Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica
Atividade 1- Ouvindo a hist?ria: ?Eu n?o gosto disso!?
1- Para introduzir o tema e agu?ar a curiosidade dos alunos, fa?a uma roda de conversa e inicie a aula contando a hist?ria: ?Eu n?o gosto disso!? da autora Shirley Souza, publicado pela Editora Escala Educacional, no ano de 2010. Nesta hist?ria Tite, o personagem principal, s? gosta de comer bolacha recheada, arroz com batata frita e salsicha com catchup e nunca de disp?e a experimentar alimentos diferentes. At? que participou de uma atividade escolar que envolvia, desde o plantio dos alimentos at? a prepara??o na cozinha da escola, quando percebeu que havia outras coisas que ele gostava, mas n?o conhecia e nunca tinha experimentado.
Fonte: Imagem retirada do site: http://www.escala.com.br/revista/EDU-NGDISSOb.gif . Acesso em 18 de agosto de 2013.
?
2- Ap?s a leitura, fa?a a interpreta??o do livro com os alunos. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
3- Depois proponha que os alunos desenhem, em uma folha, o que eles mais gostam de comer e, em outra folha, o que n?o gostam de comer.
Atividade 2- Conhecendo os alimentos com o Sr. Banana.
1- No segundo momento leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica para assistir ao v?deo: ?Conhecendo os alimentos com o Sr. Banana.? Dura??o: 6min56seg.http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Dispon?vel no site
Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8. Acesso em 15 de agosto de 2013.
?
2- Esse v?deo, no primeiro momento, trata de forma clara e simples sobre a import?ncia de cada alimento para o bom funcionamento do organismo e o processo de digest?o. No segundo momento traz a constru??o da pir?mide alimentar e, por fim, no terceiro momento d? dicas de procedimentos para a higieniza??o pessoal e dos alimentos a fim de evitar doen?as. Sendo assim, ? importante que o professor explore essas tr?s tem?ticas com os alunos.
Em uma roda de conversa, questione para os alunos:
Observa??o: retome os desenhos elaborados na atividade um e, a partir deles, converse sobre o que eles mais gostam de comer, o que n?o gostam e discuta a import?ncia de comer um pouco de cada alimento para obter uma vida saud?vel.
Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8. Acesso em 15 de agosto de 2013.
3- Depois explore a constru??o da pir?mide alimentar, explique que ? uma forma gr?fica de divis?o dos alimentos para demonstrar a quantidade exata para uma alimenta??o balanceada. Converse sobre cada divis?o:
Os grupos da Pir?mide Alimentar s?o: Grupo dos alimentos energ?ticos formado por: - Carboidratos - esses alimentos, ricos em carboidratos, s?o a principal fonte de energia para o nosso corpo. Por isso os carboidratos devem ser consumidos em v?rias refei??es. Exemplos de alimentos ricos em carboidratos: cereais, p?es, arroz, macarr?o, batata, mandioquinha. - Gorduras - ? necess?rio consumir uma pequena quantidade de gordura, porque as gorduras tamb?m fornecem energia para o crescimento e ajudam na forma??o de horm?nios. As gorduras s?o alimentos muito cal?ricos, por isso n?o devem ser consumida em excesso, porque podem causar obesidade. Exemplos de gorduras: margarina, manteiga, ?leos, a??car, chocolate. Grupo dos alimentos reguladores formado por: - Vegetais - os vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais muito importantes para a sa?de e bom crescimento do nosso corpo. Os vegetais devem ser consumidos nas principais refei??es. Exemplos de vegetais: alface, cenoura, pepino, br?colis. - Frutas - as frutas tamb?m fornecem fibras, vitaminas e minerais para o nosso corpo. Devemos consumir diversas frutas para absorvermos todas as vitaminas que nosso corpo precisa. As frutas s?o boas op??es para lanches, sobremesas e sucos. Exemplos de frutas: ma?a, laranja, uva, morango, melancia. Grupo dos alimentos construtores formado por: - Latic?nios - os latic?nios s?o respons?veis pelo crescimento e boa forma??o dos ossos. Exemplos de latic?nios: leite, queijo e iogurte. - Carnes, ovos e feij?es - este grupo ? a maior fonte de prote?na na nossa alimenta??o. Estas prote?nas s?o muito importantes, porque ajudam no crescimento do nosso corpo. As carnes, ovos e feij?es devem ser consumidos nas refei??es principais, como almo?o e jantar. |
Fonte: Informa??es retiradas do site: http://www.smartkids.com.br/especiais/nutricao-piramide-alimentar.html. Acesso em 17 de agosto de 2013.
