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O impacto da escolaridade na renda do trabalhador brasileiro: uma reflex?o por meio do conhecimento matem?tico

Autor e Co-autor(es)

Silene Rodolfo Cajuella imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

?derson de Oliveira Passos, Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Final Matem?tica Tratamento da informa??o
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino M?dio Matem?tica Tecnologia para a matem?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir significados para os n?meros naturais, inteiros, racionais e reais, conforme compet?ncia de ?rea 1 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
  • Analisar informa??es expressas em gr?ficos ou tabelas como recurso para a constru??o de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
  • Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos anal?ticos e interpretativos, sobre situa??o ou fatos de natureza hist?rico-geogr?fica acerca das institui??es sociais, pol?ticas e econ?micas, conforme habilidade H14 da matriz de refer?ncia de Ci?ncias Humanas e suas Tecnologias do ENEM. 

Duração das atividades

3 a 4 horas/aulas (50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Acesso, navega??o e explora??o online na Internet;
  • Uso da calculadora na realiza??o de opera??es b?sicas;
  • C?lculo de porcentagem.

Estratégias e recursos da aula

Recursos Materiais

  • Computadores com acesso ? Internet;
  • Folha de papel A4;
  • Calculadora, por aluno.

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Professor, inicie a aula solicitando que os alunos realizem a leitura dos textos disponibilizados nos seguintes endere?os: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4423/1/Estudar-Sempre-Vale-a-Pena/Paacutegina1.html> e/ou <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u324018.shtml> e/ou <http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/notas/ensino-superior-eleva-renda-do-trabalhador-em-mais-de-200-diz-ibge>. Todos os textos foram acessados em 25 jul. 2013.

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Coment?rio: Os textos sugeridos referem-se ? rela??o entre o n?vel de escolaridade e a remunera??o dos trabalhadores. Os textos deixam claro que, quanto maior a escolaridade de uma pessoa, maior a remunera??o que obt?m no mercado de trabalho. 

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Ap?s a leitura do/s texto/s, proponha que os alunos discutam o assunto com seus colegas mais pr?ximos. Em seguida, questione os alunos:

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- Quais os principais assuntos abordados nos textos?

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Coment?rio: Espera-se que os alunos percebam que os textos trazem estudos que relacionam o n?vel de escolaridade com a renda dos trabalhadores.

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- Voc? concorda com os apontamentos dos textos?

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Coment?rio: A resposta para esta pergunta ? pessoal, mas acredita-se que ela propicia um importante momento de conscientiza??o do aluno para a sua perman?ncia na escola e que leve ? frente seus estudos, buscando sempre um n?vel maior de escolaridade.

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- No seu cotidiano, voc? consegue perceber a rela??o entre o n?vel de escolaridade e a remunera??o pelo trabalho?

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Coment?rio: Assim como o questionamento anterior, a resposta para esta pergunta ? pessoal. Mas, espera-se que os alunos citem exemplos relacionando o estilo de vida, os bens ou inclusive a pr?pria renda de trabalhadores conhecidos com o seu n?vel de escolaridade.

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Esses questionamentos objetivam a cria??o de um espa?o de di?logo e de um espa?o de discuss?o para que os alunos exponham suas opini?es. Por isso, ? importante que os alunos se sintam motivados a participarem do debate. 

Coment?rio: Acredita-se que para melhor explora??o dos potenciais objetivos previstos para a presente proposta, ela seja aplicada juntamente com professores da ?rea de Geografia.

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Posteriormente ao momento de discuss?o, solicite aos alunos que utilizem a calculadora para realiza??o do c?lculo de taxas percentuais para confirma??o dos dados informados nos textos. Para isso, o professor pode, previamente, selecionar trechos dos textos ou solicitar que os pr?prios alunos escolham trechos desses textos para a realiza??o dos c?lculos.

Sugere-se, por exemplo, que nos trechos do primeiro texto, os alunos verifiquem se as taxas apresentadas foram calculadas corretamente. Utilize trechos, tais como:

  • ?As pessoas analfabetas, no Paran?, em 2007, obtiveram sal?rios m?dios de R$ 466,50. Completadas as primeiras 4 s?ries, este rendimento passa para R$ 513,68. Acr?scimo de pouco mais de 10%? (FARIA, s.d.).
  • ?Completando-se as 8 s?ries, o sal?rio m?dio passa para R$ 513,93. Ao completar o 2? grau, o trabalhador paranaense passa a perceber R$ 531,93. Acr?scimo em torno de 6%? (FARIA, s.d.).
  • ?No decorrer do curso, o trabalhador - universit?rio paranaense, em 2007, de acordo com a mesma fonte, come?a a perceber um sal?rio de R$ 723,90. Acr?scimo de 28%? (FARIA, s.d.).

