?derson de Oliveira Passos, Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Ensino M?dio | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino M?dio | Matem?tica | Tecnologia para a matem?tica |
Recursos Materiais
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Professor, inicie a aula solicitando que os alunos realizem a leitura dos textos disponibilizados nos seguintes endere?os: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4423/1/Estudar-Sempre-Vale-a-Pena/Paacutegina1.html> e/ou <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u324018.shtml> e/ou <http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/notas/ensino-superior-eleva-renda-do-trabalhador-em-mais-de-200-diz-ibge>. Todos os textos foram acessados em 25 jul. 2013.
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Coment?rio: Os textos sugeridos referem-se ? rela??o entre o n?vel de escolaridade e a remunera??o dos trabalhadores. Os textos deixam claro que, quanto maior a escolaridade de uma pessoa, maior a remunera??o que obt?m no mercado de trabalho.
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Ap?s a leitura do/s texto/s, proponha que os alunos discutam o assunto com seus colegas mais pr?ximos. Em seguida, questione os alunos:
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- Quais os principais assuntos abordados nos textos?
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Coment?rio: Espera-se que os alunos percebam que os textos trazem estudos que relacionam o n?vel de escolaridade com a renda dos trabalhadores.
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- Voc? concorda com os apontamentos dos textos?
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Coment?rio: A resposta para esta pergunta ? pessoal, mas acredita-se que ela propicia um importante momento de conscientiza??o do aluno para a sua perman?ncia na escola e que leve ? frente seus estudos, buscando sempre um n?vel maior de escolaridade.
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- No seu cotidiano, voc? consegue perceber a rela??o entre o n?vel de escolaridade e a remunera??o pelo trabalho?
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Coment?rio: Assim como o questionamento anterior, a resposta para esta pergunta ? pessoal. Mas, espera-se que os alunos citem exemplos relacionando o estilo de vida, os bens ou inclusive a pr?pria renda de trabalhadores conhecidos com o seu n?vel de escolaridade.
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Esses questionamentos objetivam a cria??o de um espa?o de di?logo e de um espa?o de discuss?o para que os alunos exponham suas opini?es. Por isso, ? importante que os alunos se sintam motivados a participarem do debate.
Coment?rio: Acredita-se que para melhor explora??o dos potenciais objetivos previstos para a presente proposta, ela seja aplicada juntamente com professores da ?rea de Geografia.
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Posteriormente ao momento de discuss?o, solicite aos alunos que utilizem a calculadora para realiza??o do c?lculo de taxas percentuais para confirma??o dos dados informados nos textos. Para isso, o professor pode, previamente, selecionar trechos dos textos ou solicitar que os pr?prios alunos escolham trechos desses textos para a realiza??o dos c?lculos.
Sugere-se, por exemplo, que nos trechos do primeiro texto, os alunos verifiquem se as taxas apresentadas foram calculadas corretamente. Utilize trechos, tais como:
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O professor pode, ainda, escolher trechos que apresentem um grau maior de dificuldade. Neste caso, ao inv?s de conferir os percentuais, o aluno pode encontrar outros sal?rios. Os trechos que seguem s?o sugestivos:
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No segundo texto, sugere-se o trecho a seguir para que os alunos verifiquem a taxa percentual apresentada.
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Espera-se que os alunos utilizem diferentes estrat?gias para verificar a taxa de porcentagem. Entre as quais, destaca-se:
Regra de tr?s:
Usando os valores do primeiro texto, o aluno efetua:
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Ou ainda:
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Coment?rio: Considera-se que a estrat?gia de resolu??o pela regra de tr?s torna-se uma oportunidade para que o professor retome com os alunos os conceitos de rela??o direta e inversamente proporcionais entre, grandezas. No exemplo anterior, para determinar o valor desejado, multiplicamos os extremos pelos meios, ou seja, aplica-se a propriedade fundamental da propor??o.
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Propriedade fundamental da propor??o:
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Ou ainda:
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O professor pode ainda, sugerir trechos dos textos que podem apresentar uma situa??o que exija interpreta??o com um grau maior de dificuldade.
No segundo texto, pode-se utilizar a seguinte informa??o: ?Nas fam?lias sem nenhuma pessoa com n?vel superior, a m?dia de rendimento era de R$ 1.215; com uma pessoa de n?vel superior, a renda cresce para R$ 3.817; e com mais de uma pessoa com n?vel superior, o rendimento fica em torno de R$ 6.994? (BRITO, 2007). Nesse caso, o professor deve solicitar a realiza??o do c?lculo da taxa percentual de aumento em casa situa??o. Assim, espera-se que os alunos calculem utilizando diferentes estrat?gias:
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Regra de tr?s:
E assim, considerem: 314,16% ? 100% 214,16%.
