Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Metodologia de resolu??o de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ampliar a percep??o sobre o conceito de sustentabilidade.
Analisar situa??es condizentes com os princ?pios de sustentabilidade na escola.
Discutir a??es que cada crian?a ou pessoa pode realizar para garantir os princ?pios da sustentabilidade.
Estimular leitura e escrita.
Atualmente t?m-se usado bastante o termo sustentabilidade e, apesar de sua divulga??o em larga escala, o conceito ainda ? pouco vivenciado. Nesse sentido, torna-se fundamental trabalhar, desde cedo com os alunos, a utiliza??o pr?tica do conceito sustentabilidade.
Sugere-se que essas aulas sejam trabalhadas com os alunos do quarto ano do ensino fundamental, que j? estejam alfabetizados e que tenham conhecimento b?sico sobre meio ambiente.
1? Momento: Para dar in?cio ? aula, diga aos alunos que ser?o exibidos tr?s v?deos referentes a uma personagem conhecida como Kika, uma garota curiosa que faz perguntas simples, mas bem interessantes. No caso dos v?deos a seguir, os alunos dever?o observar sobre a origem dos materiais pl?stico, papel e vidro e os impactos desses na natureza.
V?deo 1: De onde vem o pl?stico? Dura??o: 4min11seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=UJf5Stou3tY. Acesso em 18 de agosto de 2013.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UJf5Stou3tY. Acesso em 17 de agosto de 2013.
V?deo 2: De onde vem o papel? Dura??o: 4min56seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2399. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2399. Acesso em 17 de agosto de 2013.
V?deo 3: De onde vem o vidro? Dura??o:4min33seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2403. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2403. Acesso em 17 de agosto de 2013.
2? Momento: Ap?s a exibi??o dos tr?s v?deos, perguntar aos alunos: quais as novidades apresentadas no v?deo? Voc?s conheciam a origem do pl?stico, do papel e do vidro? Voc?s conhecem o termo sustentabilidade? Onde ouviram esse termo? Quais dos objetos tratados nos v?deos s?o recicl?veis? No que a reciclagem est? relacionada com a sustentabilidade?
3? Momento: Escreva no quadro as palavras SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM e solicite aos alunos que digam o que lhes v?m a mente quando ouvem cada uma das palavras. Fa?a o registro de todas as falas dos alunos e em seguida, apresente algumas informa??es sobre as palavras buscando fazer associa??es com o que os alunos apresentaram conhecer inicialmente.
Sugest?es de algumas informa??es a serem trabalhadas com os alunos:
1) Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para n?o comprometer os recursos naturais das gera??es futuras.
2) Para que um empreendimento humano seja considerado sustent?vel, ? preciso que seja:
Informa??es retiradas da enciclop?dia livre. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade. Acesso em 17 de agosto de 2013.
3) A reciclagem ? o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como mat?ria-prima para um novo produto. Muito materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns s?o o papel, o vidro, o metal e o pl?stico.
4) O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente em um produto igual em todas as suas caracter?sticas.
Informa??es retiradas da enciclop?dia livre. Dispon?vel em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem. Acesso em 17 de agosto de 2013.
1? Momento: Dando continuidade ? discuss?o do tema, lance a seguinte pergunta para o grupo: Voc?s consideram que as pessoas t?m conseguido explorar de forma adequada a natureza e os recursos naturais? Por qu??
2? Momento: Apresente algumas imagens que ilustram algumas a??es sustent?veis implementadas pela popula??o na atualidade tendo em vista a necessidade de se preservar os recursos naturais.
Fonte: http://www.diariodacostadosol.com/noticias.php?page=leitura&idNoticia=26063. Acesso em 17 de agosto de 2013.
3? Momento: Fa?a um passeio pela escola com os alunos com o objetivo de identificar como as pessoas que frequentam a sua escola tem lidado com as quest?es referentes ? sustentabilidade. Se houver na escola c?meras fotogr?ficas dispon?veis para empr?stimo, forne?a aos alunos para que registrem por meio de fotos situa??es ou cenas que lhes chamarem a aten??o no que se refere aos princ?pios de sustentabilidade. Orientar os alunos a observarem: uso da ?gua nos banheiros; uso da ?gua pelos respons?veis pela limpeza e pela merenda; coleta seletiva do lixo; desperd?cio de alimentos; desperd?cio de energia el?trica; conserva??o da vegeta??o; conserva??o das salas e dos mobili?rios; dentre outros.
