Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espa?o e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educa??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Ampliar a percep??o sobre o significado de cidadania.
Analisar situa??es na comunidade em que os direitos dos cidad?os est?o sendo desrespeitados.
Identificar os deveres dos cidad?os na comunidade.
Discutir a??es que cada pessoa pode realizar na comunidade de forma colaborativa.
Estimular leitura e escrita.
A sociedade atual, cada vez mais, tem exigido das escolas um trabalho voltado para a forma??o humana e da cidadania. Nesse sentido, o professor tem um importante papel como agente social, mas somente poder? exercer o mesmo e colaborar com seus alunos para que se tornem conscientes das suas responsabilidades sociais se a a??o for conjunta, ou seja, envolver os alunos no processo de proposi??o e realiza??o de a??es. Assim, ? fundamental que o professor proporcione ao aluno a possibilidade de refletir, discutir, propor e agir sobre o fen?meno, pois, o processo de compartilhar conhecimentos e experi?ncias pr?ticas promove transforma??es significativas no sujeito. Exercer a cidadania implica em assumir a fun??o de agente social, que colabora para as mudan?as almejadas na sociedade. Dentro disso, as aulas aqui propostas pretendem provocar nos alunos questionamentos e reflex?es sobre a import?ncia de se tornarem cidad?os comprometidos com a constru??o de uma sociedade melhor.
Sugere-se que essas aulas sejam trabalhadas com alunos do quarto ano do ensino fundamental, que j? estejam alfabetizados e que tenham conhecimento b?sico sobre cidadania.
Para ampliar possibilidades de abordar o conte?do sobre cidadania com as crian?as acesse o endere?o abaixo e pesquise no Canal Kids - Cidadania. H? v?rias op??es de atividades e recursos.
Canal Kids Cidadania. Dispon?vel em:http://www.canalkids.com.br/cidadania/index.htm. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.canalkids.com.br/cidadania/index.htm. Acesso em 13 de agosto de 2013.
1? Momento: Para dar in?cio ? aula, diga aos alunos que todas as pessoas, adultos e crian?as, t?m direitos e deveres que devem ser respeitados, cumpridos. Esclarecer tamb?m que quando conhecemos nossos direitos e deveres, temos maior chance de lutar pelos mesmos.
2? Momento: Em seguida pergunte ao grupo se eles sabem o que devem fazer para exercerem sua cidadania e no que o tema est? relacionado com os direitos e deveres das pessoas. Ap?s uma rodada de respostas dadas pelos alunos, convide?os a assistirem o seguinte v?deo do Youtube: Cidadania para crian?as. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=d-1Soy6zATY. Dura??o 10min33seg. Acesso em 13 de agosto de 2013.
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=d-1Soy6zATY. Acesso em 13 de agosto de 2013.
3? Momento: Ap?s a exibi??o do v?deo, divida o grupo em duplas para que, com base no que assistiram, procurem elaborar algumas quest?es referentes ao tema cidadania que dever?o ser registradas e entregues ao professor.
4? Momento: Dobre as folhas com as quest?es, ou coloque-as em uma caixa para que sejam embaralhadas, sorteadas e entregues as duplas de alunos a fim de que respondam as quest?es elaboradas pelos colegas. Caber? ao professor, percorrer a sala procurando auxiliar os alunos a responderam tais quest?es. Oriente os alunos a montarem um painel de informa??es e reflex?es sobre cidadania para ser exposto na sala.
1? Momento: Explore com os alunos a import?ncia de se discutir o tema cidadania e solicite que utilizem seus notebooks do projeto Um Computador Por Aluno para acessarem o endere?o abaixo e conferirem o que artistas e pessoas na rua responderam quando perguntados a eles, o que ? cidadania pra voc??
