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A geometria da tartaruga como recurso para o ensino da no??o de lateralidade

Autor e Co-autor(es)

Mariana Martins Pereira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 2 da matriz do ENEM que ? utilizar o conhecimento geom?trico para realizar a leitura e a representa??o da realidade e agir sobre ela ? proposto para essa aula o seguinte objetivo:

  • Compreender a no??o de lateralidade a partir do Software Superlogo

Duração das atividades

3 horas/aula (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • ?ngulos de 45? e 90? graus

Estratégias e recursos da aula

  • Computador e Data Show com acesso ? internet
  • C?pias das atividades sugeridas
  • Laborat?rio de inform?tica com acesso ao software Superlogo

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Primeiro Momento:

Professor (a), para trabalharmos a no??o de lateralidade, vamos utilizar o software Superlogo que ? uma linguagem de programa??o LOGO desenvolvida em meados dos anos 60 no Massachusetts Instituto de Tecnologia, nos EUA, por Seymour Papert e colaboradores, com o objetivo de utiliz?-la para fins educacionais. Por ser um software educativo sem fins lucrativos pode ser baixado em v?rios sites como, por exemplo, a vers?o 3.0 est? dispon?vel em http://projetologo.webs.com/slogo.html (Acesso em 14 de agosto de 2013). Para mais informa??es acesse o link http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf (Acesso em 14 de agosto de 2013)

Inicie a aula no laborat?rio de inform?tica com acesso ao software Superlogo e ? internet, com possibilidade de proje??o utilizando para isso o Data Show. 

Reproduza para a turma o v?deo no youtube ? SuperLogo 3.0 - comandos b?sicos- Il?dio Pinho 2009? de 3min54s dispon?vel em  http://www.youtube.com/watch?v=WYDVTOnqyHQ  Acesso em 14 de agosto de 2013.

Figura 1: Imagem do v?deo SuperLogo 3.0 - comandos b?sicos- Il?dio Pinho 2009

Figura 1: Imagem do v??deo SuperLogo 3.0 - comandos b??sicos- Il??dio Pinho 2009

Fonte: Dispon?vel em  http://www.youtube.com/watch?v=WYDVTOnqyHQ  Acesso em 14 de agosto de 2013.

Ap?s os alunos assistirem o v?deo acima, oriente-os a abrirem o software Superlogo (Figura 2) j? instalado anteriormente no computador.

Figura 2: Interface do software Superlogo

Figura 2: Interface do software Superlogo

Fonte: Print screen da interface do software Superlogo

Ao abrir o software Superlogo os alunos visualizar?o uma tela branca e no centro da tela uma tartaruga (figura 2) que se movimenta por meio de comandos simples, como ?pd?, abrevia??o de para direita, ?pe? ? para esquerda, ?pf? ? para frente. Os comandos pd e pe, representam o ?ngulo de giro que ? realizado pela tartaruga, por exemplo, usando o comando ?pd 90? a tartaruga far? um giro de 90? para a direita. O comando pf representa o deslocamento da tartaruga ? em unidade de medida pixel ? por exemplo, ?pf 300? a tartaruga ir? se deslocar para frente 300 pixels.   Para saber um pouco mais acesse o artigo intitulado ?Geometria e tecnologia nos anos iniciais: algumas propostas com o software Superlogo? dispon?vel em http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/2804_1686_ID.pdf  (Acesso em 14 de agosto de 2013).

No artigo ?Geometria da tartaruga: Contribui??es do Superlogo ao ensino de geometria? (Dispon?vel em  http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20120827154305.pdf?PHPSESSID=fdb6d12870c8aaf4688b74f0ad0dd734 Acesso em 14 de agosto de 2013) considera que para cada 1 cm temos 50 passos de tartaruga, ou seja, 50 pixels, ou seja, se a tartaruga andar ?PF 300?, ela estar? andando 6 cm para frente.

Entregue para os alunos a c?pia contendo o tutorial com comandos b?sicos para movimentar a tartaruga, conforme ilustra a tabela abaixo:

Comandos para movimentar a tartaruga

1)Andar para frente

parafrente n? ou pf n?

Faz com que a tartaruga ande para frente (no sentido que ela estiver apontando) o n?mero de passos digitado (n?).

2)Andar para tr?s

paratr?s n? ou pt n?

Faz com que a tartaruga ande para tr?s (no sentido oposto que ela estiver apontando) o n?mero de passos digitado (n?).

3)Virar para a direita

paradireita n? ou pd n?

