Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
?
Atividade 1: Apresenta??o do tema
Para o professor:
1) Organize os alunos em grupos de at? 5 pessoas.
2) Disponibilize em folhas impressas as imagens seguintes. Todos os grupos dever?o receber todas as imagens.
Dispon?vel em: http://terceiroanobiologia.blogspot.com.br/2010/06/briofitas.html. Acesso em: 16 agosto 2013.
Dispon?vel em: http://www.plantasonya.com.br/tag/folhagens/page/2. Acesso em: 16 agosto 2013.
?
Dispon?vel em: http://multiflorafernandopolis.blogspot.com.br/2011/02/samambaia-americana.html. Acesso em: 16 agosto 2013.
?
Dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php. Acesso em 16 agosto 2013.
?
Dispon?vel em: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/vegetais-superiores/as-gimnospermas-pinheiros.html. Acesso em: 16 agosto 2013.
?
Dispon?vel em: http://juliana-fonseca.blogspot.com.br/2008/11/reino-plantae.html. Acesso em: 16 agosto 2013.
?
3) Pe?a aos alunos que agrupem as imagens em 4 grupos de acordo com as caracter?sticas f?sicas semelhantes ou diferentes. Cada grupo dever? apresentar o resultado da discuss?o.
4) Questione-os sobre quais crit?rios foram utilizados para organizar as imagens.
5) Explique aos alunos que os vegetais apresentam diferen?as de acordo com suas caracter?sticas, como ra?zes, caule, folhas, flores, frutos e sementes. E a partir dessas caracter?sticas s?o agrupados em: bri?fitas, pterid?fitas, gimnospermas e angiospermas.
6) Recolha as imagens para posterior atividade.
?
Atividade 2: Desenvolvimento do tema
Para o professor:
1) Organize os alunos em 4 grupos: Grupo das bri?fitas, Grupo das pterid?fitas, Grupo das gimnospermas, Grupo das angiospermas.
2) Pe?a aos alunos que fa?am uma pesquisa em livros ou sites de internet de acordo com a tem?tica do grupo.
Sugest?es de livros e sites:
Bri?fitas, pterid?fitas, gimnospermas, angiospermas - Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/biologia. Acesso em: 15 agosto 2013.
Bri?fitas, pterid?fitas, gimnospermas, angiospermas - Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/biologia. Acesso em: 15 agosto 2013.
Amabis, J. M.; Martho, G. R. Fundamentos da biologia moderna. 4? edi??o. S?o Paulo: Editora Moderna. 2002.
?
3) Informe que o material de pesquisa dever? ser utilizado nas aulas de Ci?ncias. Agende uma data.
4) Com o material em m?os, pe?a aos alunos que produzam um texto sobre o tema do grupo. Esse texto dever? abordar as caracter?sticas do vegetal, ambiente, import?ncia, rela??es com outros seres vivos.
5) Esse texto dever? ser entregue ao professor para corre??o.
?
Atividade 3: Produ??o de cartazes
1) Produza um cartaz, de acordo com as informa??es, abaixo:
? | Caracter?sticas f?sicas | Ambiente |
Bri?fitas | ? | ? |
Pterid?fitas | ? | ? |
Gimnospermas | ? | ? |
Angiospermas | ? | ? |
2) O cartaz dever? ser preenchido junto com os alunos e com o aux?lio das imagens apresentadas na Atividade 1 do M?dulo 1.
3) O cartaz ser? afixado na sala de aula.
?
Atividades de observa??o e reflex?o
Para o professor:
1) Organize os alunos em 6 grupos.
2) No laborat?rio de Ci?ncias ou Biologia, organize o espa?o para que os grupos possam trabalhar, sem interferir um no trabalho do outro.
3) Numere as bancadas ou mesas da seguinte forma: 1/ 2a/ 2b/ 2c/ 2d/ 2e-f. Cada bancada ou mesa corresponde a uma atividade.
4) Prepare um roteiro com todas as atividades.
5) Todos os grupos dever?o passar por todas as bancadas ou mesas, em um sistema de rod?zio.
Caso a escola n?o possua laborat?rio de de Ci?ncias ou Biologia, organize a sala de aula para a atividade.
6) Colete os seguintes materiais:
Roteiro para ser entregue para todos os alunos:
1) O CORPO DE UM VEGETAL (Angiosperma)
Observe atentamente o esquema do corpo de um vegetal apresentado na folha impressa e identifique os ?rg?os. Pense a respeito da import?ncia de cada ?rg?o para a planta e escreva a sua fun??o, no espa?o correspondente.
?
Dispon?vel em: http://educa-inf.webnode.com.br/a3%C2%BA%20ano/partes-das-plantas/. Acesso em: 16 de agosto 2013.
2) OS VEGETAIS E AS RELA??ES ESTABELECIDAS COM OUTROS SERES VIVOS
Sobre as mesas est?o alguns exemplares de folhas, ra?zes, flores, sementes, frutos e caules. Observe atentamente e responda o que se pede. Para isso, voc? poder? consultar o livro e discutir com os integrantes do seu grupo.
a) Folhas:
?
1. Observe a variedade de folhas, escolha uma e fa?a um esquema:
2. Pense e responda:
?
b) Ra?zes:
1. Observe a forma de cada raiz e responda:
?
c) Caules:
1. Observe a variedade de caules e responda:
?
d) Flores
1. Observe a variedade de flores e responda:
?
e) Frutos
1. Observe a diversidade de formas e de cores dos frutos e responda:
?
f) Sementes
1. Observe a diversidade de formas, cores e tamanhos das sementes e responda:
?
7) Depois que os grupos analisarem todo o material, organize os alunos em c?rculo e inicie as discuss?es das atividades. Estimule-os a participarem.
Sugest?o de material de apoio para os alunos durante a pesquisa.
- V?deo: Reino Plantae - Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Bq8i9JR7W2A. Acesso em: 15 agosto 2013.
Os alunos ser?o avaliados qualitativamente por meio da participa??o e interesse durante as discuss?es, produ??es de texto e cartaz e atividades de observa??o e reflex?o. Tamb?m ser?o avaliados quantitativamente por meio da produ??o de texto e do relat?rio da atividade de observa??o e reflex?o. Na produ??o do texto, poder?o ser pontuados os crit?rios: abordagem do conte?do e coer?ncia. No relat?rio, poder?o ser pontuadas as respostas com base na coer?ncia.