Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Metodologia de resolu??o de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Valoriza??o dos v?nculos afetivos |
Ampliar a percep??o sobre o respeito ?s diferen?as.
Discutir o processo de inclus?o escolar.
Analisar maneiras de incluir todas as crian?as na escola.
Estimular leitura e escrita.
Sugere-se que essas aulas sejam desenvolvidas com alunos a partir do 4? ano do ensino fundamental em virtude de j? estarem alfabetizados e devido aos recursos e estrat?gias utilizadas.
Professor, para o bom desenvolvimento dessa aula sugere-se que voc? assista aos v?deos dispon?veis no Canal TV Escola, referentes ? inclus?o escolar. S?o eles:
TODA CRIAN?A ? ?NICA - EPIS?DIO 1 - LIBERDADE DE SER E APRENDER. Dura??o: 28min41seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2184. Acesso em 15 de agosto de 2013.
TODA CRIAN?A ? ?NICA - EPIS?DIO 2 - CAMINHOS PARA A INCLUS?O. Dura??o: 26min41seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2179. Acesso em 15 de agosto de 2013.
TODA CRIAN?A ? ?NICA - EPIS?DIO 3 - ROMPENDO BARREIRAS. Dura??o: 26min27seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2185. Acesso em 15 de agosto de 2013.
TODA CRIAN?A ? ?NICA - EPIS?DIO 4 - ORQUESTRA DE SINAIS. Dura??o: 26min42seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2180. Acesso em 15 de agosto de 2013.
TODA CRIAN?A ? ?NICA - EPIS?DIO 5 - UNIVERSO DAS DIFEREN?AS. Dura??o: 25min30seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2181. Acesso em 15 de agosto de 2013.
TODA CRIAN?A ? ?NICA - EPIS?DIO 6 - QUEBRANDO A INVISIBILIDADE. Dura??o: 27min02seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2182. Acesso em 15 de agosto de 2013.
1? Momento: Para introduzir o tema, convide os alunos para utilizarem seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno para acessarem o endere?o abaixo e assistirem ao v?deo: Ex-Et. Dura??o: 8min26seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=f6Zqpf0FELM. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=f6Zqpf0FELM. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2? Momento: Explorar o v?deo com os alunos: O que o v?deo aborda? Que sentimentos lhe despertaram? Na sua percep??o, porque os personagens do v?deo se assustaram com um personagem espec?fico? O que, nesse personagem, chamou a aten??o dos outros personagens do v?deo? Por que o v?deo chama-se Ex-Et? Em nossa sociedade atual quem s?o as pessoas consideradas Et (extraterrestres)? Por qu?? Voc?s j? foram observados e julgados por outros? Como se sentiram? Voc?s j? julgaram outras pessoas por serem diferentes, ou apresentarem atitudes diferentes das suas? Que sentimentos despertou no outro e em voc? mesmo?
Professor, nesse momento, vale a pena fazer uma discuss?o sobre o quanto, na maioria das vezes, o diferente ? discriminado e exclu?do.
3? Momento: Escrever no quadro a palavra INCLUS?O. Convidar os alunos para se sentarem em roda e fecharem os olhos. Conduza a reflex?o da seguinte forma: que imagem lhes vem quando escutam a palavra inclus?o? Do que se lembram? A que se refere ? inclus?o? A quem se destina a inclus?o?
4? Momento: Distribuir folhas de papel sulfite, l?pis de cor e giz de cera. Solicitar que os alunos produzam desenhos que representem a palavra inclus?o.
5? Momento: Ap?s a produ??o dos desenhos os alunos dever?o circular pela sala para conhecer o trabalho dos colegas e procurar as semelhan?as e diferen?as presentes em cada trabalho. Na sequ?ncia, disponibilize os desenhos nos corredores pr?ximos ? sala, fazendo uma exposi??o dos trabalhos produzidos. ? fundamental que se fa?a uma introdu??o explicando do que se trata, at? como forma de divulga??o dessa a??o.
1? Momento: Convide os alunos para se sentarem em roda e ouvirem a hist?ria: O frio pode ser quente. Autora: Jandira Masur. Editora: ?tica
Professor, se preferir poder? utilizar o livro eletr?nico acessando o endere?o a seguir: http://www.slideboom.com/presentations/181722/5.-O-frio-pode-ser-Quente. Acesso em 15 de agosto de 2013.
?
Fonte: http://www.slideboom.com/presentations/181722/5.-O-frio-pode-ser-Quente. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2? Momento: Em roda de conversa, explore a hist?ria com os alunos: voc?s concordam com a autora da hist?ria quando diz que tudo pode ser diferente, depende de como a gente v?? Na sua percep??o, qual a rela??o entre essa hist?ria e o tema inclus?o?
Reflita com os alunos sobre o quanto, muitas crian?as com defici?ncia, s?o discriminadas e desrespeitadas porque a maioria das pessoas n?o consegue enxergar suas potencialidades, para al?m de suas limita??es.
3? Momento: Divida a turma em duplas para que acessem os endere?os a seguir e leiam as reportagens sobre o tema. Cada dupla dever? escolher uma reportagem para ler o texto, anotar as principais informa??es para serem apresentadas aos colegas da sala.
1) Inclus?o: A escola est? preparada para ela? Dispon?vel em: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/inclusao-escola-esta-preparada-para-ela.htm. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2) Inclus?o escolar. http://www.opovo.com.br/app/opovo/jornaldoleitor/2012/05/29/noticiasjornaljornaldoleitor,2847617/inclusao-escolar.shtml. Dispon?vel em: Acesso em 15 de agosto de 2013.
