 1 x?cara (ch?) de ?gua fria
. Queijo cortado em cubinhos

Modo de preparo

1. Coloque a farinha de trigo peneirada numa vasilha e fa?a uma depress?o no meio.

2. Acrescente os ovos, a gordura e a pinga e v? amassando.

3. Dissolva o sal na ?gua fria. 

4. Adicione a salmoura ? massa aos poucos.

5. Amasse com as m?os at? obter uma massa lisa e uniforme.

6. Sove bem, rasgando a massa com as m?os.

7. Junte os peda?os, amasse, bata sobre a mesa at? obter uma massa bem macia que despregue das m?os.

8. Fa?a uma bola e deixe descansar pelo menos 1 hora.  Cubra a massa com um pano.

9. Abra a massa com o rolo (ou m?quina de macarr?o) sobre uma superf?cie enfarinhada.

10. Coloque os cubinhos de queijo e aperte bem as beiradas.

11. Corte os past?is e frite-os em gordura quente.

12. Ponha os past?is sobre o papel absorvente para retirar o excesso de gordura.

Imagem e receita dispon?veis em: http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-pastel-queijo-614938.shtml. Acesso em: 18 ago 2013.

ATIVIDADE 3

Nessa atividade, ainda em duplas, pe?a aos alunos para reescreverem uma receita que est? no portugu?s de Portugal com as express?es, palavras e modo verbal utilizados nas receitas do Brasil. Professor,  pergunte aos alunos com que tipo de receita eles gostariam de trabalhar. Receitas de doces, salgados, bebidas etc. Pe?a a cada duas duplas que trabalhem a mesma receita, pois assim os dois grupos poder?o comparar o resultado final. Ajude as duplas a escolherem receitas de diferentes tipos, isso tornar? a atividade mais interessante e din?mica. Verifique se os alunos n?o escolheram receitas muito longas. Os alunos poder?o escolher as receitas no site portugu?s sugerido abaixo ou em outro site de sua prefer?ncia:

Site de receitas portuguesas: http://www.portugal.gastronomias.com/. Acesso em: 19 ago 2013.

Recursos Complementares

Para mais receitas portuguesas, acesse:

http://www.portugal.gastronomias.com/. Acesso em: 18 ago 2013.

Para mais informa??es sobre varia??o lingu?stica, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3%A7%C3%A3o_lingu%C3%ADstica. Acesso em: 19 ago 2013.

Avaliação

Essa aula poder? ser avaliada por meio da observa??o da participa??o ativa dos alunos durante as atividades propostas. Observar, sobretudo, a compreens?o dos alunos com respeito ? equival?ncia das palavras utilizadas em Portugal e no Brasil na l?ngua escrita.