Portal do Professor

Início do Conteúdo

O g?nero cartaz

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Educa??o Escolar Ind?gena L?nguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer o g?nero cartaz, sua composi??o e sua finalidade .
  • Identificar as regularidades do g?nero cartaz.
  • Ter ci?ncia sobre a import?ncia do g?nero cartaz em nossa sociedade.
  • Produzir cartazes tem?ticos para serem afixados na escola.

Duração das atividades

3 aulas de 100 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Modo imperativo do verbo.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias e recursos:

  • trabalho em grupo;
  • discuss?o oral e coletiva;
  • produ??o do g?nero cartaz;
  • constru??o coletiva de conceito;
  • laborat?rio de inform?tica com internet ou xeroc?pias;
  • data show;
  • material para produ??o de cartaz.

?

Aula 1

Atividade 1

O objetivo dessa atividade ? colocar os alunos em contato com o g?nero cartaz, sem, no entanto, dizer previamente sobre isso. Esse contato objetiva a um levantamento, por parte dos alunos, das regularidades do g?nero.

Professor, essa proposta para ser mais rica pode ser trabalhada ap?s o estudo do modo imperativo do verbo, porque os alunos conseguir?o melhor associar o conte?do verbal observando seu uso no g?nero cartaz. Por essa raz?o, os cartazes escolhidos nessa proposta foram selecionados conforme aparecimento do modo imperativo.

Essa atividade, 1,  dever? ser realizada no laborat?rio de inform?tica da escola e os alunos n?o podem saber antecipadamente que lidar?o com cartazes. Todavia, caso n?o seja poss?vel utilizar o laborat?rio, adeque as sugest?es de atividades para o data show ou ainda para xeroc?pias.

Separados em grupos de at? quatro pessoas, os alunos ter?o de acessar exemplos de cartazes (conforme indica??o abaixo) e refletir sobre a amostra, pensando em:

  • o lugar onde ocorrem os textos;
  • quem os produz (pensar em grupos sociais);
  • para quem os textos s?o produzidos;
  • quais s?o seus objetivos;
  • por que s?o produzidos;
  • a ocorr?ncia do tempo e modo do verbo;
  • a escolha lexical;
  • o layout.

?

Professor, para facilitar a visualiza??o dos cartazes sugestionados, crie previamente uma lista de e-mails dos alunos e envie os links pela lista. 

?

Para cada cartaz, os alunos ter?o que preencher uma planilha de tabula??o de dados (feita em tabela, pelo Word, ou no pr?prio Excel), constando informa??o levantada acerca de cada ocorr?ncia.

?

Professor, a ideia ? que a cada texto exibido, os alunos consigam identificar as quest?es pontuadas acima para que ao final dessa primeira atividade, eles consigam encontrar as regularidades nesse conjunto de textos, definindo-as e associando-as ao g?nero cartaz.

?
1)
?
2)
?
3)
?
4)
?
5) 
?
6)
?
7)
?
?
8)
?
9)
?
10)
?
11)
?
12)
?
13)
?
14)
?
15)
Cartaz
?
16)
?
?
17)
?
?
?

Atividade 2

Essa atividade tem como proposta a formaliza??o da constitui??o tem?tica, composicional e estil?stica do g?nero cartaz.
?
Momento de exibir ? turma, por meio do data show, as planilhas de cada grupo de alunos. Ap?s a exibi??o de todas as planilhas e discuss?o dos dados identificados, o professor, junto com os alunos, anotar? no quadro as configura??es de ordem  tem?tica, estil?stica e composicional dos textos da atividade anterior, elegendo o enquadramento desse texto a um dos g?neros que circulam socialmente: o cartaz.
?
?
Professor, para ter acesso a considera??es sobre o g?nero cartaz, acesse:
?
?
?
?
?
?
Para finalizar a identifica??o das regularidades do cartaz, o professor exibir? o Power Point elaborado pelo Grupo de Educa??o Visual da Escola EB 2/3 Fernando Pessoa, de Santa Maria da Feira, de Portugal.
3
?
?
Caso queira, outro Power Point bastante interessante ? o produzido por Ricardo Gouveia.
4
?
?
H? ainda o Power Point de Luiz Carvalho.
2
?
?
Professor, em todos esses Power Points, a apresenta??o vai al?m da fun??o do cartaz e de como se constitui. H? resenhas da hist?ria do cartaz assim como mostra de como os elementos multimodais s?o organizados conforme objetivo do texto.
?
Ap?s a exibi??o desses Power Points, pergunte aos alunos se eles entendem que devem voltar ? defini??o de cartaz constru?da coletivamente para alter?-la  e ou acrescent?-la. Provavelmente, ser? preciso voltar para fazer adequa??es.
?
?

Atividade 3

O alvo desse momento ? ratificar a import?ncia do g?nero cartaz em nossa sociedade.

