Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Metodologia de resolu??o de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Tempo cronol?gico |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Tempo da dura??o |
Ampliar a percep??o sobre o significado do tempo presente, passado e futuro.
Discutir o aproveitamento do tempo pelas crian?as.
Analisar maneiras de aproveitar bem o tempo.
Estimular leitura e escrita.
Ampliar possibilidades de imagina??o, criatividade e estrat?gias para resolu??o de problemas.
Sugere-se que essas aulas sejam trabalhadas com alunos do quarto ano do ensino fundamental, que j? estejam alfabetizados.
1? Momento: Para introduzir o tema, convide os alunos para utilizarem seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno para acessarem o endere?o abaixo e assistirem ao v?deo: Viajantes da Hist?ria - Uma breve hist?ria do tempo. Dura??o: 23 minutos. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=1130. Acesso em 12 de agosto de 2013.
Caso a escola n?o conte com tal projeto, levar os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica para assistirem ao v?deo supracitado.
?
Fonte e Sinopse dispon?veis em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1130. Acesso em 12 de agosto de 2013.
Sinopse: Epis?dio da s?rie "Viajantes da Hist?ria", na qual um casal jovem ? capaz de voltar a qualquer ?poca da hist?ria, ajudando dois adolescentes a entenderem a origem e a evolu??o de certos costumes, fatos e fen?menos da sociedade contempor?nea.
2? Momento: Ap?s exibi??o do v?deo, explore o mesmo com os alunos por meio das seguintes perguntas:
1) Na sua percep??o, que novidades e curiosidades o v?deo apresentou?
2) Quais fatos da hist?ria mencionados no v?deo lhe despertaram maior interesse?
3) Como ? pra voc?s perceber que muita coisa que j? existiu no passado hoje n?o existe mais?
4) Que sentimentos e sensa??es voc? experimenta quando se depara com a constata??o de que o tempo passa e o mundo se transforma?
3? Momento: Dividir a turma em duplas para que produzam cartazes representando algumas mudan?as hist?ricas ocorridas ao longo do tempo e apontadas no v?deo. Expor os cartazes na sala.
Sugest?o ao professor: Professor, caso sinta necessidade de aprofundar no tema sobre o tempo com os alunos utilize o v?deo da TV Escola: Para entender ? o Tempo. Dura??o: 46 min. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=5179. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=5179. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Sinopse: A s?rie "Para Entender..." examina os conceitos cient?ficos fundamentais que cercam nosso cotidiano, por meio de anima??es, imagens microsc?picas e depoimentos de especialistas.
Faz tempo que fil?sofos, cientistas e pessoas comuns discutem o tempo, buscando sempre uma refer?ncia para entender o ritmo das coisas. Este programa da s?rie mostra que existem v?rios conceitos e no??es de tempo, e o trabalho sugerido pelo professor de F?sica prop?e a resolu??o de problemas relacionados a esses diversos conceitos.
1? Momento: Dando continuidade ? explora??o do tema, convide os alunos a assistirem ao v?deo: De Volta para o Futuro Desenho- Epis?dio 2 - A Fam?lia sai de f?rias. Dura??o 21minutos. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=u3SG1PenkQ4. Acesso em 10 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=u3SG1PenkQ4. Acesso em 12 de agosto de 2013.
2? Momento: Discutir o v?deo com os alunos, por meio das seguintes quest?es: Voc?s acham que ? poss?vel viajar no tempo? Se voc?s pudessem voc?s gostariam de viajar no tempo? Voc?s gostariam de ir para o passado ou para o futuro?
3? Momento: Propor aos alunos que fechem os olhos e imaginem entrando numa m?quina do tempo. Orient?-los a imaginar: o lugar em que est?o; com quem est?o; qual a sua idade; o que est?o fazendo; se est?o tristes, felizes, assustados, tranquilos, dentre outros.
4? Momento: Afixar na lousa tr?s fichas com as seguintes palavras: PRESENTE, PASSADO, FUTURO. Orientar aos alunos a abrirem os olhos e procurarem relatar o que viram quando eles fizeram a viagem no tempo. Ap?s a rodada de socializa??o da experi?ncia de cada um, os alunos dever?o produzir um cartaz com desenhos, ou gravuras da revista que represente a situa??o experimentada na viagem no tempo. Caso haja crian?as que n?o tenham conseguido se transportar no tempo, essas dever?o ser orientadas a desenhar o momento presente.
5? Momento: Escolher um lugar na sala para afixar os cartazes de acordo com as fichas anteriormente mencionadas (presente, passado e futuro) e deixar tais cartazes expostos ao longo das aulas sobre o tema.
Tarefa de casa: Os alunos dever?o conversar com seus familiares sobre viagem de f?rias da fam?lia no passado e sobre os planos da fam?lia para uma viagem de f?rias no futuro. Se poss?vel, pesquisar fotos da fam?lia para resgatar situa??es do passado. Ap?s esse momento, os alunos dever?o produzir um texto curto relatando as situa??es sobre as quais conversaram.
