Portal do Professor

Início do Conteúdo

APRENDENDO PRINC?PIOS DE SUSTENTABILIDADE

Autor e Co-autor(es)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Metodologia de resolu??o de problemas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a percep??o sobre o conceito de sustentabilidade.

Analisar situa??es condizentes com os princ?pios de sustentabilidade na escola.

Discutir a??es que cada crian?a ou pessoa pode realizar para garantir os princ?pios da sustentabilidade.

Estimular leitura e escrita.

Duração das atividades

Cinco aulas de uma hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Atualmente t?m-se usado bastante o termo sustentabilidade e, apesar de sua divulga??o em larga escala, o conceito ainda ? pouco vivenciado. Nesse sentido, torna-se fundamental trabalhar, desde cedo com os alunos, a utiliza??o pr?tica do conceito sustentabilidade.

Sugere-se que essas aulas sejam trabalhadas com os alunos do quarto ano do ensino fundamental, que j? estejam alfabetizados e que tenham conhecimento b?sico sobre meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1? Momento: Para dar in?cio ? aula, diga aos alunos que ser?o exibidos tr?s v?deos referentes a uma personagem conhecida como Kika, uma garota curiosa que faz perguntas simples, mas bem interessantes. No caso dos v?deos a seguir, os alunos dever?o observar sobre a origem dos materiais pl?stico, papel e vidro e os impactos desses na natureza.

V?deo 1: De onde vem o pl?stico? Dura??o: 4min11seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=UJf5Stou3tY. Acesso em 18 de agosto de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UJf5Stou3tY. Acesso em 17 de agosto de 2013.

V?deo 2: De onde vem o papel? Dura??o: 4min56seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2399. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2399. Acesso em 17 de agosto de 2013.

V?deo 3: De onde vem o vidro? Dura??o:4min33seg. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2403. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2403. Acesso em 17 de agosto de 2013.

2? Momento: Ap?s a exibi??o dos tr?s v?deos, perguntar aos alunos: quais as novidades apresentadas no v?deo? Voc?s conheciam a origem do pl?stico, do papel e do vidro? Voc?s conhecem o termo sustentabilidade? Onde ouviram esse termo? Quais dos objetos tratados nos v?deos s?o recicl?veis? No que a reciclagem est? relacionada com a sustentabilidade?

3? Momento: Escreva no quadro as palavras SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM e solicite aos alunos que digam o que lhes v?m a mente quando ouvem cada uma das palavras. Fa?a o registro de todas as falas dos alunos e em seguida, apresente algumas informa??es sobre as palavras buscando fazer associa??es com o que os alunos apresentaram conhecer inicialmente.

Sugest?es de algumas informa??es a serem trabalhadas com os alunos:

1)    Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para n?o comprometer os recursos naturais das gera??es futuras.

2)    Para que um empreendimento humano seja considerado sustent?vel, ? preciso que seja:

  • ecologicamente correto.
  • economicamente vi?vel.
  • socialmente justo.
  • culturalmente diverso.

Informa??es retiradas da enciclop?dia livre. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade. Acesso em 17 de agosto de 2013.

3)    A reciclagem ? o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como mat?ria-prima para um novo produto. Muito materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns s?o o papel, o vidro, o metal e o pl?stico.

4) O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente em um produto igual em todas as suas caracter?sticas.

Informa??es retiradas da enciclop?dia livre. Dispon?vel em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem. Acesso em 17 de agosto de 2013.

ATIVIDADE 2:

1? Momento: Dando continuidade ? discuss?o do tema, lance a seguinte pergunta para o grupo: Voc?s consideram que as pessoas t?m conseguido explorar de forma adequada a natureza e os recursos naturais? Por qu??

2? Momento: Apresente algumas imagens que ilustram algumas a??es sustent?veis implementadas pela popula??o na atualidade tendo em vista a necessidade de se preservar os recursos naturais.

