Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conversando sobre as f?rias.

Autor e Co-autor(es)

P?mela Faria Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es)
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Avan?ar no conhecimento da leitura e escrita atrav?s da tentativa de escrita de um texto coletivo sobre as f?rias.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas.
  • Trabalhar a ordena??o num?rica atrav?s do calend?rio.
  • Vivenciar momentos de intera??o e descontra??o juntamente com os demais alunos, por meio do l?dico (pintura).  

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria interessante j? ter introduzido com os alunos o trabalho com o calend?rio. Este pode ser inserido nos momentos iniciais da aula, quando da discuss?o da rotina do dia, na roda de conversa. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Contando sobre as f?rias ? A escrita de um texto coletivo.

1- Professor, essa aula tem como objetivo trabalhar atividades de retorno ?s aulas, logo depois das f?rias de julho, com o intuito de recepcionar os alunos nos primeiros dias de aula.  S?o atividades que trazem descontra??o e intera??o entre alunos e professores, visando ? readapta??o ao ambiente escolar.

2- Para iniciar a conversa e instigar essa discuss?o, sugerimos que o professor converse em roda com os alunos sobre o que fizeram nas f?rias. Esse deve ser um momento onde o professor precisa ouvir todos os alunos e anotar tudo que eles disserem. 

3- Ao terminar a conversa com os alunos, retome com eles tudo o que foi dito, atrav?s das anota??es feitas pelo professor. Diga que seria interessante contar para os outros colegas da escola e para os familiares, o que essa turma fez nas f?rias. Instigue os alunos com a seguinte quest?o:

  • Como podemos contar o que fizemos em nossas f?rias para outras pessoas?

- Nesse momento podem surgir sugest?es como: fazer um desenho, colocar fotos etc. Mas o objetivo da atividade ser? trabalhar a import?ncia da escrita como fun??o social. Sendo assim, proponha ao grupo, a escrita de um texto coletivo, que pode ser feito atrav?s das informa??es dos registros sobre a aventura das f?rias.

- Professor, voc? pode encontrar mais informa??es sobre como trabalhar a fun??o social da escrita no link: https://sites.google.com/site/ensinandoaescrever/o-que-significa-trabalhar-a-escrita-com-funcao-social-. Acesso em 10 de agosto de 2013.

- O professor ir? servir de escriba e em um cartaz, v? elaborando com os alunos escrita desse texto, que ter? um car?ter informativo. Pondere sobre o que e como escrever?amos um texto informativo, criando uma l?gica para a escrita, observando as caracter?sticas deste tipo de texto e instigando a tentativa de escrita das palavras, observando n?mero de letras, bem como quais s?o necess?rias para a escrita das palavras. 

- Veja o exemplo da escrita do texto coletivo:

AS F?RIAS DA TURMA DO COELHO

A TURMA DO COELHO DIVERTIU MUITO NAS F?RIAS. MUITAS PESSOAS FORAM NA CASA DA VOV? E DO VOV?. ALGUMAS PESSOAS FORAM AO PRAIA CLUBE E AO SHOPPING. ALGUMAS PESSOAS COMEMORARAM ANIVERS?RIO, FORAM AO CIRCO, ANDARAM DE TRENZINHO NO PARQUE DO SABI?, FORAM NA CASA DA MADRINHA, NA CH?CARA E NO RECANTO DAS ?GUAS ANDAREM DE BARCO. ESSAS F?RIAS FORAM BEM LEGAIS.

TEXTO ELABORADO COLETIVAMENTE PELA TURMA DO COELHO.

Texto coletivo ? Turma: 1? per?odo ?B? 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora. 

?

feriasferias

Roda de conversa sobre as f?rias e escrita do texto coletivo ? Turma: 1? per?odo ?B? 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora.

?

 Atividade 2?Pintura no Azulejo. 

1- Ap?s explorar a constru??o do texto coletivo com os alunos, proponha um momento mais l?dico, de descontra??o. Leve os alunos para fora da sala de aula e fa?a uma pintura em azulejos, com a tem?tica ?Nossas F?rias 2013?, com o objetivo de ilustrar o texto coletivo.

Observa??o: Professor se na sua escola n?o possuir um espa?o para esse tipo de pintura, coloque papel pardo colado na parede, em um espa?o fora da sala de aula e proponha a pintura.

?

feriasferias

Pintura azulejo ? Turma: 1? per?odo ?B? 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora. 

2- Registre esse momento com fotos e juntamente com o texto coletivo, organize posteriormente uma exposi??o na parede de fora da sala, para socializar as produ??es de seus alunos com os outros colegas e seus familiares.  

Atividade 3 ? Quantos dias n?s ficamos de f?rias? 

1- O professor j? deve ter trabalhado previamente o calend?rio com os alunos. Nesse momento, ? importante retomar a hist?ria do surgimento do calend?rio, como ele ? utilizado em nossas casas e como podemos consult?-lo.

- O surgimento do calend?rio se deu por meio da necessidade que os homens tinham de contar o tempo e controlar as suas atividades. O calend?rio foi uma forma de registrar por escrito os dias onde eram marcadas as datas das luas, do plantio e da colheita. Converse tamb?m com os alunos sobre a divis?o do calend?rio em doze meses, demonstre o nome dos meses e que dentro do m?s existem as semanas. Mostre tamb?m que em cada semana temos sete dias e que cada dia do m?s corresponde a um n?mero espec?fico.

- Na nossa escola utilizamos o calend?rio para marcar datas importantes como os dias de aula, de f?rias, dos anivers?rios, passeios etc. Sendo assim, antes de come?ar as f?rias de julho marcamos o ?ltimo dia de aula e o dia em que retornaremos a escola.

2- No retorno das f?rias pergunte aos alunos: como podemos saber quantos dias ficamos de f?rias? Anote suas hip?teses e confronte com eles quais s?o as possibilidades para a descoberta exata do n?mero de dias que ficamos de f?rias. Solicite aos alunos que observem o calend?rio e proponha que contem os dias que ficamos de f?rias.  

feriasferias

Observa??o do Calend?rio ? Turma: 1? per?odo ?B? 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora. 

3- Logo ap?s descobrir a quantidade exata de dias que ficamos de f?rias proponha que os alunos representem essa quantidade com material concreto (exemplo: palitos de picol?). Fa?a a tentativa de escrita do numeral que corresponde ? quantidade de dias, no nosso caso foram 16 dias. 

?

feriasferias

Representa??o com material concreto e por escrito da quantidade de dias que os alunos ficaram de f?rias. Turma: 1? per?odo ?B? 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora. 

Recursos Complementares

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

MACHADO, Miriam Raquel Piazzi. Volta ?s aulas: as f?rias de cada um. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22018. Acesso em 10 de agosto de 2013.

 LOPEZ, Mariane Patr?cia Madeira Lopes. Trabalhando produ??o de pequenos textos: ?Nas minhas f?rias eu...? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10443.  Acesso em 10 de agosto de 2013.

Sugest?o de livro para trabalhar a tem?tica:

DELVAUX, Nancy. Camila e a Volta ?s aulas. Editora: Larousse J?nior.  

Avaliação

A avalia??o ser? feita atrav?s da observa??o ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.

As observa??es podem ser anotadas em uma prancheta dispon?vel para o professor no momento da realiza??o das atividades, contendo espa?o para registros individuais de cada aluno. 

Perguntas norteadoras para observa??o de cada aluno:

  • Trouxe contribui??es no momento da roda sobre as f?rias?
  • Possui sequ?ncia l?gica de pensamento para contar o que fez sobre as f?rias?
  • Conseguiu avan?ar no conhecimento sobre a ordena??o num?rica, atrav?s da explora??o do calend?rio?
  • Conseguiu fazer a escrita do n?mero 16, na hora do registro e representar a quantidade atrav?s de material concreto?
  • Houve avan?o no processo de alfabetiza??o e letramento atrav?s da escrita do texto coletivo?