Portal do Professor

Início do Conteúdo

Escrita e leitura tamb?m ? coisa de crian?a

Autor e Co-autor(es)

Cleber Garcia Casagrande imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Tha?s Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Criar pequenos textos.
  • Desenvolver habilidades de escrita e de leitura.
  • Interpretar imagens, figuras ou fotos.
  • Respeitar os colegas.
  • Trabalhar coletivamente.

Duração das atividades

5 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter dom?nio da escrita e da leitura de pequenos textos, conhecer o editor de textos nos notebooks do Projeto UCA (Um Computador por Aluno).

Estratégias e recursos da aula

?

Aulas 1 e 2: Escrita e leitura ? coisa de crian?a  

Material: figuras, imagens ou fotos, notebook do Projeto UCA, data show, jornais e revistas.

Local: Sala de aula ou Laborat?rio de Inform?tica.

?

Professor, a crian?a enfrenta grandes desafios durante o aprendizado da escrita como: tomar decis?o sobre o que escrever, como escrever, qual letra escolher para escrever, ler e interpretar  o que escreveu, argumentar e justificar a sua escrita. Durante a escrita, o professor dever? estar atento para auxiliar as crian?as. Outro aspecto importante durante a escrita ? a leitura do que eles escrevem que tamb?m deve ser explorado.

Para a realiza??o das pr?ximas atividades, sugerimos aos professores que assistam ao v?deo Letra Viva - pgm. 8: escrita tamb?m ? coisa de crian?a. Dura??o: 25min57seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4277. Acesso em 2 de agosto de 2013.

Sinopse

A s?rie prop?e diferentes formas de introduzir a crian?a no mundo da leitura e da escrita. Os v?deos tratam de alfabetiza??o e letramento na Educa??o Infantil e no Ensino Fundamental e apresentam projetos e atividades para professores que trabalham a linguagem com crian?as de at? 10 anos de idade. O oitavo programa da s?rie aborda a necessidade de estimular a crian?a a ler e a escrever desde cedo. O programa apresenta tamb?m o resultado de diversos trabalhos feitos por crian?as com base no desenvolvimento prazeroso do h?bito de escrever.

?

1? Atividade

Professor converse com os alunos sobre a import?ncia da escrita e da leitura nesse momento da vida deles. Cite exemplo do cotidiano como atender telefone e anotar o recado para os pais, anotar informa??es necess?rias na agenda e etc.

Entregue jornais e revistas para os alunos e solicite que escolham uma reportagem para ler. Ap?s a leitura, cada aluno, individualmente, far? um resumo desta reportagem que leu.  

Converse com os alunos a respeito do que sentem quando est?o lendo e escrevendo. Oportunize a todos os alunos o direito ? fala, mesmo que alguns alunos expressem que n?o se sentem bem durante a leitura e a escrita ou que ainda n?o veem a import?ncia dela em suas vidas. Explique a import?ncia de se comunicar atrav?s da escrita e os benef?cios de domin?-la corretamente. Esse momento ser? importante para posterior avalia??o.

 2?. Atividade

Professor proponha uma atividade em que eles tenham que descobrir o nome da brincadeira que vivenciar?o e escreva-o no caderno, como se fosse um ditado. Depois de apresentar v?rias brincadeiras, escreva seus nomes no quadro, pe?a para que a turma confira se os nomes das brincadeiras que eles escreveram est?o corretos.

Professor, voc? poder? fazer essa atividade com hist?rias infantis, jogos esportivos, nomes de pessoas e etc.

?

3?. Atividade

Professor selecione para a turma algumas figuras, fotos ou imagens com mais detalhes. Fa?a fichinhas com os nomes dos alunos para sorteio. Cada aluno sorteado dever? criar e digitar no editor de texto do notebook do Projeto UCA uma frase sobre a imagem projetada pelo professor. Os alunos subsequentes dever?o ler as frases anteriores e dar sequ?ncia ao texto.

As imagens dever?o ser apresentadas conforme os conhecimentos da turma, os alunos devem conhecer o tema que as imagens sugerem.

?

Sugest?o de imagens:

 fazenda1

Imagem dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-XPMT2u8RMr4/UAcs-itAqII/AAAAAAAAAMQ/DTzflJLsa2M/s1600/fazenda%5B1%5D.jpg. Acesso em 2 de agosto de 2013.