1? Momento: Propor a realiza??o de uma roda para dialogar sobre os textos produzidos na tarefa de casa. Garantir que todos os alunos socializem suas tarefas.
2? Momento: Escrever as seguintes frases na lousa:
1) De que forma consegui aproveitar meu tempo ontem?
2) Como tenho aproveitado meu tempo na atualidade?
3) Quais s?o meus planos para aproveitar o meu tempo amanh?, no futuro?
Ler em voz alta as tr?s quest?es e deixar livre para que as crian?as emitam suas opini?es. Esclarecer aos alunos que quando forem mencionar sobre ontem, hoje e amanh? n?o necessariamente estar?o se referindo ao momento exato, mas de uma forma mais ampliada.
2? Momento: Solicitar aos alunos que fa?am um quadro contendo todas as atividades que realizam na atualidade. Em seguida dever?o assinalar: atividades que sentem prazer em realizar; atividades que realizam por obriga??o; atividades que consideram que trazem contribui??o ? sua vida; atividades que, na percep??o deles, n?o contribuem.
Atividade que realizo/participo na atualidade |
Realizo/participo porque gosto |
Realizo/participo por obriga??o |
Realizo/participo porque contribui com a minha vida |
Realizo/participo, mas n?o considero que contribua com a minha vida |
1) |
? |
? |
? |
? |
2) |
? |
? |
? |
? |
3) |
? |
? |
? |
? |
4) |
? |
? |
? |
? |
5) |
? |
? |
? |
? |
6) |
? |
? |
? |
? |
7) |
? |
? |
? |
? |
8) |
? |
? |
? |
? |
9) |
? |
? |
? |
? |
10) |
? |
? |
? |
? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora
Depois do preenchimento do quadro os alunos dever?o analisar: quantas atividades realizam que s?o prazerosas; quantas realizam que n?o s?o prazerosas, dentre outras an?lises e reflex?es.
Propor a constru??o de outro quadro, com planos para o futuro. Nesse quadro orientar os alunos a fazerem uma previs?o de atividades que gostariam de realizar futuramente, por exemplo, no pr?ximo ano, e sugest?es de a??es para viabilizar a realiza??o das mesmas.
Exemplo:
Atividade que desejo realizar/participar futuramente |
Sugest?es de a??es para viabilizar a realiza??o das mesmas: |
1) |
? |
2) |
? |
3) |
? |
4) |
? |
5) |
? |
6) |
? |
7) |
? |
8) |
? |
9) |
? |
10) |
? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora
Ap?s a confec??o dos quadros, orientar os alunos a levarem os mesmos para casa, para socializar com as fam?lias e conversar sobre suas percep??es a respeito da administra??o de seu tempo.
1? Momento: Dividir o grupo em dois subgrupos para que assistam aos clipes das seguintes m?sicas:
Clipe 1: Turma da M?nica ? Uma aventura no tempo ? M?quina do tempo. Dura??o: 2min50seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Lsr6THv7ay8. Acesso em 12 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Lsr6THv7ay8. Acesso em 12 de agosto de 2013.
Disponibilizar a letra para os alunos acompanharem a m?sica.
Vamo embora, ta na hora
Vamo nessa, to com pressa
To sem tempo
J? to indo, tchau
Que bom seria, n?o ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal
Vamo embora, ta na hora
Vamo nessa, to com pressa
To sem tempo
J? to indo, tchau
Que bom seria, n?o ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal
Refr?o:
Eu preciso de uma m?quina do tempo
Pra chegar num s? momento onde eu devo estar
Com minha m?quina eu passo minha hora,
Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar
Vamo embora, ta na hora
Vamo nessa, to com pressa
To sem tempo
J? to indo, tchau
Que bom seria, n?o ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal
Vamo embora, ta na hora
Vamo nessa, to com pressa
To sem tempo
J? to indo tchau
Que bom seria, n?o ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal
O tempo do tempo ? o tempo que o tempo tem pra passar
E passa o tempo que passa e n?o para nem pra descansar
Passado, presente, futuro,
Segundo, minuto, hora,
Dia, m?s, ano, d?cada, s?culo, mil?nio
O tempo n?o para nenhuma vez
N?o para nenhuma vez
N?o para nenhuma vez
Eu preciso de uma m?quina do tempo
Pra chegar num s? momento onde devo estar
Com minha m?quina eu passo minha hora,
Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar
Eu preciso de uma m?quina do tempo
Pra chegar num s? momento onde devo estar
Com minha m?quina eu passo minha hora,
Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar
Eu preciso de uma m?quina do tempo
Eu preciso de uma m?quina do tempo
Eu preciso de uma m?quina do tempo
Eu preciso de uma m?quina do tempo
Eu preciso de uma m?quina do tempo
Letra dispon?vel em: http://letras.mus.br/turma-da-monica/964253/#selecoes/930406/. Acesso em 12 de agosto de 2013.
