Anns Fl?via Arruda anna, Mauro Mendes Braga, Artur Cunha Dubeux Navarro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Al?m de poder compreender os fatores que levaram a unifica??o Alem? e o processo em si, o aluno poder? entender as importantes consequ?ncias que ela trar? para Europa, pois a partir delas ele poder? entender melhor o chamado ? Imperialismo? e os processos vinculados a ele como por exemplo a partilha da Africa. E necess?rio ressaltar que ? da Guerra Franco-Prussiana, que faz parte do processo da unifica??o Alem?, que surgir? na Fran?a o sentimento de revanchismo, j? que ela, ao ser derrotada, ser? obrigada a assinar um tratado com pesadas indeniza??es que devem ser pagas a Alemanha. Essas duas consequ?ncias ter?o um impacto enorme para hist?ria, j? que elas influenciar?o na eclos?o da Primeira e Segunda Guerra Mundial.
O aluno dever? estar ciente do que ? o Absolutismo, deve saber sobre Guerras Napole?nicas, suas causas e consequ?ncias no quadro pol?tico Europeu do s?culo XIX, o que implica que ele conhe?a o que foi o Tratado de Viena e seus principais pontos. Assim como o processo denominado de Revolu??o Industrial e como ele afetou a ordem social e pol?tica da Europa sendo importante ressaltar a acens?o da classe burguesa e seu maior envolvimento com o poder como consequ?ncia da industrializa??o.
Para que o aluno compreenda melhor o processo de Unifica??o Alem?o, o professor deve iniciar a aula com uma breve introdu??o, onde ele dever? apresentar o cen?rio Europeu p?s-Congresso de Vina, nessa apresenta??o ? importante que apare?a o processo de industrializa??o europeu, principalmente nos Reinos Germ?nicos, este processo ? importante pois faz com que cres?a a influ?ncia da Burguesia nos ?mbitos sociais europeus, esse crescimento dar? origem a movimentos sociais como o da Primavera dos povos em 1848, movimento que inclusive fortalecer? a ideia da Unifica??o.
Para melhorar a compreens?o do aluno o professor dever? se munir de imagens e mapas que ajudem o aluno a entender este cen?rio.
Algumas sugest?es abaixo.
.
Mapa do Zollverein - uni?o aduaneira estabelecida entre os Estados alem?es
Otto Von Bismarck, principal articulador da unifica??o alem?.
?
http://www.brasilescola.com/upload/e/unificacao%20alema%20300x200%20BR%20ESCOLA.jpg
Teatro de La Porte Saint Martin e Restaurante D?fieux ap?s bombardeios Prussianos.
http://www.wdl.org/media/1338.png
DESENVOLVIMENTO:
1? AULA
Ap?s a breve introdu??o sugerida acima, o professor dever? apresentar a situa??o da confedera??o germ?nica (futura Alemanha) e contextualiza-la com a situa??o do restante da Europa j? exposta. Nessa apresenta??o ? essencial que fale dos dois estados principais desta confedera??o que s?o a Pr?ssia e a ?ustria, lembrando que a confedera??o ? composta por 39 estados e ducados, ? necess?rio que se trate de suas principais formas de economia, ressaltando fato da Pr?ssia estar se industrializando e ?ustria ser predominantemente agr?ria. Deve se ressaltar a partir da? as diverg?ncias de interesses entre as duas na??es e colocar como ponto cr?tico a cria??o Zollverein (uni?o aduaneira dos Estados Germ?nicos, que inicialmente abrangia apenas os Estados do Norte e que facilitava o com?rcio entre os membros pois acabava com as taxas alfandegari?s nas fronteiras entres estes, assim era poss?vel um maior desenvolvimento econ?mico e industrial nestas regi?es. Por ser rival da Alemanha a ?ustria fora exclu?da dessa uni?o, tendo assim sua economia prejudicada.
Para encerrar esta aula deve-se falar sobre a escolha do Rei prussiano Guilherme II, que coloca como primeiro-ministro o pol?tico e diplomata Otto von Bismarck, ele ser? o personagem crucial para o processo de unifica??o Alem?, conhecido tamb?m como ?Chanceler de Ferro? ele iniciar? uma pol?tica que preparar? a Pr?ssia para a guerra da unifica??o, j? que para ele a ?nica forma da Alemanha se unificar era pela for?a militar.
2? AULA
Nesta aula o professor dever? expor sobre as guerras que se deram no processo de unifica??o Alem?, come?ando pelas guerras dos ducados contra a Dinamarca e seus motivos, passando pela guerra contra a ?ustria e por fim se referindo ? Guerra Franco Prussiana. ? necess?rio que exponha as raz?es que levaram ? cada guerra e suas consequ?ncias, principalmente a da Guerra Franco Prussiana que ? de extrema import?ncia para o futuro.
A partir do fim das Guerras a Alemanha dever? aparecer como uma na??o potencia que acirrar? a disputa entre as na??es Europeias.
Nesta aula o professor dever? dividir a sala em tr?s grupos, cada um representando uma das na??es envolvidas no processo sendo elas: ?ustria, Fran?a ou Pr?ssia, e a partir desta divis?o os alunos dever?o com base no que aprenderam escrever uma mat?ria de jornal defendendo seus respectivos pa?ses e os interesses desses, essa mat?ria poder? ser feira de forma digital ou manuscrita e dever? conter os motivos da guerra e como a ela beneficiou ou prejudicou seus respectivos pa?ses, ? importante que a mat?ria contenha imagens. Al?m do jornal dever? ser elaborado um relat?rio de pesquisa individual.
Nesta aula dever? apenas se dividir os grupos, o trabalho poder? ser elaborado no espa?o da aula seguinte.
3? AULA
Nesta aula os alunos devem ter tempo de elaborar os jornais. Para isso devem pesquisar na internet sobre o tema, coletando informa??es e imagens que ajudem na produ??o do Jornal.
O professor dever? auxilia-los na pequisa, caso seja necess?rio.
Alguns sites sugeridos onde o aluno poder? elaborar a pesquisa.
?
http://guerras.brasilescola.com/seculo-xvi-xix/guerra-austro-prussiana-unificacao-alema.htm
http://www.infoescola.com/historia/guerra-franco-prussiana/
Lembrando que os alunos aprtir dessa atividade devem fazer seu relat?rios de pesquisa individuais.
4? AULA
?
Num Semin?rio os alunos dever?o trocar seus jornais com os outros grupos, que devem le-los e em seguida discutir seu conteudo com a sala e o professor.
O interessante desta atividade ? que o aluno, ao ler os outros jornais, poder? ver mais que de um lado da mesma hist?ria criando assim uma vis?o critica sobre os fatos.
?
Para conce??o dos jornais os alunos poder?o utilizar internet, buscando imagens e informa?es. Recomenda-se esse site para se tirar algumas imagens:http://www.wdl.org/pt/item/7086/zoom/#group=1&page=1&zoom=0.7434¢erX=0.5009¢erY=0.3395.
AVALIA??O: O professor dever? ler os jornais feitos pelos alunos certificar-se da consist?ncia hist?rica e a coer?ncia dos fatos, em seguida deve avaliar o desempenho e participa??o dos alunos no debate sobre o tema, que dever? ser feito logo ap?s a leitura dos jornais. Tamb?m deve verificar o aprendizado dos alunos atrav?s dos relat?rios de pesquisa elaborados por eles.