Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos construir nossos combinados para uma boa conviv?ncia social?

Autor e Co-autor(es)

P?mela Faria Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Discutir valores que norteiam a a??o das crian?as para uma boa conviv?ncia social.
  • Construir regras em grupo, os ?combinados?, e conscientizar da sua import?ncia para uma boa conviv?ncia social.
  • Vivenciar as regras constru?das pelos alunos para saber se contribu?ram para melhorar a conviv?ncia entre a turma.
  • Elaborar cartazes dos combinados para uma boa conviv?ncia social.
  • Resolver conflitos de forma mais aut?noma dialogando sobre v?rias situa??es problemas existentes no cotidiano da escola.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas.
  • Ouvir e interpretar hist?rias relacionadas ao tema.  

Duração das atividades

05 aulas de uma hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Roda de conversa - ?A gente pode e a gente n?o pode?

1- Professor, essa aula tem como objetivo trabalhar a constru??o de combinados coletivos com o grupo de alunos da educa??o infantil, visando contribuir para a forma??o do desenvolvimento afetivo emocional das crian?as na sua rela??o com outras crian?as, com os professores, com outros profissionais da escola e no seu comportamento em todos os espa?os da escola. Por isso, seria interessante realizar essa aula, preferencialmente no inicio do ano, para que possa auxiliar os alunos na adapta??o ao ambiente escola e seus novos colegas e professores.

2- Para iniciar a conversa e instigar essa discuss?o, sugerimos que o professor converse, em roda com os alunos, sobre o que podemos e o que n?o podemos fazer na escola. Traga algumas situa??es problema para serem discutidas no intuito de encontrar solu??es para elas, buscando compreender o porqu? construir combinados para uma boa conviv?ncia social. Esse deve ser um momento onde o professor precisa ouvir todos os alunos e anotar em uma prancheta tudo o que eles foram dizendo, pois no segundo momento, essas informa??es ir?o servir para que o professor encontre imagens para construir o cartaz dos combinados.

3- Traga para a roda o livro ?A gente pode... A gente n?o pode...?, da autora Ana Raquel, publicado pela editora DCL, no ano de 2003, que pode ser encontrado nas livrarias de sua cidade. Este livro traz os depoimentos de diversas crian?as sobre o que elas achavam que podiam ou n?o podiam fazer. Explore a capa do livro, de um lado ela ? da cor verde e est? escrito "a gente pode" e do outro lado ela ? da cor vermelha e est? escrito "a gente n?o pode". Sendo assim, explore a disposi??o do livro e quando come?ar a contar a hist?ria explore as imagens antes de fazer a leitura, para que os alunos fa?am a leitura das imagens.   

combinados

Fonte: Imagem retirada do site: http://1.bp.blogspot.com/_984wf0Guo2c/S6v4hLyDvnI/AAAAAAAAHzE/7uxp1kEknsE/s320/200073_0_5.jpg. Acesso em 17 de agosto de 2013. 

4- A partir da roda de conversa e da leitura do livro, dialogue com o grupo sobre a??es que podemos realizar na escola e as que n?o podemos. Professor ? importante que tamb?m fa?a parte dessa conversa, a explicita??o dos motivos pelos quais determinados comportamentos e a??es ?n?o podem? ser realizadas na escola, pois  n?o contribuem para uma boa conviv?ncia social. Discuta tamb?m com o aluno sobre o que fazer quando ?o combinado? n?o for respeitado. Essa defini??o tamb?m ? muito importante para uma boa conviv?ncia. Relembre com eles os espa?os frequentados na escola (p?tio, cantina, quadra de esportes etc.) para que possam lembrar tamb?m de estabelecer combinados para esses espa?os. Na sequencia, registre junto com os alunos, em um painel, coisas que podemos e coisas que n?o podemos fazer na escola para que possamos ter uma boa conviv?ncia entre os colegas. Relembre o que eles disseram na roda de conversa atrav?s das suas anota??es e relembre a hist?ria do livro. Sugest?o de painel para preenchimento dos alunos:

?

