Portal do Professor

Início do Conteúdo

Retrato: Quem eu penso que você é

Autor e Co-autor(es)

Andréa Senra Coutinho imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Realizar um retrato do/a colega, observando suas características predominantes.
  • Fazer uma representação sem o rigor do realismo, realçando os traços estilizados e livres.
  • Fazer um desenho mais aproximado daquilo que se pensa, se imagina do/a modelo.
  • Montar um painel com os retratos da turma

Duração das atividades

01 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Termos: RETRATO E AUTO-RETRATO, DESENHO FIGURATIVO REALISTA E DESENHO ESTILIZADO

Estratégias e recursos da aula

  • Formar duplas de trabalho
  • Primeiro momento: Observação do/a colega, prestando atenção nas formas de seu rosto, em como arruma o cabelo, se usa acessórios como bonés, brincos, etc
  • Após a observação, tentar representar o/a modelo através de desenho utilizando canetas hidrocores variadas.
  • Acompanhar o grupo na realização da atividade, dando dicas e sugestões para os retratos. Sugerir que repitam a operação caso percebam que o resultado fugiu muito à proposta de capturar detalhes e características marcantes do/a modelo.
  • Ao terminar o(s) retrato(s) os/as alunos/as irão recortar e fixar numa cartolina de fundo preto (de preferência), realçando os traços do desenho realizado em papel branco.
  • Veja o resultado da atividade realizada com crianças de 6º ano (5ª série):

Sugestão: Ao concluírem os trabalhos fixando-os na cartolina, colocar em exposição na sala ou corredor. Pode-se utilizar o mesmo título da aula para exposição "Quem eu penso que você é ..."

Avaliação

A avaliação será feita a partir da percepção dos/as alunos/as, em relato oral, se de fato conseguiram capturar as características marcantes do/a modelo escolhido/a e se conseguiram representá-las através do desenho estilizado.