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O professor pode, ainda, escolher trechos que apresentem um grau maior de dificuldade. Neste caso, ao inv?s de conferir os percentuais, o aluno pode encontrar outros sal?rios. Os trechos que seguem s?o sugestivos:

  • ?Ao concluir o curso superior, seu sal?rio m?dio passa para R$ 1.405,08, com acr?scimo de expressivos 94%? (FARIA, s.d.).
  • ?O profissional com Mestrado, no Paran?, recebeu sal?rio m?dio de R$ 3.155,90; acr?scimo de 125% sobre os que conclu?ram o curso superior? (FARIA, s.d.).

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No segundo texto, sugere-se o trecho a seguir para que os alunos verifiquem a taxa percentual apresentada.

  • ?O maior rendimento m?dio mensal familiar encontra-se nas fam?lias chefiadas por pessoa com 11 anos ou mais de estudo, R$ 3.796, valor 404% maior que os R$ 752 encontrados em fam?lias cuja pessoa de refer?ncia tinha menos de um ano de estudo? (BRITO, 2007).

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Espera-se que os alunos utilizem diferentes estrat?gias para verificar a taxa de porcentagem. Entre as quais, destaca-se:

Regra de tr?s:

Usando os valores do primeiro texto, o aluno efetua:

Calculo1_aula1

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Ou ainda:

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Calculo2_aula1

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 Coment?rio: Considera-se que a estrat?gia de resolu??o pela regra de tr?s torna-se uma oportunidade para que o professor retome com os alunos os conceitos de rela??o direta e inversamente proporcionais entre, grandezas. No exemplo anterior, para determinar o valor desejado, multiplicamos os extremos pelos meios, ou seja, aplica-se a propriedade fundamental da propor??o.

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Propriedade fundamental da propor??o:

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C??lculo3_aula1

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Ou ainda: 

C??lculo4_aula1

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O professor pode ainda, sugerir trechos dos textos que podem apresentar uma situa??o que exija interpreta??o com um grau maior de dificuldade.

No segundo texto, pode-se utilizar a seguinte informa??o: ?Nas fam?lias sem nenhuma pessoa com n?vel superior, a m?dia de rendimento era de R$ 1.215; com uma pessoa de n?vel superior, a renda cresce para R$ 3.817; e com mais de uma pessoa com n?vel superior, o rendimento fica em torno de R$ 6.994? (BRITO, 2007). Nesse caso, o professor deve solicitar a realiza??o do c?lculo da taxa percentual de aumento em casa situa??o. Assim, espera-se que os alunos calculem utilizando diferentes estrat?gias:

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Regra de tr?s:

Calculo5_aula1

E assim, considerem: 314,16% ? 100% Sinal matem??tico 214,16%.

Ou ainda:

  Calculo6_aula1

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Propriedade fundamental da propor??o:

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C??lculo7_aula1

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Coment?rio: Vale lembrar que outras informa??es podem ser selecionados dos textos, inclusive do terceiro link sugerido. A expectativa ? que o professor explore as informa??es de cada texto para que os alunos, usando a calculadora, possam verifica-las com os procedimentos de c?lculo. Aconselha-se que os procedimentos e estrat?gias usadas pelos alunos sejam registrados em folha de papel A4 que podem ser, posteriormente, socializadas em sala de aula.

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Ap?s a explora??o dos textos e realiza??o dos c?lculos, os alunos devem ser convidados a acessarem o endere?o: <http://meusalario.uol.com.br/main/salario-e-renda/Salario-Check>. Acesso em 25 jul. 2013. Nesse site ? poss?vel comparar v?rios aspectos relacionados a uma determinada atividade ou profiss?o. Para isso, deve-se selecionar as possibilidades disponibilizadas. As op??es se desdobram ap?s a primeira escolha, conforme destacado na ilustra??o a seguir, da esquerda para a direita (Figura 1).

Figura 1: Visualiza??o parcial do site para compara??o salarial.
 Site nosso sal??rio

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Ap?s a escolha da profiss?o ou atividade, esta aparece no campo de busca da p?gina. Para que o site apresente os dados da profiss?o escolhida deve-se clicar na op??o ?OK?, conforme destacado na ilustra??o a seguir (Figura 2) quando da escolha da ocupa??o de ?agricultor de culturas mistas?.