Clipe 2: Banda 9Volts. Uma aventura no tempo. Dura??o: 2min26seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_L14OWC8zmQ#at=13. Acesso em 12 de agosto de 2013.
Fonte:http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_L14OWC8zmQ#at=13. Acesso em 12 de agosto de 2013.
Disponibilizar a letra para os alunos acompanharem a m?sica.
Olhe o tempo, pegue o tempo,
vire o tempo, mude o tempo,
fa?a o tempo bom pra viver,
toda hora, todo o dia,
toda a vida, toda a hist?ria,
tem o tempo que
tem que ter[2 vezes]
A vida ? um rel?gio,
que faz um seguindo o
tempo do cora??o,
e a sua vida n?o para,
? vento, ? brisa ?s vezes um furac?o.[repete refr?o].
Olhe o tempo que vai, olhe o tempo
que vem,
a nossa aventura no tempo chegou.
Olhe o tempo que vai, olhe o tempo
que vem,
? nessa aventura no tempo ?
que eu vou![2 vezes]
Letra dispon?vel em: http://www.ouvirmusica.com.br/turma-da-monica/964253/#mais-acessadas/964253. Acesso em 12 de agosto de 2013.
2? Momento: Selecione alguns trechos das m?sicas, escreva em fichas e coloque dentro de uma caixa. Coloque o aparelho de CD para tocar as m?sicas trabalhadas e convide os alunos para se sentarem em c?rculo e brincarem de batata quente. A cada interrup??o da m?sica, os alunos dever?o abrir a caixa e tentar responder a quest?o: ?O que o compositor quis dizer nesse trecho da m?sica.....?
Sugest?es de trechos a serem trabalhados:
1)?Eu preciso de uma m?quina do tempo, pra chegar num s? momento onde devo estar, com minha m?quina eu passo minha hora, sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar.?
2)?Que bom seria, n?o ter essa correria e ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal!?
3) ?Olhe o tempo, pegue o tempo, vire o tempo, mude o tempo, fa?a o tempo bom pra viver?
3? Momento: Disponibilizar aos alunos n?o tecido branco e tinta guache para confeccionarem uma faixa que ser? disponibilizada no p?tio da escola com a seguinte frase:
FA?A O TEMPO BOM PRA VIVER!
?
4? Momento: Posteriormente os alunos dever?o produzir um cartaz para ser afixado ao lado da faixa com as orienta??es a outras crian?as para que deixem mensagens interessantes sobre como podemos fazer o tempo bom pra viver.
5? Momento: Incentive os alunos prepararem as duas m?sicas trabalhadas no decorrer das aulas para serem apresentadas em um dia no recreio. Convide o professor de m?sica da escola para auxili?-lo na prepara??o e ensaio dos alunos.
Sugest?o ao professor: Para ampliar sua aula, fa?a uma sess?o de cinema com as crian?as com direito a pipoca. Reserve um dia para assistir o filme completo da Turma da M?nica: Uma aventura no tempo. Tem dura??o de 1h20min13s. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=-ATiybIuQRQ. Acesso em 12 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=-ATiybIuQRQ. Acesso em 12 de agosto de 2013.
V?deo Youtube: Turma da Monica Maquina do Tempo de Novo. Dura??o: 7min11seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=mBR74jBl4vQ. Acesso em 12 de agosto de 2013.
Como trabalhar a no??o de tempo em Hist?ria. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/como-trabalhar-nocao-tempo-historia-611933.shtml. Acesso em 12 de agosto de 2013.
BERNARDELLI, Kellen Cristina Costa Alves. O Tempo em minha Vida ? UCA. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30452. Acesso em 12 de agosto de 2013.
MUNIZ, Luciana Soares. Tic Tac ? Parte 1 ? UCA. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33350. Acesso em 12 de agosto de 2013.
A avalia??o dever? se cont?nua e processual. Procure perceber se os alunos ampliaram sua percep??o sobre o tempo presente, passado e futuro. Observe a concentra??o, aten??o e interesse dos alunos no momento das discuss?es em rodas de conversa. Avalie a criatividade e envolvimento dos alunos na realiza??o das tarefas de casa e em sala. Identifique se os alunos conseguiram analisar sobre como tem utilizado seu tempo e a import?ncia de aproveitar bem o mesmo. Atribua uma nota ou conceito ?s produ??es escritas e participa??o ao longo das aulas, buscando avaliar a evolu??o da escrita e da leitura dos alunos. Por fim, produza um relat?rio final sobre suas percep??es sobre o envolvimento dos alunos e das fam?lias e utilize-o para aprimorar a abordagem do tema em outros momentos.