?

Coisas que pode:

?

?

Coisas que n?o pode:

?

Por qu??

O que acontecer? quando n?o respeitar o combinado!

?

?

?

?

?

?

  

Painel dos combinados para uma boa conviv?ncia social - Turma: 1? per?odo ?B? 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora. 

Atividade 2 ? Constru??o de Cartazes.  

 1- Ap?s explorar a constru??o do painel com os alunos, o professor deve pesquisar imagens a serem coloridas pelos alunos que retratem as situa??es elencadas por eles na roda de conversa e na constru??o do Painel dos Combinados. Traga dois cartazes um verde e um vermelho: o verde representa o que podemos fazer na escola e o vermelho o que n?o podemos fazer na escola. Traga tamb?m um cartaz azul e outro da cor laranja para representar o porqu? n?s n?o podemos realizar determinadas a??es e o outro para colocar as sugest?es no caso de n?o cumprir os combinados. Pegue as figuras e disponha todas misturadas no meio da roda, pe?a com que cada aluno pegue uma figura e explique o que acontece naquela situa??o, classifique-a como pertencente ao painel verde ou vermelho e explique o porqu? ? figura devera ficar no determinado painel.  

combinadoscombinados

combinadoscombinados

 

Constru??o dos cartazes. ? Turma: 1? per?odo ?B? 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora. 

2- Ap?s realizar a confec??o dos cartazes proponha para os alunos uma atividade de registro, fa?a dois quadros, um dizendo o que podemos fazer na escola e, no outro, o que n?o podemos fazer na escola. Pe?a que as crian?as representem com desenhos uma situa??o em cada quadro. Veja o exemplo abaixo: 

?

O QUE PODEMOS FAZER NA ESCOLA

O QUE N?O PODEMOS FAZER NA ESCOLA

O QUE ACONTECER? QUANDO O COMBINADO N?O FOR RESPEITADO?

?

?

?

?

?

?

Atividade de Registro sobre Combinados. Fonte: Imagem da pr?pria autora. 

Atividade 3 - Ouvindo a hist?ria: ?Dani furac?o? 

1- Para aprofundar mais ainda na tem?tica traga para a sala de aula o livro ?Dani furac?o? da autora Carmem Lucia Campos, publicado pela Editora Escala, no ano de 2010, que pode ser encontrado nas livrarias de sua cidade. Este livro trata de uma crian?a que toda vez que ? contrariada se transforma e um furac?o, sua raiva explode e ela fica nervosa com todas as pessoas que est?o a sua volta. Com carinho e paci?ncia seus pais a fazem perceber que bater ou gritar n?o soluciona os problemas. A menina aprende a conversar, falar sobre o que sente, melhorando o seu relacionamento com todos. Para ficar mais interessante o professor pode digitalizar as imagens do livro e apresenta-lo em Power Point para os alunos usando o data show.  

livro

Livro: Dani furac?o. Fonte: Imagem da pr?pria autora. 

2- Na medida em que o professor for contando a historia retome com os alunos as situa??es problemas indicadas na roda de conversa e questione: N?s aprendemos a resolver os nossos conflitos? Como podemos fazer isso? Conversando ou batendo? Como podemos ajudar a Dani a resolver os conflitos dela?  

3- Disponibilize para os alunos giz e pe?a que fa?am desenhos no quadro que representem a hist?ria. Observa??o: Caso o professor n?o tenha quadro negro na sua sala, poder? explorar outros espa?os livres da escola, como, por exemplo, o ch?o do p?tio.  

dani furacao dani furacao

Representando a hist?ria ?Dani furac?o com giz". Turma: 1? per?odo ?B? 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora. 

Atividade 4 - Vamos compartilhar brinquedos e nossos pertences com os colegas?