1) Coleta seletiva do lixo

Fonte: http://www.google.com.br/search?q=utiliza%C3%A7%C3%A3o+consciente+dos+recursos+naturais&bav=on.2,or.r_qf.&biw=1366&bih=665&bvm=pv.xjs.s.en_US.E_1kRF_UP4s.O&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=rUYQUrLiPIS68ATU4oCABg#facrc=_&imgdii=_&imgrc=Ju5OqQn5Ftd2aM%3A%3BihajkJN0r94ULM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.unimed.coop.br%252Fportal%252Fconteudo%252Fmaterias%252F1250792375603DSC02951.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.unimed.coop.br%252Fpct%252Fcomum%252Fredireciona.jsp%253Fcd_materia%253D290365%3B640%3B480. Acesso em 17 de agosto de 2013.

2) Energia e?lica

Fonte: http://www.google.com.br/search?q=utiliza%C3%A7%C3%A3o+consciente+dos+recursos+naturais&bav=on.2,or.r_qf.&biw=1366&bih=665&bvm=pv.xjs.s.en_US.E_1kRF_UP4s.O&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=rUYQUrLiPIS68ATU4oCABg#facrc=_&imgdii=_&imgrc=sTMhy3KaMjjRWM%3A%3BRqkxDgB-JfhTIM%3Bhttp%253A%252F%252Fmurall.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2011%252F06%252FRECURSOS-NATURAIS-Rafael-Fernandes-300x225.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmurall.com.br%252Fos-recursos-naturais-e-o-seu-uso-consciente%252F%3B300%3B225. Acesso em 17 de agosto de 2013.

3) Uso consciente da ?gua

Fonte: http://www.diariodacostadosol.com/noticias.php?page=leitura&idNoticia=26063. Acesso em 17 de agosto de 2013.

4) Utiliza??o de bicicletas como meio de transporte

Fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=665&q=economia+de+agua&oq=economia+de+agua&gs_l=img.3..0l8j0i24l2.3091.6608.0.6844.16.13.0.3.3.0.325.1923.5j3j4j1.13.0....0...1ac.1.25.img..3.13.1316.alYokgNvu8A#bav=on.2,or.r_qf.&fp=bba2a281748770d1&hl=pt-BR&q=ciclovias+&sa=1&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=8FaqZodWE_TPkM%3A%3BdXOBRyRBed6oqM%3Bhttp%253A%252F%252Fciclominas.esportes.mg.gov.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F04%252FLei-ciclovias-sorocaba.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fciclominas.esportes.mg.gov.br%252Fconcessao-para-o-uso-de-bicicletas-em-sao-paulo%252F%3B1024%3B768. Acesso em 17 de agosto de 2013.

5) Carros movidos ? energia el?trica

Fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=665&q=economia+de+agua&oq=economia+de+agua&gs_l=img.3..0l8j0i24l2.3091.6608.0.6844.16.13.0.3.3.0.325.1923.5j3j4j1.13.0....0...1ac.1.25.img..3.13.1316.alYokgNvu8A#bav=on.2,or.r_qf.&fp=bba2a281748770d1&hl=pt-BR&q=carros+movidos+a+energia+eletrica&sa=1&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=cchx7cGHbVWt9M%3A%3BnUq8jmtbDz1EoM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.not1.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2010%252F12%252Fcarro-eletrico-energia-300x195.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.not1.com.br%252Fcarro-movido-a-energia-eletrica-tecnologia-e-desenvolvimento%252F%3B300%3B195. Acesso em 17 de agosto de 2013.

3? Momento: Fa?a um passeio pela escola com os alunos com o objetivo de identificar como as pessoas que frequentam a sua escola tem lidado com as quest?es referentes ? sustentabilidade. Se houver na escola c?meras fotogr?ficas dispon?veis para empr?stimo, forne?a aos alunos para que registrem por meio de fotos situa??es ou cenas que lhes chamarem a aten??o no que se refere aos princ?pios de sustentabilidade. Orientar os alunos a observarem: uso da ?gua nos banheiros; uso da ?gua pelos respons?veis pela limpeza e pela merenda; coleta seletiva do lixo; desperd?cio de alimentos; desperd?cio de energia el?trica; conserva??o da vegeta??o; conserva??o das salas e dos mobili?rios; dentre outros. 

