Pedro Henrique Barbosa Montandon de Ara?jo, Anna Fl?via Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Migra??es, cultura e identidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
O aluno ir? aprender as caracter?sticas gerais da arte romana, os principais estilos e obras. Al?m disso, conseguir? diferenciar a arte romana da grega. Tamb?m ? intuito desta aula mostrar a forma de preserva??o das principais obras da Roma cl?ssica.
Os alunos dever?o ter no??es b?sicas sobre hist?ria antiga e hist?ria de Roma, al?m de um conte?do b?sico dos principais conceitos art?sticos e de arte grega e etrusca.
INTRODU??O
A arte romana nasce de uma c?pia da arte grega, ao mesmo tempo que, aos poucos, introduz elementos etruscos. At? ter sua identidade pr?pria, a arte romana transita entre a arte destas duas culturas, etrusca e grega. Antes de come?ar a expor a arte romana propriamente dita, seria interessante que o professor tratasse, nos minutos iniciais, de alguns elementos essenciais dessa arte pr?-rom?nica. No entanto, se o professor n?o tiver material suficiente para isto, n?o ? um problema, a aula se sustenta por si s?.
1?. AULA
A apresenta??o de v?deo ensa?stico sobre a arte romana seria importante, mostrando seus pontos mais fortes e suas influ?ncias dos Etruscos e Gregos. Abaixo segue um v?deo sobre o assunto, de aproximadamente 10 minutos, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=J8s6UiJV3jo.
?
Ap?s a apresenta??o do v?deo, o professor dever? abrir a discuss?o para opini?es gerais dos alunos e d?vidas. Mas este momento n?o pode estender-se para al?m de 10 minutos. Feito isto, o professor dever? apresentar a proposta de se estudar a arte romana e os temas principais que ser?o abordados.
Como ?ltima atividade do dia, o professor dever? pedir aos seus alunos que se dividam em tr?s grandes grupos, sendo que cada um tratar? de uma parte da arte romana (Arquitetura, Escultura e Pintura). Divididos os grupos, o professor dever? pedir aos alunos que tragam o material para fazer a apresenta??o j? na segunda aula. Esta ?, portanto, uma atividade extraclasse.
2?. AULA
?
Na segunda aula, o professor dever? introduzir o assunto, indicando para todos os alunos as caracter?sticas principais de cada um deste tipo de arte.
?
Arquitetura
Imagem 1
Arco de Bara, na Espanha.
Fonte: http://www.spanisharts.com/arquitectura/imagenes/roma/tarragona_bara.html
Inven??o romana, o arco consiste em um encaixe perfeito entre as pedras que formam esta estrutura, a mais importante ? a central, denominada ?chave?. Sua import?ncia para a engenharia ? enorme, j? que permite reduzir a necessidade de se utilizar colunas. Aos poucos, aquela arquitetura cheia de colunas se vai reduzindo pela utiliza??o dos arcos.
?
Anfiteatros
?
Os anfiteatros j? eram constru?dos na Gr?cia Cl?ssica; no entanto, os romanos difundiram uma nova forma de constru?-lo. Enquanto que os gregos respeitavam o relevo do local para constru?-lo, os romanos, por meio de novas t?cnicas de engenharia (como os arcos), erguiam seus anfiteatros at? mesmo em plan?cies.
?
?
Anfiteatro de Epidauro.
Fonte: http://greciaeaqui.blogspot.com.br/2012_10_01_archive.html
?
Anfiteatro de Pompeia.
Fonte: http://roberto-furnari.blogspot.com.br/2011/01/pompeia.html
Vista interna do Anfiteatro de Pompeia.
Fonte: http://dominique.billot1.free.fr/pompei_le_site/architecture.htm
?
Monumentos C?vicos
Tamb?m muito comum na Roma Antiga era a constru??o de estruturas que evidenciassem o car?ter c?vico do povo romano: como guerras, trabalho e o dia a dia de um cidad?o comum, senador ou imperador. Muitas vezes, eram erigidos tamb?m como forma de o pr?prio imperador fazer propaganda de si mesmo.
Um exemplo disso ? o Arco de Constantino, constru?do pelo imperador para propagandear sua vit?ria na batalha de Ponte M?lvio. Mas, ? medida que outros imperadores tomavam o poder, era reformado, falando dos novos feitos destes.
Arco de Constantino.
?
?
Sugest?o de sites:
http://www.historiadomundo.com.br/romana/arte-e-arquitetura-romana.htm
http://www.slideshare.net/abaj/arquitetura-romana-i
http://www.slideshare.net/DuarteScia/arquitetura-romana-16023484
?
