Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Seria interessante j? ter introduzido com os alunos o trabalho com o calend?rio. Este pode ser inserido nos momentos iniciais da aula, quando da discuss?o da rotina do dia, na roda de conversa.
Atividade 1- Contando sobre as f?rias ? A escrita de um texto coletivo.
1- Professor, essa aula tem como objetivo trabalhar atividades de retorno ?s aulas, logo depois das f?rias de julho, com o intuito de recepcionar os alunos nos primeiros dias de aula. S?o atividades que trazem descontra??o e intera??o entre alunos e professores, visando ? readapta??o ao ambiente escolar.
2- Para iniciar a conversa e instigar essa discuss?o, sugerimos que o professor converse em roda com os alunos sobre o que fizeram nas f?rias. Esse deve ser um momento onde o professor precisa ouvir todos os alunos e anotar tudo que eles disserem.
3- Ao terminar a conversa com os alunos, retome com eles tudo o que foi dito, atrav?s das anota??es feitas pelo professor. Diga que seria interessante contar para os outros colegas da escola e para os familiares, o que essa turma fez nas f?rias. Instigue os alunos com a seguinte quest?o:
- Nesse momento podem surgir sugest?es como: fazer um desenho, colocar fotos etc. Mas o objetivo da atividade ser? trabalhar a import?ncia da escrita como fun??o social. Sendo assim, proponha ao grupo, a escrita de um texto coletivo, que pode ser feito atrav?s das informa??es dos registros sobre a aventura das f?rias.
- Professor, voc? pode encontrar mais informa??es sobre como trabalhar a fun??o social da escrita no link: https://sites.google.com/site/ensinandoaescrever/o-que-significa-trabalhar-a-escrita-com-funcao-social-. Acesso em 10 de agosto de 2013.
- O professor ir? servir de escriba e em um cartaz, v? elaborando com os alunos escrita desse texto, que ter? um car?ter informativo. Pondere sobre o que e como escrever?amos um texto informativo, criando uma l?gica para a escrita, observando as caracter?sticas deste tipo de texto e instigando a tentativa de escrita das palavras, observando n?mero de letras, bem como quais s?o necess?rias para a escrita das palavras.
- Veja o exemplo da escrita do texto coletivo:
AS F?RIAS DA TURMA DO COELHO
A TURMA DO COELHO DIVERTIU MUITO NAS F?RIAS. MUITAS PESSOAS FORAM NA CASA DA VOV? E DO VOV?. ALGUMAS PESSOAS FORAM AO PRAIA CLUBE E AO SHOPPING. ALGUMAS PESSOAS COMEMORARAM ANIVERS?RIO, FORAM AO CIRCO, ANDARAM DE TRENZINHO NO PARQUE DO SABI?, FORAM NA CASA DA MADRINHA, NA CH?CARA E NO RECANTO DAS ?GUAS ANDAREM DE BARCO. ESSAS F?RIAS FORAM BEM LEGAIS.
TEXTO ELABORADO COLETIVAMENTE PELA TURMA DO COELHO.
Texto coletivo ? Turma: 1? per?odo ?B? 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Roda de conversa sobre as f?rias e escrita do texto coletivo ? Turma: 1? per?odo ?B? 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora.
?
Atividade 2?Pintura no Azulejo.
1- Ap?s explorar a constru??o do texto coletivo com os alunos, proponha um momento mais l?dico, de descontra??o. Leve os alunos para fora da sala de aula e fa?a uma pintura em azulejos, com a tem?tica ?Nossas F?rias 2013?, com o objetivo de ilustrar o texto coletivo.
Observa??o: Professor se na sua escola n?o possuir um espa?o para esse tipo de pintura, coloque papel pardo colado na parede, em um espa?o fora da sala de aula e proponha a pintura.
?
Pintura azulejo ? Turma: 1? per?odo ?B? 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora.
2- Registre esse momento com fotos e juntamente com o texto coletivo, organize posteriormente uma exposi??o na parede de fora da sala, para socializar as produ??es de seus alunos com os outros colegas e seus familiares.
Atividade 3 ? Quantos dias n?s ficamos de f?rias?
1- O professor j? deve ter trabalhado previamente o calend?rio com os alunos. Nesse momento, ? importante retomar a hist?ria do surgimento do calend?rio, como ele ? utilizado em nossas casas e como podemos consult?-lo.
- O surgimento do calend?rio se deu por meio da necessidade que os homens tinham de contar o tempo e controlar as suas atividades. O calend?rio foi uma forma de registrar por escrito os dias onde eram marcadas as datas das luas, do plantio e da colheita. Converse tamb?m com os alunos sobre a divis?o do calend?rio em doze meses, demonstre o nome dos meses e que dentro do m?s existem as semanas. Mostre tamb?m que em cada semana temos sete dias e que cada dia do m?s corresponde a um n?mero espec?fico.
- Na nossa escola utilizamos o calend?rio para marcar datas importantes como os dias de aula, de f?rias, dos anivers?rios, passeios etc. Sendo assim, antes de come?ar as f?rias de julho marcamos o ?ltimo dia de aula e o dia em que retornaremos a escola.
2- No retorno das f?rias pergunte aos alunos: como podemos saber quantos dias ficamos de f?rias? Anote suas hip?teses e confronte com eles quais s?o as possibilidades para a descoberta exata do n?mero de dias que ficamos de f?rias. Solicite aos alunos que observem o calend?rio e proponha que contem os dias que ficamos de f?rias.
Observa??o do Calend?rio ? Turma: 1? per?odo ?B? 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora.
3- Logo ap?s descobrir a quantidade exata de dias que ficamos de f?rias proponha que os alunos representem essa quantidade com material concreto (exemplo: palitos de picol?). Fa?a a tentativa de escrita do numeral que corresponde ? quantidade de dias, no nosso caso foram 16 dias.
?
Representa??o com material concreto e por escrito da quantidade de dias que os alunos ficaram de f?rias. Turma: 1? per?odo ?B? 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
MACHADO, Miriam Raquel Piazzi. Volta ?s aulas: as f?rias de cada um. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22018. Acesso em 10 de agosto de 2013.
LOPEZ, Mariane Patr?cia Madeira Lopes. Trabalhando produ??o de pequenos textos: ?Nas minhas f?rias eu...? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10443. Acesso em 10 de agosto de 2013.
Sugest?o de livro para trabalhar a tem?tica:
DELVAUX, Nancy. Camila e a Volta ?s aulas. Editora: Larousse J?nior.
A avalia??o ser? feita atrav?s da observa??o ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.
As observa??es podem ser anotadas em uma prancheta dispon?vel para o professor no momento da realiza??o das atividades, contendo espa?o para registros individuais de cada aluno.
Perguntas norteadoras para observa??o de cada aluno: