Eliana Dias e Lazu?ta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Educa??o Escolar Ind?gena | L?nguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
Estrat?gias e recursos:
?
O objetivo dessa atividade ? colocar os alunos em contato com o g?nero cartaz, sem, no entanto, dizer previamente sobre isso. Esse contato objetiva a um levantamento, por parte dos alunos, das regularidades do g?nero.
Professor, essa proposta para ser mais rica pode ser trabalhada ap?s o estudo do modo imperativo do verbo, porque os alunos conseguir?o melhor associar o conte?do verbal observando seu uso no g?nero cartaz. Por essa raz?o, os cartazes escolhidos nessa proposta foram selecionados conforme aparecimento do modo imperativo.
Essa atividade, 1, dever? ser realizada no laborat?rio de inform?tica da escola e os alunos n?o podem saber antecipadamente que lidar?o com cartazes. Todavia, caso n?o seja poss?vel utilizar o laborat?rio, adeque as sugest?es de atividades para o data show ou ainda para xeroc?pias.
Separados em grupos de at? quatro pessoas, os alunos ter?o de acessar exemplos de cartazes (conforme indica??o abaixo) e refletir sobre a amostra, pensando em:
|
?
Professor, para facilitar a visualiza??o dos cartazes sugestionados, crie previamente uma lista de e-mails dos alunos e envie os links pela lista.
?
Para cada cartaz, os alunos ter?o que preencher uma planilha de tabula??o de dados (feita em tabela, pelo Word, ou no pr?prio Excel), constando informa??o levantada acerca de cada ocorr?ncia.
?
Professor, a ideia ? que a cada texto exibido, os alunos consigam identificar as quest?es pontuadas acima para que ao final dessa primeira atividade, eles consigam encontrar as regularidades nesse conjunto de textos, definindo-as e associando-as ao g?nero cartaz.
O alvo desse momento ? ratificar a import?ncia do g?nero cartaz em nossa sociedade.
Professor, formalize com os alunos a necessidade de um estudo pr?vio quanto a(o):
?
1. Tema e possibilidades de atrair a aten??o do p?blico (criatividade para tratar o tema). 2. Imagem e cores que transmitem melhor a ideia. 3. Letras ? tamanhos, formatos, espessura e cor. 3.1) Estudo do espa?o necess?rio para escrever a frase. 3.2) Quais frases devem ficar em destaque. 4. Organiza??o dos elementos no espa?o: texto, imagem e cor. 5. Texto: curto, leg?vel e sugestivo. 6. Forma: geralmente retangular e vis?vel na vertical, com dimens?es grandes. |
Sugest?o de crit?rios avaliativos: 1. Organiza??o visual (est?tica); 2. Utiliza??o correta do modo verbal; 3. Uso do tema sorteado e adequa??o desse tema para o cartaz; 4. Criatividade; 5. Pontualidade na entrega; 6. Caso o trabalho seja feito em grupos, participa??o do aluno confirmada pelo restante do grupo. |
Para leitura do professor:
Artigos:
OLIVEIRA, F.P.L de.; COSTA, M. H. A. A multimodalidade presente no processo de produ??o de um cartaz. Dispon?vel em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3413. Acesso em: 17 ago. 2013.
MUSSE, A. B. Apologia ao uso e abuso de ?lcool entre universit?rios: uma an?lise de cartazes de propaganda de festas universit?rias. Dispon?vel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1806-69762008000100007&script=sci_arttext Acesso em: 17 ago. 2013.
Nessa proposta, os alunos ser?o avaliados formalmente em dois momentos: o primeiro deles ? na exibi??o e discuss?o do resultado da cataloga??o das regularidades encontradas nos cartazes analisados; o segundo momento ? por meio da produ??o de um cartaz tem?tico conforme as orienta??es pr?vias. O foco da avalia??o deve ser a constata??o de que os alunos foram capazes de compreender a fun??o do g?nero cartaz na sociedade e sua composi??o tem?tica, estil?stica e composicional.