Anns Fl?via Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
O aluno poder? aprender como as negocia??es entre os pa?ses mais poderosos do mundo, ao vencerem a Segunda Guerra Mundial, estabeleceram uma divis?o acordada entre eles de tal forma que criaram zonas de influ?ncia entre os diversos pa?ses, produzindo uma linha divis?ria marcada por ideologias, la?os econ?micos, influ?ncia cultural, produ??o b?lica, e o chamado equil?brio do terror entre as duas pot?ncias vencedoras da guerra: EUA e URSS. Poder?o aprender, tamb?m, os tra?os fundamentais desta disputa que geraria, durante cerca de quarenta anos, diss?dios, rusgas, debates e enfrentamentos militares em v?rias regi?es do globo.
? necess?rio que os alunos saibam as raz?es e o desenvolvimento e t?rmino da Segunda Guerra Mundial, assim como as alian?as que foram forjadas durante o conflito e quais suas bases. O aluno deve saber tamb?m sobre as bases do capitalismo e do socialismo (tra?os pol?ticos, econ?micos, culturais e b?licos) e suas diferen?as fundamentais.
DESENVOLVIMENTO
1?. AULA
?
INTRODU??O
O professor dever? iniciar a aula com uma breve introdu??o sobre a Segunda Guerra Mundial, de forma a recuperar conte?dos j? estudados pelos alunos. Dever? ressaltar os aspectos pol?ticos e ideol?gicos desse conflito, a fim de clarear e indicar o caminho que ser? percorrido no decorrer do estudo do tema. O professor dever? mostrar imagens do conflito que recuperem a mem?ria dos alunos para facilitar a introdu??o do tema. Por fim, o professor dever? tra?ar as linhas b?sicas do que se entende por ideologia e o seu papel nas rela??es humanas.
Imagem 1
?
Tanques alem?es avan?am no deserto, na campanha militar no Norte da ?frica.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/segundaguerra2.jpg
?
Imagem 2
Paraquedistas aliados durante opera??o militar na Segunda Guerra Mundial.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/segundaguerra8.jpg
?
Imagem 3
Desembarque aliado na Normandia, Fran?a, 6 de junho de 1944.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/segundaguerra4.jpg
Imagem 4
Bomba at?mica explodindo sobre a cidade japonesa de Nagasaki, em 1945.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/segundaguerra5.jpg
?
Ap?s a introdu??o do professor, em um primeiro momento, todos os alunos, individualmente, ir?o debru?ar-se sobre a tem?tica em geral. ? importante que os alunos contextualizem o per?odo, apreendendo-o de diferentes maneiras e considerando tanto discursos imag?ticos ? como fotografias ? quanto textuais, de forma a recuperar os conte?dos j? estudados. Ap?s a consulta em sites sobre o tema, o professor dever? reunir a turma e dar in?cio ? discuss?o entre todos os alunos, de forma a uniformizar o conte?do entre os alunos.
Para tanto, a sugest?o de sites para consulta do tema segue abaixo:
?
- http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/
- http://www.infoescola.com/historia/segunda-guerra-mundial/
- http://www.brasilescola.com/historiag/segunda-guerra-mundial.htm
?
2?. AULA
Ap?s a pesquisa e a discuss?o da aula anterior, o professor agrupar? os alunos em sete grupos que pesquisar?o os temas abaixo. O professor deve lembrar aos alunos que devem tamb?m coletar imagens e reserv?-las para atividade futura
1?. Grupo: ?O que ? ideologia?.
Sites:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/ideologia.htm
http://www.significados.com.br/ideologia/
http://www.brasilescola.com/filosofia/ideologia.htm
?
2?. Grupo: ?O que ? Socialismo?.
Sites:
http://www.significados.com.br/socialismo/
http://www.suapesquisa.com/geografia/socialismo/
http://www.brasilescola.com/geografia/as-caracteristicas-socialismo.htm
?
3?. Grupo: ?O que ? Capitalismo?.
Sites:
http://www.brasilescola.com/geografia/principais-diferencas-entre-capitalismo-socialismo.htm
http://www.infoescola.com/historia/capitalismo/
?
4?. Grupo: ?Principais diferen?as entre Socialismo e Capitalismo?.
Sites:
http://www.brasilescola.com/geografia/principais-diferencas-entre-capitalismo-socialismo.htm
?
5?. Grupo: ?Tratados P?s-Segunda Guerra Mundial e a cria??o da ONU?.
Sites:
http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/tratados-segunda-guerra-mundial.htm
http://www.suapesquisa.com/geografia/onu.htm
http://www.brasilescola.com/historiag/onu1.htm
?
6?. Grupo: ?Guerra Fria?.
Sites:
http://www.suapesquisa.com/GUERRAFRIA/
http://www.infoescola.com/historia/guerra-fria/
http://www.significados.com.br/guerra-fria/
?
7?. Grupo: ?Descoloniza??o Afro-Asi?tica e a forma??o do Terceiro Mundo?.
Sites:
http://www.coladaweb.com/historia/descolonizacao-da-asia-e-da-africa
http://www.slideshare.net/almizim/o-terceiro-mundo
http://www.brasilescola.com/historiag/descolonizacao-afroasiatica.htm
Seguem as sugest?es de sites de pesquisa a ser realizada em aproximadamente 20 minutos da aula. Os alunos produzir?o um relat?rio de pesquisa a ser entregue ao professor ao final da aula para futura avalia??o.
Ap?s 20 minutos dedicados ? atividade anterior, o professor dever? reunir os alunos em uma roda para a apresenta??o do relat?rio de pesquisa e discuss?o entre todos os alunos.
Nos 10 minutos finais, os alunos produzir?o outro relat?rio sobre a discuss?o em sala, uniformizando os conte?dos discutidos at? agora, para tamb?m ser entregue ao professor ao final da aula para futura avalia??o.
?
3?. AULA
Os alunos retomar?o os grupos da aula anterior e, com base nos relat?rios apresentados, produzir?o um trabalho final com o tema: ?As consequ?ncias da Segunda Guerra Mundial e suas implica??es pol?ticas, econ?micas e militares?, para futura avalia??o.
?
4? AULA
Os alunos retomar?o os grupos da 1? aula e com base nos relat?rios apresentados em sala, no trabalho final e nas imagens coletadas em aulas anteriores produzir?o um folder com as diretrizes b?sicas do tema pesquisado na primeira aula. Este folder deve ser divulgado da forma poss?vel oferecida pela escola: ou em local apropriado ou, se n?o houver nas paredes dos corredores da escola. Como forma de auxiliar ? esta atividade o Portal do Professore oferece a ferramenta http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html -
Al?m dos trabalhos escritos entregues ao professor e da confec??o do folder, nos quais ser?o avaliados a pertin?ncia, acuidade, consist?ncia e coer?ncia das interpreta??es hist?ricas, ser?o avaliadas tamb?m a participa??o de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.