Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.
Atividade 1- Conhecendo a hist?ria: ?Jo?o e Maria?
1- Professor, essa aula tem como objetivo resgatar os cl?ssicos infantis nas salas de aula da educa??o infantil. Ao discorrermos sobre a import?ncia pedag?gica dos contos cl?ssicos infantis, n?o podemos deixar de lado a rela??o desses contos com a vida, envolvendo assim o trabalho com a imagina??o, a sensibilidade e a fantasia.
Para saber mais sobre a import?ncia de trabalhar os cl?ssicos infantis com alunos da educa??o infantil consulte o artigo de Sibele Aparecida Ribeiro (UNESP ? Rio Claro) ?A escuta dos contos cl?ssicos infantis e seu reconto pelos alunos como aprendizado das formas de viver, pensar e agir.? Publicado no 15? Congresso de Leitura do Brasil, dispon?vel no link: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/alfabetica/RibeiroSibeleAparecida.htm. Acesso em 10 de agosto de 2013.
2- Professor apresente aos alunos um dos cl?ssicos da literatura infantil ?Jo?o e Maria?. Mostre o livro, explore as imagens instigantes, fale com entusiasmo da hist?ria que foi escrita h? quase 200 anos por dois irm?os, os irm?os Grimm. Abaixo colocamos um breve resumo do enredo para que voc? possa discuti-lo com os alunos.
Enredo: Este conto relata a aventura dos irm?os Jo?o e Maria, filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a mulher, decide larg?-los na floresta porque a fam?lia n?o tem condi??es para mant?-los. No caminho pela floresta, Jo?o e Maria espalham migalhas de p?o. As migalhas, que ? o detalhe mais conhecido e caracter?stico da obra, acabam por ser comidas pelos p?ssaros e com isso Jo?o e Maria acabam perdidos na floresta. Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crian?as encontram uma casa feita de doces e, com fome, come?am a comer as guloseimas. S?o ent?o recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. Ela planeava engordar as crian?as para depois comer a sua carne. Enquanto Jo?o se alimentava e ia engordando, Maria trabalhava na casa para depois ser a pr?xima. Por?m, espertas, as crian?as descobrem o plano da bruxa e enganam-na atirando-a para dentro do pr?prio forno. Assim, livres, Jo?o e Maria s?o encontrados pelo pai, cuja mulher tinha morrido, e voltam para casa levando consigo provis?es suficientes para o resto de suas vidas.
Fonte: Enredo retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A4nsel_und_Gretel. Acesso em 17 de agosto de 2013.
3- Na sequ?ncia fa?a alguns questionamentos:
4- Informe aos alunos que a hist?ria ?Jo?o e Maria? ser? apresentada a eles de uma forma bem diferente, os personagens ser?o representados por len?os. Cada personagem ? representado por um len?o ou objeto que o caracterize, como por exemplo, bon?s, ?culos e etc. A vers?o contada para os alunos foi a encontrada no site: http://www.feijo.com/~flavia/joaoemaria.html. Acessado em 17 de agosto de 2013. Mas voc? pode optar por outra vers?o, caso ache mais interessante.
Ilustra??o de 1927 para o conto Jo?o e Maria. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A4nsel_und_Gretel. Acesso 15 de agosto de 2013.
?
Apresentando a hist?ria ?Jo?o e Maria? com len?os - Alunos do 1? per?odo "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora.
?
5- Ap?s ouvir a hist?ria discuta com os alunos alguns aspectos abordados nessa hist?ria. Para isso, sugerimos alguns questionamentos:
Observa??es: As perguntas feitas anteriormente servem somente para direcionar o trabalho do professor, mas lembre-se que ? importante dar voz aos alunos para que eles se expressem espontaneamente, sendo assim, pode surgir outros questionamentos, feito pelos pr?prios alunos, ou?a com aten??o e v? construindo com elas o di?logo sobre as caracter?sticas da hist?ria.
6- Depois pe?a para os alunos desenharem os personagens dessa hist?ria. No segundo momento este desenho ser? utilizado para comparar os personagens existentes na hist?ria e os existentes no filme.
?
Atividade 2- Conhecendo o filme: Jo?o e Maria.
1- Para instigar a curiosidade dos alunos antes de iniciar a apresenta??o da hist?ria em forma de filme, conte a eles que esse filme foi feito h? muito tempo atr?s, no ano de 1987 e, que diferentemente da hist?ria ouvida anteriormente, no filme aparece outros personagens, por?m outros permanecem. Durante o filme o professor pode ir apontando algumas mudan?as em rela??o ? hist?ria contada e ir dialogando com os alunos sobre as cenas que acontecem. Assim voc? consegue fazer com que os alunos fiquem envolvidos com a apresenta??o do filme. Apresente aos alunos o filme ?Jo?o e Maria?, dura??o: 1h25min, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=JmOLusnK4yU. Acesso em 10 de agosto de 2013.
Assistindo ao filme ?Jo?o e Maria? com len?os - Alunos do 1? per?odo "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
2- Ap?s assistir ao filme, fa?a novamente uma roda de conversa com os alunos utilizando os mesmos questionamentos feitos na hist?ria:
?