Gira a tartaruga para a direita o n?mero de graus (n?).

4)Virar para a esquerda

paraesquerda n? ou pe n?

Gira a tartaruga para a esquerda o n?mero de graus (n?).

5)  un (USE NADA) - a tartaruga movimenta-se sem deixar tra?os.

6)  ub (USE BORRACHA) - apaga linhas na janela gr?fica.

7) ul (USE L?PIS) - volta a desenhar tra?os por onde passar.

8) dt (DESAPARE? A TAT) - a tartaruga fica invis?vel.

9) at (APARE? ATAT) - a tartaruga volta a ser vis?vel.

10) tat - limpa a janela gr?fica e coloca a tartaruga no centro da mesma.

Fonte: Dados extra?dos da apostila ?Superlogo programa??o para o estudo de geometria? dispon?vel em http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf Acesso em 14 de agosto de 2013.

Proponha que os alunos realizem utilizando o Superlogo as atividades abaixo:

a) Comando: pf 100 pe 45 pf 100 pe 90 pf 100 pe 45 pf 100

Figura 3: Exemplo da atividade realizada

Figura 3: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

b) Considerando que a cada 50 pixels temos 1cm, qual foi a dist?ncia percorrida pela tartaruga na letra a?

c) Comando: pf 50 pe 45 pf 100 pe 90 pf 50  pe 45 pf 100 pd 90 pf 50 pd 45 pf 50

Figura 4: Exemplo da atividade realizada

Figura 4: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

d) Considerando que a cada 50 pixels temos 1cm, qual foi a dist?ncia percorrida pela tartaruga na letra c?

e) Crie um percurso para a tartaruga com giros de 90? e 45? para a direita e para a esquerda e depois calcule a dist?ncia em cm percorrida pela tartaruga.

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Segundo Momento:

No laborat?rio de inform?tica com acesso ? internet oriente os alunos a acessarem o jogo ?Daqui pra l?, de l? pra c?? dispon?vel em http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?212_mapa.swf. Acesso em 08 agosto de 2013.

Primeiramente, pe?a aos alunos para clicarem no ?cone ?COMO JOGAR? para que eles consigam aprender como jogar e quais s?o os objetivos do jogo, conforme ilustra a Figura 5.

Figura 5: Imagem das instru??es iniciais do jogo ?Daqui pra l?, de l? pra c??

Figura 5: Imagem das instru????es iniciais do jogo ???Daqui pra l??, de l?? pra c?????

Fonte: Print screen das instru??es do jogo

Em seguida, oriente-os a escolher o n?vel do jogo ?F?cil? e vai aparecer a tela conforme ilustra a Figura 6.

Figura 6: Imagem inicial do jogo

 Figura 6: Imagem inicial do jogo

 Fonte: Dispon?vel em http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?212_mapa.swf. Acesso em 08 agosto de 2013.

Nesse jogo, o participante recebe diversas tarefas, ele precisa percorrer a cidade fazendo o menor trajeto poss?vel e para fazer esse trajeto  ter? que escolher as dire??es para serem seguidas: frente, virar ? esquerda 90 graus, virar ? esquerda 45 graus, virar ? direita 45 graus e virar ? direita 90 graus.

Deixe que os alunos joguem os n?veis ?F?CIL? e ?DIF?CIL? e motive-os a acessarem o jogo em casa.

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que voc? acesse os links a seguir:

Brincando com o logo:

https://docs.google.com/presentation/d/1DTQtrF62hdWG7WC59ITMEQImYCerjIxKEI0mzdk-5jY/edit?pli=1#slide=id.i6 . Acesso em 14 de agosto de 2013.

Geometria da tartaruga: Contribui??es do Superlogo ao ensino de geometria

Fonte: Dispon?vel em  http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20120827154305.pdf?PHPSESSID=fdb6d12870c8aaf4688b74f0ad0dd734 Acesso em 14 de agosto de 2013.

Geometria e tecnologia nos anos iniciais: algumas propostas com o software Superlogo

Fonte: Dispon?vel em http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/2804_1686_ID.pdf . Acesso em 14 de agosto de 2013.

Tutorial Superlogo

Fonte: Dispon?vel em http://www.slideshare.net/chedas/super-logo-comandos-para-movimentar-a-tartaruga . Acesso em 14 de agosto de 2013.

Avaliação

Professor (a), avalie se cada participante est? envolvido com a proposta e tamb?m avalie se os alunos est?o realizando as atividades propostas no laborat?rio de inform?tica conforme orienta??o.