Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vegetais: diversidade de formas, tamanhos e cores

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Fonseca Gon?alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer os quatro grupos de vegetais: bri?fitas, pterid?fitas, gimnospermas, angiospermas.
  • Compreender a organiza??o do corpo de um vegetal e as rela??es com o ambiente.
  • Conhecer a diversidade de formas, tamanhos e cores dos vegetais.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Seres bi?ticos.
  • Organiza??o celular.
  • C?lula vegetal.

Estratégias e recursos da aula

  • Atividades em grupo.
  • Atividades pr?ticas (observa??o e reflex?o).
  • Discuss?es.
  • Produ??o de textos e cartazes.
  • V?deos.

?

M?DULO 1

Atividade 1: Apresenta??o do tema

Para o professor:

1) Organize os alunos em grupos de at? 5 pessoas.

2) Disponibilize em folhas impressas as imagens seguintes. Todos os grupos dever?o receber todas as imagens.

Bri??fita 1     Bri??fitas 2

Dispon?vel em: http://terceiroanobiologia.blogspot.com.br/2010/06/briofitas.html. Acesso em: 16 agosto 2013.

Pterid??fitas 1

Dispon?vel em: http://www.plantasonya.com.br/tag/folhagens/page/2. Acesso em: 16 agosto 2013.

?

Pterid??fitas 2

Dispon?vel em: http://multiflorafernandopolis.blogspot.com.br/2011/02/samambaia-americana.html. Acesso em: 16 agosto 2013.

?

Gimnosperma

Dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php. Acesso em 16 agosto 2013.

?

Gimnosperma 2

Dispon?vel em: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/vegetais-superiores/as-gimnospermas-pinheiros.html. Acesso em: 16 agosto 2013.

?

Angiospermas

Dispon?vel em: http://juliana-fonseca.blogspot.com.br/2008/11/reino-plantae.html. Acesso em: 16 agosto 2013.

?

3) Pe?a aos alunos que agrupem as imagens em 4 grupos de acordo com as caracter?sticas f?sicas semelhantes ou diferentes. Cada grupo dever? apresentar o resultado da discuss?o.

4) Questione-os sobre quais crit?rios foram utilizados para organizar as imagens.

5) Explique aos alunos que os vegetais apresentam diferen?as de acordo com suas caracter?sticas, como ra?zes, caule, folhas, flores, frutos e sementes. E a partir dessas caracter?sticas s?o agrupados em: bri?fitas, pterid?fitas, gimnospermas e angiospermas.

6) Recolha as imagens para posterior atividade.

?

Atividade 2: Desenvolvimento do tema

Para o professor:

1) Organize os alunos em 4 grupos: Grupo das bri?fitas, Grupo das pterid?fitas, Grupo das gimnospermas, Grupo das angiospermas.

2) Pe?a aos alunos que fa?am uma pesquisa em livros ou sites de internet de acordo com a tem?tica do grupo.

Sugest?es de livros e sites:

Bri?fitas, pterid?fitas, gimnospermas, angiospermas - Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/biologia. Acesso em: 15 agosto 2013.

Bri?fitas, pterid?fitas, gimnospermas, angiospermas - Dispon?vel em:  http://www.infoescola.com/biologia. Acesso em: 15 agosto 2013.

Amabis, J. M.; Martho, G. R. Fundamentos da biologia moderna. 4? edi??o. S?o Paulo: Editora Moderna. 2002.

?

3) Informe que o material de pesquisa dever? ser utilizado nas aulas de Ci?ncias. Agende uma data.

4) Com o material em m?os, pe?a aos alunos que produzam um texto sobre o tema do grupo. Esse texto dever? abordar as caracter?sticas do vegetal, ambiente, import?ncia, rela??es com outros seres vivos.

5) Esse texto dever? ser entregue ao professor para corre??o.

?

Atividade 3: Produ??o de cartazes

1) Produza um cartaz,  de acordo com as informa??es, abaixo:

? Caracter?sticas f?sicas Ambiente
Bri?fitas ? ?
Pterid?fitas ? ?
Gimnospermas ? ?
Angiospermas ? ?

2) O cartaz dever? ser preenchido junto com os alunos e com o aux?lio das imagens apresentadas na Atividade 1 do M?dulo 1.

3) O cartaz ser? afixado na sala de aula.

?

M?DULO 2: 

Atividades de observa??o e reflex?o

Para o professor:

1) Organize os alunos em 6 grupos.

2) No laborat?rio de Ci?ncias ou Biologia, organize o espa?o para que os grupos possam trabalhar, sem interferir um no trabalho do outro.