Artistas e pessoas nas ruas falam o que pensam sobre cidadania. Dispon?vel em: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/07/artistas-e-pessoas-nas-ruas-falam-o-que-pensam-sobre-cidadania.html. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Fonte: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/07/artistas-e-pessoas-nas-ruas-falam-o-que-pensam-sobre-cidadania.html. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Fonte: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/07/artistas-e-pessoas-nas-ruas-falam-o-que-pensam-sobre-cidadania.html. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Fonte:http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/07/artistas-e-pessoas-nas-ruas-falam-o-que-pensam-sobre-cidadania.html. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Fonte: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/07/artistas-e-pessoas-nas-ruas-falam-o-que-pensam-sobre-cidadania.html. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Fonte: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/07/artistas-e-pessoas-nas-ruas-falam-o-que-pensam-sobre-cidadania.html. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2? Momento: Promover uma discuss?o sobre o que os alunos assistiram relacionando com movimentos sociais de luta e reivindica??o do povo para garantia de direitos a popula??o. Aproveitar as manifesta??es brasileiras atuais ocorridas em 2013 em diferentes regi?es do pa?s em que as pessoas foram ?s ruas para exigir mudan?as em diversos setores para que houvesse maior qualidade de vida ? popula??o.
3? Momento: Disponibilize as seguintes reportagens aos alunos para que em duplas escolham uma delas, fa?am a leitura dos textos e se posicionem criticamente sobre o que pensam a respeito do que foi retratado na reportagem lida.
1) Manifesta??es no Brasil: voz da cidadania. Dispon?vel em: http://www.aleteia.org/pt/politica/noticias/manifestacoes-no-brasil-voz-da-cidadania-2284001. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2) Manifesta??es no Brasil s?o por "mais direitos", afirma Dilma. Dispon?vel em:http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/07/1306161-manifestacoes-no-brasil-sao-por-mais-direitos-afirma-dilma.shtml. Acesso em 15 de agosto de 2013.
3) Manifesta??es no Brasil mostram que governos devem envolver jovens no debate pol?tico, diz enviado da ONU. Dispon?vel em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-07-23/manifestacoes-no-brasil-mostram-que-governos-devem-envolver-jovens-no-debate-politico-diz-enviado-da-. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Sugest?es ao professor: Caso sinta necessidade de aprofundar com a turma as quest?es referentes ?s manifesta??es atuais, uma vez que os alunos est?o presenciando os protestos em suas cidades ou pela m?dia, voc? poder? utilizar as informa??es contidas no endere?o abaixo.
Protestos no Brasil em 2013. Dispon?vel em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_no_Brasil_em_2013. Acesso em 15 de agosto de 2013.
1? Momento: Para dar continuidade ao trabalho, lance a seguinte pergunta para o grupo: O que voc?, exercendo seu papel de cidad?o cr?tico e respons?vel, poderia fazer para melhorar sua comunidade?
2? momento: Ap?s uma discuss?o inicial com o grupo, convide os alunos assistirem ao v?deo: AULA LA FORA - EPS. 12 - MINHA COMUNIDADE. Dura??o: 27min. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4966. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Sinopse: S?rie que trata de uma atividade muito comum nas escolas: a aula passeio. Cada epis?dio documenta uma sala de aula de uma escola da rede p?blica municipal de Santo Andr?, em S?o Paulo, e mostra as atividades desenvolvidas na prepara??o, realiza??o e comunica??o de pesquisas em campo realizadas pelas turmas.
EPIS?DIO 12 - MINHA COMUNIDADE: A professora Rosa faz um resgate do sentimento amoroso das crian?as pelo bairro da escola que, mesmo sendo pobre, mostra que tem muitas ?riquezas?. Em classe, as crian?as levantam pontos negativos e positivos do bairro. Depois, saem para a aula l? fora em busca de coisas que ainda n?o conhecem.
Fonte e sinopse dispon?veis em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4966. Acesso em 13 de agosto de 2013.
3? Momento: Ap?s a exibi??o do v?deo, pergunte aos alunos se a experi?ncia relatada no mesmo possibilitou a amplia??o de ideias sobre como podem fazer para melhorar sua comunidade.
4? Momento: Solicitar aos alunos que listem, em trios, a??es para serem realizadas com vistas a atender as necessidades da comunidade em que vivem.
