Portal do Professor

Início do Conteúdo

As figuras de linguagem e as m?sicas

Autor e Co-autor(es)

Rog?rio de Castro Angelo imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • O que s?o figuras de linguagem;
  • quais os efeitos de sentidos provocados pelo uso das mais variadas figuras de linguagem em m?sicas.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • No??es de inform?tica para a pesquisa na internet.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • Quadro negro e giz;
  • computador;
  • Data show;
  • caixas de som;
  • laborat?rio de inform?tica com 1 computador para cada grupo de 4 alunos.

Estrat?gias:

  • apresenta??o oral;
  • apresenta??o de PowerPoint;
  • v?deo did?tico;
  • trabalho em grupos de 4 integrantes;
  • pesquisa na internet;
  • socializa??o dos resultados da pesquisa.

M?dulo 1

Atividade 1 - quebrando o gelo

Para introduzir o assunto, o professor questionar? os alunos sobre o que eles entendem por figuras de linguagem. Alguns termos, como met?fora, ant?tese e onomatopeia certamente ser?o lembrados, se isso n?o ocorrer, perguntar aos alunos o que eles entendem por met?fora, ant?tese e onomatopeia, dizer que se trata de figuras de linguagem, e depois perguntar aos alunos quais outras figuras de linguagem eles conhecem.

Sugere-se ir anotando no quadro negro as figuras de linguagem elencadas pelos alunos, de forma a valorizar o que eles j? trazem como conhecimento pr?vio, e partindo dessas figuras j? conhecidas o professor aprofundar? o conhecimento sobre  as figuras de linguagem existentes.

?

Atividade 2 - aprofundamento

O professor apresentar? as figuras de linguagem, por meio de apresenta??o de Powerpoint, dispon?vel no link (Figuras de linguagem)abaixo:

Para essa apresenta??o, o professor pedir? aos alunos que anotem no caderno os nomes de cada uma das figuras de linguagem, com seus respectivos exemplos. Elas est?o didaticamente divididas em 3 tipos, quais sejam:

  • figuras de palavras;
  • figuras de pensamento;
  • figuras de constru??o.

Podem tamb?m ser agrupadas em:

  • figuras sint?ticas (relacionadas ? constru??o da frase);
  • figuras sem?nticas (relacionadas ao sentido);
  • figuras fon?ticas (relacionadas ao som).

? importante que a cada nova figura de linguagem apresentada, o professor pe?a para os alunos lerem os exemplos nos slides e depois pe?a que, para cada uma das figuras estudadas, um aluno d? um exemplo pr?prio, que tenha rela??o com suas experi?ncias de vida.

?

figuras de linguagem

Dispon?vel em: <Figuras de linguagem completo>. Acesso em: 19 ago. 2013.

?

Professor, antes de apresentar o material, note que, no slide n? 17, onde se l? "suor = casa" leia-se "suor = trabalho".

Atividade 3 - m?sica para fixa??o

Para fixar o conte?do estudado, o professor passar? o v?deo, abaixo, produzido por alunos da p?s-gradua??o em Letras da UPE - Arcoverde - PE.

Trata-se um v?deo, destacando algumas figuras de linguagens existentes em m?sicas nacionais.

?

Professor, note que, ap?s o minuto 6:56, os produtores do v?deo colocaram a m?sica completa "Epit?fio", da banda Tit?s. Se desejar pode parar a reprodu??o do v?deo nesse momento.

?

figuras de linguagem video

Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=xJPNC8c3LlI>. Acesso em: 19 ago. 2013.

?

M?dulo 2

Atividade 1 - pesquisa em grupo

parodia

Dispon?vel em: <http://sensordiario.com/uploads/list_image/image/1173/slide_musica.png>. Acesso em: 19 ago. 2013.

O professor dever? agrupar os alunos em grupos de at? 4 integrantes, para que eles possam procurar juntos exemplos de figuras de linguagem nas m?sicas.

Sugere-se levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica, e pedir a eles que procurem trechos de m?sicas nos quais possam ser analisadas figuras de linguagem.

?

Cada grupo dever? encontrar pelo menos 3 figuras de linguagem diferentes, ainda que em m?sicas diferentes, e copiar o trecho da letra da m?sica em um documento de texto.

?

Para pesquisar sobre letras de m?sica, sugerem-se os sites, abaixo:

http://letras.mus.br

http://www.vagalume.com.br

http://www.letras.com.br

http://www.clickgratis.com.br/letras-de-musicas/

?

Atividade 2 - socializa??o

Os alunos dever?o socializar os trechos de m?sicas onde se evidenciam figuras de linguagem com os outros colegas da sala.

Nessa atividade, uma sugest?o ? que os alunos levem os trechos das m?sicas nos quais encontraram figuras de linguagem, em um documento do Word. Nesse documento, n?o deve constar qual figura de linguagem est? presente, apenas o trecho da m?sica.

Os colegas dos outros grupos dever?o observar o trecho apresentado pelos colegas e identificar qual ? a figura de linguagem presente no trecho.

Se o professor achar oportuno pode fazer uma esp?cie de competi??o em que o grupo que acertar o maior n?mero de figuras de linguagens dos trechos de m?sicas dos colegas ganhar? um pr?mio.

Recursos Complementares

Sobre figuras de linguagem, seguem tr?s sugest?es de sites para complementar as explica??es:

Dispon?vel em: <http://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/>. Acesso em: 17 ago. 2013.

Dispon?vel em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil2.php>. Acesso em: 17 ago. 2013.

Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/portugues/figuras-linguagem.htm>. Acesso em: 17 ago. 2013.

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados pela participa??o nas discuss?es sobre figuras de linguagem, durante a apresenta??o do arquivo em PowerPoint. Al?m disso, um bom instrumento de avalia??o ser? pedir para os alunos que entreguem os trechos de m?sica selecionados, com o nome das figuras de linguagem encontradas.