Lembre-se: As perguntas feitas anteriormente servem somente para direcionar o trabalho do professor, mas lembre-se que ? importante dar voz aos alunos para que eles se expressem espontaneamente, sendo assim, pode surgir outros questionamentos, feito pelos pr?prios alunos, ou?a com aten??o e v? construindo com elas o di?logo sobre as caracter?sticas da hist?ria.
3- Pe?a para os alunos desenharem os personagens do filme.
4- Ap?s fazer as discuss?es retome com os alunos o primeiro desenho feito e compare com o segundo. Na primeira vers?o contada com o livro, Jo?o e Maria tinham uma m?e e se perderam na floresta. J? no filme eles tinham uma madrasta, que os levaram e deixaram perdidos na floresta. Sendo assim, trabalhe essas diferen?as com os alunos, voc? dever? mostrar as diversas formas de contar uma mesma hist?ria, perceber com elas os personagens que mudam e os que permanecem. Caso queira aprofundar mais, poder? abordar as diversas organiza??es familiares presentes atualmente. Voc? pode trabalhar o livro: ?Uma fam?lia parecida com a da gente? da autora Rosa Amanda Strausz, dispon?vel no site: http://www.youtube.com/watch?v=0d7BXI31pJI. Dura??o 5min59seg. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=0d7BXI31pJI. Acesso em 17 de agosto de 2013.
?
Atividade 3- Constru??o de dedoches.
1- Ap?s interpretar a hist?ria e apresentar o filme, proponha aos alunos a confec??o de ?dedoches? para que eles possam, atrav?s desse apoio, recontar a hist?ria de ?Jo?o e Maria? do seu jeito. Pergunte aos alunos se eles conhecem ?dedoches?. Caso n?o conhe?am, apresente a eles um ?dedoche? e explique que s?o personagens para manipula??o com os dedos. Voc? pode imprimir o modelo a ser colorido pelos alunos. Veja o exemplo abaixo:
Fonte: Imagem retirada do site: http://1.bp.blogspot.com/-s1wDuYrXaQk/T0ToiWK6awI/AAAAAAAAy1Y/_NWFt5O8Poc/s1600/Jo%C3%A3o+e+Maria-dedoches.png. Acesso em 11 de agosto de 2013.
?
Confeccionando ?dedoches?. - Alunos do 1? per?odo "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora.
2- Ap?s colorir os ?dedoches? organize a sala em grupo de 5 alunos, para que cada aluno represente um personagem (M?e ou Madrasta, Pai, Bruxa, Jo?o e Maria) e possa recontar a hist?ria utilizando com apoio os ?dedoches?. Nesse momento o professor pode ajudar a organizar a apresenta??o e, no segundo momento observar se os alunos conseguiram recontar a hist?ria de forma clara e sistematizada com in?cio, meio e fim. Como forma de divulgar o trabalho realizado, voc? pode convidar os alunos de outras salas para assistirem a apresenta??o.
Recontando a hist?ria Jo?o e Maria com ?dedoches?. - Alunos do 1? per?odo "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora.
Reflex?o: Explorar o livro e o filme, fazer os questionamentos, levar os alunos a perceberem a estrutura narrativa utilizada nessas linguagens, promover situa??es de escuta dos colegas e do professor, proporcionar que os alunos reconstruam as hist?rias ouvidas, proporcionar situa??es que leva o aluno a organizar esquemas narrativos, desenvolver a linguagem oral, estabelecer rela??es com sua forma de viver, pensar e agir.
Atividade 4 - Conhecendo outros Cl?ssicos Infantis.
1- Envie uma tarefa de casa, perguntando aos pais quais hist?rias dos cl?ssicos infantis eles contam para seus filhos. Ao retornar a atividade fa?a uma roda de conversa e v? mostrando quais as hist?rias cl?ssicas que eles j? ouviram com os seus pais. Fa?a juntamente com os alunos uma lista das hist?rias que foram citadas, essa lista pode servir como uma sequencia de historias que podem ser contadas nas pr?ximas aulas, em momentos de conta??o de hist?ria, para ampliar o conhecimento das hist?rias com os alunos e incentivar a leitura.
Fazendo a lista das hist?rias cl?ssicas. Alunos do 1? per?odo "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Sugest?es de links para professores:
A import?ncia dos contos cl?ssicos para os alunos da Educa??o Infantil. Dispon?vel em: http://lumejardim.blogspot.com.br/2012/08/a-importancia-dos-contos-classicos-para.html. Acesso em 10 de agosto de 2013.
Sugest?o de v?deo sobre o tema:
A import?ncia dos cl?ssicos da literatura. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/importancia-classicos-431333.shtml. Dura??o: 3min51seg. Acesso em 10 de agosto de 2013.
A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo como norteador os registros das observa??es (individual ou da turma como um todo) realizadas pelo professor durante a participa??o dos alunos nas atividades propostas e percebendo se houve um envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. Tendo como norteadoras algumas perguntas: