Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogando com as hist?rias

Autor e Co-autor(es)

Cleber Garcia Casagrande imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Tha?s Cristina de Oliveira, Leandro Rezende.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer, analisar, interpretar e criar hist?rias.
  • Concentrar e desenvolver a imagina??o.
  • Aperfei?oar a leitura e a escrita individualmente e coletivamente.
  • Jogar com os colegas respeitando-os. 

Duração das atividades

7 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula ? indicada para os alunos do 3? e 4? anos, pois devem conhecer o editor de textos nos notebooks do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), realizar leitura fluente, escrever pequenos textos e decodificar hist?rias.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2 ? Contar e registrar as hist?rias

Material: notebook do Projeto UCA, data show e pen drive.

Local: Sala de aula ou Laborat?rio de Inform?tica.

?

1? Atividade ? Roda de hist?rias

Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que eles entendem por hist?rias e como elas s?o criadas. Explique que as hist?rias podem ser criadas e modificadas podendo sempre usar nossa imagina??o.

Professor para subsidiar suas aulas assista ao v?deo: Um Mundo de Letras - O Poder das Hist?rias.

Sinopse: A S?rie "Um Mundo de Letras" aborda quest?es relativas ? alfabetiza??o, letramento e cidadania. Levando em conta as diferen?as culturais do Pa?s e as peculiaridades da L?ngua Portuguesa em cada regi?o. O segundo programa da s?rie mostra a import?ncia de introduzir e estimular o h?bito da leitura na vida das crian?as e a forma como os contadores de hist?ria despertam o interesse delas.

Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4305. Dura??o: 26 minutos. Acesso em 2 de agosto de 2013.

?

Ap?s essa conversa fa?a uma rodinha com todos os alunos sentados no ch?o e informe que cada um dever? contar rapidamente uma hist?ria que j? leu em algum livro. Explique que todos v?o contar suas hist?rias, mas devido ao tempo poder? haver alguns alunos que contar? nesta aula e outros que contar?o sua hist?ria na pr?xima aula. Cada aluno tem a liberdade de encenar/representar os personagens da hist?ria que contar?.

?

Solicite que os alunos registrem esse momento no notebook do Projeto UCA, fotografando e filmando. Acesse o ?cone da c?mera na ?rea de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba - Aplicativos Multim?dia WxCam.

O bot?o da ?c?mera fotogr?fica? tira uma foto atrav?s do webcam.

O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato v?deo, atrav?s do webcam.

O ?visualizador de imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do notebook ou em uma m?dia externa, como por exemplo, um pen drive.

?

2?. Atividade

Ap?s a roda de hist?rias, cada aluno escolher? uma hist?ria que algum colega contou para registrar. As hist?rias dever?o ser digitadas no editor de textos do notebook do Projeto UCA e repassadas para o professor, caso sua escola n?o participe desse projeto encaminhe os alunos para o Laborat?rio de Inform?tica.

?

3?. Atividade

Professor apresente para os alunos o V?deo: ?A Hist?ria do Gato? ou outro v?deo ou hist?ria que considerar relevante para sua turma.

HD ? Epis?dio 12 - A Hist?ria do Gato - S?tio Do Pica-Pau Amarelo. Dura??o 10min38seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=1QQheS7z_Dg. Acesso em 2 de agosto de 2013.

Converse com a turma sobre a import?ncia de contar hist?rias e de ser entendido durante a sua hist?ria, de conhecer como essa hist?ria pode ser criada, de saber separar o que ? realidade e o que as hist?rias criam para imaginar diversas situa??es que n?o s?o reais.

Al?m disso, faz-se necess?rio discutir com os alunos as diferen?as do ?ser humano? e do ?animal?. Questione:

  • Quem ? ser humano no v?deo?
  • Quem ? animal?
  • Quem ? boneco?
  • Qual a diferen?a entre eles?
  • Qual parte do v?deo ? realidade para os personagens?
  • Qual parte ? fantasia/imagina??o dos personagens?

?

Conversar com a turma sobre a ?realidade? e os acontecimentos reais na nossa vida e a ?fantasia? apresentada em filmes, desenhos e novelas. Solicitar que os alunos apontem algumas semelhan?as e diferen?as entre os personagens e os fatos ocorridos no v?deo. Conforme a idade dos alunos, se necess?rio, utilize como exemplo os personagens da hist?ria. Explore as partes do corpo e suas fun??es. Conforme o n?vel da turma voc? ainda poder? explorar atitudes dos personagens, as falas e as interpreta??es.

?

Aulas 3 e 4: Um final diferente para as hist?rias

Material: livros de hist?rias infantis, notebook do Projeto UCA, data show e pen drive.

Local: P?tio da escola, sala de aula ou Laborat?rio de Inform?tica.

?

1? Atividade

Professor, nesta atividade ofere?a aos alunos v?rios livros para leitura. A escolha desses livros poder? ser por vota??o dos alunos e dever? abranger diferentes assuntos, conforme a disponibilidade da biblioteca de sua escola. Cada aluno dever? escolher um livro para ler neste momento. Cada aluno escolher? um cantinho para fazer a leitura do livro e quando acabar voltar? para a rodinha, onde o professor estar? esperando.  

Observa??o: Professor devido o tempo de aula que destinar? para esta atividade, selecione previamente livros com menor n?mero de p?ginas, para que os alunos consigam ler neste tempo.

?

2?. Atividade

Ap?s a leitura, cada aluno dever? contar a hist?ria que leu para sua turma, sem contar o final e escolher? um colega para criar o final dessa hist?ria. Essa atividade dever? ser realizada de forma divertida e descontra?da pela turma.

Posteriormente, este mesmo colega que foi escolhido para finalizar a hist?ria dever? contar a hist?ria que leu e o outro colega que contou a hist?ria anterior criar? um final para essa.

?

parte1-                                                          parte2-                              

Fonte: Imagens do pr?prio autor.

menino                                                                                menino 2             

Imagens dispon?veis em:

http://portalsementinhakids.com/wp-content/uploads/2009/03/menino-armadura.jpg. Acesso em 4 de agosto de 2013.

http://thumbs.dreamstime.com/z/personagem-de-banda-desenhada-triste-de-little-boy-9706853.jpg. Acesso em 4 de agosto de 2013.  

?

3? Atividade

Ao final de todas as hist?rias apresentadas, as duplas que foram formadas durante a atividade far?o o registro das duas hist?rias que eles contaram. Essas hist?rias ser?o registradas no editor de texto do notebook do Projeto UCA e repassadas ao professor. 

?

?

Aulas 5 a 7? Jogo de hist?rias

Material: Computador, data show, notebook do Projeto UCA, pen drive.

Local: Sala de aula, p?tio ou quadra. 

?

1? Atividade

Professor, para o jogo ser din?mico, separe a turma em dois grupos sendo que as duplas formadas na aula anterior dever?o fazer parte do mesmo grupo.

Cada grupo se reunir? antes de iniciar o jogo, definir? sobre quais hist?rias far?o perguntas para o outro grupo. Os alunos poder?o escolher qualquer hist?ria contada na turma desde a 1?. Atividade das Aulas 1 e 2 at? 2?. Atividade das Aulas 3 e 4.

Ap?s a escolha das hist?rias, cada grupo entregar? a lista com os nomes para o professor.

Escolha um aluno de cada grupo para fazer a brincadeira ?Pedra, Papel e Tesoura?.

A brincadeira ?Pedra, Papel e Tesoura? segue as seguintes regras:

Pedra (m?o fechada), Papel (m?o aberta e dedos esticados) e Tesoura (dedo indicador e m?dio esticados em formato de tesoura e os outros dedos fechados).

Com as m?os para tr?s, os alunos falam ?Pedra, Papel e Tesoura? e mostram uma m?o no formato ou de pedra, ou de papel ou de tesoura. Lembrando que a pedra quebra a tesoura, a tesoura corta o papel e o papel embrulha a pedra. Exemplo: se aparecer : pedra X papel= quem colocou papel ganha; papel X tesoura= quem colocou tesoura ganha; tesoura e pedra= quem colocou pedra ganha; pedra e papel= quem colocou papel ganha.

O aluno que ganhar essa brincadeira inicia contando a hist?ria.

O aluno deste grupo (exemplo Grupo A) iniciar? uma hist?ria, seus colegas do mesmo grupo ir?o representar/encenar a hist?ria, enquanto o outro grupo (Grupo B) tenta lembrar o nome e o final da hist?ria. Quando chegar ao final da hist?ria, o grupo A interrompe e o grupo B dever? terminar a hist?ria corretamente, caso erre o nome e o final, n?o ganha pontos, caso erre ou o nome ou o final ganha apenas 1 ponto, se acertar os dois ganha 2 pontos.

O professor de posse de todas as hist?rias registradas pelos alunos far? a confer?ncia em seus arquivos, projetar? a hist?ria digitada pelos alunos para confirmar os erros e os acertos juntamente com a turma.

?

Professor crie um placar para esta atividade. Sugest?o:

Grupo A

Grupo B

ACERTOS

Pontos

ACERTOS

Pontos

Nome da Hist?ria:

?

Nome da Hist?ria

?

Final da Hist?ria:

?

Final da Hist?ria

?

Grupo A

Grupo B

ACERTOS

Pontos

ACERTOS

Pontos

Nome da Hist?ria:

?

Nome da Hist?ria

?

Final da Hist?ria:

?

Final da Hist?ria

?

Grupo A

Grupo B

ACERTOS

Pontos

ACERTOS

Pontos

Nome da Hist?ria:

?

Nome da Hist?ria

?

Final da Hist?ria:

?

Final da Hist?ria

?

Grupo A

Grupo B

ACERTOS

Pontos

ACERTOS

Pontos

Nome da Hist?ria:

?

Nome da Hist?ria

?

Final da Hist?ria:

?

Final da Hist?ria

?

 Fonte: imagem do pr?prio autor.

?

Ao final do jogo o converse com os alunos a import?ncia de ler, contar, modificar e criar hist?rias.

Recursos Complementares

Ba? de livros tenta deter evas?o escolar. Dispon?vel em: http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=2314.  Acesso em 2 de agosto em 2013. 

Ba? de Leitura: A experi?ncia do projeto Fazer Valer os Direitos em Alagoas. Dispon?vel em: http://www.unicef.org/brazil/pt/bau_de_leitura.pdf. Acesso em 2 de agosto em 2013. 

?

Aulas do Portal do Professor:

TEIXEIRA, Priscila Gerv?sio. Conhecendo os contadores de hist?rias da minha inf?ncia. TV Escola - S?rie: Um mundo de Letras. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49755. Acesso em 5 de agosto em 2013. 

BERNARDELLI, Kellen Cristina Costa Alves. Nosso Cotidiano por meio de Hist?rias em Quadrinhos ? UCA. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31260. Acesso em 5 de agosto em 2013.

Avaliação

Observe a participa??o da turma durante todas as atividades, avalie a capacidade deles de entender, analisar, interpretar e criar as hist?rias; o desenvolvimento e o envolvimento nas atividades de concentra??o e imagina??o; se conseguiram aperfei?oar a leitura e a escrita nas tarefas coletivas; a socializa??o e o respeito m?tuo. Fa?a o registro de suas percep??es para posteriores avalia??es e planejamentos.