3) Numere as bancadas ou mesas da seguinte forma: 1/  2a/  2b/ 2c/ 2d/ 2e-f. Cada bancada ou mesa corresponde a uma atividade. 

4) Prepare um roteiro com todas as atividades.

5) Todos os grupos dever?o passar por todas as bancadas ou mesas, em um sistema de rod?zio.

Caso a escola n?o possua laborat?rio de de Ci?ncias ou Biologia, organize a sala de aula para a atividade.

6) Colete os seguintes materiais: 

  • folhas variadas: folhas de alface, folhas de goiabeira, folhas de ip?, folhas de pequi, entre outras.
  • ra?zes variadas: cenoura, beterraba, aguap?, entre outras.
  • caules variados: batata, orqu?dea, alho, el?dea.
  • flores variadas: flores com cores, formas e perfumes variados.
  • frutos variados: frutos secos, frutos carnosos,
  • sementes variadas: melancia, abacate, tomate, tamarindo, ma??.

 

Roteiro para ser entregue para todos os alunos:

1) O CORPO DE UM VEGETAL (Angiosperma)

Observe atentamente o esquema do corpo de um vegetal apresentado na folha impressa e identifique os ?rg?os. Pense a respeito da import?ncia de cada ?rg?o para a planta e escreva a sua fun??o, no espa?o correspondente.

??rvore

?

Dispon?vel em: http://educa-inf.webnode.com.br/a3%C2%BA%20ano/partes-das-plantas/. Acesso em: 16 de agosto 2013.

2) OS VEGETAIS E AS RELA??ES ESTABELECIDAS COM OUTROS SERES VIVOS

Sobre as mesas est?o alguns exemplares de folhas, ra?zes, flores, sementes, frutos e caules. Observe atentamente e responda o que se pede. Para isso, voc? poder? consultar o livro e discutir com os integrantes do seu grupo.

a) Folhas: 

?

1. Observe a variedade de folhas, escolha uma e fa?a um esquema:

2. Pense e responda:

  • Quais fun??es as folhas realizam nos vegetais?
  • Qual ? a import?ncia destas fun??es para os demais seres vivos e para o ambiente?

?

b) Ra?zes:

1. Observe a forma de cada raiz e responda:

  • Quais fun??es as ra?zes realizam nos vegetais?
  • Qual ? a import?ncia das ra?zes para os demais seres vivos?
  • Todas as ra?zes apresentam a mesma forma? Qual ? a import?ncia da diversidade de formas das ra?zes?

?

c) Caules:

1. Observe a variedade de caules e responda:

  • Qual ? a localiza??o do caule no corpo de um vegetal?
  • Quais fun??es os caules realizam no corpo dos vegetais?
  • Qual ? a import?ncia dos caules para o ambiente e para os demais seres vivos?

?

d) Flores

1. Observe a variedade de flores e responda:

  • O colorido e o perfume das flores despertam a aten??o dos seres vivos. Qual ? a import?ncia destas caracter?sticas para os vegetais e para os demais seres vivos?
  • Quais fun??es as flores realizam no corpo das angiospermas?

?

e) Frutos

1. Observe a diversidade de formas e de cores dos frutos e responda:

  • Qual a fun??o dos frutos para os vegetais? 
  • Qual ? a import?ncia dos frutos para os demais seres vivos?

?

f) Sementes

1. Observe a diversidade de formas, cores e tamanhos das sementes e responda:

  • Qual ? a fun??o das sementes para os vegetais?
  • Escreva a respeito da rela??o que h? entre o tamanho das sementes e o n?mero de sementes formadas em cada fruto.
  • Qual ? a import?ncia das sementes para os demais seres vivos e para o ambiente?

?

7) Depois que os grupos analisarem todo o material, organize os alunos em c?rculo e inicie as discuss?es das atividades. Estimule-os a participarem.

Recursos Complementares

Sugest?o de material de apoio para os alunos durante a pesquisa.

- V?deo: Reino Plantae - Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Bq8i9JR7W2A. Acesso em: 15 agosto 2013.

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados qualitativamente por meio da participa??o e interesse durante  as discuss?es, produ??es de texto e cartaz e atividades de observa??o e reflex?o. Tamb?m ser?o avaliados quantitativamente por meio da produ??o de texto e do relat?rio da atividade de observa??o e reflex?o. Na produ??o do texto, poder?o ser pontuados os crit?rios: abordagem do conte?do e coer?ncia. No relat?rio, poder?o ser pontuadas as respostas com base na coer?ncia.