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Carta do leitor:o que distingue esse g?nero da carta pessoal?

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Distinguir carta pessoal e carta do leitor.
  • Produzir uma carta do leitor.

Duração das atividades

1 aula de 100 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Carta pessoal.
  • Argumenta??o.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias e recursos:

  • discuss?o coletiva e oral;
  • compara??o entre dois g?neros da mesma fam?lia: carta;
  • exibi??o e leitura de cartas do leitor;
  • produ??o de cartas do leitor.

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Obs: Devido ?s caracter?sticas e aos objetivos propostos, essa proposta de ensino tem apenas um m?dulo.

M?dulo 1

Atividade 1

  • O objetivo dessa atividade ? levantar hip?teses sobre as diferen?as entre a carta pessoal e a carta do leitor.

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Na primeira atividade, por meio do data show, o professor exibir? aos alunos o g?nero carta do leitor, preferencialmente, em seu lugar de ocorr?ncia.

Professor, ? esperado que, para essa proposta, os alunos j? dominem o g?nero carta pessoal.

Antes da exibi??o, o professor questionar?: qual a diferen?a de uma carta pessoal para a carta do leitor? 

Professor, a ideia ? que os alunos levantem hip?teses para depois chec?-las.

Ap?s as hip?teses, o professor pedir? que os alunos atentem-se para a constitui??o dos textos, de modo a justificar o nome dado ao g?nero: carta do leitor, e indicar as caracter?sticas que o diferem da carta simples, em atividade posterior. Abaixo, algumas sugest?es.:

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1

Edi??o 2333, de 07 de ago. 2013.

http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx  Acesso em 18 ago. 2013. 

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http://www.molon.com.br/website/images%5Cimgresumo2511.jpg  Acesso em 18 ago. 2013.

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http://1.bp.blogspot.com/-dgEM9aP7NvY/UFeQPvi5qgI/AAAAAAAAAW4/WI_BQdlmnt8/s640/Carta+ao+leitor.jpg  Acesso em 18 ago. 2013.  

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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000003448/md.0000040584.png  Acesso em 18 ago. 2013.

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Coaliz?o pelo ar limpo ? resposta ? Folha de S. Paulo

5 de julho de 2009 / 22:53 Respostas ? Imprensa

Sem d?vida, como afirma Gilberto Dimenstein em sua coluna de 5/7 (clique na imagem ao lado), a qualidade do ar envolve v?rios agentes. Entretanto, a Coaliz?o pelo Ar Limpo s? responsabiliza a Petrobras e as montadoras pela polui??o do ar em SP. Por qu?? Mesmo chamando aten??o para os outros respons?veis, o jornalista d? voz ? Coaliz?o, reproduzindo a informa??o inver?dica de que a Petrobras foi exclu?da do ?ndice de Sustentabilidade da Bovespa (ISE) pelo teor de enxofre em seu diesel.

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Reafirmamos o que foi divulgado em carta publicada no s?bado (4) pela Folha: o conselho do ISE nunca informou que a exclus?o da Petrobras ocorreu pela especifica??o do diesel. A informa??o foi divulgada pelo ent?o presidente do conselho deliberativo de uma das institui??es do conselho do ISE, descumprindo regra de confidencialidade. Pela atitude anti?tica, a institui??o foi afastada por 12 meses do conselho. Faz parte dessa mesma institui??o, como conselheiro, o atual presidente do Instituto Akatu, que tamb?m ? secret?rio executivo da Coaliz?o pelo Ar Limpo e integra ainda o Movimento Nossa S?o Paulo. Trata-se das mesmas pessoas falando atrav?s de diferentes institui??es e utilizando a bandeira ambiental em uma campanha obscura cujos objetivos escapam ? compreens?o.

A Petrobr?s desconhece a solicita??o para sua retirada do ?ndice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI). A empresa reafirma que nunca descumpriu a Resolu??o 315 do Conama e lamenta que o debate sobre a qualidade do ar esteja sendo realizado de forma leviana, com inverdades e rasgando-se a ?tica.

http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2009/07/05/coalizao-pelo-ar-limpo-resposta-a-folha-de-s-paulo/ Acesso em 18 ago. 2013.

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2

Painel do Leitor - Folha de S?o Paulo.

Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/acidadeesua/ Acesso em 18 ago. 2013.  

3

http://www.scielo.br/pdf/csp/v6n2/v6n2a13.pdf Acesso em 18 ago. 2013. 