Figura 2: Visualiza??o do processo de escolha do site.
 Escolha da profiss??o

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Ap?s clicar na op??o ?OK?, o endere?o ? redirecionado ? apresenta??o, em sua grande maioria de forma gr?fica, dos dados referentes ? ocupa??o escolhida. Chama-se a aten??o do professor para o gr?fico da renda mensal, n?vel educacional, quest?o de g?nero da profiss?o escolhida, grau de satisfa??o com o sal?rio e com a profiss?o, entre outros aspectos, conforme destacado na ilustra??o a seguir (Figura 3).

Figura 3: Visualiza??o dos dados referentes ? ocupa??o escolhida.
comparacao salarial
Fonte: <http://meusalario.uol.com.br/main/salario-e-renda/Salario-Check>. Acesso em 25 jul. 2013 (adaptada).

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Recomenda-se que o professor solicite, na forma textual, uma s?ntese da compreens?o dos alunos sobre a ocupa??o escolhida ao analisar os dados apresentados no site. Esse texto pode ser socializado por meio da leitura e/ou outra forma de apresenta??o, com o formato de um semin?rio.

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Coment?rio: Caso deseje, o professor pode selecionar, antecipadamente, a profiss?o a ser analisada. Por?m, alerta-se que esta postura metodol?gica pode interferir, reduzindo a autonomia e a diversidade de situa??es que possam surgir quando esta escolha ? delegada aos educandos.

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ENRIQUE?A SUA AULA

 O professor pode propor que os alunos usem a disponibilidade do site e que simulem a profiss?o que desejam seguir como forma de avaliar o mercado atual da profiss?o que desejam futuramente.

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REFER?NCIAS

BRITO, Diana. Mais estudo permite renda familiar at? 400% maior, aponta IBGE. 2007. Dispon?vel em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u324018.shtml>. Acesso em 25 jul. 2013.

FARIA, D?cio Luiz Mello Peixoto. Estudar Sempre Vale a Pena. s.d. Dispon?vel em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4423/1/Estudar-Sempre-Vale-a-Pena/Paacutegina1.html>. Acesso em 25 jul. 2013

ORSI, Carlos. Ensino superior eleva renda do trabalhado em mais de 200%, diz IBGE. 2013. Dispon?vel em: <http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/notas/ensino-superior-eleva-renda-do-trabalhador-em-mais-de-200-diz-ibge>. Acesso em 25 jul. 2013.

Recursos Complementares

Recomenta-se, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:

FRAN?A, G?lson Nardo; GASPARINI, Carlos Eduardo; LOUREIRO, Paulo Roberto de Amorim. Rela??o entre Escolaridade e Renda no Brasil na D?cada de 1990. Dispon?vel em: <http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/ETENE/Anais/docs/mesa8_texto3.pdf>. Acesso em 25 jul. 2013.

SALVATO, Marcio Antonio; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gomes;  DUARTE, Angelo Jos? Mont'Alverne. O impacto da escolaridade sobre a distribui??o de renda. Estudos Econ?micos. 2010, v.40, n.4, pp. 753-791. ISSN 0101-4161.Dispon?vel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-41612010000400001&script=sci_arttext>. Acesso em 25 jul. 2013.

Avaliação

Recomenda-se no processo de avalia??o que o professor observe o interesse, a motiva??o e o envolvimento dos alunos na realiza??o das atividades, na discuss?o e emiss?o de opini?o durante as situa??es propostas. O professor pode, ainda, adotar como crit?rio avaliativo formal a elabora??o textual dos alunos quando da an?lise das caracter?sticas apresentadas no site para a ocupa??o escolhida. Caso o professor escolha a socializa??o das an?lises dos alunos sobre os dados da profiss?o escolhida, torna-se importante, que adote os crit?rios avaliativos sugeridos pelos Par?metros Curriculares Nacionais (PCN) quando os alunos s?o envolvidos no processo de produ??o oral. Esse documento sugere que o aluno (BRASIL, 1998, p. 51):

  • Planeje a fala p?blica usando a linguagem escrita em fun??o das exig?ncias da situa??o e dos objetivos estabelecidos;
  • Considere os pap?is assumidos pelos participantes, ajustando o texto ? variedade lingu?stica adequada;
  • Saiba utilizar e valorizar o repert?rio lingu?stico de sua comunidade na produ??o de textos;
  • Monitore seu desempenho oral, levando em conta a inten??o comunicativa e a rea??o dos interlocutores e reformulando o planejamento pr?vio, quando necess?rio;
  • Considere poss?veis efeitos de sentido produzidos pela utiliza??o de elementos n?o verbais.

Aconselha-se que o professor utilize uma autoavalia??o, pois ela permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realiza??o das atividades propostas. ? importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcan?ados e quais as mudan?as necess?rias a serem adotadas em situa??es semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.