Ou ainda:
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Propriedade fundamental da propor??o:
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Coment?rio: Vale lembrar que outras informa??es podem ser selecionados dos textos, inclusive do terceiro link sugerido. A expectativa ? que o professor explore as informa??es de cada texto para que os alunos, usando a calculadora, possam verifica-las com os procedimentos de c?lculo. Aconselha-se que os procedimentos e estrat?gias usadas pelos alunos sejam registrados em folha de papel A4 que podem ser, posteriormente, socializadas em sala de aula.
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Ap?s a explora??o dos textos e realiza??o dos c?lculos, os alunos devem ser convidados a acessarem o endere?o: <http://meusalario.uol.com.br/main/salario-e-renda/Salario-Check>. Acesso em 25 jul. 2013. Nesse site ? poss?vel comparar v?rios aspectos relacionados a uma determinada atividade ou profiss?o. Para isso, deve-se selecionar as possibilidades disponibilizadas. As op??es se desdobram ap?s a primeira escolha, conforme destacado na ilustra??o a seguir, da esquerda para a direita (Figura 1).
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Ap?s a escolha da profiss?o ou atividade, esta aparece no campo de busca da p?gina. Para que o site apresente os dados da profiss?o escolhida deve-se clicar na op??o ?OK?, conforme destacado na ilustra??o a seguir (Figura 2) quando da escolha da ocupa??o de ?agricultor de culturas mistas?.
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Ap?s clicar na op??o ?OK?, o endere?o ? redirecionado ? apresenta??o, em sua grande maioria de forma gr?fica, dos dados referentes ? ocupa??o escolhida. Chama-se a aten??o do professor para o gr?fico da renda mensal, n?vel educacional, quest?o de g?nero da profiss?o escolhida, grau de satisfa??o com o sal?rio e com a profiss?o, entre outros aspectos, conforme destacado na ilustra??o a seguir (Figura 3).
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Recomenda-se que o professor solicite, na forma textual, uma s?ntese da compreens?o dos alunos sobre a ocupa??o escolhida ao analisar os dados apresentados no site. Esse texto pode ser socializado por meio da leitura e/ou outra forma de apresenta??o, com o formato de um semin?rio.
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Coment?rio: Caso deseje, o professor pode selecionar, antecipadamente, a profiss?o a ser analisada. Por?m, alerta-se que esta postura metodol?gica pode interferir, reduzindo a autonomia e a diversidade de situa??es que possam surgir quando esta escolha ? delegada aos educandos.
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O professor pode propor que os alunos usem a disponibilidade do site e que simulem a profiss?o que desejam seguir como forma de avaliar o mercado atual da profiss?o que desejam futuramente.
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REFER?NCIAS
BRITO, Diana. Mais estudo permite renda familiar at? 400% maior, aponta IBGE. 2007. Dispon?vel em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u324018.shtml>. Acesso em 25 jul. 2013.
FARIA, D?cio Luiz Mello Peixoto. Estudar Sempre Vale a Pena. s.d. Dispon?vel em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4423/1/Estudar-Sempre-Vale-a-Pena/Paacutegina1.html>. Acesso em 25 jul. 2013
ORSI, Carlos. Ensino superior eleva renda do trabalhado em mais de 200%, diz IBGE. 2013. Dispon?vel em: <http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/notas/ensino-superior-eleva-renda-do-trabalhador-em-mais-de-200-diz-ibge>. Acesso em 25 jul. 2013.
Recomenta-se, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:
FRAN?A, G?lson Nardo; GASPARINI, Carlos Eduardo; LOUREIRO, Paulo Roberto de Amorim. Rela??o entre Escolaridade e Renda no Brasil na D?cada de 1990. Dispon?vel em: <http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/ETENE/Anais/docs/mesa8_texto3.pdf>. Acesso em 25 jul. 2013.
SALVATO, Marcio Antonio; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gomes; DUARTE, Angelo Jos? Mont'Alverne. O impacto da escolaridade sobre a distribui??o de renda. Estudos Econ?micos. 2010, v.40, n.4, pp. 753-791. ISSN 0101-4161.Dispon?vel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-41612010000400001&script=sci_arttext>. Acesso em 25 jul. 2013.
Recomenda-se no processo de avalia??o que o professor observe o interesse, a motiva??o e o envolvimento dos alunos na realiza??o das atividades, na discuss?o e emiss?o de opini?o durante as situa??es propostas. O professor pode, ainda, adotar como crit?rio avaliativo formal a elabora??o textual dos alunos quando da an?lise das caracter?sticas apresentadas no site para a ocupa??o escolhida. Caso o professor escolha a socializa??o das an?lises dos alunos sobre os dados da profiss?o escolhida, torna-se importante, que adote os crit?rios avaliativos sugeridos pelos Par?metros Curriculares Nacionais (PCN) quando os alunos s?o envolvidos no processo de produ??o oral. Esse documento sugere que o aluno (BRASIL, 1998, p. 51):
Aconselha-se que o professor utilize uma autoavalia??o, pois ela permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realiza??o das atividades propostas. ? importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcan?ados e quais as mudan?as necess?rias a serem adotadas em situa??es semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.