4- Com os desenhos em m?os pe?a que cada crian?a identifique em qual local da divis?o da pir?mide os seus desenhos se encaixam.
5- Por ?ltimo converse sobre a higieniza??o pessoal e dos alimentos para evitar doen?as. Para isso traga duas cartolinas em branco para que, junto com os alunos, voc? fa?a a escrita em um cartaz de como higienizar os alimentos e, no outro, como podemos fazer a higieniza??o pessoal.
Observa??es: O professor ir? servir de escriba e em um cartaz v? elaborando com os alunos, a escrita desses t?picos, que ter? um car?ter informativo. Pondere sobre o que e como escrever?amos esses t?picos, criando uma l?gica para a escrita, observando as caracter?sticas deste tipo de texto, instigando a tentativa de escrita das palavras, observando n?mero de letras, bem como quais s?o necess?rias para a escrita das palavras.
Atividade 3 ? Construindo a Pir?mide Alimentar
1- Logo depois de explorar bastante o v?deo traga, para os alunos, a estrutura de uma pir?mide alimentar e figuras dos alimentos a ser colorida por eles, para que eles possam construir uma pir?mide. Nesse momento ? importante trabalhar com classifica??o, diferencia??o, identifica??o, agrupamento e contagem dos alimentos.
Sugerimos trabalhar com a seguinte estrutura:
Estrutura pir?mide alimentar. ? Turma: 1? per?odo ?B? 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
2- Traga a estrutura pronta, que pode ser feita com papel cart?o preto e fita crepe. Nomeie cada divis?o com os alunos.
Nomeando as divis?es da pir?mide alimentar com os alunos. ? Turma: 1? per?odo ?B? 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora.
3- Traga as imagens dos alimentos para ser colorida pelos alunos. Voc? pode encontrar essas imagens digitando no campo de pesquisa de imagens do Google: ?Imagens de alimentos para colorir?.
Colorindo as imagens da pir?mide alimentar ? Turma: 1? per?odo ?B? 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.
4- Cada aluno dever? colocar na divis?o certa da pir?mide a sua imagem. Nesse momento explore a classifica??o, diferencia??o, identifica??o, agrupamento e contagem dos alimentos. Estaremos assim, concluindo a constru??o da pir?mide alimentar.
Construindo a pir?mide alimentar ? Turma: 1? per?odo ?B? 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora.
5- Para finalizar o trabalho, fa?a uma exposi??o fora da sala de aula, com os desenhos, os cartazes, fotos e a pir?mide alimentar confeccionada pelos alunos para que os pais e outros alunos da escola possam apreciar o trabalho realizado.
Sugest?es de links para professores:
Blog: Meu pratinho saud?vel. Dispon?vel em: http://nutri-ale.blogspot.com.br/2011/07/piramide-infantil.html. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
SILVA, Mariane ?llen da. Pir?mide alimentar: ? preciso ter uma alimenta??o saud?vel. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23683. Acesso de 17 de agosto de 2013.
A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observa??es feitas durante todas as atividades e o envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ser anotadas em uma prancheta dispon?vel com o professor, no momento da realiza??o das atividades, com observa??es individuas de cada aluno e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas:
- Trouxeram questionamentos, indaga??es e contribui??es para as rodas de conversa na interpreta??o do livro ?Eu n?o gosto disso? e do v?deo ?Conhecendo os alimentos do Sr. Banana??
- Ampliaram o seu conhecimento sobre alimenta??o saud?vel?
- Conseguiram classificar, diferenciar, identificar, agrupar e contar os alimentos, na constru??o da pir?mide alimentar?