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Os fungos e a fermenta??o

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Fonseca Gon?alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Caracterizar e identificar os fungos.
  • Compreender a import?ncia dos fungos para o ser humano e ecossistema.
  • Compreender e observar o processo de fermenta??o biol?gica utilizado para a fabrica??o de massas em geral.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conceito de c?lula.
  • Nutri??o autotr?fica e heterotr?fica.
  • Cadeia alimentar: n?veis tr?ficos.

Estratégias e recursos da aula

  • Questionamentos.
  • V?deo.
  • Produ??o de texto e mapa conceitual.
  • Experimentos pr?ticos.
  • Pesquisa.

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M?DULO 1

Atividade 1: Motiva??o

Para o professor:

1) Projete a imagem, abaixo, para os alunos, utilizando aparelho de data show ou produza um cartaz.

Fungos

Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/biologia/fungos.php. Acesso em: 17 agosto 2013.

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2) Registre as perguntas seguintes no quadro e solicite aos alunos que  fa?am o mesmo no caderno:

  • Voc? j? viu algum ser vivo semelhante ao da figura, no ambiente?
  • Como ? chamado esse ser vivo?
  • Em que locais do ambiente encontramos seres vivos como o da figura?
  • Esses seres vivos s?o importantes para o ambiente? Explique.
  • Como esses seres vivos obt?m  alimento? Em rela??o ? alimenta??o, s?o mais parecidos com as plantas ou animais?
  • Como ? a organiza??o e estrutura da c?lula desses seres vivos?

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3) Organize os alunos em trios e pe?a-os que discutam as quest?es e registrem as respostas no caderno.

4) Em seguida, promova um momento no qual os alunos dever?o apresentar e discutir as respostas. Nesse momento, estimule-os a entenderem que os seres vivos da imagem s?o fungos, seres pluricelulares e heter?trofos. Esclare?a que, apesar de serem organismos heter?trofos, os fungos alimentam-se de mat?ria org?nica em decomposi??o, por isso s?o importantes para a reciclagem de nutrientes no ambiente.

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Atividade 2: Desenvolvimento do tema

Para o professor:

1) Apresente o v?deo para os alunos. Utilize equipamento multim?dia ou  o laborat?rio de inform?tica, caso a escola possua estes recursos. No laborat?rio de inform?tica, pe?a aos alunos que acessem o site e visualizem o v?deo.

- Fungos: o mundo secreto dos jardins - Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=yGIhJVQtu9Y. Acesso em: 16 agosto 2013.

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2) Durante a apresenta??o do v?deo, solicite aos alunos que fa?am anota??es referentes as caracter?sticas dos fungos (organiza??o celular, alimenta??o, habitat, import?ncia para o ambiente).

3) Organize os alunos em grupos de 4 pessoas.

4) Solicite-os que produzam um mapa conceitual, com base no v?deo e nas anota??es.

Mapas Conceituais s?o representa??es gr?ficas semelhantes a diagramas, que indicam rela??es entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes at? os menos inclusivos. S?o utilizados para auxiliar a ordena??o e a sequencia??o hierarquizada dos conte?dos de ensino, de forma a oferecer est?mulos adequados ao aluno.

Dispon?vel em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/defmapasconceituais.html. Acesso em: 11 maio 2013. 

5) Cada grupo dever? expor no quadro seu mapa conceitual.

6) Em seguida, solicite aos alunos que produzam, individualmente, um texto sobre os fungos, baseado no v?deo, nas anota??es e nos mapas conceituais.

7) Agende uma data para a entrega do texto para corre??o.

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M?DULO 2

Atividade 1: Experimento pr?tico - Fermenta??o biol?gica

Para o professor:

- A atividade poder? ser realizada no Laborat?rio de Biologia ou Ci?ncias, ou na sala de aula. 

1) Organize os seguintes materiais: bal?es, fermento biol?gico, a??car, farinha de trigo, tubos de ensaio, suporte para tubos de ensaio, colheres de ch?, etiquetas pequenas numeradas (1, 2, 3 e 4), ?gua morna e barbante.

- Os tubos de ensaio podem ser substitu?dos por garrafas pequenas (500 mL) de ?gua.

Tubo de ensaio

Dispon?vel em: http://www.casaamericana.com.br/produto/tubo-de-ensaio-med-15x150mm/1192/. Acesso em: 17 agosto 2013.

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Fermenta????o biol??gica

Dispon?vel em: http://pessoal.educacional.com.br/up/140002/4357194/t209.asp. Acesso em: 17 agosto 2013.

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2) Numere cada tubo de ensaio com as etiquetas pequenas.

3) Prepare o material impresso para ser entregue para cada aluno no dia da atividade.

