Portal do Professor

Início do Conteúdo

As aves e suas adapta??es

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Fonseca Gon?alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar as caracter?sticas das aves.
  • Compreender as adapta??es das aves.
  • Relacionar as caracter?sticas de algumas aves com os h?bitos e/ou modo de alimenta??o.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conceito de adapta??o.

Estratégias e recursos da aula

  • Questionamentos.
  • V?deos.
  • Encena??o de um document?rio.
  • Excurs?o ao campo.
  • Observa??o.
  • Produ??o de lista e fichamento.
  • Mostra cient?fica.

?

M?DULO 1

Atividade 1: Apresenta??o do tema

Para o professor:

1) Projete para os alunos, com aux?lio de um aparelho data show, a imagem de uma ave.  Caso n?o possua o equipamento, produza um cartaz com a imagem de uma ave.

Suget?es de imagens:

Ave

Dispon?vel em: http://programaterritorioanimal.com/2011/05/30/projeto-de-conscientizacao-preserva-ave-que-so-e-encontrada-na-bahia/. Acesso em: 18 agosto 2013.

?

Ave 2

Dispon?vel em: http://papeis.blogs.sapo.pt/tag/ave. Acesso em: 18 agosto 2013.

?

2) Com base na imagem, apresente as quest?es seguintes aos alunos:

  • Voc?s j? viram algum animal parecido com esse?
  • Quais caracter?sticas que esses animais apresentam?

?

Atividade 2: Desenvolvimento do tema

Para o professor:

1) Reproduza os v?deos, abaixo, em sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica.

- As aves, parte 1. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=uWAukyqpHzQ. Acesso em: 18 agosto 2013.

- As aves, parte 2. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=OnYYoUMIBdk. Acesso em: 18 agosto 2013.

- As aves, parte 3. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=RDh39BHvMxU. Acesso em: 18 agosto 2013.

?

2) Solicite aos alunos que registrem no caderno os aspectos evolutivos e ecol?gicos desses animais, alimentos, t?cnicas de forrageio, diferen?as comportamentais.

3) Organize os alunos em grupos de at? 5 pessoas e pe?a a eles que criem um programa de televis?o sobre as aves. 

4) Forne?a materiais como cartolinas, pap?is, canetinhas, imagens de aves, cola e tesoura para a montagem do cen?rio.

Observa??o:  Entre em contato com o professor de Teatro para auxili?-lo na atividade.

5) Combine com os alunos as datas para prepara??o da atividade e a apresenta??o.

?

M?DULO 2

Atividade 1: Excurs?o ao campo

Para o professor: 

1) Organize uma sa?da para campo. Pode ser uma ida ao zool?gico, ? pra?a, parque ou at? mesmo pela escola.

2) Prepare um ficha para os alunos registrarem as observa??es. Cada aluno dever? ter uma ficha para registro.

Sugest?o de ficha para anota??o:

Caracter?sticas das aves (cor, tamanho, entre outras) Formato do bico Formato dos p?s Descri??o do comportamento Desenho       ou esquema
? ? ? ? ?
? ? ? ? ?

3) Separe os materiais: bin?culos, m?quinas fotogr?ficas e gravadores. Pe?a aos alunos que t?m o material para levarem-no no dia da atividade.

Bin??culo

Dispon?vel em: http://www.canadaaudioevideo.com.br/binoculo-nikon-10x50-trailblazer-atb-8221-p1564/. Acesso em: 18 agosto 2013.

?

4) Disponibilize uma prancheta para cada aluno.

5) Informe aos alunos a import?ncia do sil?ncio para a observa??o das aves.

6) Durante a excurs?o, os alunos dever?o registrar as observa??es na ficha. Caso algum aluno saiba o nome de uma das aves observadas, dever? anotar.

?

Atividade 2: Organiza??o dos registros

Para o professor:

1) Em sala de aula, solicite aos alunos que contem o que observaram.

2) A partir dessas informa??es, organize os alunos da seguinte forma:

  • alunos que observaram a mesma ave devem conversar entre si e organizar uma ficha mais ampla;
  • alunos que t?m facilidade em desenhar para auxiliar os outros colegas;
  • alunos que registraram imagens semelhantes, para analis?-las detalhadamente e fazer a descri??o da ave.

3) Disponibilize guias de observa??o para os alunos utilizarem na identifica??o das aves. 

Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. Autor: Johan Dalgas Frisch. 3? edi??o. Editora Dalgas Ecoltec, 2005.

Guia de Campo: Aves do Brasil ? Pantanal & Cerrado. Autores: John A. Gwynne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel. Editora: Horizonte, 2009.

- WikiAves. Dispon?vel em: http://www.wikiaves.com.br/. Acesso em: 18 agosto 2013.Pro

Professor, se poss?vel, convide um profissional que trabalha com aves (ornit?logo) para auxiliar os alunos.

4) No final, junto com os alunos, organize uma listagem e fichamento das aves observadas.

5) Organize uma mostra cient?fica para exposi??o do trabalho. Combine com a diretora o dia e o melhor local para a exposi??o dos trabalhos.

Recursos Complementares

Sugest?o de material de apoio para os alunos e professor durante a identifica??o das aves:

- Sigrist, T. Iconografia das aves do bioma Cerrado. Editora Avis Brasilis, 2010.

- Aves. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/biologia/aves/. Acesso em: 18 agosto 2013.

- Aves: ?nicos animais viventes que tem penas. Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/aves-unicos-animais-viventes-que-tem-penas.htm. Acesso em: 18 agosto 2013.

Avaliação

O avalia??o ser? processual, ao longo de todos os m?dulos. A participa??o, o interesse e o comportamento dos alunos durante as atividades ser?o avaliados qualitativamente. Tamb?m poder?o ser avaliados aspectos quantitativos, por meio da encena??o do document?rio, produ??o das fichas de observa??o e mostra cient?fica. Na encena??o do document?rio e na mostra cient?fica, ser?o avaliados crit?rios como: organiza??o do material, criatividade e comunica??o.