Portal do Professor

Início do Conteúdo

Republicanos no Brasil Imperial

Autor e Co-autor(es)

Leonardo Souza de Ara?jo Miranda imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flavia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Vinicius Garzon Tonet

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Tempo: transforma??es e mentalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

Nesta aula, o aluno ter? a oportunidade de compreender aspectos relacionados ? emerg?ncia do republicanismo no Brasil e ?s propostas de governos alternativas ? monarquia. Poder?, tamb?m, compreender o contexto de sua insurg?ncia e as diferen?as de pensamento e composi??o entre os grupos republicanos no Brasil. O presente estudo far? com que o aluno assimile como foi o processo de consolida??o partid?ria no pa?s. 

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que os alunos saibam, mesmo que minimamente, acerca do contexto pol?tico imperial, sobretudo no segundo reinado, momento em que os partidos emergem. Para tal, os alunos precisam ter discutido, em algum momento da disciplina ministrada, o que ? um partido. Quais s?o suas caracter?sticas no s?culo XIX e conseguir fazer um paralelo com os dias de hoje. ? imprescind?vel o conhecimento sobre as caracter?sticas do Partido Liberal e do Partido Conservador, bem como seus conflitos.

Estratégias e recursos da aula

DESENVOLVIMENTO:

1? AULA

?

O professor deve fazer uma breve introdu??o retomando o per?odo imperial de maneira ampla para que o aluno possa se contextualizar da melhor maneira poss?vel na nova mat?ria.

A utiliza??o do v?deo do historiador, Boris Fausto, ? uma boa op??o para ilustrar o per?odo.

http://www.youtube.com/watch?v=_ZOfU5IsgQE

?

?

Ap?s a apresenta??o do v?deo pode-se abrir espa?o para levantamento de d?vidas relacionadas ao tema em um semin?rio mediado pelo professor.

?

2? AULA

Ap?s a primeira aula o professor deve fazer uma breve introdu??o sobre os republicanos e agrupar os alunos em 03 grupos.

O educador deve propor que os alunos discutam sobre as caracter?sticas de cada grupo republicano abaixo. O aluno deve identificar: composi??o social do partido, interesses econ?micos, pol?ticos e sociais e contexto de forma??o. Os alunos devem listar as principais caracter?sticas dos republicanos destinados ao seu grupo para que seja apresentado ? turma na pr?xima aula.

Grupo 1: Republicanos do Rio de Janeiro

http://historianapontadalingua.blogspot.com.br/2009/03/manifesto-republicano-1870.html

?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_Republicano

Grupo 2: Republicanos de S?o Paulo e Minas Gerais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Republicano_Paulista

http://www.infoescola.com/historia/convencao-republicana-de-itu/

http://www.asminasgerais.com.br/?item=ALBUM&codAlbum=126

Grupo 3: Os Militares e o Positivismo

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAZwAAA/positivismo-na-construcao-brasil-republica

?

3? AULA

O professor deve propor aos alunos que retomem a forma??o dos grupos da ?ltima aula para apresentarem os resultados das pesquisas. Ap?s as apresenta??es os mesmos grupos devem elaborar um quadro comparativo entre as diferentes vertentes republicanas brasileiras para ser entregue at? a ?ltima aula sobre o tema. Em seguida, o professor dever? apresentar aula expositiva contextualizando os alunos com os principais motivos da queda imperial e a ascens?o dos militares como grande for?a pol?tica. O professor pode optar por passar um dos v?deos abaixo, referentes ? Guerra do Paraguai, para que a classe tome conhecimento da guerra que foi decisiva para o fortalecimento militar no cen?rio pol?tico.

http://www.youtube.com/watch?v=djGJiEGl1cA

http://www.youtube.com/watch?v=1YdfpkqQbO8

http://www.youtube.com/watch?v=UIi0NNpBn5U

4? AULA

Nesta ?ltima aula o professor dever? recolher os quadros comparativos. Ap?s o recolhimento deve come?ar uma discuss?o sobre s?mbolos nacionais criados a partir da proclama??o da rep?blica e suas apropria??es posteriores. Abaixo sugiro sites que cont?m dois s?mbolos em sua confec??o original e sua posterior apropria??o: a bandeira nacional e o hino da rep?blica.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/02/bandeira-do-brasil.gif&imgrefurl=http://www.infoescola.com/brasil/bandeira-do-brasil/&h=1649&w=2379&sz=24&tbnid=LiOsPHuxB3z_0M:&tbnh=90&tbnw=130&zoom=1&usg=__nyx76_ZI_3p1S_nm442M6oCYJMY=&docid=uorLEsMWk20g4M&sa=X&ei=JYwGUuiPM-mc2QWmioDgCg&ved=0CC4Q9QEwAA&dur=616 (Bandeira Nacional)

http://www.aprendaavalorizar.com.br/2011/10/como-deveria-ser-bandeira-do-brasil_28.html (Apropria??es da Bandeira Nacional)

http://www.youtube.com/watch?v=nJfKSfqiPqA (Hino da Rep?blica)

?

http://www.youtube.com/watch?v=Vypdabo9YUY (Samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense de 1989)

?

Nas aulas expositivas o professor poder? valer-se de recursos imag?ticos para que os alunos construam a capacidade de relacionar imagens ao contexto trabalhado:

a proclama????o da rep??blicaDeodoro da Fonseca???A P??tria???, Rep??blica do Brasil (1): cerim??nia de proclama????o do novo regime na rua do Ouvidor, Rio de Janeiro

Recursos Complementares

Avaliação

O professor avaliar? as apresenta??es dos grupos, o quadro comparativo e um trabalho que dever? ser feito no hor?rio extraclasse relacionando algum s?mbolo nacional republicano com o ide?rio militar positivista. O professor dever? considerar a consist?ncia e coer?ncia das apresenta??es, dos quadros e dos textos. O crit?rio de avalia??o levando em conta a participa??o e o envolvimento do aluno com a disciplina ? fundamental para que se possa valorizar o estudante que se dedica ? mat?ria, mesmo n?o tendo recebido um resultado positivo nas demais avalia??es.