4? Momento: De volta ? sala fa?a uma discuss?o sobre o que foi observado, buscando tra?ar sugest?es de a??es a serem realizadas para contribuir com a preserva??o do meio ambiente e a utiliza??o dos recursos naturais de forma sustent?vel.

5? Momento: Como forma de ilustrar as possibilidades de agir sobre o fen?meno, adotando atitudes sustent?veis por meio de um simples gesto, convide os alunos a produzirem lixeiras para a coleta seletiva na sala de aula. Divida a turma em quatro grupos para que cada um deles se responsabilize pela produ??o de um tipo de lixeira, a saber: coleta de papel, coleta de metal, coleta de pl?stico e coleta de vidro. Disponibilize caixa de papel?o, canetinha, folha sulfite, cola e tesoura. Os grupos dever?o encapar as caixas e identific?-las com a cor padronizada conforme o tipo de material que ser? coletado. Depois de prontas, encontrar um lugar na sala de f?cil acesso aos alunos e coloc?-las para serem utilizadas.

ATIVIDADE 3:

1? Momento: Convide os alunos para sentarem-se em roda para ouvirem a seguinte poesia produzida por uma aluna de 6? ano sobre o tema sustentabilidade.

S.O.S. Nossa Casa

Aluna: Lucas Weber Leite (6? s?rie A)
Professora: Joana Feldmann

Sustentabilidade ? equilibrar
todas as a??es e decis?es.
Isso nos ajuda a pensar:
Quem s?o mesmo os vil?es?

N?s produzimos a polui??o
que s? vai causar destrui??o.
Do que adianta replantar,
se mesmo assim v?o desmatar?

Conscientiza??o ? a palavra,
atitude ? a can??o.
Consumir o necess?rio,
produzir sem poluir
e fiscalizar com retid?o.

Todos somos respons?veis,
dos jovens aos governantes.
Reciclando nossas mentes,
vamos fazer melhor que antes!

Poesia dispon?vel em: http://criatividadesantosanjos.blogspot.com.br/2011/04/poesias-sustentabilidade.html. Acesso em 18 de agosto de 2013.

2? Momento: Explore a opini?o dos alunos sobre a poesia que ouviram. Em seguida, solicite que cada aluno, individualmente, produza uma poesia referente ao tema sustentabilidade.

Para obter sugest?es de como trabalhar a poesia com os alunos leia o texto a seguir:

Escuta e oraliza??o de poesias. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/poesia-426202.shtml. Acesso em 18 de agosto de 2013.

3? Momento: Exponha as poesias na sala. Agende um dia para fazer um Recital de Poesias na escola, dando a oportunidade aos alunos de apresentarem e divulgarem suas produ??es a outros colegas.

Recursos Complementares

Um projeto sobre sustentabilidade ambiental na educa??o infantil. Dispon?vel em: http://www.gmpmarcatto.com.br/media-center/media-center/revista/191-um-projeto-sobre-sustentabilidade-ambiental-na-educacao-infantil. Acesso em 18 de agosto de 2013.

Meio ambiente e sustentabilidade. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/meio-ambiente/. Acesso em 18 de agosto de 2013.

PEREIRA, Marta Regina Alves. O que ? sustentabilidade. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15813. Acesso em 17 de agosto de 2013.

TEIXEIRA, Priscila Gerv?sio. A Matem?tica e a Sustentabilidade ? UCA. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33497. Acesso em 17 de agosto de 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e cont?nua. Durante as rodas de conversa e realiza??o de atividades, observe se os alunos conseguiram ampliar suas percep??es sobre o conceito de sustentabilidade. Identifique a aplicabilidade das a??es sugeridas pelos alunos para garantia dos princ?pios de sustentabilidade. Atribua uma nota ou conceito ?s produ??es escritas e participa??o ao longo das aulas, buscando avaliar a evolu??o da escrita e da leitura dos alunos.