1 -             OBJETIVO

Observar a evid?ncia da atua??o de leveduras sobre uma mistura de ?gua com a??car.

2 -             MATERIAL

Bal?es, fermento biol?gico, a??car, colher de ch? , tubos de ensaio, colher de ch?, ?gua morna, linha.

3 -             PROCEDIMENTOS

a) Grupos de at? 5 pessoas

b) Monte os seguintes sistemas, de acordo com as etiquetas:

Sistema 1 ? 5 mL de ?gua morna e 1 colher ch? de fermento.

Sistema 2 ? 5 mL de ?gua morna e 1 colher ch? de a??car.

Sistema 3 ? 5 mL de ?gua morna, 1 colher ch? de fermento e 1 colher ch? de a??car.

Sistema 4 ? 5 mL de ?gua morna, 1 colher ch? de fermento e 1 colher ch? de farinha de trigo.

c) Com um peda?o de linha amarre um bal?o em cada um dos tubos e deixe descansar por aproximadamente 20 minutos.

4 -         LEVANTANDO HIP?TESES

O que voc? espera que vai acontecer nos 4 sistemas?

O fermento sempre faz parte das receitas de p?es. Qual ser? a import?ncia de incluir esse ingrediente? O fermento atua sobre que ingredientes do p?o? Como se d? essa a??o?

  5 -            INTERPRETANTO OS RESULTADOS

a) Em qual(is) sistema(s) ocorre(ram) transforma??es nos materiais? 

b) Explique o que aconteceu.

4) Organize os alunos em grupos de at? 5 pessoas.

5) Organize a sala de aula ou laborat?rio de modo que todos os grupos possam fazer experimento pr?tico.

6) Entregue o material impresso para cada aluno e estimule-os a realizarem os experimentos e discutirem em grupo.

7) Ap?s a realiza??o da atividade, discuta como os alunos os resultados observados.

- Explique que o processo de fermenta??o biol?gica ? uma rea??o qu?mica na qual s?o utilizados organismos vivos, as leveduras. Discuta tamb?m a import?ncia desse processo para a fabrica??o de p?es leves e macios, diferentemente dos p?es fabricados no passado.

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Atividade 2: Pesquisa

Para o professor:

1) Utilize o laborat?rio de inform?tica da escola, ou solicite aos alunos que fa?am a pesquisa em bibliotecas, sites, livros.

2) Solicite-os que fa?am uma pesquisa sobre a diferen?a entre o processo de fermenta??o biol?gica e qu?mica.

3) Informe-os que a pesquisa dever? ser feita no caderno.

4) Agende com os alunos uma data para uma discuss?o baseada nas pesquisas realizadas por eles.

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Sugest?o de material para a pesquisa dos alunos:

Fermenta??o - Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fermentacao/fermentacao.php. Acesso em: 18 agosto 2013.

Fermenta??o: transforma??o da farinha em p?o - Dispon?vel em: http://penta.ufrgs.br/~julio/pao/afermen1.htm. Acesso em: 18 agosto 2013.

Fermenta??o - Dispon?vel em: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/fermentacao.html. Acesso em: 18 agosto 2013.

A fermenta??o - Dispon?vel em: http://penta.ufrgs.br/~julio/pao/aferment.htm. Acesso em: 18 agosto 2013.

Amabis, J. M.; Martho, G. R. Fundamentos da biologia moderna. 4? edi??o. S?o Paulo: Editora Moderna, 2002.

Recursos Complementares

Sugest?o de material para os alunos:

- O que s?o fungos? Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=a2OYT5hq8Jc. Acesso em: 18 agosto 2013.

- Reino fungi.  Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/biologia/reino-fungi-fungos-cogumelos/. Acesso em: 18 agosto 2013.

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Sugest?o de atividades para o professor:

- Atividade pr?tica: estudando os fungos: Dispon?vel em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/atividade-pratica-estudando-os-fungos.htm. Acesso em: 18 agosto 2013.

- Fungos. Dispon?vel em: http://www.dombosco.com.br/Curso/estudemais/biologia/algas_fungos.php. Acesso em: 18 agosto 2013.

Avaliação

A avalia??o poder? ser qualitativa, por meio da participa??o, interesse e organiza??o dos alunos, durante as atividades propostas. Em rela??o aos aspectos quantitativos, ser?o avaliados os mapas conceituais, os textos produzidos pelos alunos, o relat?rio do experimento pr?tico e a pesquisa. Na produ??o do mapa conceitual e produ??o de texto ser?o avaliados os seguintes crit?rios: conte?do e organiza??o das ideias. Em rela??o ao relat?rio do experimento pr?tico, o trabalho em grupo, a organiza??o do material e a participa??o durante a discuss?o ser?o aspectos avaliados.