3) Aumento de crian?as com necessidades especiais na rede p?blica exp?e car?ncias e preconceitos. Dispon?vel em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-18/aumento-de-criancas-com-necessidades-especiais-na-rede-publica-expoe-carencias-e-preconceitos. Acesso em 15 de agosto de 2013.
4) Movimento Down comemora um ano em festa da inclus?o com amigos e colaboradores no Rio de Janeiro. Dispon?vel em: http://www.movimentodown.org.br/2013/03/movimento-down-comemora-um-ano-em-festa-da-inclusao-com-amigos-e-colaboradores-no-rio-de-janeiro/. Acesso em 15 de agosto de 2013.
4? Momento: Ap?s os alunos lerem o material e registrarem as principais informa??es, cada dupla dever? se juntar com a dupla que leu a mesma reportagem para montarem um fanzine com as principais informa??es do texto referentes ao tema inclus?o. Reproduzir uma quantidade suficiente de fanzines para serem distribu?dos em toda a escola como forma de divulga??o do trabalho, valoriza??o da produ??o e criatividade dos alunos e reflex?o sobre o tema.
A seguir, confira imagens de alguns fanzines produzidos por crian?as e jovens:
Fonte: http://algartransforma-ecojovens.blogspot.com.br/2010/06/fanzine-eco-jovens.html. Acesso em 18 de agosto de 2013.
Para saber melhor sobre o que ? fanzine, acesse os endere?os abaixo:
Fanzine. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/curiosidades/fanzine/. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Fanzine na escola. Dispon?vel em: http://ensinopraticadetextos.blogspot.com.br/2011/08/fanzine-na-escola.html. Acesso em 17 de agosto de 2013.
1? Momento: Dando continuidade ? reflex?o, exibir o seguinte v?deo aos alunos: Educa??o Inclusiva - Maur?cio de Sousa & Turma da M?nica. Dura??o: 9min56seg. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=nisvNAzYjzU. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=nisvNAzYjzU. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2? Momento: Explorar o v?deo com as crian?as por meio das seguintes perguntas: Sobre o que Maur?cio de Sousa trata no v?deo? Na sua percep??o, todas as crian?as e jovens, independente de suas diferen?as, devem estudar na mesma escola? Por qu?? O que ? necess?rio fazer em nossas escolas para que todos os alunos sejam atendidos em suas necessidades?
3? Momento: Ap?s a discuss?o em grupo, cada aluno dever? realizar a atividade individual proposta a seguir:
No v?deo que voc? acabou de assistir, Maur?cio de Sousa criou um novo personagem de hist?ria em quadrinhos para falar do tema da Inclus?o. Quem ? esse personagem? Quais as suas caracter?sticas? Como ele ? retratado no v?deo? Agora use sua criatividade e imagina??o para criar tamb?m um personagem que represente o tema da inclus?o. Descreva suas caracter?sticas e produza o desenho que o represente. Em seguida, com base no que discutimos sobre o tema inclus?o, construa uma hist?ria em quadrinhos interessante e provocativa sobre a educa??o inclusiva e sobre a import?ncia de se respeitar todas as pessoas.
1? Momento: Convide os alunos para assistirem ao v?deo do Youtube: As cores das flores. Dura??o: 4min09seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=s6NNOeiQpPM. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=s6NNOeiQpPM. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2? Momento: Ap?s a exibi??o do v?deo, divida a turma em duplas para que respondam as seguintes perguntas iniciais:
1) Qual a tarefa solicitada pela professora?
2) Na sua percep??o, quando a professora solicitou tal tarefa ela levou em conta as caracter?sticas (dificuldades e potencialidades) de todos os seus alunos? Por qu??
3) Como o personagem do v?deo que n?o enxergava realizou a tarefa de casa?
4) Na sua percep??o, qual o resultado final da tarefa apresentada pelo aluno?
3? Momento: Divida a turma em subgrupos de at? tr?s crian?as e solicite a seguinte tarefa. Com base nas discuss?es realizadas em sala, elabore uma lista de procedimentos necess?rios para que a escola possa incluir todas as crian?as na escola. Utilize os materiais e reportagens produzidos ao longo das aulas para compor a produ??o da lista de procedimentos.
V?deo Youtube: A vida que voc? escolheu. Dura??o: 5min. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Zpu0-eI5Y2o. Acesso em 15 de agosto de 2013.
V?deo Youtube: Inclus?o. Dura??o: 5min53seg. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=_KWUhZyzhIQ. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Textos eletr?nicos:
Especial NOVA ESCOLA. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-especiais/026.shtml. Acesso em 16 de agosto de 2013.
A inclus?o que ensina. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/inclusao-ensina-511186.shtml. Acesso em 16 de agosto de 2013.
O impasse da inclus?o. Dispon?vel em: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/177/o-impasse-da-inclusaomudanca-na-meta-4-do-plano-nacional-243674-1.asp. Acesso em 16 de agosto de 2013.
A avalia??o dever? ser processual e cont?nua. Procure observar se os alunos, ao discutirem o processo de inclus?o escolar, conseguiram ampliar a percep??o sobre o respeito ?s diferen?as e o direito de todas as pessoas serem inclu?das. Identifique a viabilidade das propostas feitas pelos alunos para o processo de inclus?o. Analise a evolu??o da leitura e escrita no decorrer das atividades produzidas. Avalie o envolvimento, seriedade e dedica??o dos alunos no decorrer das discuss?es em aula e nas atividades produzidas.