Escultura
Est?tuas, Retratos e Bustos
Dos tr?s estilos desta aula, talvez este seja o mais representativo da transi??o da arte grega para a romana. Como j? dito, o come?o da arte em Roma foi por meio da c?pia da arte grega, mas aos poucos os romanos encontraram a pr?pria identidade e come?aram a produzir uma arte mais ligada aos seus valores.
O come?o da escultura veio com o valor grego de beleza idealizada. As est?tuas eram frequentemente feitas de forma a que o personagem fosse descrito no seu ideal de beleza, sem muita rela??o com a realidade e sem express?es faciais. Avan?ando um pouco no tempo, come?amos a ver uma arte que buscava transmitir caracteres reais ou que expressasse os sentimentos em demasia, como no caso do ?Retrato Pat?tico?: retratos em que o personagem demonstra sentimentos. Vale a observa??o que pat?tico vem do grego pathos (?????), que possui significado pr?ximo ? paix?o, sofrimento, aos sentimentos de uma trag?dia grega.
Retrato de Vespasiano - Copenaghen, Ny Carlsberg Glypotek.
Fonte: http://www.esteticas.unam.mx/revista_imagenes/rastros/ras_abete04.html
?
?
Colunas
Al?m das est?tuas, era comum a constru??o de colunas. As colunas tinham objetivo claro: de exaltar o imperador e de informar um grande feito, por meio de uma hist?ria contada na pr?pria coluna, como uma hist?ria em quadrinhos.
Coluna de Trajano.
Fonte: http://historiadaculturaedasartes10s.blogspot.com.br/2010/12/escultura-romana.html
?
?
Coluna de Trajado, vista aproximada.
Fonte: http://historiarte.ning.com/photo/coluna-de-trajano?context=top)
?
?
Sugest?o de sites para consulta:
http://www.slideshare.net/alexavidal/escultura-romana-ctia-pereira
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=42
?
Pintura
J? a pintura, ao contr?rio do que pode parecer, n?o tinha o mesmo significado para os romanos. Elas serviam, principalmente, para decorar casas e descrever o cotidiano romano, al?m de algumas descri??es da natureza da regi?o. N?o h? evid?ncia de que existiam quadros que atendiam a um padr?o est?tico e art?stico como o nosso.
?
Pintura do anfiteatro de Pompeia.
?
Pintura na Vila dos Mist?rios, Pompeia.
Fonte: http://www.istitutomaserati.it/prospettiva/Immagini/pompei2_0.jpg)
?
?
Conserva??o em Pompeia
?
Boa parte das pinturas romanas ainda conservadas s?o de Pompeia, isto se deve a um evento muito preciso, a erup??o do Ves?vio em 79 d.C. Quando as cidades de Pompeia e Herculano foram atingidas pela erup??o do vulc?o e, apesar da destrui??o das cidades e da enorme quantidade de mortos, as casas soterradas e protegidas pelas cinzas do vulc?o conservaram as pinturas.
?
Ap?s esta pequena apresenta??o, o professor dever? disponibilizar o resto do tempo da aula para os alunos se organizarem e montarem suas apresenta??es, com a ajuda da Internet e da biblioteca local.
?
Sugest?o de sites:
http://www.slideshare.net/abaj/pintura-romana-11083844
http://umolharsobreaarte.blogs.sapo.pt/tag/pintura+romana
?
?
3?. AULA
Esta terceira aula ser? utilizada para a apresenta??o dos trabalhos. Ap?s a apresenta??o, seria aconselh?vel que o professor disponibilizasse um tempo para discuss?o entre a turma.
Seria interessante, ainda, que os alunos produzissem esta apresenta??o para ser apresentada ou dentro da escola, mostrando para outras turmas, ou via Internet, em um blog ou site.
?
Sites:
http://historia-da-arte.info/mos/view/Arte_Romana/
http://www.infoescola.com/artes/arte-romana/
http://www.slideshare.net/guestcf1461dc/arte-romana-3163145
http://www.slideshare.net/axeljunior/arte-romana-a-arte-romana-desenvolveu
http://www.historiadomundo.com.br/romana/arte-e-arquitetura-romana.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=42
?
O aluno ser? avaliado em dois momentos: na pesquisa (envolvendo a dedica??o e a participa??o na pesquisa e a qualidade da mesma), na apresenta??o (se foi clara, se trouxe debate e bons exemplos).