Para que os alunos entendam a import?ncia do g?nero cartaz, o professor exibir? ? turma o edital de um concurso com premia??o em dinheiro, promovido pelo Governo Federal, para a produ??o de textos, dentre eles o cartaz, sobre a tem?tica ?A Educa??o na Preven??o ao Uso de Drogas?. A ideia ? que  os alunos compreendam a import?ncia de estudar o g?nero.
?
?
1

?

Atividade 4

A inten??o dessa atividade ? a produ??o de cartazes e sua circula??o social, com vistas ao cumprimento de sua fun??o comunicativa.
?
Depois de estudarem o Modo Imperativo do Verbo e o G?nero Cartaz, chegou o momento de produzirem textos a partir desse novo conhecimento. Para isso, os alunos, individualmente ou em grupos, dever?o produzir cartazes tem?ticos que ser?o afixados na escola, utilizando esse modo verbal. A  proposta ? trabalhar com os alunos as tem?ticas demandadas pela escola, que podem ser:
higiene;
uso do uniforme;
viol?ncia na escola;
incentivo ? leitura;
preserva??o do meio ambiente;
a import?ncia de sonhar dentre outras.
Os temas ser?o sorteados em sala e dever?o ser produzidos esbo?os dos cartazes para serem apreciados pelo professor antes de sua vers?o final. Os esbo?os dever?o ser discutidos pelo professor e alunos at? o aval para sua vers?o final. 
Ao t?rmino dos cartazes, ? imprescind?vel que o professor permita-lhes circula??o social para que cumpram sua fun??o comunicativa.
?
?

Professor, formalize com os alunos a necessidade de um estudo pr?vio quanto a(o):

?

1. Tema e possibilidades de atrair a aten??o do p?blico (criatividade para tratar o tema).

2. Imagem e cores que transmitem melhor a ideia.

3. Letras ? tamanhos, formatos, espessura e cor.

3.1) Estudo do espa?o necess?rio para escrever a frase.

3.2) Quais frases devem ficar em destaque.

4. Organiza??o dos elementos no espa?o: texto, imagem e cor.

5. Texto: curto, leg?vel e sugestivo.

6. Forma: geralmente retangular e vis?vel na vertical, com dimens?es grandes.

?
?
Professor, para cada cartaz impresso, os alunos poder?o produzir uma vers?o digital para ser socializada no site  ou blogue da escola. Para as vers?es digitais, algumas adapta??es podem ser feitas. O cartaz em vers?o digital dever? ser salvo na extens?o PDF para que n?o corra o risco de sofrer modifica??es. 
?
?

Sugest?o de crit?rios avaliativos:

1. Organiza??o visual (est?tica);

2. Utiliza??o correta do modo verbal;

3. Uso do tema sorteado e adequa??o desse tema para o cartaz;

4. Criatividade;

5. Pontualidade na entrega;

6. Caso o trabalho seja feito em grupos, participa??o do aluno confirmada pelo restante do grupo.

?
?
Professor, veja algumas produ??es do alunos do 8? A (Ana M?rian Souza, Patrick Fernandes, Ayla Brogio e D?bora Camargo, respectivamente) , da Escola de Educa??o B?sica da UFU, no 1? Trimestre de 2008, oriundas dessa sequ?ncia did?tica:
?
Tem?tica: Uso do uniforme
5
?
Tem?tica: Viol?ncia escolar
?
6
?
Tem?tica: A import?ncia de sonhar
?
7
?
Tem?tica: Preserva??o do meio ambiente
?
8

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Artigos:

OLIVEIRA, F.P.L de.; COSTA, M. H. A. A multimodalidade presente no processo de produ??o de um cartaz. Dispon?vel em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/3413. Acesso em: 17 ago. 2013.

MUSSE, A. B. Apologia ao uso e abuso de ?lcool entre universit?rios: uma an?lise de cartazes de propaganda de festas universit?rias. Dispon?vel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1806-69762008000100007&script=sci_arttext  Acesso em: 17 ago. 2013.

ALBERTINO, S. A imagem feminina nos cartazes da Pornochanchada e do Cinema Marginal. Dispon?vel em:http://www.asaeca.org/aactas/albertino__simone_-_ponencia.pdf  Acesso em: 17 ago. 2013.
?
Aulas do Portal do Professor:
?
O cartaz como suporte da comunica??o visual. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42347 Acesso em: 17 ago. 2013. 
?
Cole??o de Aulas - Como ler e produzir folhetos e cartazes informativos? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=733 Acesso em: 17 ago. 2013. 
?
?

Avaliação

Nessa proposta, os alunos ser?o avaliados formalmente em dois momentos: o primeiro deles ? na exibi??o e discuss?o do resultado da cataloga??o das regularidades encontradas nos cartazes analisados; o segundo momento ? por meio da produ??o de um cartaz tem?tico conforme as orienta??es pr?vias. O foco da avalia??o deve ser a constata??o de que os alunos foram capazes de compreender a fun??o do g?nero cartaz na sociedade e sua composi??o tem?tica, estil?stica e composicional.