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Atividade 2

  • A proposta ? que os alunos comparem as cartas pessoal e do leitor, formalizando suas diferen?as.

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Ao final da exibi??o das cartas do leitor, o professor voltar? ? quest?o sobre as diferen?as entre esse tipo de carta e a carta pessoal. Nesse momento, os alunos poder?o discutir os pontos de aproxima??o e os pontos de distanciamento entre os g?neros.

Professor, crie uma tabela, conforme sugest?o abaixo, em que voc? complete, no quadro, cada linha com a ajuda dos alunos. Assim, ter-se-? uma tabela constru?da coletivamente. Pe?a os alunos para anotarem-na no caderno.

Carta pessoal Carta do leitor
data, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura.  corpo do texto, assinatura e local de origem.
textos mais longos. textos mais curtos.
remetente particular. remetente p?blico (editor da revista).
n?o tem predomin?ncia de sequ?ncia argumentativa a priori. predominantemente opinativa.
objetivos diversos. geralmente, o objetivo ? de comentar, criticar ou elogiar edi??es anteriores da revista. H? tamb?m cartas que opinam sobre tema diverso al?m de sugestionarem algo.
cumpre sua fun??o quando o destinat?rio recebe e l? a carta. cumpre sua fun??o quando o editor da revista para a qual a carta foi endere?ada publica-a.
a carta n?o ? reeditada pelo destinat?rio. a carta ? reeditada pelo editor da revista, caso este julgue necess?rio.

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Atividade 3

  • Momento de produ??o do g?nero.

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A partir de uma reportagem atual que os alunos selecionar?o conforme seu gosto, eles ter?o de produzir uma carta do leitor. A ideia ? que essas cartas sejam endere?adas ? revista cuja mat?ria foi comentada e aguardar para ver se a carta cumprir? sua fun??o social, ou seja, aguardar sua publica??o. Caso seja, o professor poder? publicar o link da carta no s?tio da escola ou no blogue da sala.

Professor, ? importante atentar-se a duas coisas:

1. o aluno tem de ter acesso a mat?rias de revistas ou jornais atualizadas, porque, caso contr?rio, n?o faz sentido a realiza??o do g?nero, haja vista que uma de suas caracter?sticas ? o coment?rio sobre edi??es anteriores ?s atuais.

2. o aluno tem de escolher a mat?ria conforme sua prefer?ncia, porque n?o h? como comentar algo que n?o h? identifica??o ou mesmo avers?o. O aluno precisa sentir-se, de alguma forma, "interpelado" pela mat?ria.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Artigo:

CARDOSO, D. P. Cartas do leitor: atividades para o ensino m?dio. Dispon?vel em: http://200.17.141.110/periodicos/interdisciplinar/revistas/ARQ_INTER_2/INTER2_Pg_13_20.pdf Acesso em 18 ago. 2013.

CORREIA, Z. T. B.; SILVA, A. E. S. O g?nero carta do leitor: an?lises de exemplares publicados no jornal Folha de S?o Paulo. Dispon?vel em: http://www.celsul.org.br/Encontros/08/carta_leitor_folha_de_s_paulo.pdf Acesso em 18 ago. 2013.

MEDEIROS, Aline. Carta do leitor. Dispon?vel em: http://www.letras.ufmg.br/vivavoz/data1/arquivos/nosdominiosdosgeneros-v2.pdf#page=30 Acesso em 18 ago. 2013.

Aulas do Portal do Professor:

Carta do leitor: intera??o pela linguagem. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40564 Acesso em 18 ago. 2013. 

Sobre o g?nero discursivo carta do leitor. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21283 Acesso em 18 ago. 2013.

Carta do leitor: marcas lingu?sticas na constru??o do sentido. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41403 Acesso em 18 ago. 2013.

O di?logo interg?neros: artigo de opini?o e cartas de leitor no dom?nio discursivo jornal?stico. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23524 Acesso em 18 ago. 2013. 

Avaliação

Os alunos, nessa proposta, ser?o avaliados com base na compreens?o das diferen?as entre carta pessoal e carta do leitor. A diferen?a essencial ? que os alunos entendam que o uso da carta do leitor ? predominantemente argumentativo e de cunho p?blico enquanto o uso da carta pessoal n?o necessariamente ? argumentativo e tem cunho particular. Isso ficar? evidente durante a atividade 2, elabora??o do quadro de diferen?as entre os g?neros, e durante a elabora??o da carta do leitor, em que o aluno ter? necessariamente de obedecer ?s particularidades do g?nero.