?

fazenda

Imagem dispon?vel em: http://img831.imageshack.us/img831/3889/capture1w.jpg. Acesso em 2 de agosto de 2013.

?

?

Neste momento explique que o texto deve ter coer?ncia, in?cio, meio e fim; deve estar contextualizado com a figura projetada e n?o pode fugir do tema proposto.

Quando todos os alunos j? tiverem escrito, projete o texto completo e leia coletivamente com a turma. Fa?a com que os alunos consigam identificar os erros de ortografia e se a hist?ria escrita tem coer?ncia. Caso n?o tenha, pergunte aos alunos como podem melhorar o texto.

Ao final do texto coletivo corrigido, solicite para que a turma leia novamente.

Para a pr?xima aula, solicite aos alunos que levem imagens impressas ou recortadas de revistas ou jornais que fa?am parte de seu cotidiano. Cada aluno dever? ter uma imagem com tamanho m?nimo de 20 cm x 20 cm para a atividade da pr?xima aula.

?

Aulas 3 e 4: Quebra-cabe?as: construindo textos

Material: imagens impressas, envelopes, notebook do Projeto UCA, data show e pen drive.

Local: sala de aula ou Laborat?rio de Inform?tica.

?

1? Atividade

Oriente ao aluno que cole sua imagem em uma cartolina ou papel?o do mesmo tamanho da figura, para que tenha um verso mais firme. No verso cada aluno riscar? tra?os para posteriormente recortar a figura e dividi-la em v?rias partes (m?nimo de 6 partes m?ximo 10 partes) como um quebra-cabe?as, dependendo do tamanho da figura. Cada aluno colocar? essas partes de sua figura num envelope e escrever? seu nome por fora.

?

2?. Atividade

Utilize as fichinhas dos nomes dos alunos produzidas na aula anterior para sortear a sequencia dos alunos que participar?o dessa atividade. Cada aluno sorteado escolhe o envelope de algum colega para, individualmente, montar a figura que est? presente no envelope, posteriormente deve, analis?-la, interpret?-la e escrever um pequeno texto sobre a figura no editor de textos do notebook do Projeto UCA e salvar no pen drive.

Ao final dessa atividade, cada texto ser? projetado para leitura coletiva e para corre??es caso seja necess?rio.

?

Aula 5: Rod?zio de textos

?

Essas hist?rias ser?o impressas e coladas no mural da sala juntamente com a imagem que a ilustrou. Haver? um espa?o na folha para que outros alunos da sala possam complementar a hist?ria da forma que quiserem.

Nesse dia, a turma ter? ?Rod?zio de Hist?rias?, no qual cada aluno ter? a liberdade para completar a hist?ria que quiser e colocar um t?tulo para a hist?ria conforme o que j? foi escrito e completado. Todas as hist?rias dever?o ter apenas dois autores. Ao final dos textos, os dois autores devem assinar suas hist?rias.

?

Sugest?o de atividade para o rod?zio.

Rod?zio de Hist?rias

quebra cabe??a

Dispon?vel em: http://www.assuntosgerais.com/wp-content/uploads/2010/09/taj.jpg. Acesso em 04 de agosto de 2013.

?

T?tulo:____________________________________________________

Texto: Era uma vez um reino, que o rei era muito solit?rio, triste, chorava muito e n?o tinha nenhum amigo. Um dia o rei triste e solit?rio acordou, abriu as cortinas de todo o pal?cio e se sentiu mais alegre s? por ver o sol.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Autor(a):

Autor(a):

?

Fonte: Imagem do pr?prio autor.

?

Ao final dessa atividade, os autores far?o a leitura do texto completo para toda a turma. A seguir o professor iniciar? uma conversa sobre essa experi?ncia de escrever um texto que j? foi iniciado, os alunos ir?o expor as dificuldades e facilidades que tiveram.

Recursos Complementares

LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em 2 de agosto. 2013.

?

Programa da "TV Escola- S?rie: UM MUNDO DE LETRAS?. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/educacao/um_mundo_de_letras.pdf. Acesso em 2 de agosto de 2013.

Avaliação

Observe a participa??o dos alunos e avalie a motiva??o dos mesmos durante as atividades de leitura e escrita; os textos produzidos; a contextualiza??o dos textos escritos; a disposi??o de trabalhar com o outro, de respeitar ideias diferentes da sua, a habilidade de interpretar imagens e a capacidade de cria??o sobre as mesmas.