4? Momento: De volta ? sala fa?a uma discuss?o sobre o que foi observado, buscando tra?ar sugest?es de a??es a serem realizadas para contribuir com a preserva??o do meio ambiente e a utiliza??o dos recursos naturais de forma sustent?vel.
5? Momento: Como forma de ilustrar as possibilidades de agir sobre o fen?meno, adotando atitudes sustent?veis por meio de um simples gesto, convide os alunos a produzirem lixeiras para a coleta seletiva na sala de aula. Divida a turma em quatro grupos para que cada um deles se responsabilize pela produ??o de um tipo de lixeira, a saber: coleta de papel, coleta de metal, coleta de pl?stico e coleta de vidro. Disponibilize caixa de papel?o, canetinha, folha sulfite, cola e tesoura. Os grupos dever?o encapar as caixas e identific?-las com a cor padronizada conforme o tipo de material que ser? coletado. Depois de prontas, encontrar um lugar na sala de f?cil acesso aos alunos e coloc?-las para serem utilizadas.
1? Momento: Convide os alunos para sentarem-se em roda para ouvirem a seguinte poesia produzida por uma aluna de 6? ano sobre o tema sustentabilidade.
S.O.S. Nossa Casa
Aluna: Lucas Weber Leite (6? s?rie A)
Professora: Joana Feldmann
Sustentabilidade ? equilibrar
todas as a??es e decis?es.
Isso nos ajuda a pensar:
Quem s?o mesmo os vil?es?
N?s produzimos a polui??o
que s? vai causar destrui??o.
Do que adianta replantar,
se mesmo assim v?o desmatar?
Conscientiza??o ? a palavra,
atitude ? a can??o.
Consumir o necess?rio,
produzir sem poluir
e fiscalizar com retid?o.
Todos somos respons?veis,
dos jovens aos governantes.
Reciclando nossas mentes,
vamos fazer melhor que antes!
Poesia dispon?vel em: http://criatividadesantosanjos.blogspot.com.br/2011/04/poesias-sustentabilidade.html. Acesso em 18 de agosto de 2013.
2? Momento: Explore a opini?o dos alunos sobre a poesia que ouviram. Em seguida, solicite que cada aluno, individualmente, produza uma poesia referente ao tema sustentabilidade.
Para obter sugest?es de como trabalhar a poesia com os alunos leia o texto a seguir:
Escuta e oraliza??o de poesias. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/poesia-426202.shtml. Acesso em 18 de agosto de 2013.
3? Momento: Exponha as poesias na sala. Agende um dia para fazer um Recital de Poesias na escola, dando a oportunidade aos alunos de apresentarem e divulgarem suas produ??es a outros colegas.
Um projeto sobre sustentabilidade ambiental na educa??o infantil. Dispon?vel em: http://www.gmpmarcatto.com.br/media-center/media-center/revista/191-um-projeto-sobre-sustentabilidade-ambiental-na-educacao-infantil. Acesso em 18 de agosto de 2013.
Meio ambiente e sustentabilidade. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/meio-ambiente/. Acesso em 18 de agosto de 2013.
PEREIRA, Marta Regina Alves. O que ? sustentabilidade. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15813. Acesso em 17 de agosto de 2013.
TEIXEIRA, Priscila Gerv?sio. A Matem?tica e a Sustentabilidade ? UCA. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33497. Acesso em 17 de agosto de 2013.
A avalia??o dever? ser processual e cont?nua. Durante as rodas de conversa e realiza??o de atividades, observe se os alunos conseguiram ampliar suas percep??es sobre o conceito de sustentabilidade. Identifique a aplicabilidade das a??es sugeridas pelos alunos para garantia dos princ?pios de sustentabilidade. Atribua uma nota ou conceito ?s produ??es escritas e participa??o ao longo das aulas, buscando avaliar a evolu??o da escrita e da leitura dos alunos.