1- Compartilhar brinquedos e pertences ? um dos maiores conflitos enfrentados pelas crian?as da educa??o infantil, sendo assim, para finalizar as atividades relacionadas ? constru??o dos combinados para uma boa conviv?ncia social, traga para sala de aula o livro ?Bibi compartilha suas coisas?, de Alejandro Rosas, publicado pela Editora Scipione, no ano de 2007, que pode ser encontrado nas livrarias de sua cidade. Nesta hist?ria a personagem principal Bibi ganhou um estojo superbacana de presente, com doze l?pis de cor, borracha cheirosa e duas r?guas. Na escola, um dos amigos, Pedrinho, precisava de um l?pis azul para colorir seu desenho. Ser? que bibi emprestar? o seu? Antes de iniciar a hist?ria converse sobre o que ? compartilhar. Converse sobre a import?ncia de compartilhar os brinquedos pessoais com o seu grupo de colegas na escola. Ao contar a hist?ria, explore as imagens com as crian?as, voc?s ir?o perceber que toda a ilustra??o do livro ? feita com formas geom?tricas, ? uma boa oportunidade de se trabalhar com essas formas.

livro

Livro: Bibi compartilha suas coisas. Fonte: Imagem da pr?pria autora 

2- Em um segundo momento, traga para a sala de aula, figuras geom?tricas cortadas em papeis coloridos, e proponha que as crian?as fa?am uma colagem sobre a hist?ria do livro ?Bibi compartilha suas coisas.? utilizando esse material.  

livro livro

Trabalhando as formas geom?tricas com a hist?ria: Bibi compartilha suas coisas. Turma: 1? per?odo ?B? 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da pr?pria autora.

Atividade 5 ? Dia do Brinquedo

1- Logo depois de conversa sobre todos os combinados seria interessante, encontrar situa??es especificas para vivenci?-los, uma sugest?o seria combinar com os alunos um dia para trazer de casa brinquedos pessoais. Deixe que as crian?as brinquem livremente com os brinquedos e v? observando a conduta dos mesmos em rela??o ? partilha dos seus brinquedos. Depois fa?a uma roda de conversa e avalie com os alunos como foi o dia o que deu certo o que n?o deu, se ? preciso modificar alguma coisa no ?combinado? constru?do pela turma para melhorar a conviv?ncia entre alunos e professores.   

Observa??o: Professor voc? pode registrar todos os momentos com fotos e depois fazer uma exposi??o de fotos para compartilhar com as fam?lias e demais alunos da escola os aprendizados constru?dos por essa turma sobre essa tem?tica. 

Recursos Complementares

Sugest?o de livro para professores:

DE VRIES, Retha. A ?tica na educa??o infantil. Ed. Artmes, 1998.  

Sugest?o de artigo sobre a tem?tica:

MOURA, Marcelo; ASSIS, Ana Eleonora S. A ?tica da educa??o infantil. Dispon?vel no site: http://guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/2009/artigos/edfis/salao/595.pdf. Acesso em 17 de agosto de 2013. 

Avaliação

A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observa??es registradas, e percebendo o envolvimento significativo das crian?as nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ser anotadas em uma prancheta dispon?vel com o professor no momento da realiza??o das atividades, com observa??es individuais de cada crian?a e do grupo como um todo. Tendo como norteadoras algumas perguntas:

  • As crian?as trouxeram contribui??es no momento da roda sobre constru??o dos combinados para uma boa conviv?ncia social?
  • Avan?aram no processo de resolu??o de conflitos atrav?s da interpreta??o das situa??es problemas colocados pelo professor?
  • Ouviram as hist?rias e conseguiram dialogar com elas de maneira clara e organizada?
  • Conseguiram identificar e nomear as formas geom?tricas atrav?s da atividade realizada sobre o livro ?Bibi compartilha suas coisas??
  • Melhoraram a sua conviv?ncia com os colegas, professores e profissionais da escola?
  • Est?o conseguindo resolver seus conflitos com dialogo ao inv?s de enfrentamentos corporais ou verbais?