Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
?
Atividade 1: Apresenta??o do tema
Para o professor:
1) Projete para os alunos, com aux?lio de um aparelho data show, a imagem de uma ave. Caso n?o possua o equipamento, produza um cartaz com a imagem de uma ave.
Suget?es de imagens:
Dispon?vel em: http://programaterritorioanimal.com/2011/05/30/projeto-de-conscientizacao-preserva-ave-que-so-e-encontrada-na-bahia/. Acesso em: 18 agosto 2013.
?
Dispon?vel em: http://papeis.blogs.sapo.pt/tag/ave. Acesso em: 18 agosto 2013.
?
2) Com base na imagem, apresente as quest?es seguintes aos alunos:
?
Atividade 2: Desenvolvimento do tema
Para o professor:
1) Reproduza os v?deos, abaixo, em sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica.
- As aves, parte 1. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=uWAukyqpHzQ. Acesso em: 18 agosto 2013.
- As aves, parte 2. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=OnYYoUMIBdk. Acesso em: 18 agosto 2013.
- As aves, parte 3. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=RDh39BHvMxU. Acesso em: 18 agosto 2013.
?
2) Solicite aos alunos que registrem no caderno os aspectos evolutivos e ecol?gicos desses animais, alimentos, t?cnicas de forrageio, diferen?as comportamentais.
3) Organize os alunos em grupos de at? 5 pessoas e pe?a a eles que criem um programa de televis?o sobre as aves.
4) Forne?a materiais como cartolinas, pap?is, canetinhas, imagens de aves, cola e tesoura para a montagem do cen?rio.
Observa??o: Entre em contato com o professor de Teatro para auxili?-lo na atividade.
5) Combine com os alunos as datas para prepara??o da atividade e a apresenta??o.
?
Atividade 1: Excurs?o ao campo
Para o professor:
1) Organize uma sa?da para campo. Pode ser uma ida ao zool?gico, ? pra?a, parque ou at? mesmo pela escola.
2) Prepare um ficha para os alunos registrarem as observa??es. Cada aluno dever? ter uma ficha para registro.
Sugest?o de ficha para anota??o:
Caracter?sticas das aves (cor, tamanho, entre outras) | Formato do bico | Formato dos p?s | Descri??o do comportamento | Desenho ou esquema |
? | ? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? | ? |
3) Separe os materiais: bin?culos, m?quinas fotogr?ficas e gravadores. Pe?a aos alunos que t?m o material para levarem-no no dia da atividade.
Dispon?vel em: http://www.canadaaudioevideo.com.br/binoculo-nikon-10x50-trailblazer-atb-8221-p1564/. Acesso em: 18 agosto 2013.
?
4) Disponibilize uma prancheta para cada aluno.
5) Informe aos alunos a import?ncia do sil?ncio para a observa??o das aves.
6) Durante a excurs?o, os alunos dever?o registrar as observa??es na ficha. Caso algum aluno saiba o nome de uma das aves observadas, dever? anotar.
?
Atividade 2: Organiza??o dos registros
Para o professor:
1) Em sala de aula, solicite aos alunos que contem o que observaram.
2) A partir dessas informa??es, organize os alunos da seguinte forma:
3) Disponibilize guias de observa??o para os alunos utilizarem na identifica??o das aves.
- Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. Autor: Johan Dalgas Frisch. 3? edi??o. Editora Dalgas Ecoltec, 2005.
- Guia de Campo: Aves do Brasil ? Pantanal & Cerrado. Autores: John A. Gwynne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel. Editora: Horizonte, 2009.
- WikiAves. Dispon?vel em: http://www.wikiaves.com.br/. Acesso em: 18 agosto 2013.Pro
Professor, se poss?vel, convide um profissional que trabalha com aves (ornit?logo) para auxiliar os alunos.
4) No final, junto com os alunos, organize uma listagem e fichamento das aves observadas.
5) Organize uma mostra cient?fica para exposi??o do trabalho. Combine com a diretora o dia e o melhor local para a exposi??o dos trabalhos.
Sugest?o de material de apoio para os alunos e professor durante a identifica??o das aves:
- Sigrist, T. Iconografia das aves do bioma Cerrado. Editora Avis Brasilis, 2010.
- Aves. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/biologia/aves/. Acesso em: 18 agosto 2013.
- Aves: ?nicos animais viventes que tem penas. Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/aves-unicos-animais-viventes-que-tem-penas.htm. Acesso em: 18 agosto 2013.
O avalia??o ser? processual, ao longo de todos os m?dulos. A participa??o, o interesse e o comportamento dos alunos durante as atividades ser?o avaliados qualitativamente. Tamb?m poder?o ser avaliados aspectos quantitativos, por meio da encena??o do document?rio, produ??o das fichas de observa??o e mostra cient?fica. Na encena??o do document?rio e na mostra cient?fica, ser?o avaliados crit?rios como: organiza??o do material, criatividade e comunica??o.