1? Momento: Com base na lista elaborada pelos alunos, propor a realiza??o de uma Pesquisa, semelhante ? apresentada no v?deo, em que os alunos dever?o procurar conhecer melhor o bairro em que vivem e realizar entrevistas com diferentes pessoas residentes em tal bairro sobre o que consideram positivo e negativo em tal localidade. Pode ser que o bairro em que as crian?as residem coincide com o bairro onde est? localizada a escola, e nesse caso, sugere-se que o trabalho seja coordenado pelo professor, com a participa??o de todo o grupo na aula de campo. Por?m, caso as crian?as residam em diferentes bairros na cidade, a proposta ? que em sala sejam levantadas as quest?es para a entrevista, que ser? realizada pelo aluno acompanhado de sua fam?lia. Nessa perspectiva, a fam?lia dever? ser orientada sobre como conduzir tal atividade. Sugere-se ainda que o professor escreva uma carta de apresenta??o para que a crian?a disponibilize aos entrevistados garantindo a seriedade do trabalho.
Sugest?o de reda??o da carta:
Uberl?ndia 13 de agosto de 2013.
Prezado/a entrevistado/a,
A Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia tem o prazer de lhe apresentar o/a aluno/a____________________, regularmente matriculado/a em tal institui??o de ensino, para a realiza??o de uma entrevista que compor? uma pesquisa maior sobre as necessidades da comunidade em que vivem.
Solicitamos sua colabora??o no sentido de participar de tal entrevista e auxiliar na percep??o do aluno sobre a import?ncia de se conscientizar sobre o seu papel como agente social capaz de transformar sua comunidade.
Agradecemos, pela aten??o dispensada e colocamo-nos ? disposi??o para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,
Profa. Liliane dos Guimar?es Alvim Nunes
2? Momento: Orientar os alunos para que, no momento em que estiverem percorrendo o bairro, aproveitem para observar situa??es e cenas que revelem as necessidades do bairro. Se poss?vel, os alunos dever?o fotografar tais imagens, as quais ser?o utilizadas no fechamento do trabalho.
3? Momento: De volta ? escola, os alunos dever?o apresentar as entrevistas que realizaram com alguns representantes ou moradores do bairro e as imagens registradas durante a pesquisa com o objetivo de ilustrar suas percep??es sobre o local.
4? Momento: Ap?s a apresenta??o de todos os trabalhos, cada aluno dever? escrever uma carta direcionada ao prefeito da cidade relatando suas percep??es sobre seu bairro, as a??es que pretende realizar e que est?o ao seu alcance para auxiliar na realiza??o de melhorias na comunidade em que vive. Na carta dever? constar tamb?m solicita??es aos governantes para mudan?as que s?o da responsabilidade do poder p?blico implementar.
Cidadania de A a Z. Dispon?vel em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=cidadaniadeaaz. Acesso em 13 de agosto de 2013.
ARA?JO, U. F. A constru??o da cidadania e de rela??es democr?ticas no cotidiano escolar. Dispon?vel em: http://www.redhbrasil.net/documentos/bilbioteca_on_line/modulo4/mod_4_ulisses.pdf. Acesso em 13 de agosto de 2013.
Outros Recursos da TV Escola
AUL? LA FORA - EPS. 02 - ARTE NA COMUNIDADE. Dura??o 27 min. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4954. Acesso em 13 de agosto de 2013.
CAMINHOS DA ESCOLA - EPS. 15 - ESCOLA E COMUNIDADE. Dura??o 50 min. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2143. Acesso em 13 de agosto de 2013.
CAMINHOS DA ESCOLA - EPS. 32 - EDUCA??O PARA A CIDADANIA. Dura??o 50 min. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=3835. Acesso em 13 de agosto de 2013.
A avalia??o ser? processual e cont?nua. Observe durante as rodas de conversa e atividades produzidas se os alunos conseguiram ampliar a sua percep??o sobre o significado de cidadania. Analise a evolu??o da leitura e escrita no decorrer das atividades produzidas. Procure identificar se, ao realizar a pesquisa em seu bairro, as crian?as apresentaram a??es coerentes e colaborativas para serem realizadas na comunidade em que vivem. Por fim, atribua um conceito pelo envolvimento e participa??o dos alunos no decorrer de todas as aulas.